domingo, dezembro 30, 2012

Treta da semana: o que é preciso é saúde.

Esta é curtinha porque, na verdade, não há muito a dizer. Fernando Leal da Costa, o secretário de Estado da Saúde, disse ser «importante que a sustentabilidade do SNS comece a ser encarada como obrigação de cada um de nós», que assim devemos fazer «qualquer coisa para reduzir o potencial de um dia sermos doentes» (1). Sem contexto até parece boa ideia. Vamos todos comer de forma mais saudável, praticar exercício, reduzir o stress e fazer exames médicos regulares para prevenir e detectar doenças atempadamente, e tomar todos os medicamentos como o médico manda. A treta é mandarem uma destas quando cortam salários e pensões, fazem contrair a economia, aumentam os despedimentos e cortam os subsídios. O tabaco faz mal e o exercício faz falta mas, se querem apostar na prevenção, talvez fosse melhor começar por garantir que a malta tem que comer.

PS: Pelas minhas contas, esta é a 300ª treta da semana.

1- Público, Ministério da Saúde pede aos portugueses para recorrerem menos aos serviços

15 comentários:

  1. O secretário de estado da saúde vive num mundo só dele. fazer «qualquer coisa para reduzir o potencial de um dia sermos doentes». Quem fumou ou bebeu toda a vida não é por suas excelências dizerem seja o que for ou fazerem N campanhas de prevenção/promoção da saúde que isso vai mudar. Quanto á alimentação come-se o mais barato (saudável só dentro do possível). E tempo para fazer exercício? Noutro dia tive que fazer uma análise crítica de um artigo sobre factores associados á diabetes mellitus. Um dos tópicos era a prevalência da prática de exercício físico em diabéticos (baixa). É claro que foi sugerida a sua promoção. E será que tem grande impacto? Nah... Quem não tinha tempo vai continuar a não o ter, quem não gosta vai continuar a não gostar (e quanto dinheiro se gasta na dita promoção de actividade física?)

    ResponderEliminar
  2. Estes tipos não têm projecto absolutamente nenhum. Mandam bitaites e pensam que assim iludem o ZÉ. Navegam à vista da costa sem rumo nem objectivos próprios. Alunos submissos com lugares grantidos após saída do Governo. Desconhecem como se encontra o País que é necessário soerguer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. com viagra?

      bolas isté só sousa frrancos com, grandes vigas....


      logares gran tidos ou grant tidos?

      Eliminar
  3. eu pergunto é porque ainda existem as secretarias de estado quando há oa miniatérios, só em malta burocratica dispensáveis e cargos de chefia a extinguir bem como mordomias, dava para contractar enfermeiros auxilares e aliviar a despesa do sns!
    Ah e já agora proibam as máquinas de refrigerantes e outras porcarias nas escolas ao lado de cantinas escolares rigorasamente vigiadas do ponto de vista dietético, ou é para venderem mais medicamentos??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uintatérios miniatérios e outros térios bolas sabes bem da fauna ahn...

      contratar passou a actar? a despesa do sns nã é só en pessoal ó ar mando quintos do brasil e quintas da linha...

      Eliminar
  4. O próximo vai ser o PM a solicitar, via Facebook, aos portugueses mais idosos que façam o obséquio de falecer depressa para garantir a sustentabilidade da Segurança Social. Seguir-se-á um pedido às mulheres para que passem a dar à luz adultos, com a inerente poupança em licenças de parto e no sistema educativo bem como nos Serviços de Saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. impossível como podem as jovens quarentonas dar à luz adultos se elas próprias são de uma infantilidade tal que dependem da mesada estatal?


      um povo infantil que bebe café e tem fé em con versas e versos de café...

      e cheio de alimões de importação...

      Eliminar
  5. A responsabilidade individual é indissociável da responsabilidade social, tanto neste caso da saúde como em todos os demais. Mas isso só pode ser defendido num modelo biopsicossocial, que é o da OMS, pois o corrente modelo biomédico desconsidera os fatores sociais e inclusive menoriza os psicológicos.

    Logo, essas declarações estão de facto corretas, mas só em parte, pois o indivíduo faz sobretudo aquilo que é socialmente condicionado a fazer. Ora, a este respeito, a indústria agroalimentar promove e incentiva uma dieta muito pobre em conteúdo (e rica em excesso calórico), sobretudo pelo brutal consumo de carboidratos refinados, algo para o qual o organismo humano não está preparado. Para além disso, a própria organização social favorece um tipo de vida demasiado stressante, sobretudo nos aglomerados urbanos, tornando muito difícil equilibrar o binómio família-trabalho, essencial ao bem estar individual e coletivo.

    Em suma, tanto a nível do indivíduo como da sociedade, existe um partilhar de responsabilidades que não podem ser unicamente imputadas à pessoa ou à comunidade (estado). Para aqueles que gostam de aprofundar estas questões sob um ângulo diferente, em busca de soluções "outside the box", eis uma série de vídeos intitulada "Culture in Decline". A questão central é saber se este é ou não o melhor modelo económico e social, conducente a um verdadeiro progresso humano. So what will your anser be?!

    Culture in Decline (part 1)

    Culture in Decline (part 2)

    Culture in Decline (part 3)

    ResponderEliminar
  6. A verdade nua e crua é que o PIB dividido por todos os portugueses dá uns míseros 1600 euros por mês.

    Com esta quantia é possível termos uma boa rede de estradas, museus, ensino, segurança, etc e tal.

    Para termos um sistema de saúde e de reformas os 1600 não chegam.

    Assim as soluções são:

    Diminuir drasticamente as reformas e cuidados de saúde ou arranjar alguém que esteja disposto a pagar por eles.

    A UE já vimos que não está com muita vontade de pagar o diferencial.

    Animemo-nos que isto não é um problema só nosso. Tirando a Noruega daqui por uns anos não há economia que resista ao aumento do custo dos cuidados de saúde, maior longevidade e fraca natalidade.

    Parece-me que os PIGS são um ensaio para ver como reagem populações habituadas a cuidados de saúde de qualidade e reformas boas quando são privados delas.

    Difícil vai ser quando o presidente da França ou o chanceler tiverem de anunciar aos queridos concidadãos que as contas foram mal feitas e que não há caroço para pagar tanto medicamento, transfusão, transplante e o que mais a medicina descobrir.E que isso das reformas tem muito que se lhe diga que a velhada não morre e sempre que vai ao hospital é uma conta calada....

    A ver vamos como diria o ceguinho e isto parece-me que é cada um por si...quem puder arrecadar algum para a suíça discretamente é que faz bem....

    E quando a França e a Alemanha começarem a discutir a Alsácia, a Polónia o Oder e a Rússia os territórios da grande Rússia o mais prudente é passar uns tempos pelas américas. As do sul são mais baratitas e o clima é melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ó sousa do ouro debaixo da ponte

      o território já não interessa tanto às potências interessam mais os recursos

      a russia domina hoje muito menos que a china ou os states

      e se é verdade que os indonésios limparam o sebo a 1 milhão de comerciantes chineses pró-comunistas e pró-chiang kai no cheque e pró vida após a queda de sukarno

      o certo é que o domínio comercial chinês é muito maior hoje do que em 1930...onde sub-alugava o domínio holandês ou britânico

      as do sul têm dengue malária e português furado com bala semana sim semana não
      e descendente de português raptado na padaria de seu manuel por 300 ou 500 reais...de resgate

      o clima está em 43ºC e calor húmido mata
      esta semana fechou com menos 800 brasileiros...

      Eliminar
  7. Um bom ano para todos, com saúde.

    O conceito de saúde é interessante, porque pressupõe que o corpo humano deve funcionar de determinada maneira, embora às vezes funcione mal. O conceito de saúde reconhece, implicitamente, que o corpo nem sempre funciona da maneira para que foi concebido.

    Por exemplo, os olhos nem sempre vêem, os ouvidos nem sempre ouvem, etc. Mas os médicos tentam curar os doentes partindo do pressuposto de que os olhos foram feitos para ver o os ouvidos para ouvir. Eles assumem que existe um padrão de correcção para o funcionamento do corpo humano.

    Na verdade, toda a medicina assenta numa concepção teleológica do corpo humano e dos seus diferentes sistemas.

    A medicina parte do princípio de que todos os sistemas (v.g. digestivo, muscular, respiratório, circulatório) têm uma finalidade específica. Eles não podem ser o resultado de múltiplos acidentes, porque estes, por definição, não servem finalidades específicas.

    O conceito de saúde não faz qualquer sentido se a visão ou a cegueira forem considerados resultados igualmente legítimos e equivalentes de processos aleatórios e sem sentido.

    O conceito de saúde faz sentido numa visão judaico-cristã do mundo que reconhece que, num mundo decaído, os objectivos da criação são frustrados pela corrupção. Na verdade, é isso mesmo que Génesis ensina.

    Neste contexto, é absurda a pretensão evolucionista de que as mutações aleatórias podem resultar na produção de seres vivos inovadores e mais complexos. Tal nunca foi observado no campo ou em laboratório.

    Pelo contrário, as mutações estão associadas a doenças, sofrimento e morte, sendo evidência da corrupção a que toda a natureza está sujeita por causa do pecado.

    Quanto mais estudamos biologia e medicina mais observamos que as proteínas e os sistemas neuronais são intolerantes às mutações.

    A vida é extremamente complexa, carecendo de uma precisa sintonia de múltiplas condições genéticas, biológicas, ambientais e cósmicas para subsistir.

    Uma qualquer alteração essa sintonia pode provocar doenças e morte.











    ResponderEliminar
  8. olha que tomar tudo o que o médico manda pode fazer-te pior

    mas o arsénico até engorda isso é verdade...já lá o dizia o joão semana

    doutor de bioquímica e con puta dores pela Inova ou pela Icaras...

    ResponderEliminar
  9. Eis um documentário excelente para quem toma realmente a sério a questão do desenvolvimento do ser humano e a sua relação com o ambiente social - nature AND nurture!

    Zeitgeist: Moving Forward

    Lançado no início de 2011, "Zeitgeist: Moving Forward" é o filme independente mais visto na história do cinema não comercial, tendo quase 20 milhões de visionamentos no YouTube! Mas claro que não é "fast food" para mentes preguiçosas, de resto o movimento Zeitgeist que se criou em torno dos filmes de Peter Joseph, inspirados no Projeto Vénus de Jacque Fresco, é altamente iconoclasta em relação aos valores da nossa civilização. Por isso, é necessário avançar para um outro estágio em que o individualismo vão dê lugar a uma ampla e mais satisfatória forma de viver e trabalhar em colaboração!

    Never doubt that a small group of thoughtful, committed citizens can change the world. Indeed, it is the only thing that ever has. - Margaret Mead

    ResponderEliminar
  10. As coisas continuam complicadas para as para tentativas de explicar a origem da vida com base em processos naturais aleatórios...

    Os evolucionistas, como o Ludwig bem tem demonstrado, têm a tendência para abordagens simplistas das coisas, porque sabem que demasiada complexidade é uma ameaça à aleatoriedade dos processos evolutivos. Chegaram a pensar que a origem da memória dependia de uma enzima!

    No entanto, as observações encarregam-se de refutar o simplismo evolucionista da origem da memória...

    Neste domínio, parecem mais promissoras as abordagens que assentam numa compreensão matemática, computacional e de rede do cérebro, porque mais consistentes com a doutrina bíblica da criação por um Deus (super-)inteligente, racional, omnisciente e comunicativo.

    Além do mais, aprendendo com o Criador e fazendo "reverse engineering" do cérebro, os cientistas podem tornar mais inteligente o design dos seus computadores...






    ResponderEliminar
  11. Um estudo recente mostra que a pele é uma evidência de design inteligente, de teleologia e de complexidade irredutível, intolerante para com mutações aleatórias, como se pode ler:

    "The surface of your skin, called the epidermis, is a complex mixture of many different cell types—each with a very specific job.

    The production, or differentiation, of such a sophisticated tissue requires an immense amount of coordination at the cellular level, and glitches in the process can have disastrous consequences."

    Aí está uma descrição totalmente consistente com a ideia de que Deus, e não processos aleatórios, criou o ser humano e a sua pele.

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.