sábado, dezembro 29, 2012

Treta da semana (passada): a burla.

Artur Baptista da Silva disse que era economista, professor catedrático e que trabalhava na ONU. Deu entrevistas e foi convidado para programas como este, na SIC:



Só dias depois é que os jornalistas se lembraram de verificar se o Artur era tudo o que dizia ser. Não era nada. Por isso desataram a despejar notícias acerca do Artur, que é um terrível burlão (1) e que até já esteve preso (2). Como se descobrir um burlão ainda fosse notícia.

Eu não sei o que o Artur é, mas bom burlão não é certamente. Não parece ter ganho grande coisa com isto, cometeu o erro crasso de procurar exposição mediática – coisa que um burlão só pode fazer depois de eleito por algum partido – e a burla parece ter sido essencialmente imprimir um cartão de visita e inscrever-se na Academia do Bacalhau(3). De resto bastou dizer “nós na ONU” e esperar que ninguém olhasse bem para o cartão. Mais do que burlar, parece-me que o Artur só queria que lhe dessem ouvidos e, para isso, fez-se parecer importante (4).

Nem me sinto especialmente enganado pelo Artur. Dele só ouvi o que está neste vídeo e pouco me rala se é da ONU. A história do Hypo Real Estate (5) é duvidosa, porque dificilmente o governo alemão terá lucrado com a nacionalização de um banco falido, mas mais inverosímil ainda é a proposta do outro interveniente de que podemos repetir o que se fez em Portugal na década de 60, quando o crescimento ultrapassou os 6%. Nos cinquenta anos que passaram mudou muita coisa. O Artur disse também que 41% da dívida pública se deve à comparticipação portuguesa em projectos da UE. É uma simplificação enganadora mas o número não deve estar muito errado. Se Portugal tiver comparticipado, em média, 15% do financiamento, isto equivale a uns 20 mil milhões de euros de financiamento europeu por ano, o que parece correcto (6). Finalmente, o que ele diz dos juros acerta em cheio. Em 2012 o Estado português pagou quase nove mil milhões de euros só em juros da dívida pública(7). Se se baixasse a taxa de juros para um valor mais próximo dos cerca de 1% que o BCE cobra aos bancos privados reduzia-se o défice em mais de seis mil milhões de euros, quase tanto como o governo prevê conseguir com os aumentos de impostos e cortes nos apoios sociais em 2013 (8). O Artur pode ser aldrabão por alegar qualificações que não tem, mas tem mais razão e faz menos mal do que alguns outros que aparecem nos jornais.

Sinto-me mais enganado pela comunicação social. Não pela asneira de paparem as aldrabices do Artur durante semanas. Não inspira confiança nos critérios com que os jornalistas seleccionam os peritos que nos apresentam mas, de qualquer forma, nas notícias não me fio em argumentos de autoridade. Por isso aí o mal é menor. Mais grave foi o que fizeram depois. Enganaram-se, pronto. Diziam enganámo-nos e acabava aí a história. Em vez disso puseram-se a desenterrar uma data de podres do Artur, o que talvez fosse material adequado para a Caras mas já incomoda ver o homem em todo o lado quando procuro alguma notícia minimamente relevante. Nem percebo o que querem provar com isto. Demonstrar que o Artur tinha um longo passado sórdido de crimes e aldrabices só revela a gravidade de não terem percebido isso logo do início. Pior ainda foi a atitude de alguns, como a TSF (9), de já não permitirem o acesso às entrevistas do Artur. Apresentar um aldrabão como um perito legítimo é negligência, mas esconder a asneira “despublicando” o que publicaram é coisa de aldrabão.

No fundo, a maior burla aqui é a dos media profissionais. Ganham dinheiro alegando-se especialmente competentes para nos proteger das asneiras da publicação amadora. No entanto, nem parecem ser tão competentes quanto alegam nem respeitam os princípios básicos que exigimos dos amadores. Como, por exemplo, admitir os erros sem os “despublicar” para disfarçar. Depois querem convencer-nos de que é importante refrear a comunicação social amadora para garantir a qualidade da informação.

1- DN, RTP, CM, I Online, etc...
2- TSF, Dinheiro Vivo, DN, etc...
3- TSF, Artur Baptista da Silva: Academia do Bacalhau poderá ter sido ponto de partida para contactos e Expresso, O Expresso e Artur Baptista da Silva.
4- Condecoração para Artur Baptista Silva
5- Wikipedia, Hypo Real Estate.
6- QCA III, Fundos Estruturais.
7- AF, Quase todo o IRS vai para pagar juros da dívida.
8- CM, Salários e reformas pagam 2,8 mil milhões
9- TSF, Esclarecimento sobre papel de Artur Baptista da Silva nas Nações Unidas, «por precaução e perante dúvidas ainda por esclarecer, a TSF decidiu retirar de antena e da página na internet os conteúdos relacionados com Artur Baptista da Silva.»

3 comentários:

  1. Ludwig,

    Um mentiroso pode falar verdade e uma pessoa séria pode mentir. Como se chama a falácia em que é invocada a falta de credibilidade do autor para invalidar o argumento?
    Este caso é muito interessante.
    Depois do senhor ter caído em desgraça, depois de muito procurar, encontro 2 textos 2 onde alguém tenta desmontar as suas afirmações

    http://parededecasadebanho.blogs.sapo.pt/4554.html

    http://alias-2.blogspot.com.br/2012/12/o-impostor-e-as-imposturas-27-dezembro.html

    Do tempo em que o homem ainda era tratado por representante das Nações Unidas, e andou por aí um bom par de meses a falar, não se encontra nada.
    Em espaços supostamente de referência da reflexão que suporta a estratégica política do actual governo (Blasfémias, Insurgente, 31 da Armada, Forte Apache,...) estão publicados dezenas e dezenas de pequenos textos de graçola e alívio por o personagem ter saído de cena. Contestar as suas afirmações - zero.

    E elas ficam de pé

    http://aventar.eu/2012/12/24/para-alem-dos-numeros-que-nao-batem-certo-e-da-imposturice-e-do-cadastro-criminal-que-preocupam-tantos-o-que-artur-baptista-da-silva-disse/

    ResponderEliminar
  2. pois se tu dizes qués professor e tal e até a RTPê acredita...

    a vantagem dos b-logs é poder.se retroactivamente alterar a istéria

    eu? eu cá nunca disse isse

    é ir ó poste de tortura de 29 de fevereiro e lá tÁ ou melhor já nã tá...o omen éra dottore? a gente citou-o? adonde



    Entrada

    Visualizações de páginas









    Estados Unidos



    295





    Austrália



    157





    Rússia



    143





    Reino Unido



    105





    França



    60





    Alemanha



    58





    China



    54





    Portugal



    38





    Ucrânia



    29





    Holanda



    26

    ResponderEliminar
  3. ó seu nazi, seu boche que não nos pagas o que devemos, chamar burlão ao senhor doutor engenheiro ainda vá, agora chamar academia do bacalhau ao GRémio que tem só luminárias das lutas anti-fascistas e da resistência à noite mais negra da nossa literatura

    estes alemães são uns incultos uns bárbaros e uns caloteiros

    volta prá tua terra ó Odin a velas...

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.