tag:blogger.com,1999:blog-29251019.post8488191431799948478..comments2024-03-23T14:41:42.801+00:00Comments on Que Treta!: Treta da semana: telechatos.Ludwig Krippahlhttp://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comBlogger16125tag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-28813392180910799792009-12-21T21:58:06.858+00:002009-12-21T21:58:06.858+00:00A história mais gira em relação a um call center f...A história mais gira em relação a um call center foi eu uma noite ter reclamado pelo tempo que levaram a atender e terem-me respondido "desculpe, devem ter pensado que era um cliente".António Parentehttps://www.blogger.com/profile/00679639958268886686noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-11491576766200053902009-12-21T15:24:34.350+00:002009-12-21T15:24:34.350+00:00Cristy,
Sim, eu também tenho os dois modos. O pri...Cristy,<br /><br />Sim, eu também tenho os dois modos. O primeiro é dizer que não estou interessado e pedir para me retirarem da lista. Quando são empresas grandes isso resulta apenas a indicação de contactar o apoio ao cliente, obrigado e boa tarde.<br /><br />Mas às vezes é como o João conta, lojas aqui de Odivelas ou algo assim mais pequeno, e aí perguntam porque digo que não estou interessado se ainda não me explicaram o que era. Nesses casos digo que não sou obrigado a justificar o meu desinteresse, digo eu boa tarde e desligo.Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-77364294322870886082009-12-21T15:18:36.468+00:002009-12-21T15:18:36.468+00:00Ludwig:
Tambem acho um abuso telefonarem-nos para...Ludwig:<br /><br />Tambem acho um abuso telefonarem-nos para vender coisas. Os vendedores de comunicações lideram com uma certa segurança, mas tambem tenho aturado de outras areas. Produtos de limpeza, contabilidade (sobretudo la na clinica), moveis...<br /><br />É dificil não perder a paciencia quando nos respondem "Mas não está interessado porque?" ...<br /><br />Bem lembrado este post.Joãohttps://www.blogger.com/profile/03630759354697001690noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-49876804472014761662009-12-21T14:54:27.213+00:002009-12-21T14:54:27.213+00:00Ludi,
não sei quantas vezes já pedi para ser retir...Ludi,<br />não sei quantas vezes já pedi para ser retirada das listas todas, com bons modos, com crescente impaciência e finalmente com exasperação. E não sei quantas vezes me esforcei por não perder as estribeiras, apenas para apanhar com respostas malcriadas quando insistia que não estava interessada. Não condeno quem trabalhe em call centers (embora também aqui haja uma história muito interessante por contar), mas se digo que não quero e em vez de me deixarem logo em paz começarem a insistir na esperança de terem apanhado quem não se saiba defender (o perfil das vítimas faz parte da formação), aí sujeitam-se.Cristyhttps://www.blogger.com/profile/14882877947015885662noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-79145984622896257672009-12-21T12:53:56.301+00:002009-12-21T12:53:56.301+00:00Vendo bem, antissocial não combina bem com pacifis...Vendo bem, antissocial não combina bem com pacifista...<br /><br />É do sono, vou-me retirar.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-396151801755337402009-12-21T12:52:37.263+00:002009-12-21T12:52:37.263+00:00Errata:
"e dizer à minha fictícia mulher pa...Errata:<br /> <br />"e dizer à minha fictícia mulher para me ir buscar a pistola"<br /><br />E "disser", claro. E a pistola também será fictícia, para além de feio e antissocial também sou/serei pacifista.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-2859403613553023342009-12-21T12:47:39.548+00:002009-12-21T12:47:39.548+00:00António Parente, parabéns!
Não só conseguiu cativ...António Parente, parabéns!<br /><br />Não só conseguiu cativar este cliente fazendo-me ler o seu texto até ao final com bastante interesse, como me convenceu de que tenho sido um desprezível mal-educado para os trabalhadores do telemarketing, sem qualquer necessidade.<br /><br />Portanto, parece que daqui por 15 anos teremos mesmo possibilidade de de falar pelo telefone. Se nessa altura eu gritar uns palavrões e dizer à minha fictícia mulher para me ir buscar a pistola, não se assuste, foi um expert na matéria que me aconselhou esse método. :)<br /><br />Cumprimentos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-47899465942216158222009-12-21T12:39:40.160+00:002009-12-21T12:39:40.160+00:00Já agora, há uma vantagem em pedir para ser retira...Já agora, há uma vantagem em pedir para ser retirado da lista. Mesmo que não o façam, a conversa acaba logo por aí. Não perco eu mais tempo e o operador já tem a desculpa que precisa para passar ao cliente seguinte, onde a comissão será mais provável.Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-43125431318886666562009-12-21T12:38:14.032+00:002009-12-21T12:38:14.032+00:00António Parente,
Eu penso que além do conflito de...António Parente,<br /><br />Eu penso que além do conflito de interesses entre mim e o vendedor que me telefona, há outro entre a empresa de telemarketing para quem ele trabalha e a empresa, como a PT ou TVCabo, que contratou este serviço. A empresa de telemarketing não tem interesse nenhum em reduzir a base de dados porque o seu rendimento é função do tamanho dessa.<br /><br />Senão teriam um sistema que permitisse retirar dessa lista quem invocasse o direito legal de ser retirado dessa lista, não só por força da lei mas pela manifestação clara que não é um bom alvo para telemarketting. Se eles trocassem informação entre si veriam que comigo só têm desperdiçado chamadas -- e telefonar seis vezes no mesmo dia à mesma pessoa revela que essa informação não é utilizada.Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-81488327312021614862009-12-21T12:12:47.787+00:002009-12-21T12:12:47.787+00:00No meu caso pessoal, atendo todas as chamadas de t...No meu caso pessoal, atendo todas as chamadas de telemarketing da PT, Zon e cartões de crédito (os únicos que me telefonam). Se me telefonam num momento inconveniente (visitas em casa, jogo do Benfica na TV, etc) digo que não posso atender naquele momento (explico o motivo) e peço o favor de telefonarem no dia seguinte. Delicadamente desligam e tornam a telefonar no dia seguinte conforme pedi.<br /><br />Quando os atendo, escuto com atenção a proposta e se demoram muito tempo interrompo com um "desculpe, mas já me fizeram essa proposta 35 vezes e eu sempre a recusei" o que se segue o inevitável "porquê" e eu apresento as razões que me levam a rejeitar a proposta. Agradecem-me e despedimo-nos cordialmente. Se a proposta é nova, procuro analisá-la e demonstrar-lhes a falta de interesse, para mim, o que inevitavelmente conduz ao fim da chamada com um "obrigado" de ambas as partes.<br /><br />Faço isto porquê? As empresas devem ter bases de dados ondem os operadores de telemarketing apontam os motivos da recusa do pedido. Se eu disser "não posso mudar para a Meo porque tenho uma fidelização que ainda dura mais 6 meses" sei que nos próximos 6 meses só por acidente é que recebo uma chamada do mesmo tipo. Claro que depois avanço para o passo seguinte: "Tenho um primo que instalou o Meo e correu muito mal, está muito insatisfeito, nem me fale disso". Ou uma atitude mais radical: "Como consumidor, não me parece racional depender de um único fornecedor de serviços porque se o telefone avaria, lá vai a internet e a tv". <br /><br />Se não fizer isto, a empresa fica convencida que é incompetência do operador e além de gerar mais um desempregado nunca desistem porque a emprea manda outros operadores cativarem o cliente (a mesma pessoa nunca liga duas vezes ao mesmo cliente como devem ter reparado). Além disso, os operadores devem conversar entre eles coisas do tipo "ah, já ligaste ao senhor entrecosto? o gajo é difícil! o quê? eu dou-lhe a volta! e o senhor krippahl de santo antónio de cavaleiros? o gajo pensa que é esperto mas esta noite vou apanhá-lo!". Se todos falamos das nossas profissões, porque não os operadores de telemarketing?<br /><br />Há mais estratégias que desincentivam futuras chamadas. Por exemplo, as empresas de cartões de crédito que telefonam cobram juros altíssimos. Basta dar-lhes um exemplo de um cartão de crédito que cobre 16% em vez de 28% e não voltam mais a telefonar porque sabem que o consumidor está informado. Se disserem "ah, mas não precisa comprar com juros, paga sempre a dívida total" aí diz-se "ah, mas eu estou muito habituado a comprar coisas a crédito, é como um vício, ainda ontem fui ao casino e levantei dinheiro com um dos meus visas para meter na roleta". Em 10 chamadas, 10 operadores despedem-se imediatamente.<br /><br />Há um caso que me irritava (deixaram de telefonar): "ah, sr. parente, é para o informar que ganhou uma torradeira, venha ao hotel y hoje às 15h com a sua esposa para receber a torradeira e participar num cocktail". Nestas situações, digo alguns palavrões e grito para dentro: "mulher, dá aí a pistola, não me posso esquecer de a pôr à cintura". Geralmente, desligam sem eu pedir.<br /><br />Se leram este comentário até ao fim é porque prendi a vossa atenção e consegui gastar uns preciosos minutos do vosso tempo. Daqui a 15 anos, quando me reformar, iniciarei então um part-time como operador de telemarketing. Estejam atentos, Srs. Entrecosto e Krippahl.António Parentehttps://www.blogger.com/profile/00679639958268886686noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-22565363167753395302009-12-21T12:03:41.545+00:002009-12-21T12:03:41.545+00:00Boa noite, estou a escrever para o Senhor Krippahl...Boa noite, estou a escrever para o Senhor Krippahl?<br /><br />Gostaria de ter mais canais de televisão com mais e melhores programas? De ultrapassar a limitação de 20 Mb/s na sua ligação à Internet e bater limites de velocidade a 50 Mb/s? Tudo isto pagando menos de um euro por mês? Enviaremos um técnico a sua casa sem ter de pagar nada!<br /><br />Mas assine já este novo serviço e não perca os nossos descontos especiais para um cliente antigo como você! Promoção apenas válida nesta caixinha de comentários. Não dispensa a consulta do seu médico ou farmacêutico.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-85524143690967361892009-12-21T10:08:34.093+00:002009-12-21T10:08:34.093+00:00Outra estratégia provada é pôr os filhos pequenos ...Outra estratégia provada é pôr os filhos pequenos atender o telefone.<br /><br />Nao só proporciona uns momentos de entertenimento longe do computador/televisor/PS3, como se revela didático para os rebentos, ajudando a desenvolver aptidões importantes para o seu futuro.<br /><br />A única desvantagem é que, de tão eficaz, deixaram de nos telefonar de todo.Miguel Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/06313224856404924680noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-28106090235104417372009-12-21T09:53:28.527+00:002009-12-21T09:53:28.527+00:00Tens razão numa coisa Ludwig, o telefonista é quas...Tens razão numa coisa Ludwig, o telefonista é quase sempre um contratado a recibos verdes a fazer pela vida. Mas a seca que lhe dou não é assim tão grande,menos de dois minutos e ele percebe onde eu quis chegar. E acabo por ajudá-lo; para a próxima ele já não me liga porque já sabe que vai gastar inutilmente tempo que lhe será precioso para tentar arranjar outros clientes. No fundo estou só a ajudá-lo a manter actualizada a sua lista de clientes.<br />Se lhe disser verbalmente que não estou interessado, ele não vai perceber, porque não lhe ensinaram o significado da palavra no curso de dois dias de vendas agressivas que fez antes de ser contratado...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-15936886244573383492009-12-21T09:35:01.462+00:002009-12-21T09:35:01.462+00:00Jairo e Cristy,
Concordo que são soluções apelati...Jairo e Cristy,<br /><br />Concordo que são soluções apelativas, e já me senti tentado a fazer coisas desse género. O problema é que a pessoa com quem falamos, se bem que culpada de ter aceite fazer um trabalho que implica chatear os outros, tem uma parte pequena da culpa pelo sistema. Não é esse o responsável por estarem a ligar para casa em vez de se limitarem a atender telefonemas dos interessados.<br /><br />Por isso, se bem que lhes dar uma seca seja gratificante do ponto de vista emocional, pode ser um pouco injusto.<br /><br />Mas talvez indique uma fonte importante dos problemas burocráticos e destas organizações. Quem está no topo decide fazer disparate e quem está em baixo é que ouve as reclamações...Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-39610782934034579902009-12-21T09:07:28.643+00:002009-12-21T09:07:28.643+00:00Eu aprendi um truqe engraçado num filme: «isso é ...Eu aprendi um truqe engraçado num filme: «isso é muito interessante e vou querer com certeza mas agora não posso. Por favor dê-me o seu número, que ligo logo à noite. Não dá porquê? Então pode ligar-me para a minha casa para vender, mas eu não posso ligar para a sua para comprar? Aí há gato, assim não quero, veja lá se não quer mesmo que eu lhe telefone? Olhe que vai perder um bom negócio».<br />É mais ou menos aqui que eles começam a perceber que estão a ser gozados.Cristyhttps://www.blogger.com/profile/14882877947015885662noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-82791147744025708222009-12-21T06:47:50.687+00:002009-12-21T06:47:50.687+00:00Não é preciso atender o telefone seis vezes a um v...Não é preciso atender o telefone seis vezes a um vendedor agressivo desse calibre. Basta uma:<br /><br />-Estou sim, gostaria de falar com o Senhor Entrecosto para lhe falar numa promoção espectacular...<br />-Com certeza, aguarde só um momento...<br /><br />E depois é só prolongar esse momento, basicamente indo à nossa vida até o tipo que deixámos pendurado se cansar e desligar o telefone.<br />É tiro e queda, nunca mais ligam...<br /><br />:)Anonymousnoreply@blogger.com