tag:blogger.com,1999:blog-29251019.post6449060380719906124..comments2024-03-23T14:41:42.801+00:00Comments on Que Treta!: Salada.Ludwig Krippahlhttp://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comBlogger21125tag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-36971167352012709732012-06-03T16:43:53.862+01:002012-06-03T16:43:53.862+01:00Professor,
reconhece que as aves têm subjectivida...Professor,<br /><br />reconhece que as aves têm subjectividade. Mas logo a seguir afirma que "No entanto, é pouco plausível que vida de um frango tenha, por si, valor subjectivo para o frango."<br /><br />Como concluí esta afirmação?dnlopeshttps://www.blogger.com/profile/00355001450551088884noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-45241157179850924812011-10-18T16:02:40.958+01:002011-10-18T16:02:40.958+01:00http://youtu.be/dBd4sNHBnYchttp://youtu.be/dBd4sNHBnYcNDhttps://www.blogger.com/profile/03821742404940808116noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-42693260817433421672011-10-16T14:35:13.878+01:002011-10-16T14:35:13.878+01:00@ardoRic
da forma como me compreendo enquanto esp...@ardoRic<br /><br />da forma como me compreendo enquanto espécie parece-me pouco natural uma alimentação somente vegetariana.NDhttps://www.blogger.com/profile/03821742404940808116noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-65624033419746006572011-10-16T14:31:20.644+01:002011-10-16T14:31:20.644+01:00"Aves, peixes, ovos, camarão, legumes, etc. N..."Aves, peixes, ovos, camarão, legumes, etc. Nós comemos só poucas espécies de mamífero, e que excluir essas da dieta tem um impacto muito pequeno."<br /><br />Ao te alimentares de outras espécies estás a provocar desequilíbrios noutros ecosistemas. Parece-me aceitável a não alimentação de espécies com um sistemas nervosos e percepção do mundo próximos da nossa espécie. Mas comparando o impacto da captura de peixe com o da criação de mamíferos... venha o diabo e escolha.NDhttps://www.blogger.com/profile/03821742404940808116noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-62729124632199261372011-10-16T08:31:01.181+01:002011-10-16T08:31:01.181+01:00Sofrologista,
«Como é que a "conjugação de f...Sofrologista,<br /><br /><i>«Como é que a "conjugação de factos objectivos e valores subjectivos" torna algo éticamente aceitável (para utilizar a tua tradução do termo "legítimo") ou éticamente inaceitável?»</i><br /><br />O problema que queremos resolver com a ética é a avaliação subjectiva de que devemos ter consideração pela subjectividade dos outros, e que não é só a nossa que conta. A conjugação deste juízo subjectivo com o facto de os nossos actos terem impacto na subjectividade dos outros resulta em alguns actos serem eticamente legítimos e outros não.<br /><br />Podes agora dizer "mas para mim a ética é função do comprimento de onda da luz que os corpos reflectem e não dessas coisas", mas isso não altera a ética, apenas o significado que tu dás ao conjunto de letras "ética". Eticamente, no sentido corrente do termo, continua a haver actos legítimos e ilegítimos.<br /><br />É claro que o tal agente pode dizer "quero lá saber disso, porque a subjectividade dos outros a mim não me interessa". E, assim, rejeitar a ética como um problema sequer. É precisamente por isso que a ética depende de um fundamento subjectivo. Ao contrário da gravidade, que afecta todos quer queiram quer não, a ética só constrange quem decidir ser constrangido por estas considerações. Aqueles que optarem por não ser agentes éticos terão de ser manipulados com coacção, promessas de paraíso ou ameaças de inferno, se quisermos que se comportem pelo menos com a aparência de serem decentes.Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-16465339389309054922011-10-15T22:05:21.894+01:002011-10-15T22:05:21.894+01:00Se existisse um tipo de espectáculo que consistiss...Se existisse um tipo de espectáculo que consistisse em atrair um animal, como numa arena um coelho ou mesmo num aquário um peixe, para o atrapalhar com movimentos e infligir-lhe dor espetando-lhe repetidamente ferros no dorso para o ver sofrer, esse tipo de espectáculo seria para mim deplorável, anti-ético, condenável e devia ser proibido. Isso não impede que não me faça grande impressão que se abatam animais, como coelhos ou peixes, para a minha alimentação. O abate deverá evitar o sofrimento, mas o fundamental é não fazer da morte um espectáculo.Freire de Andradehttps://www.blogger.com/profile/13185753087994821408noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-80211354224888500962011-10-15T12:28:56.379+01:002011-10-15T12:28:56.379+01:00Ludwig
Dizes:
"Não. Continuas com a mesma c...Ludwig<br /><br />Dizes:<br /><br />"Não. Continuas com a mesma confusão. "Legítimo" não é atributo dos objectos enquanto tal."<br /><br />Eu não perguntei se legítimo era um atributo dos objectos. Apenas te perguntei se os dois comportamentos eram igualmente legítimos.<br /><br />Dizes:<br /><br />"É uma classificação subjectiva. Se por legítimo queres dizer eticamente aceitável, e sendo a ética o fruto dessa conjugação de factos objectivos (alguns actos têm impacto na subjectividade dos outros) e valores subjectivos (é importante considerar a subjectividade dos outros tal como consideramos a nossa), então esse teu agente não estaria a agir de forma legítima."<br /><br />Porque é qu esse agente não estaria a agir de forma legítima?<br /><br />Como é que a "conjugação de factos objectivos e valores subjectivos" torna algo éticamente aceitável (para utilizar a tua tradução do termo "legítimo") ou éticamente inaceitável?fechttps://www.blogger.com/profile/05271958924563713953noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-42097167199812523882011-10-15T09:25:09.840+01:002011-10-15T09:25:09.840+01:00Sofrologista,
«Podemos supor a partir do que dise...Sofrologista,<br /><br /><i>«Podemos supor a partir do que diseeste que é igualmente legítimo o comportamento desse alguém cujo único objectivo na vida é inflingir sofrimento aos outros e o teu comportamento que visa ter um impacto positivo nos outros?»</i><br /><br />Não. Continuas com a mesma confusão. "Legítimo" não é atributo dos objectos enquanto tal. É uma classificação subjectiva. Se por legítimo queres dizer eticamente aceitável, e sendo a ética o fruto dessa conjugação de factos objectivos (alguns actos têm impacto na subjectividade dos outros) e valores subjectivos (é importante considerar a subjectividade dos outros tal como consideramos a nossa), então esse teu agente não estaria a agir de forma legítima.Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-41162956186410068082011-10-15T09:22:01.235+01:002011-10-15T09:22:01.235+01:00Nuno Dias,
Aves, peixes, ovos, camarão, legumes, ...Nuno Dias,<br /><br />Aves, peixes, ovos, camarão, legumes, etc. Nós comemos só poucas espécies de mamífero, e que excluir essas da dieta tem um impacto muito pequeno.Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-31227191430710742572011-10-15T08:47:29.878+01:002011-10-15T08:47:29.878+01:00Nuno Dias, estás ciente que há muita gente neste m...Nuno Dias, estás ciente que há muita gente neste mundo fora que vive sem carne de mamíferos, mesmo sem carne de aves, de moluscos ou peixe?<br /><br /><br />São uns bichos esquisitos chamados "vegetarianos". Também tens os, ainda mais esquisitos, "vegan" que não se alimentam de nada de origem animal.<br /><br />Pela conversa dele, o Ludwig ainda inclui aves e peixes na sua dieta.ardoRichttps://www.blogger.com/profile/11034320697611212733noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-78843508196428376262011-10-15T00:09:01.647+01:002011-10-15T00:09:01.647+01:00"Por isto, dada a forma como são criados e ab..."Por isto, dada a forma como são criados e abatidos, evito comprar carne de mamíferos."<br />o que usas como alternativa?NDhttps://www.blogger.com/profile/03821742404940808116noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-49823515197231144482011-10-14T15:56:29.873+01:002011-10-14T15:56:29.873+01:00Este comentário foi removido pelo autor.dnlopeshttps://www.blogger.com/profile/00355001450551088884noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-52214772438651334372011-10-14T08:43:15.636+01:002011-10-14T08:43:15.636+01:00Mas se partirmos uma pata a um insecto (ele tem 6 ...Mas se partirmos uma pata a um insecto (ele tem 6 e funciona optimamente com 4 excepto se for um gafanho e evita usar a pata se for um sapinho que não está muito longe dum insecto)ele continua a tentar usá-la como se estivesse boa, actos reflexos não significam ausência de inteligência<br /><br />actos reflexos de um tubarão e um peixe que consegue largar o anzol é capaz de o morder novamente logo a seguir,<br />não sugerem uma grande diferença na capacidade de sentir dor...<br /><br />mas tá perdoado ó mighty mouse krippahl cê é comput obtusus<br /><br /> ou o que quer que seja(esta então uma perla)<br /><br /> <br /><br />Por isto, dada a forma como são criados e abatidos, evito comprar carne de mamíferos. E também polvo, que tem um cérebro muito diferente do nosso, tendo evoluído independentemente, mas que parece ser inteligente demais para não sentir.<br /><br />atum é naturalmente estúpido como galinha logo comer<br /><br />Platão e Burn Away bastante palermas também logo é ético eutanizar<br /><br />eu te thanatos krippahl<br /><br />tiburón animal sensível que evita trincar chinoca<br />menos de 3 chinoca trincado por ano e só por curiosidade<br />(receptores sensoriais abundantes na boca)<br /><br />a forma de receber informação varia<br /><br />logo um cérebro do tamanho de meia-noz de um psitacídio consegue formar frases e com devido tempo saber utilizá-las e com 3 ou 4 anos<br /><br />ganha a uma cria de krippahl com 50% mais de idade<br /><br />pecebeu?<br /><br />nã?<br /><br />faz mal nã.....باز راس الوهابية وفتواه في جواز الصمعولة اليهود. اار الازعيم-O FLUVIÁRIO NO DESERTOhttps://www.blogger.com/profile/14618534495357405450noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-82733758539192527722011-10-14T08:27:18.212+01:002011-10-14T08:27:18.212+01:00e se nem kant lia kant
nem kantor lia kantor
Pla...e se nem kant lia kant<br /><br />nem kantor lia kantor<br /><br />Platão disse...estou vivo...e desentendi-me com sócrates <br />Concordo em grande medida com a sua tese (ão?).<br /> A argumentação é irrepreensível.é? onde é quarranjam estes gaijus <br /><br />Mostrar a diferença entre ética e moral nunca é demais, porque a noção de que tudo é relativo (a moral é cultural assi como a ética, esta gentinha nunca teve uma antropologia pelo caminho...ou vá lá uma etnologia comparativa?<br /><br /><br />está muito instalada no senso comum, assim como a arrogância, e a ignorância (aquela que Sócrates combatia)também então não é que este blog é um iman de ignorantes<br /><br />Platoon (us Bravus Touros du) dixit:só sei que nada sei (mas sei que num sou in gnu rant (gnu rant you see the pun? no? Gregos de merda)<br />nem arrow Gant (gant fica no Brabante? ô é Pays bas?<br />mi sucorra Plutão...<br /><br />Te salva krippahl muda de companhia (dos lobos y dos loucos) quisso passaباز راس الوهابية وفتواه في جواز الصمعولة اليهود. اار الازعيم-O FLUVIÁRIO NO DESERTOhttps://www.blogger.com/profile/14618534495357405450noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-79165170751536278482011-10-14T08:18:59.522+01:002011-10-14T08:18:59.522+01:00Cookie value is null for FormRestoration
tá frac...Cookie value is null for FormRestoration <br /><br />tá fraco...power of senhor<br /><br />Burn Away num come polvo símbolo mafioso <br />Tabu alimentar do clã contra o seu protector la Piovraباز راس الوهابية وفتواه في جواز الصمعولة اليهود. اار الازعيم-O FLUVIÁRIO NO DESERTOhttps://www.blogger.com/profile/14618534495357405450noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-70919799059774056992011-10-14T06:37:39.656+01:002011-10-14T06:37:39.656+01:00Ludwig
Podemos supor a partir do que diseeste que...Ludwig<br /><br />Podemos supor a partir do que diseeste que é igualmente legítimo o comportamento desse alguém cujo único objectivo na vida é inflingir sofrimento aos outros e o teu comportamento que visa ter um impacto positivo nos outros?fechttps://www.blogger.com/profile/05271958924563713953noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-14948208737041571822011-10-14T01:58:32.055+01:002011-10-14T01:58:32.055+01:00Concordo em grande medida com a sua tese. A argume...Concordo em grande medida com a sua tese. A argumentação é irrepreensível. Mostrar a diferença entre ética e moral nunca é demais, porque a noção de que tudo é relativo está muito instalada no senso comum, assim como a arrogância, e a ignorância (aquela que Sócrates combatia)também. E quem é que leu Kant? Tendo-o assimilado, ainda por cima? E, digamos, actualizado, já que também os animais constituem um fim em si mesmo.Platãohttps://www.blogger.com/profile/10792562327039775162noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-16220372240993431782011-10-13T23:56:52.146+01:002011-10-13T23:56:52.146+01:00Olha! Outra pessoa que não come polvo pelas mesmas...Olha! Outra pessoa que não come polvo pelas mesmas razões que eu...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-30870297209345344102011-10-13T22:47:37.397+01:002011-10-13T22:47:37.397+01:00«Será que os estes comportamentos negativos desta ...<i>«Será que os estes comportamentos negativos desta pessoa são objectivamente condenáveis?»</i><br /><br />Não. Como já disse aqui muitas vezes, a ética não pode ser uma coisa objectiva (i.e. dos objectos). Só um sujeito é que pode sentir (e sentir é sempre subjectivo) o constrangimento imposto à sua liberdade pela compreensão de que causa sofrimento aos outros. E sem isso não pode haver ética. Quem procura um fundamento objectivo para a ética só demonstra que não compreendeu o sentido do termo.<br /><br />É claro que, uma vez percebida a necessidade desse fundamento subjectivo, podemos então discutir o que causa mais ou menos sofrimento (e a responsabilidade pelo sofrimento, e o valor da liberdade de escolher, etc, não é apenas o sofrimento que conta), e essa discussão pode ser mais objectiva. Mas se um indivíduo achar que é eticamente correcto torturar toda a gente é porque esse indivíduo não sente problema em agir dessa forma e não pode compreender o que é a ética.Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-89161386014135805832011-10-13T21:09:14.925+01:002011-10-13T21:09:14.925+01:00Ludwig
Segundo compreendi do teu texto, o teu &qu...Ludwig<br /><br />Segundo compreendi do teu texto, o teu "fundamento ético" para os comportamentos que consideras dever ter deve ser a responsabilidade pelo impacto das tuas escolhas na subjectividade dos outros (suponho que com esta frase queiras dizer que deves ter comportamentos que tenham um impacto positivo na subjectividade dos outros e evitares comportamentos que tenham um impacto negativo nos outros).<br /><br />Acho um excelente objectivo e não tenho dúvidas em o subscrever.<br /><br />Imaginemos agora que outra pessoa assume um objectivo oposto. Para essa pessoa, o seu comportamento só é éticamente correcto, por exemplo, se infligir o máximo sofrimento aos outros, e na medida do possível tenta que os seus comportamentos correspondam a esse "fundamento ético".<br /><br />Será que os estes comportamentos negativos desta pessoa são objectivamente condenáveis? Ou a condenação destes comportamentos é apenas a opinião de quem não os partilha?fechttps://www.blogger.com/profile/05271958924563713953noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-1767595148434986242011-10-13T21:07:47.014+01:002011-10-13T21:07:47.014+01:00Este comentário foi removido pelo autor.fechttps://www.blogger.com/profile/05271958924563713953noreply@blogger.com