quarta-feira, janeiro 04, 2017

O Fim

é o título de uma história que escrevi há cerca de 18 anos. Foi publicada em 2001 pela Simetria FC&F e, se não fosse o leitor Herberti Pedroso, nunca mais me teria lembrado disto. Aproveito para agradecer ao Herberti os comentários gentis acerca da história e para pedir desculpa por ter demorado tanto tempo a desenterrá-la e a pôr novamente online. Resisti à tentação de rescrever tudo mas corrigi algumas gralhas.

Para quem estiver interessado, aqui está o pdf: o_fim.pdf. E se alguém quiser reformatar o texto, adaptar, reciclar ou o que mais calhe, tem aqui o ficheiro LaTeX: o_fim.tex.

Bom ano novo.

Errata (8 de Janeiro): havia um problema com os sinais de %, que no LaTeX indicam um comentário e estavam a cortar as frases. Já corrigi. Obrigado ao Luis Carvalho pelo aviso.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Um artigo interessante para começar bem o ano: Se a evolução é supostamente científica, porque é que não pode ser observada?

    Hoje, tal como no tempo de Charles Darwin, tentilhões "evoluem" para tentilhões e iguanas "evoluem" para iguanas... ...tal como a Bíblia ensina!

    ResponderEliminar
  3. Os criacionistas há décadas vinham afirmando que o apêndice tem uma função determinada e importante no corpo humano não estando lá por mero acaso.

    Os evolucionistas, que o Ludwig considera os mais racionais (apesar de acreditarem que tudo - incluindo o cérebro deles - surgiu de processos irracionais) apresentavam o apêndice como um órgão vestigial de milhões de anos de evolução aleatória, sem qualquer função.

    As investigações científicas mais recentes confirmam o que os criacionistas vinham dizendo, demonstrando que o apêndice tem efetivamente uma importante função.

    Os cientistas reconheceram agora:

    "O apêndice humano, uma bolsa estreita que se projeta fora do ceco no sistema digestivo, tem uma notória reputação por sua tendência a se inflamar (apendicite), muitas vezes resultando em remoção cirúrgica. Embora seja amplamente visto como um órgão vestigial com função pouco conhecida, pesquisas recentes sugerem que o apêndice pode servir um propósito importante. Em particular, pode servir como um reservatório para bactérias intestinais benéficas."

    Deus não deixa nada ao acaso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o criacionismo tiver uma explicação tão boa (melhor seria a cereja no topo do bolo!) como a Biologia actual...

      Infelizmente está bem longe de tal coisa: Disagreement over Homo naledi offers fascinating peek into creationist peer review.

      Mas vai dando para entreter :)

      Eliminar
    2. O que a Bio0logia atual mostra é o que os criacionistas dizem: tentilhões "evoluem" para tentilhões. Era assim no tempo de Darwin, é assim hoje. A ideia de que as partículas se transformaram em pessoas ao longo de milhões de anos não é biologia: é simplesmente ficção!

      Eliminar
  4. A evidência de design vê-se na literatura científica todos os dias. Vejamos:

    "Cada pequena célula humana contém cerca de três metros de DNA, uma cadeia molecular de dupla hélice contendo vários bilhões de nucleótidos químicos - adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T) - dispostos numa sequência específica, ou código, que quando transcrito guia a célula para produzir proteínas específicas. Nesses cerca de três metros de DNA, existem dezenas de milhares de genes, que são segmentos de DNA que dirigem funções específicas, como a produção de uma hormona ou uma enzima. É essencial que a célula controle a atividade de cada uma de suas dezenas de milhares de genes, porque o controle inadequado da atividade gênica pode levar a resultados adversos, como a morte celular ou a formação de uma célula cancerosa ".

    Esta afirmação, que os criacionistas consideram ser evidência de design super-inteligente, não é uma doutrina religiosa inventada pelos criacionistas. É uma observação científica que consta dos mais recentes estudos de biologia e genética.

    Os criacionistas nada têm contra as observações científicas. Apenas lembram que a origem acidental da vida ou a transformação de um ser vivo noutro género diferente e mais complexo nunca foi observada por nenhum biólogo, pelo que quem acredita nisso fá-lo por sua conta e risco, sem qualquer base científica.

    ResponderEliminar

  5. Buongiorno costosa amici!
    Fortunatamente dio grazie ho visto prove fatte da molte persone sul Signore. Muscolino GIOVANNI, così lo ho contattato per ottenere un prestito di 45.000,00€, regolare i miei debiti e realizzare il mio progetto. È con il Signore. Muscolino GIOVANNI, che la vita il mio sorrida nuovamente è un uomo di cuore semplice e molto comprensivo, sono e-mail: muscolinogiovanni61@gmail.com

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.