tag:blogger.com,1999:blog-29251019.post4144645533934959425..comments2024-03-23T14:41:42.801+00:00Comments on Que Treta!: Evolução: Imprinting.Ludwig Krippahlhttp://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comBlogger107125tag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-15459145897195438792008-06-19T02:53:00.000+01:002008-06-19T02:53:00.000+01:00Num algoritmo genético usa-se a geração de valores...<I>Num algoritmo genético usa-se a geração de valores pseudo-aleatórios ou aleatórios para as mutações.</I><BR/><BR/><BR/>Ora falando em predeterminado, é mesmo possível que o universo esteja tão maravilhosamente bem engendrado que, afinal, até seja demonstrável e aceitável que a simples interacção aleatória entre as partículas e mais as famosas mutações aleatórias possam sempre conduzir ao resultado final cá da vida no paraíso terreal... conclusão sensacional! :)<BR/><BR/>Deveras, de certa forma creio que é algo assim que se conclui do "princípio antrópico" e todas essas simulações fantásticas das mais puras matemáticas.<BR/><BR/>Ou seja, basta conhecer as leis e do nada se chega aos impérios e aos reis!<BR/><BR/>Humm... melhor ainda, as princesas e suas mortais belezas... ;)<BR/><BR/>Still... qual é a substância do universo, o seu anverso e reverso?!<BR/><BR/>Isso ainda não sabemos...<BR/><BR/>Rui leprechaun<BR/><BR/>(...bichos mortais e pequenos! :))<BR/><BR/><BR/><I>From the beginning until the ending of time,<BR/>there is love between Thee and me;<BR/>and how shall such love be extinguished?<BR/>Kabir says: "As the river enters into the ocean,<BR/>so my heart touches Thee."</I>Rui leprechaunhttps://www.blogger.com/profile/09656865034470286491noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-2088973030693621822008-06-18T17:35:00.000+01:002008-06-18T17:35:00.000+01:00«O que é uma verdade -- no sentido de uma hipótese...«O que é uma verdade -- no sentido de uma hipótese que corresponde à realidade -- que não é científica? O que é um acontecimento que ocorreu de facto mas qu enão é histórico?»<BR/><BR/>São ambos exemplos de questões de disciplina/obediência. Acreditar sem provas é mostrar que se obedece. E é isso que é importante.Ricardo Alveshttps://www.blogger.com/profile/03801903003049105480noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-22130535880351313762008-06-18T16:50:00.000+01:002008-06-18T16:50:00.000+01:00Ludwig:Sobre esse assunto, lê o que escrevi à Cris...Ludwig:<BR/><BR/>Sobre esse assunto, lê o que escrevi à Cristy.João Vascohttps://www.blogger.com/profile/14810948198773329192noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-5575315575384692262008-06-18T16:28:00.000+01:002008-06-18T16:28:00.000+01:00João Vasco,«Apontares uma contradição entre duas c...João Vasco,<BR/><BR/><I>«Apontares uma contradição entre duas crenças corresponde a refutar uma delas.»</I><BR/><BR/>É um detalhe semântico mas é importante neste caso. A contradição entre duas crenças refuta uma das hipóteses em que se acredita. Não refuta a crença porque a crença não é uma proposição, é uma disposição ou estado mental.<BR/><BR/>Ou seja, eu digo que acredito em A e ~A, tu dizes que uma delas tem que ser fasa, e eu digo que se lixe, acredito à mesma.<BR/><BR/>A questão agora é: quanto estás tu disposto a sacrificar do teu esforço profissional na esperança de me convencer a mudar de ideias? Provavelmente pouco, senão despedem-te :)Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-11474695863434496422008-06-18T15:24:00.000+01:002008-06-18T15:24:00.000+01:00Acho piada à legenda: "Computer programmed to prod...Acho piada à legenda: "Computer programmed to produced PREDETERMINED result". A ideia é que o programador está a usar uma máquina que só dá resultados pré-determinados. Talvez não se convenção com os algoritmos pseudo-aleatórios, e o comum dos mortais não usa computadores quânticos.<BR/><BR/>Mas estou a usar Linux, que tem um ficheiro interessante a esse respeito: /dev/random. Objectivo (Wikipedia): «The intent is to serve as a true random number generator, delivering real entropy for the most random data possible.»<BR/><BR/>Na linha-de-comandos faço: "cat /dev/random", e vou mexendo o rato. Recebo isso: (...) «� �Oqy �ϴ�� O�8T%������� #' *�T!WI彿 ^:*jj!;���Ӟ �{e���;��1��D ��V�/z�]�|zQ��� �Oqy �ϴ�� O�8T%������� #' *�T!WI彿 ^:*jj!;���Ӟ �{e���;��1��D ��V�/z�]�|zQ��%%» (...)<BR/><BR/>Num algoritmo genético usa-se a geração de valores pseudo-aleatórios ou aleatórios para as mutações. Por isso o programador não faz as coisas para ter resultados had oc.Pedro Amaral Coutohttps://www.blogger.com/profile/06944792351545499684noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-48633785617312596812008-06-18T15:05:00.000+01:002008-06-18T15:05:00.000+01:00João VascoSinceramente, não ligo. Foi só um aparte...João Vasco<BR/><BR/>Sinceramente, não ligo. Foi só um aparte en passant... ;-)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-9517186321354372302008-06-18T14:47:00.000+01:002008-06-18T14:47:00.000+01:00Pedro Amaral Couto:Ah!Ah!Ah!O programador até lemb...Pedro Amaral Couto:<BR/><BR/>Ah!Ah!Ah!<BR/>O programador até lembra o Dawkins :)<BR/><BR/><BR/>António Parente:<BR/><BR/>Ainda bem que recebeu esses emails :)João Vascohttps://www.blogger.com/profile/14810948198773329192noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-49584404345981579752008-06-18T14:37:00.000+01:002008-06-18T14:37:00.000+01:00Há algum tempo que não lia os artigos no Answers i...Há algum tempo que não lia os artigos no Answers in Genesis, mas felizmente o Perspectiva fez-me voltá-los a lê-los. Explicam a razão de há alguns meses ter deixado de ouvir falar menos em "micro-evolução" e mais em "nova informação genética". Lá diz para agora evitarem o uso do termo "micro-evolução" e focarem na informação.<BR/><BR/>Os criacionistas evoluem gradualmente e extiguem as ideias anteriores gradualmente.<BR/><BR/>Ludwig, acho que se voltares a falar do criacionismo devias dedicar-te mais à "informação genética", que este é o cerne da questão. Se precisares de motivação, olha para esse cartoon encontrado no Answers in Genesis: <A HREF="http://www.answersingenesis.org/assets/images/articles/ee/v2/life-by-chance.jpg" REL="nofollow">Life By Chance</A>.Pedro Amaral Coutohttps://www.blogger.com/profile/06944792351545499684noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-51147225128649360822008-06-18T14:34:00.000+01:002008-06-18T14:34:00.000+01:00João VascoNão se esqueça que para além de nós dois...João Vasco<BR/><BR/>Não se esqueça que para além de nós dois e de mais uns quantos comentadores residentes há uma vasta audiência que não se pronuncia publicamente. Mas já recebi alguns e-mails encorajadores e elogiosos... ;-)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-4729361254955876642008-06-18T14:16:00.000+01:002008-06-18T14:16:00.000+01:00Cristy:«A explicação da diferença entre homens e m...Cristy:<BR/>«A explicação da diferença entre homens e mulheres é deliciosa. Finalmente compreendi tudo»<BR/>Vês? Se não fossem aqueles desenhos podias não ter compreendido tudo. LOLPedro Amaral Coutohttps://www.blogger.com/profile/06944792351545499684noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-44756279856479711302008-06-18T14:12:00.000+01:002008-06-18T14:12:00.000+01:00António Parente e João Vasco,esse tipo de analogia...António Parente e João Vasco,<BR/>esse tipo de analogias parecem tão óbvias que não é preciso um ateu para se lembrar delas. O caso do Pai Natal é flagrante. Tinha mencionado um programa que dava na RTP chamado "Querido Pai Natal". Uns textos que transcrevi do programa:<BR/>«adultos não acreditam que o Pai Natal existe» mas «se não existisse, o mundo seria mais triste»<BR/>«Quem não acredita põe o dedo no ar? E quem sou eu? (O PAI NATAL!) E como faz o Pai Natal? (OH! OH!) E como faz o Pai Natal? OH!OH!OH! E o Pai Natal não existe?!»<BR/><BR/>Há ainda um filme chamado "Miracle on 34th" que usa o Pai Natal para justificar a fé (ou vice-versa): (Wikipedia) «The film also added a subtext <B>concerning religious faith</B>. This is demonstrated in the climax of this version, where Judge Harper rules in favor of Kris after Susan presents him with a Christmas card containing a one-dollar bill with the words <B>"In God We Trust"</B> circled and he declares that if the United States government can issue its currency bearing a <B>declaration of trust in God on faith alone</B>, <B>then he can rule that Santa Claus exists</B> in the man of Kris Kringle.»<BR/>No trailer do filme é dito (infelizmente foi removido do YouTube): «Eles dizem que ver é acreditar, mas a verdade é que o mundo une-se pelo que não se pode ver»<BR/><BR/>Pelo menos ele tem um correio: <A HREF="http://www.officialsantamail.com/" REL="nofollow">www.officialsantamail.com</A>.<BR/>E maneiras de provar que o Pai Natal existe: <A HREF="http://www.wikihow.com/Get-Evidence-of-Santa-Claus" REL="nofollow">www.wikihow.com/Get-Evidence-of-Santa-Claus</A><BR/><BR/>Até eu, quando era criança, pensava que o Pai Natal era o pai do menino Jesus. LOLPedro Amaral Coutohttps://www.blogger.com/profile/06944792351545499684noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-86746063528304906052008-06-18T13:59:00.000+01:002008-06-18T13:59:00.000+01:00Pedro Amaral Couto,até tenho a certeza que essa ge...Pedro Amaral Couto,<BR/>até tenho a certeza que essa gente não lê os livros que mencionáste. E sim, concordo que a única forma de arrancar o mal pela raíz é educar correctamente as crianças. Mas não será nunca fácil lutar contra os inúmeros interesses estabelecidos.<BR/>Cristy<BR/>P.S. A explicação da diferença entre homens e mulheres é deliciosa. Finalmente compreendi tudo :-)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-73339220771420707052008-06-18T13:48:00.000+01:002008-06-18T13:48:00.000+01:00João Vasco,de acordo em todos os pontos. Com uma p...João Vasco,<BR/>de acordo em todos os pontos. Com uma pequena ressalva: não exijas demais aos cientistas e académicos, é gente tão falível como o resto. <BR/>Tenho uma muito boa amiga que, enquanto cursava biologia, fazia mapas astrais para os amigos. E acreditava piamente naquilo. Entetanto passou-lhe completamente, por sorte, mas nem todos dão esse passo.<BR/>No que concordo absoutamente é na obrigação de qualquer investigador de não deixar crenças e crendices pessoais influenciarem o seu trabalho. É por isso que considero a teologia uma anedota. Num mundo ideal, isso devia aplciar-se a todas as profissões e actividades. Mas essa é outra luta. <BR/>CristyAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-6435513054754110172008-06-18T13:43:00.000+01:002008-06-18T13:43:00.000+01:00Cristy:«Pedro Amaral Couto devem ter vocação para ...Cristy:<BR/>«Pedro Amaral Couto devem ter vocação para santo, para aturarem tanta asneirada»<BR/>Isso é o que num fórum brasileiro dizem de mim, e o que o meu pai disse quando fiquei mais de meia hora a atender as tais Testemunhas de Jeová. Mas assim vou ficando a saber algumas coisas.<BR/><BR/>Tive conhecimento do tal arqueólogo israelta por um programa do Canal Odisseia chamado "A Bíblia a Descoberto". No Discovery Channel dava "Por detrás das Escrituras", e tive o trabalho de escrever notas sobre o conteúdo do programa em cadernos. Achas que essa gente anda a ver esses programas, ou que andam a ler livros sobre Física, Matemática, Biologia, etc. ? Defendo que se faça como os livros que lia quando era criança: com ilustrações, com base na teoria de Gestalt. Grande parte da informação está nas imagens (as pessoas têm maior facilidade a assimilar o todo do que as partes que constituem). <BR/>Vejam lá esses cartoons no YouTube: <A HREF="http://youtube.com/watch?v=CUhyd9vG2cE" REL="nofollow">1</A>, <A HREF="http://youtube.com/watch?v=ervaWt03Z3w" REL="nofollow">2</A>, <BR/><A HREF="http://youtube.com/watch?v=gpXzo-0_JXI" REL="nofollow">3</A> ... esta apresentação é curiosa: <A HREF="http://youtube.com/watch?v=v5KmIXZM-V8" REL="nofollow">4</A>.<BR/>O efeito não seria o mesmo se fosse só texto ou falatório.<BR/><BR/>Tinha feito umas imagens que TJs não gostaram muito: <A HREF="http://amadeo.blog.com/repository/698143/1890292.gif" REL="nofollow">1</A>, <BR/> <A HREF="http://amadeo.blog.com/repository/698143/1890290.gif" REL="nofollow">2</A>. Algumas ilustram textos da sua literatura, como esta: <A HREF="http://amadeo.blog.com/repository/698143/1890286.gif" REL="nofollow">1</A>, <A HREF="http://amadeo.blog.com/repository/698143/1890273.gif" REL="nofollow">2</A>, <A HREF="http://amadeo.blog.com/repository/698143/1890288.gif" REL="nofollow">3</A>.<BR/>«A <B>submissão humilde das outras ovelhas aos membros ungidos</B> do Israel espiritual foi predita na profecia de Isaías: "Assim disse Jeová: 'Os próprios labutadores não remunerados do Egito, e os mercadores da Etiópia, e os sabeus, homens altos, virão a ti e se tornarão teus. Andarão atrás de ti; <B>virão em grilhões e se curvarão diante de ti</B>. Orarão a ti, dizendo: "Deveras, Deus está em união contigo, e não há outro Deus."'" (Isaías 45:14) De modo simbólico, <B>as outras ovelhas hoje andam atrás da classe ungida do escravo e de seu Corpo Governante, seguindo sua liderança</B>.»<BR/>« As crianças não são apenas humildes; elas se deixam ensinar. "<B>Elas absorvem informações como se fossem esponjas</B>", diz certa mãe.» (...) «Assim, para herdar o Reino de Deus, <B>precisamos absorver a mensagem do Reino e obedecer a ela</B>. (1 Tessalonicenses»<BR/><BR/>Mas com as ilustrações só facilita a ideia a ser transmitida. A arte antiga pode reforçá-las: <A HREF="http://fayfreethinkers.com/images/flatearthcontroversy.jpg" REL="nofollow">1</A>, <A HREF="http://www.biblical-art.com/artwork.asp?id_artwork=23245&showmode=Full" REL="nofollow">2</A>, <A HREF="http://www.biblical-art.com/artwork.asp?id_artwork=23365&showmode=Full" REL="nofollow">3</A>,<A HREF="http://www.biblical-art.com/artwork.asp?id_artwork=6&showmode=Full" REL="nofollow">4</A>, <A HREF="http://bp1.blogger.com/_zMaaaQYdL6c/R0x5zgDx9aI/AAAAAAAAATM/lupPBYnmhus/s1600-h/map_babylon.JPG" REL="nofollow">5</A>, <A HREF="http://imaginarymuseum.org/MHV/PZImhv/HistCartoV1.0169.08.jpg" REL="nofollow">6</A>, <A HREF="http://khalas.files.wordpress.com/2007/03/homerearth.jpg" REL="nofollow">7</A>.Pedro Amaral Coutohttps://www.blogger.com/profile/06944792351545499684noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-65926487551389020142008-06-18T13:36:00.000+01:002008-06-18T13:36:00.000+01:00António Parente:«É verdade que nunca lhe dei a res...António Parente:<BR/><BR/>«É verdade que nunca lhe dei a resposta esperada.»<BR/><BR/>Não esperava nenhuma resposta em particular, na verdade.<BR/><BR/>Aquilo que eu comentei foi que o António nunca deu uma resposta válida.<BR/>Ou seja, que respondesse com um argumento que refutasse o meu raciocínio.<BR/>Isto o António nunca foi capaz de fazer. Nem o António, nem ninguém. Por isso, por ser um argumento poderoso que nunca ninguém refutou de forma válida, este argumento deve continuar a ser usado - e bem - por vários ateus em vários meios.João Vascohttps://www.blogger.com/profile/14810948198773329192noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-53759594842320772582008-06-18T13:33:00.000+01:002008-06-18T13:33:00.000+01:00Cristy:Penso que a questão não é tão simples assim...Cristy:<BR/><BR/>Penso que a questão não é tão simples assim.<BR/>Claro que os historiadores não têm toda a responsabilidade por aquilo que as pessoas acreditam, como os cientistas naturais não têm culpa que a astrologia seja tão popular.<BR/><BR/>Mas existe uma diferença na forma como o mundo académico encara a astrologia e a religião, e forma como se posiciona perante estas duas superstições. Mas esta diferença não tem fundamento.<BR/><BR/>E aqui acho que isso está relacionado com a influência social da religião, que é mais abranjente que a influência social dos astrólogos. Nem que mais não seja porque entre os cientistas há mais religiosos (e mesmo sacerdotes) do que afcionados da astrologia (ou mesmo astrólogos). <BR/><BR/>Não quero caír no posmodernismo barato de dizer que a ciência produzida é resultado de factores sociais e culturais, com pouca relação com o universo que nos rodeia. <BR/>Felizmente, à medida que as ciências se desenvolvem esta influência "económico-social" é cada vez menor na produção de conhecimento, até ter uma importância muito mais reduzida, e podermos confiar plenamente nos resultados científicos. <BR/>No entanto, a questão da divulgação não está tão livre destas influências, e isso nota-se. E é aqui que eu estou a apontar o dedo, visto que considero que a divulgação, mesmo que não seja uma obrigação profissional de muitos cientistas, é uma obrigação moral dessa comunidade.João Vascohttps://www.blogger.com/profile/14810948198773329192noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-35490019481405574922008-06-18T13:23:00.000+01:002008-06-18T13:23:00.000+01:00Ludwig:«No entanto é difícil obter consenso nisto ...Ludwig:<BR/><BR/>«No entanto é difícil obter consenso nisto porque a compartimentalização é muito cómoda para muita gente, incluindo cientistas»<BR/><BR/>Acho que estás a tocar no ponto.<BR/><BR/><BR/><BR/>«Mas nota que isto já não é acerca da refutação da crença mas acerca da contradição de crenças, e nada impede que alguém tenha crenças contraditórias.»<BR/><BR/>Apontares uma contradição entre duas crenças corresponde a refutar uma delas.<BR/>Claro que ninguém é impedido de ter crenças contraditórias, pela mesma precisa razão que ninguém é impedido de ter uma crença que foi refutada. E a Chewbacca defense pode dar bastante jeito para ambos estes objectivos.João Vascohttps://www.blogger.com/profile/14810948198773329192noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-71011950255655111722008-06-18T13:19:00.000+01:002008-06-18T13:19:00.000+01:00Abobrinha:Podes dar as desculpas que quiseres, mas...Abobrinha:<BR/><BR/>Podes dar as desculpas que quiseres, mas eu sei que és ateia, e até fazes parte da minha conspiração com o Ludwig, mesmo que não o saibas. Não tentes fugir ao teu destino.João Vascohttps://www.blogger.com/profile/14810948198773329192noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-34577384799995738172008-06-18T12:56:00.000+01:002008-06-18T12:56:00.000+01:00João Vasco,o áparte sobre a diferenciação entre ci...João Vasco,<BR/><BR/>o áparte sobre a diferenciação entre ciências naturais e humanas não era para ti. Peço desculpa se não fui clara.<BR/><BR/>Mas se vires os diparates que o Leperchaun escreveu sobre o Holocausto, talvez compreendas porque digo que é injusto responsabilizar os cientistas, sejam eles de que disciplina forem, das asneiras em que as pessoas querem acreditar.<BR/>E o exemplo da argumentação idiota para defender crenças é-nos dado logo a seguir pelo nosso amigo AP (que deve ser aspirante a advogado). É por isso que eu digo sempre que tu, o Ludi, e agora também o Pedro Amaral Couto devem ter vocação para santo, para aturarem tanta asneirada. <BR/>Com o que continuo a não concordar, por ser a minha experiência, é que haja alguma relutância por parte dos historiadores que levam o seu trabalho sério em declarar como a-históricas coisas como a ressureição, etc. Por sorte, a igreja católica tabém já não tem uma influência tão directa nas instituições que não lhe pertencem, que possa dificultar a carreira a um historiador só porque ele diz que a ressureição não é um facto histórico. E - se estou bem informada - os protestantes não acreditam em milagres.<BR/>CristyAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-14701563232798824972008-06-18T12:35:00.000+01:002008-06-18T12:35:00.000+01:00Caro Leperchaun, tu estás tão redondamente enganad...Caro Leperchaun, <BR/>tu estás tão redondamente enganado com absolutamente tudo que escreves sobre o Holocausto, que, sinceramente, nem sei por onde começar.<BR/>Mas, volvidos 60 anos sobre um dos temas mais bem estudados da História europeia, não deixas de ser um exemplo clamoroso para o pouco que importam os factos quando há uma agenda pessoal ou política a seguir.<BR/>Estás igualmente enganadíssimo a respeito daquilo que o teu posto provocaria na Alemanha e a na Áustria. Quando tiver tempo, envio-te a legislação completa e no original, para não haver enganos.<BR/>CristyAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-26254903292114088962008-06-18T12:34:00.000+01:002008-06-18T12:34:00.000+01:00Ah, e Ludwig. Já conhecia essa citação ;-)Ah, e Ludwig. Já conhecia essa citação ;-)Pedro Amaral Coutohttps://www.blogger.com/profile/06944792351545499684noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-73210474357363264402008-06-18T12:32:00.000+01:002008-06-18T12:32:00.000+01:00Ludwig,Alfredo Dinis é Filósofo e Teólogo, daí per...Ludwig,<BR/>Alfredo Dinis é Filósofo e Teólogo, daí perguntava (retoricamente) o que ele quer dizer quando diz que não é agnóstico.<BR/><BR/>Sou agnóstico no sentido que Russel dava, e também não acredito que exista algum Deus (ateu). Mas os crentes que dizem que "ateu" e "agnóstico" não é a mesma coisa e dizem que não são agnósticos parecem ter a ideia que os ateus são arrogantes por não acreditarem no seu Deus (uma arrogância do lado oposto da barricada...). Uma Testemunha de Jeová veio apresentar "testemunho" à minha porta e quando disse-lhe que sou ateu (para ver o que dava), ele não perdeu a chance de chamar-me arrogante quando apresentava a minha opinião.<BR/><BR/>Mencionei Russel e Sagan porque são considerados como tendo sido ateus. Já alguém chamou Dawkins de agnóstico. Numa apresentação ele dizia que seria anti-científico dizer que se tem certeza absoluta que não existe um Deus, e que ele não tem essa certeza absoluta. Como comentário ao vídeo com essa apresentação, um crente comentou (parafraseando): "I don't believe there's a God... I KNOW THERE'S A GOD!!!".<BR/>Parece-me que a ideia é essa: "Nós dizemos que sabemos, e se alguém não concorda, então que fique calado". Parece que a distinção entre agnóstico e ateu - para o senso comum - é que o segundo é activo e primeiro é activo. Mas existem os "pussy atheists"...Pedro Amaral Coutohttps://www.blogger.com/profile/06944792351545499684noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-26304193186336610612008-06-18T12:17:00.000+01:002008-06-18T12:17:00.000+01:00AbobrinhaRespondo como responderia Lénine: Que faz...Abobrinha<BR/><BR/>Respondo como responderia Lénine: Que fazer?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-64750201543521574782008-06-18T12:09:00.000+01:002008-06-18T12:09:00.000+01:00LudwigNão estudei B e C para me poder pronunciar s...Ludwig<BR/><BR/>Não estudei B e C para me poder pronunciar sobre essas questões. Nem me interessam. Estou satisfeito com o que tenho. Provavelmente o Ludwig teve o tempo e a paciência suficientes para estudar tudo isso e retirar as devidas ilacções.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-881731014707706382008-06-18T12:04:00.000+01:002008-06-18T12:04:00.000+01:00Pedro Amaral Couto,Russel considerava-se agnóstico...Pedro Amaral Couto,<BR/><BR/>Russel considerava-se agnóstico apenas no sentido estrito filosófico de não haver uma prova definitiva para a existência ou inexistência de Deus. Mas esse sentido é aquele que força todos a ser também agnósticos em relação ao bule em órbita do Sol, às fadas e sereias, ao Pai Natal, etc.<BR/><BR/><I>«As a philosopher, if I were speaking to a purely philosophic audience I should say that I ought to describe myself as an Agnostic, because I do not think that there is a conclusive argument by which one prove that there is not a God.<BR/><BR/>On the other hand, if I am to convey the right impression to the ordinary man in the street I think I ought to say that I am an Atheist, because when I say that I cannot prove that there is not a God, I ought to add equally that I cannot prove that there are not the Homeric gods.»</I><BR/><BR/>Mais <A HREF="http://www.positiveatheism.org/hist/russell8.htm" REL="nofollow">aqui</A>Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.com