segunda-feira, outubro 07, 2019

Treta da semana: a receita.

Esta é a receita da moda para combater desigualdades de género: escolhe-se um indicador estatisticamente diferente em homens e mulheres; presume-se causado por estereótipos e fácil de mudar com exemplos ou educação; tenta-se mudar e, quando se descobre que não muda, impõe-se quotas. Por cá, a receita já foi seguida até ao fim na administração de empresas e nas eleições mas, mesmo sem esta fase terminal, o processo todo peca por assumir que as predisposições visadas são fáceis de ajustar e por presumir que é papel legítimo do Estado tentar condicionar a maneira de ser das pessoas.

Pensemos no que faz alguém sentir-se atraído por outrem, sexualmente ou romanticamente. Apesar da a orientação sexual, fetiches e outras preferências variarem muito de pessoa para pessoa, e de ser tudo influenciado por factores sociais, ainda assim há uma diferença média significativa entre o que atrai homens e o que atrai mulheres. Não permite prever muito acerca de cada indivíduo, porque cada um é só como si próprio, mas há uma correlação grande na população que, inevitavelmente, estraga as estatísticas da igualdade de género. Os homens tendem a preferir parceiras com indicadores físicos de fertilidade, o que inclui a idade, por razões óbvias quando pensamos na evolução do nosso desejo sexual. As mulheres também preferem parceiros com bons genes mas, em média, não preferem parceiros mais jovens pois não é o homem quem aguenta a gravidez e o parto. Esta diferença de preferências afecta muitas estatísticas, desde a diferença média de 8 anos entre actrizes e actores quando ganham o primeiro Oscar (1) à diferença de dois ou três anos entre a mãe e o pai quando nasce o primeiro filho (2). Por sua vez, a diferença de idades entre o pai e a mãe quando o filho nasce contribui para que, nessa altura, o pai tenda a ter um salário maior do que o da mãe. Acresce a isto vantagem que a mulher jovem tem por deter quase tudo o que é preciso para constituir família, permitindo-lhe escolher um parceiro com melhor estatuto sócio-económico. Por seu lado, ao homem não compensa ser exigente neste critério porque não só precisa que a parceira entre com todo o capital biológico como a sua confiança acerca da paternidade está dependente de a convencer a concedê-lo em exclusividade. Por isso o homem tende a preferir uma mulher que precise dele, nem que seja para pagar as contas. Isto nota-se bem nas estatísticas das diferenças salariais. Não são simplesmente entre homens e mulheres. A maior diferença parece ser entre homens casados e o resto (3). Considerando as preferências diferentes quanto à idade e nível sócio-económico dos parceiros e outras diferenças como o parto e a capacidade de amamentar, não é estranho que o rendimento das mulheres caia significativamente quando nasce o primeiro filho (4). Tanto a biologia como as escolhas feitas até esse momento contribuem para que seja o homem a trazer recursos e a mulher a ficar com a criança.

Obviamente, não será popular defender que o Estado deve persuadir as mulheres a escolher parceiros mais jovens e mais pobres para que sejam elas a ir trabalhar, ficando eles em casa com as crianças. Isso punha a nu os problema fundamentais da receita. É por isso preciso inventar causas hipotéticas cuja regulação pelo colectivo seja mais aceitável. Os estereótipos são uma opção sempre popular mas, no Observador, João Pires da Cruz dá um exemplo alternativo: o problema é as mulheres serem perfeccionistas (5). É este perfeccionismo que, segundo Cruz, temos de corrigir às raparigas logo na escola. Mas além de não ser claro como se corrige o perfeccionismo, ou sequer que legitimidade temos para o fazer – não será um direito ser perfeccionista? – as evidências que Cruz apresenta para a sua hipótese são pouco persuasivas.

Começa por apontar que, no ginásio, estão só as «magras, vestidas impecavelmente e […] a risca dos sapatos combina com o tom da camisola». Mas isto é o que se espera pela diferente importância que homens e mulheres dão à aparência em potenciais parceiros sexuais. Se um homem pudesse entrar num bar e garantir encontrar várias mulheres dispostas a ter relações sexuais com ele simplesmente pela forma como ele se vestisse, era certinho que os homens andariam todos produzidos. Como, aliás, é frequente nos homossexuais. Outra diferença que Cruz aponta é que «as mulheres só se candidatam a um posto se cumprirem 100% dos requisitos, os homens candidatam-se se cumprirem 60%». Também não precisamos de invocar um perfeccionismo particularmente feminino para explicar esta diferença. É razoável uma pessoa candidatar-se apenas aos cargos para os quais tem as qualificações necessárias. Excepto se está sob pressão para ter um cargo com mais prestígio ou remuneração porque, por exemplo, dificilmente atrairá a atenção de uma mulher se não o conseguir.

O primeiro problema desta receita para conseguir igualdade alterando as mentalidades é não haver, na prática, forma de o fazer. A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género julga que se atinge a igualdade controlando a publicidade e os livros de actividades para crianças. É pouco plausível. Desde cedo que rapazes e raparigas percebem o que é que atrai o outro sexo. Não adianta insistir com uma rapariga que mais vale ter uma carreira do que ser bonita quando é óbvio o poder da aparência feminina. Até há mulheres que fazem carreira disso. E ensinar a um rapaz que não tem mal nenhum viver com uma mulher de carreira e ficar em casa a cuidar dos filhos não o impede de estimar, realisticamente, que nenhuma mulher de carreira vai querer sustentar um tipo desempregado em casa.

O segundo problema da receita é ainda mais grave. A razão principal para as diferenças estatísticas entre homens e mulheres é que nem os homens querem ser como as mulheres nem as mulheres querem ser como os homens. Isso não se deve corrigir. Deve-se respeitar.

1- Deseret, Oscars illustrate Hollywood’s gender age gap
2- Não encontrei dados para Portugal, mas parece ser bastante constante. Aqui vão alguns links: Noruega, República Checa, Inglaterra e Gales.
3- Quartz, The gender wage gap is between married men and everyone else
4- Vox, A stunning chart shows the true cause of the gender wage gap
5- Observador, João Pires da Cruz, Não há mulheres gordas no ginásio

86 comentários:

  1. que testamento, isso quer dizer que a treta voltou após meses de interregno

    ResponderEliminar
  2. Registo a importância reconhecida ao poder das aparências, como um poder que muitos se recusam a admitir, para não terem de lidar com ele, ou como se fosse artificial ou meramente cultural, que se pode forjar ao jeito de cada um.
    Mesmo se a tendência actual for de alguma intencionalidade cultural e ideológica para negar, ou combater esse poder.
    Não relativamente a todo o tipo de aparências, porque as aparências artificiais continuam a ser produzidas e cultivadas, pelas mais variadas razões.
    As aparências não parecem, são. A máscara não esconde, revela. O que revela é que importa. E, por detrás de uma máscara, há outra. Mas há aparências naturais que ditam as suas leis. Qualquer que possa ser a explicação para este facto.
    Tentar negar ou ignorar o poder da natureza contribui para não a compreender e ser vítima dela.
    Mas cada um não deve ser impedido de lidar com as leis das aparências naturais como lhe der mais jeito.
    Afinal, o que podem as leis dos homens contra as leis da natureza?

    ResponderEliminar
  3. Ludwig,

    Uma fotografia que eu Flavio briatori com a namorada na praia, ele velho enrugado e barrigudo, ela jovem e bonita, punha uma unha no assunto com o seguinte comentário: se o seu filho não quiser estudar, mostre lhe esta foto. E se a sua filha não quiser estudar mostre lhe esta foto também.

    Porque a questão é essa. E se a mulher quiser ter assegurada a sua autonomia e não ter que andar a levar com o magnata empalhado em cima ou não querer sequer correr o risco de não arranjar um, como é?

    Elas são de facto preteridas em relação aos homens, e não percebo se negas esta afirmação ou se achas que está bem porque é a natureza do bicho. Ou uma terceira posição que me escapou.

    A educação e estímulo ao sexo feminino a perseguir carreira não deve ser diferente do que acontece aos homens. Devem poder ter a sua capacidade de escolha, na vida, na independência económica, etc, e a sociedade tem de ajudar, porque de facto ,os homens ainda não engravidam e isso é um sorvedouro de recursos notável, que afecta o rendimento profissional durante anos. Li um estudo que mostrava que as mulheres, em média, eram melhores que os homens no seu trabalho, até engravidarem. Depois , seguiam se anos de menor rendimento. Ao que parece, os homens não se importam tanto de ser ausentes, e aceitam um afastamento da família que as mulheres não toleram.

    Também não devia ser assim. Mas é. Os homens deviam saber dizer mais vezes que não a horas extraordinárias e etc.

    É preciso educar a sociedade a vários níveis, e determinadas coisas que nos trouxeram da savana até aqui se calhar já não são assim tão importantes. Ter filhos ainda é importante. É preciso fomentar isso e facilitar isso. Senão daqui a nada somos todos velhos. Não gostas da ideia de lutar contra a natureza nem da ideia de cotas? O que propões? Eu também não gosto, sempre disse que a solução era obrigar os homens a tirar os mesmos tempos de licença das mulheres e etc, para que não houvesse diferença aos olhos do empregador. Mas isto iria ter um peso econômico elevado, já para não falar da segunda parte que referi, de que os homens se sujeitam as mais trabalho que as mulheres e isso explica a maior percentagem de homens a nível de topo ( isso e o facto de graças a um cromossoma quase pela metade num dos pares, os homens tem uma variabilidade muito maior, e é mais fácil encontrar extremos nesse gênero, para o bem e para o mal)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é também um estereotipo pressupor que a jovem namorada não tem educação formal pode ter um doutoramento e estar desempregada na mesma

      Eliminar
    2. Não percebo o teu ponto quanto ao casal na fotografia.

      Estás a querer dar a entender que só mulheres de carreira são financeiramente independentes?

      Ou que precisam de arranjar um tipo rico para ter independência?

      Acaba por ser um falso argumento, porque no texto do Ludwig, o que é criticado é o facto de que uma mulher ao tentar ter uma vida dedicada à carreira, não se vai sentir concretizada ou feliz.

      Em lado algum é defendido que uma mulher não deve trabalhar ou ser dependente de um homem, o único ponto a reforçar, é que a mulher está biologicamente preparada para dar à luz e, por variadíssimas razões, tem maior tendência para ser quem trata dos filhos, tendo havido uma adaptação evolutiva para tal.

      Homens e mulheres são biologicamente inerentemente diferentes, e como tal, é normal que quando se olham para as médias haja diferenças.

      Não só salariais, como de áreas de trabalho, interesses, hobbies, etc.

      Quando aceitarmos este facto, podemos finalmente ser mais fortes, porque fundamentalmente o homem e a mulher evoluíram dessa maneira para se completar, e não competir.

      Eliminar
  4. ter filhos num mundo de 8 mil milhões ainda será importante?

    ResponderEliminar
  5. Ide levar etc,

    O problema não é uniforme à escala global, mas envelhecer é mau para qualquer pais. Talvez devessemos dar subsidios de adoção e licensas de adopção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. adotar quem? os 20 mil abortos que se fazem por ano? nascem 80 mil crianças e ninguém vai adotar sírios em massa

      Eliminar
  6. "o que podem as leis dos homens contra as leis da natureza?"

    Há mais coisas erradas nesta frase do que em todos os volumes do Hume e do código penal juntos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hume é um dos filósofos preferidos do Ludwig...

      Eliminar
  7. A propósito do tema, o Johnathan Pie tem uma observação bem pertinente "the liberal left as given up on free speech" https://youtu.be/f19JaYA1Qf4

    ResponderEliminar
  8. There are numerous approaches to watch Netflix on your TV – all you require is a gadget with the Netflix application! The Netflix application is accessible on many Smart TVs, game consoles, streaming media players, set-top boxes, and Blu-beam players. You can discover more data about viable gadgets and brands at netflix.com/activate, and to enroll visit www.netflix.com/activate or read on to check whether your TV is now Netflix-prepared.

    www.netflix.com register
    www.netflix.com/redeem
    netflix activation code
    netflix.com.au/redeem
    netflix.com/tv8

    ResponderEliminar
  9. This is a fascinating subject and I hope to learn more about it in the future. 파워볼게임

    ResponderEliminar
  10. Some genuinely nice and utilitarian info on this internet site, also I believe the style has great features. 경마

    ResponderEliminar
  11. That’s good articles also these teachers amazing, thanks for that quality articles. 슬롯머신

    ResponderEliminar
  12. You have remarked very interesting details ! Also visit my site: 토토

    ResponderEliminar
  13. When I initially commented I clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now each time a remark is added I get four emails with the identical comment. Is there any approach you can remove me from that service? Thanks!
    온라인경마
    경마사이트

    ResponderEliminar
  14. Rattling wonderful visual appeal on this web site, I’d value it 10 over 10. 바카라사이트

    ResponderEliminar
  15. Bookmarked this website page, will come back for extra articles. You, my pal, ROCK! I found just the information I already searched all over the place and simply couldn’t come across. What an ideal web-site. 토토

    ResponderEliminar
  16. Nice weblog here! Additionally your site loads up very fast! 카지노사이트프로

    ResponderEliminar
  17. It’s nearly impossible to find well-informed people for this topic, but you seem like you know what you’re talking about.바카라사이트

    ResponderEliminar
  18. Genuinely when someone doesn’t understand afterward its
    up to other viewers that they will help, so here it takes place.온라인카지노

    ResponderEliminar
  19. Thank you so much for sharing this information, this will surely help me in my work and therefore, I would like to tell you that very few people can write in a manner where the reader understands just by reading the article once. Feel free to visit my website; 먹튀검증

    ResponderEliminar
  20. This is an excellent post I seen thanks to share it. It is really what I wanted to see hope in future you will continue for sharing such a excellent post Feel free to visit my website; 토토사이트

    ResponderEliminar
  21. An outstanding post! This guide gives me all the info to get started with JavaScript module syntax. I appreciate every step you shared. Feel free to visit my website; 바카라사이트

    ResponderEliminar
  22. microsoft365.com/setup/family product key is a secured 25 digit alphanumeric code
    series xxxxx-xxxxx-xxxxx-xxxxx-xxxxx. This activation key can be used summarily to
    install and activate the product with ease. One can effortlessly access more information
    about these product keys at microsoft365.com/setup today.

    Regards

    microsoft365.com/setup
    micrsoft365.com setup
    microsoft365
    office365.com
    www.primevideo.com/mytv
    primevideo.com/mytv

    ResponderEliminar
  23. This is one of the best website I have seen in a long time thank you so much.
    카지노사이트

    ResponderEliminar
  24. I finally found great post here. Thanks for the information. Please keep sharing more articles.
    카지노사이트

    ResponderEliminar
  25. Thanks for sharing this marvelous post. I m very pleased to read this article.
    토토

    ResponderEliminar
  26. I'm looking for a lot of data on this topic. The article I've been looking for in the meantime is the perfect article. Please visit my site for more complete articles with him! casino trực tuyến

    ResponderEliminar
  27. It is really a great and helpful piece of information. I am glad that you shared this useful info with us. Please keep us informed like this 카지노사이트

    ResponderEliminar
  28. Hello, i think that i saw you visited my site this i came to “return the favor”.I am trying to find things to enhance my web site! I suppose its ok to use a few of your ideas!! 슬롯머신사이트

    ResponderEliminar
  29. Of course, your article is good enough, 슬롯사이트 but I thought it would be much better to see professional photos and videos together. There are articles and photos on these topics on my homepage, so please visit and share your opinions.

    ResponderEliminar
  30. I think this is an informative post and it is very useful and knowledgeable. therefore, I would like to thank you for the efforts you have made in writing this article :D 먹튀검증


    ResponderEliminar
  31. First of all, thank you for your post. 바카라사이트 Your posts are neatly organized with the information I want, so there are plenty of resources to reference. I bookmark this site and will find your posts frequently in the future. Thanks again ^^

    ResponderEliminar
  32. Great blog! Do you have any tips for aspiring writers? I’m hoping to start my own blog soon but I’m a little lost on everything. 포커게임

    ResponderEliminar
  33. It's too bad to check your article late. I wonder what it would be if we met a little faster. I want to exchange a little more, but please visit my site 온라인카지노 and leave a message!!

    ResponderEliminar
  34. Excellent read, I just passed this onto a friend who was doing a little research on that. And he actually bought me lunch as I found it for him smile Therefore let me rephrase that: Thank you for lunch. 먹튀신고

    ResponderEliminar
  35. As I am looking at your writing, 파워볼사이트 I regret being unable to do outdoor activities due to Corona 19, and I miss my old daily life. If you also miss the daily life of those days, would you please visit my site once? My site is a site where I post about photos and daily life when I was free.

    ResponderEliminar
  36. Looking at this article, I miss the time when I didn't wear a mask. 오공슬롯 Hopefully this corona will end soon. My blog is a blog that mainly posts pictures of daily life before Corona and landscapes at that time. If you want to remember that time again, please visit us.

    ResponderEliminar
  37. I'm writing on this topic these days, 메리트카지노, but I have stopped writing because there is no reference material. Then I accidentally found your article. I can refer to a variety of materials, so I think the work I was preparing will work! Thank you for your efforts.


    ResponderEliminar
  38. I'm writing on this topic these days, 우리카지노, but I have stopped writing because there is no reference material. Then I accidentally found your article. I can refer to a variety of materials, so I think the work I was preparing will work! Thank you for your efforts.

    ResponderEliminar
  39. Do you like the kind of articles related to casino api If someone asks, they'll say they like related articles like yours. I think the same thing. Related articles are you the best.

    ResponderEliminar
  40. It seems like I've never seen an article of a kind like . It literally means the best thorn. It seems to be a fantastic article. It is the best among articles related to 바카라사이트. seems very easy, but it's a difficult kind of article, and it's perfect.

    ResponderEliminar
  41. Your article was very impressive to me. It was unexpected information,but after reading it like this 온카지노, I found it very interesting.

    ResponderEliminar
  42. Thank you so much for such a well-written article. It’s full of insightful information. Your point of view is the best among many without fail.For certain, It is one of the best blogs in my opinion. 먹튀검증


    ResponderEliminar
  43. Howdy! Do you know if they make any plugins to assist with SEO? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results. If you know of any please share. Cheers! 안전토토사이트

    ResponderEliminar
  44. Your article has answered the question I was wondering about! I would like to write a thesis on this subject, but I would like you to give your opinion once :Dsòng bạc

    ResponderEliminar
  45. I'm so happy to finally find a post with what I want. 메이저토토사이트 You have inspired me a lot. If you are satisfied, please visit my website and leave your feedback.

    ResponderEliminar
  46. As the Internet develops further in the future, I think we need to collect materials that people might be interested in. Among the data to be collected, your 메가슬롯 will also be included.

    ResponderEliminar
  47. In my opinion, the item you posted is perfect for being selected as the best item of the year. You seem to be a genius to combine 우리카지노 and . Please think of more new items in the future!

    ResponderEliminar
  48. Pretty nice post. I just stumbled upon your weblog and wanted to say that I have really enjoyed browsing your blog posts. After all I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again soon 먹튀검증업체 I would like to write an article based on your article. When can I ask for a review?!

    ResponderEliminar
  49. Good morning!! I am also blogging with you. In my blog, articles related to are mainly written, and they are usually called 우리카지노 . If you are curious about , please visit!!

    ResponderEliminar
  50. Your information was very useful to me. That's exactly what I've been looking for 샌즈카지노!

    ResponderEliminar
  51. Howdy! Do you know if they make any plugins to assist with SEO? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results. If you know of any please share. Cheers! 먹튀검증커뮤니티

    ResponderEliminar
  52. I think a lot of articles related to are disappearing someday. That's why it's very hard to find, but I'm very fortunate to read your writing. When you come to my site, I have collected articles related to 크레이지슬롯 .

    ResponderEliminar
  53. This is the perfect webpage for everyone who hopes to understand this topic. You know a whole lot its almost tough to argue with you (not that I personally would want to…HaHa). You definitely put a brand new spin on a topic that's been written about for ages. Excellent stuff, just wonderful! Buy Flats in Durgapur

    ResponderEliminar
  54. Your article is great. I think it will be praised anywhere. I am a columnist and I am writing articles related to 스포츠토토

    ResponderEliminar
  55. Thank you very much for sharing post 안전사이트 completely about the comparison of hottest and previous technologies, it’s remarkable article.

    ResponderEliminar
  56. I appreciate your information in this article. It’s smart, well-written and easy to understand. You have my attention on this subject. I will 메이저검증

    ResponderEliminar
  57. We still cannot quite believe that I was able to often be any type of those staring at the important points located on your blog post. 토토

    ResponderEliminar
  58. I have to say this post was certainly informationrmative and contains useful content for enthusiastic visitors. I will definitely bookmark this website for future reference and further viewing 토토

    ResponderEliminar
  59. That s a good feeling about a good blog. I ll find out as I visit one by one. I think this kind of place will always be helpful. 토토

    ResponderEliminar
  60. I'm extremely inspired along with your writing skills as neatly as with the format in your blog. Is that a paid subject or did you customize it yourself? Anyway stay up the excellent quality writing, it's rare to look at a great blog like this one today.. Arch Mirror

    ResponderEliminar
  61. Hello, I'm happy to see some great articles on your site. Would you like to come to my site later? My site also has posts, comments and communities similar to yours. Please visit and take a look 메이저놀이터

    ResponderEliminar
  62. When did it start? The day I started surfing the Internet to read articles related to . I've been fond of seeing various sites related to 안전놀이터 around the world for over 10 years. Among them, I saw your site writing articles related to and I am very satisfied.

    ResponderEliminar
  63. I'm impressed, I must say. Actually rarely can i encounter a blog that's both educative and entertaining, and without a doubt, you could have hit the nail about the head. Your idea is outstanding; the thing is something that too few individuals are speaking intelligently about. We are delighted that we came across this around my try to find some thing with this.<a href="https://shasaralala.blogspot.com/2022/02/threes-away.html

    ResponderEliminar
  64. Pretty useful article. I merely stumbled upon your internet site and wanted to say that I’ve very favored learning your weblog posts. Any signifies I’ll be subscribing with your feed and I hope you publish once additional soon. 메이저사이트

    ResponderEliminar
  65. I had a lot of fun at this Olympics, but something was missing. I hope there's an audience next time.안전토토사이트

    ResponderEliminar
  66. Ukrainian forces are holding out at the heavily bombed plant, the last part of the city not under Russian control. -> 카지노 커뮤니티

    ResponderEliminar
  67. It's very interesting. And it's fun. This is a timeless article. I also write articles related to , and I run a community related to 메이저사이트. For more information, please feel free to visit !!

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.