tag:blogger.com,1999:blog-29251019.post2684182296704481868..comments2024-03-23T14:41:42.801+00:00Comments on Que Treta!: Copyright, direitos de autor, incentivos e mercado.Ludwig Krippahlhttp://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comBlogger45125tag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-85019849709702876722007-08-07T12:54:00.000+01:002007-08-07T12:54:00.000+01:00este blog é fantastico e concordo plenamente conti...este blog é fantastico e concordo plenamente contigo .Vou citar este post em particular no meu blogCarloshttps://www.blogger.com/profile/05518429054020122917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-66380569885189314062007-07-23T01:36:00.000+01:002007-07-23T01:36:00.000+01:00O futuro é "aberto"<A HREF="http://www.youtube.com/watch?v=7BOCfzkXJOc" REL="nofollow">O futuro é "aberto"</A>Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-88928871876085028892007-07-22T17:41:00.000+01:002007-07-22T17:41:00.000+01:00«É por desconfiar bastante da natureza humana que ...«É por desconfiar bastante da natureza humana que me oponho tanto a conceder monopólios seja a quem for[...]»<BR/><BR/>E aos que copiam...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-15702445670716039912007-07-20T19:25:00.000+01:002007-07-20T19:25:00.000+01:00Ludwig;O ConnectU processou o Facebook por roubo d...Ludwig;<BR/><BR/><A HREF="http://exameinformatica.clix.pt/noticias/internet/215745.html" REL="nofollow">O <I>ConnectU</I> processou o Facebook por roubo de código.</A>Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-34475724658978735102007-07-19T18:52:00.000+01:002007-07-19T18:52:00.000+01:00Ludwig,«[...] números mostram uma quebra de 20% na...Ludwig,<BR/><BR/><I>«[...] números mostram uma quebra de 20% na compra de música [...]»</I> <BR/><BR/> <A HREF="http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/215734.html" REL="nofollow">Walt Disney tenta novos formatos de CD</A>Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-46620196119544611102007-07-19T10:19:00.000+01:002007-07-19T10:19:00.000+01:00Ludwig,Esta não é um argumento em resposta ao teu ...Ludwig,<BR/><BR/>Esta não é um argumento em resposta ao teu comentário, é antes uma constatação de interesses contraditórios, que até apoia melhor os teus argumentos do que os meus, mas, é nesta que eu prefiro bater. :-)<BR/>Em cada CD, o estado arrecada entre 2 a 3 euros pelos CDs normais, 1 na pior das hipoteses pelos saldos, e se for daqueles CDs gravados para serem coleccionados tipo, a actuação de uma qualquer estrela da opera a cantarolar numa gravação rara, estaremos a falar de 10 euros.<BR/>Agora a pergunta retórica que se impõe... Se nem para 5% ele aceitam baixar o IVA, parece-te que algum dia vão acabar com essa receita maravilhosa?<BR/>De todas as vendas de musica e video, o maior interessado, ao contrário do que tens afirmado, não é a editora, que só acumula cerca de 1 a 2 euros de cada cópia, mas, o estado!<BR/>Por isso é que aquela questão dos processos levantados custarem caro ao estado é relativa (não é treta, porque no extremo essas despesas poderão ser superiores às receitas de IVA). É relativa, porque no extremo, quando for mais caro sustentar os processos do que as receitas potenciais, o incentivo é para inverter a lei, e ou o estado despenaliza (qual aborto da cultura), ou, deixa de colaborar na investigação, e aí o problema morre logo.<BR/>Será mau... Neste caso não sei... Porque pelo menos a repressão pode deixar de compensar, e a repressão é a unica parte que acho errada. Não tenho nada contra a ASAE passar multas a bares e discotecas por não terem pago os direitos, mas, andar atrás de pequenos copiadores, clientes finais da pirataria, é que não me parece economicamente equilibrado. No entanto não acho que a gravação ilegal do filme no telemovel seja para consumo final, mas sim, o inicio da cadeia, e aqui sim é para actuar.<BR/>É como descriminalizar o consumo da droga, mas, não a produção e o tráfico, que para mim é a forma razoável de abordar a questão.Antoniohttps://www.blogger.com/profile/05200952941766107760noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-40203230957577683332007-07-19T07:22:00.000+01:002007-07-19T07:22:00.000+01:00António,Se o Miguel é «tu», eu também quero :)«Se ...António,<BR/><BR/>Se o Miguel é «tu», eu também quero :)<BR/><BR/>«Se o copyright acabar, deixa de ser entretenimento pois é o copyright que sustenta a rádio, a MTV o VH1, e todos os sitios onde assumo a musica como entretenimento.»<BR/><BR/>Não me parece. A rádio até tem algumas isenções por divulgar a música (pelo menos tinha nos EUA, mas as discográficas estão a tentar acabar com iss), e o que sustenta a MTV e o rádio é a publicidade. Se não tiverem que pagar o copyright ainda melhor. Isso é como dizer que vai deixar de haver bares e discotecas se a SPA não cobrar direitos...<BR/><BR/>Se fizeres uma festa de bairro podes organizar uma almoçarada ou um concurso de culinária, e todos podem usar as receitas que quiserem. Podes fazer torneios de ping-pong ou futebol. Se for um bairro de geeks podes organizar olimpiadas da matemática ou concursos de programação, ou até experiências científicas. Podes organizar desfiles de moda ou concursos de engenharia, a ver quem constroi a melhor ponte. Todas as ideias nestes campos e muitos outros são livres.<BR/><BR/>Mas não podes cantar sequer o parabéns a você sem pagar copyright. Emparedar este tipo de ideias e restringir o seu uso já não faz sentido. Nunca foi preciso para haver inovação e criatividade, que há a rodos nas outras áreas que não se restringe, e só foi preciso para subsidiar a produção dos suportes. Os discos, a película e os cenários, os livros.<BR/><BR/>Já não precisamos de subsidiar isso, e está na altura de repôr uma situação mais razoável.<BR/><BR/>O copyright não é útil para o rádio, nem para a MTV, nem para o youtube (pelo contrário), nem para a criatividade artística (isso muito menos). Só serve aqueles que vivem do monopólio da cópia.Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-10295192458908325882007-07-19T01:57:00.000+01:002007-07-19T01:57:00.000+01:00Mário,Serás "tu" daqui para a frente. :-)Ludwig,De...Mário,<BR/><BR/>Serás "tu" daqui para a frente. :-)<BR/><BR/>Ludwig,<BR/><BR/>De todas as restrições de copyright que menciona, este ultimo post saiu um pouco ao lado, na questão da participação na cultura. :-)<BR/>Fora do mundo das editoras e distribuidoras existe um mundo de cultura que não precisa delas para sobreviver e se distribuir. A questão é que a musica que eu gosto e compro não é mainstream, e não é por isso que deixo de a comprar, em alguns casos directamente aos artistas, como o ultimo CD que comprei.<BR/>O resto da musica, para mim é entretenimento. Se o copyright acabar, deixa de ser entretenimento pois é o copyright que sustenta a rádio, a MTV o VH1, e todos os sitios onde assumo a musica como entretenimento. O Entretenimento é um negócio, e não há como o contradizer. Eu não compro CDs de musica por entretenimento, mas, sustento outros negócios que vivem disso, e não me parece razoável um artista pagar por um trabalho, e depois o bar ou a discoteca passam musica à borla, mas, enchem os bolsos com entradas e consumos. Se o artista não é pago por isto, está-se a deturpar a realidade, e quem tem o mérito de fazer a musica sai prejudicado em relação a quem a usa com proveito. As editoras como todos os negócios dão lucro, mas, se fosse tão grande assim, como o João Vasco já explicou, rápidamente apareciam concorrentes a levar o seu quinhão. Qualquer acção que gere mais de 2% ou 3% de dividendo sobe logo de preço, ou surgem concorrentes, por isso o accionista recebe menos do que se tem apregoado aqui, e o remanescente é reinvestido, e volta para a música, mesmo que seja a produzir pirosices esporádicas.<BR/>Não sei se valorizo a parte cultural e intelectual da musica mais do que o factor entretenimento, o suficiente para que esteja disposto a abdicar da parte ludica da musica, que é a parte que o copyrigt impõe, apesar dos excessos legislativos que surgem de vez em quando.Antoniohttps://www.blogger.com/profile/05200952941766107760noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-41010163700282989532007-07-19T00:28:00.000+01:002007-07-19T00:28:00.000+01:00Miguel e António,É por desconfiar bastante da natu...Miguel e António,<BR/><BR/>É por desconfiar bastante da natureza humana que me oponho tanto a conceder monopólios seja a quem for, na confiança cega que usem esse poder no meu interesse e dos outros.<BR/><BR/>Mas acho que uma das coisas que nos divide é que vocês vêm a arte como um bem de consumo e não como uma actividade em que todos possam participar. Penso que isso é errado. O sistema presente é como promover o futebol proibindo que se jogue sem licença, ou promover a culinária proibindo que se experimente receitas em casa.<BR/><BR/>É claro que sem o copyright as discográficas perdem um benefício. Mas todos os outros ganham com isso por poder participar na criação de músicas, videos, etc. É o que já acontece no youtube, se bem que estejam sempre a retirar de lá videos por violação do copyright. É o que acontecia com o sampling no hip-hop, com os mix-tapes, e tradicionalmente em muitos estilos de música. O pessoal participava, até que as discográficas acabassem com isso usando a Lei.<BR/><BR/>Não me parece razoável leis que proibam as pessoas de fazer bolachas para que as fábricas de bolachas tenham mais dinheiro para investir em publicidade e nos dizer quais as bolachas de que gostamos mais. É disparate. Esse argumento do António não me parece fazer sentido. É evidente que o que as discográficas investem em publicidade é no interesse dos seus accionistas e não no interesse do público.<BR/><BR/>Eu prefiro menos restrições, mesmo que sobre para mim o árduo trabalho de encontrar a música de que gosto sem a preciosa ajuda da publicidade...Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-16293391979614593252007-07-18T23:36:00.000+01:002007-07-18T23:36:00.000+01:00Ludwig,Desculpa lá, enganei-me no teu nome, no com...Ludwig,<BR/><BR/>Desculpa lá, enganei-me no teu nome, no comentário anterior.<BR/><BR/>Isto deve interessar-te.<BR/><BR/><A HREF="http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/215730.html" REL="nofollow">Tribunal Europeu rejeita identificação de piratas do P2P</A>Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-20470077331385540952007-07-18T23:30:00.000+01:002007-07-18T23:30:00.000+01:00António,Trata-me por tu, por favor:-)De facto conc...António,<BR/><BR/>Trata-me por tu, por favor:-)<BR/><BR/>De facto concordo mais contigo do que com o Ludwig. Embora, no caso do Ludwig, se tudo funcionasse bem (idilicamente), seria o mais justo, revelando que o Ludwing é uma boa pessoa, mas todos sabemos como é a "natureza humana", e nem todos são "Ludwing's", e é esta a variável que o Ludwig não inclui de forma correcta na equação que aqui transmite.<BR/><BR/>E sabemos, também, que as previsões neste campo são muito difíceis.<BR/>Quem pensaria, no fim dos 80's, no P2P e seus impactos?<BR/><BR/>Provavelmente nenhum de nós vai acertar no alvo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-25258941706028849532007-07-18T23:16:00.000+01:002007-07-18T23:16:00.000+01:00Ludwig,Esses processos na Alemanha estão errados, ...Ludwig,<BR/><BR/>Esses processos na Alemanha estão errados, por causa dos meios, e os fins pretendidos, mas, a culpa é do sistema penal. Não me parece que uma denuncia de downloads seja um crime relevante, ou sequer público, pelo que as provas acumuladas não devem ser passadas a nenhuma entidade sem um processo judicial que o justifique. Quem abre o processo paga as custas do mesmo, e se os custos crescem, cobram-se...Antoniohttps://www.blogger.com/profile/05200952941766107760noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-48302247472003699362007-07-18T23:08:00.000+01:002007-07-18T23:08:00.000+01:00Mário,Eu encontro diversos impactos negativos nest...Mário,<BR/><BR/>Eu encontro diversos impactos negativos nesta ideia do Ludwig.<BR/>As editoras gastam fortunas em divulgação de bandas, e nem todas são como os D'ZRT e afins que tanta comichão fazem a quem tem bom gosto. Sem esse marketing, ninguém conheceria dezenas de bandas que actualmente preenchem o nosso espectro musical. Vamos ter mais bandas, mas, com menor disseminação, os critérios de selecção vao desaparecer, e de certeza que vão proliferar bandas mediocres que ocuparão o mesmo espaço que a s boas bandas. Tente no meio de milhares de bandas apanhar uma nova, que valha a pena. Gravações carissimas como as dos Pink Floyd vão deixar de ser viáveis (para mim é um favor que me fazem, mas, não creio que os fãns pensem da mesma maneira). Pode eventualmente acontecer como na moda, que o Ludwig usou como exemplo, que toda a loja de massas vende roupa que não vale nada, e que me vejo aflito para descobrir uma peça que me agrade. A alternativa é aceitar ser "roubado" e pagar fortunas nas lojas de marca. Onde além da moda, se vende algo mais regular.<BR/>Eu acredito que o que se vai passar é como o Mário disse. Depois da euforia inicial, vai-se penar para voltar a encontrar algo de bom no meio do "ruido de fundo".Antoniohttps://www.blogger.com/profile/05200952941766107760noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-59091621606041505232007-07-18T22:58:00.000+01:002007-07-18T22:58:00.000+01:00Miguel,«Então o que dizes é similar à "caça à mult...Miguel,<BR/><BR/>«Então o que dizes é similar à "caça à multa"? Dispêndio de tanta energia para isto? E dará lucro? Custa-me acreditar.»<BR/><BR/>Para empresas cotadas na bolsa, cada «victória» legal destas é um dinheirão que encaixam.<BR/><BR/>Além disso, a 3000-5000 dólares por settlement, com 500-800 processos por mês, faz as contas. Compensa bem. E melhor será quando puserem o FBI a fazer o trabalho por eles às custas do contribuinte.<BR/><BR/>Na Alemanha já se levantou o problema. Cada queixa-crime que as discográficas submetem exige que o promotor público peça ao ISP para identificar o IP <A HREF="http://digitalmusic.weblogsinc.com/2006/11/15/p2p-lawsuits-are-expensive-for-german-taxpayers" REL="nofollow"/> para averiguar. O queixa crime normalmente não avança, mas depois a informação é usada para um processo civil. Entretanto os contribuintes pagam por isso (uns milhares de queixas por mês vai acumulando uma boa maquia, fora o trabalho extra do sistema legal).Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-90958181265518305852007-07-18T20:46:00.000+01:002007-07-18T20:46:00.000+01:00"Não. Isso é a propaganda deles. A verdade é que a..."Não. Isso é a propaganda deles. A verdade é que ao criminalizar estes actos eles passam todos os custos legais para o contribuinte. Basta fazer a queixa e arrecadar indemnizações."<BR/><BR/>Então o que dizes é similar à "caça à multa"? Dispêndio de tanta energia para isto? E dará lucro? Custa-me acreditar.<BR/><BR/>Nota que eu não confundi patentes com copyright, referi protecção de forma genérica.<BR/>E a pergunta mantém-se: será que o levantamento da protecção beneficia só no imediato (borlas para todos); e não estimularia tanto assim a criatividade, como não seria o caso em que a pressão das empresas que querem lucro impulsionam o desenvolvimento?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-10505171176716516702007-07-18T20:19:00.000+01:002007-07-18T20:19:00.000+01:00Miguel,«O facto é que "eles" continuam a investir ...Miguel,<BR/><BR/>«O facto é que "eles" continuam a investir em protecção contra copia e pressionam <BR/>para que se legisle contra a cópia, se o fazem é porque estão a perder.»<BR/><BR/>Não. Isso é a propaganda deles. A verdade é que ao criminalizar estes actos eles passam todos os custos legais para o contribuinte. Basta fazer a queixa e arrecadar indemnizações.<BR/><BR/>E a protecção de cópia faz parte disso. Com leis como o DMCA conseguiram que passasse a ser crime contornar protecções de cópia. Mesmo protecções ridículas como as da maioria dos CDs, que podem ser contornadas carregando no shift quando se fecha o leitor (desactiva o autorun). Mas se fizeres isso e copiares o CD que compraste cometes um crime, apesar de teoricamente teres direito de o fazer.<BR/><BR/>Se um miudo descarrega 30 mil músicas dizem que tiveram 30 mil dólares de prejuízo, mesmo que o míudo nem consiga imaginar 30 mil dólares. Com este choradinho (e muito dinheiro) convençem os legisladores e juízes, e vão abrindo um novo negócio de extorsão por ameaça legal. <BR/><BR/>«Há casos em que é clara a vantagem da protecção (genericamente falando) do investimento.<BR/>No caso da Intel, se eles não tivessem assegurado que a tecnologia deles fosse protegida não teríamos a taxa de evolução que temos hoje, Lei de Moore, e que a todos beneficia.»<BR/><BR/>Sim. As patentes são uma coisa boa quando queremos que se produza muito de algo que custa a produzir. Mas as patentes são o contrário do copyright. O copyright proíbe a disseminação e uso da informação. A patente obriga a pôr toda a informação no domínio público, e apenas regula a sua aplicação para fins comerciais. Além disso não se pode patentear coisas abstractas como algorítmos ou sequências de números (se bem que já se pode patentear software em algums países, outra aberração). E dura 10 vezes menos que o copyright.Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-34303833765888566272007-07-18T19:30:00.000+01:002007-07-18T19:30:00.000+01:00Ludwig,"Falta muito no meu post. É um post, não é ...Ludwig,<BR/><BR/>"Falta muito no meu post. É um post, não é um relatório técnico ou uma dissertação."<BR/><BR/><BR/>O basear em estudos e critérios credíveis, não implica elaborar um grande texto. E um pouco desonesta esta tua análise.<BR/><BR/><BR/>"milhões de pessoas partilham ficheiros e continua a bater-se records de bilheteira,"<BR/><BR/>Verdade. Mas o que ocorreria se não houvesse a pirataria, o P2P, etc...?<BR/>O facto é que "eles" continuam a investir em protecção contra copia e pressionam <BR/>para que se legisle contra a cópia, se o fazem é porque estão a perder.<BR/><BR/>Parece-me que o que falta mesmo é um estudo profundo, e imparcial, sobre este tema.<BR/><BR/>Há casos em que é clara a vantagem da protecção (genericamente falando) do investimento.<BR/>No caso da Intel, se eles não tivessem assegurado que a tecnologia deles fosse protegida não teríamos a taxa de evolução que temos hoje, <A HREF="http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Moore" REL="nofollow">Lei de Moore</A>, e que a todos beneficia.<BR/><BR/>Será que o levantamento da protecção beneficia só no imediato (borlas para todos); e não estimularia tanto assim a criatividade, como não seria o caso em que a pressão das empresas que querem lucro, como o caso da Intel, fazem a coisa andar mais depressa?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-77709966657221242142007-07-18T19:08:00.000+01:002007-07-18T19:08:00.000+01:00a:Os produtores não têm um lucro de 500%. Podem te...a:<BR/><BR/>Os produtores não têm um lucro de 500%. Podem ter em certos filmes, mas em muitos têm prejuízo. O que acontece é que se os lucros em geral fossem tão elevados, mais agentes económicos iriam querer produzir filmes, embaratecendo-os e diminuindo o lucro. <BR/>Por isso é que hoje o cinema é um negócio que dá um lucro (ponderado aos riscos) normal - se desse um lucro acima do normal iriam entrar mais agentes económicos nesse negócio, e se desse menos iriam saír.<BR/><BR/>E chegamos ao ponto chave: se as leis mudarem por forma a que os lucros do cinema diminuam, a conclusão é que muitos investidores vão abandonar esse negócio, investindo noutros mais lucrativos. E a oferta diminuirá por consequência.<BR/><BR/>Passa-se a investir mais noutras actividades económicas e menos nessa actividade, e nas demais actividades criativas/artísticas em geral que tiverem beneficiado das leis restritivas que existem.João Vascohttps://www.blogger.com/profile/14810948198773329192noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-29998202096234687012007-07-18T18:45:00.000+01:002007-07-18T18:45:00.000+01:00antonio,Não falta muito para que todos trabalhemos...antonio,<BR/><BR/>Não falta muito para que todos trabalhemos pelo salário mínimo e nos tornemos a China da Europa. A revisão da legislação laboral já prevê reduções de salário e felxibilidade total nos ajustamentos da competitividade das empresas.António Parentehttps://www.blogger.com/profile/00828230474594433900noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-89440215959676191852007-07-18T18:28:00.000+01:002007-07-18T18:28:00.000+01:00A,Pela mesma lógica...Porque é que os trabalhadore...A,<BR/><BR/>Pela mesma lógica...<BR/>Porque é que os trabalhadores todos em Portugal não trabalham pelo salário minimo?<BR/>E já agora, porque é que não o baixamos para 50 euros por mês. Assim, podemos concorrer com os Chineses.Antoniohttps://www.blogger.com/profile/05200952941766107760noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-49418611590205468912007-07-18T18:11:00.000+01:002007-07-18T18:11:00.000+01:00Há perdas porque os custos são inflaccionados. Por...Há perdas porque os custos são inflaccionados. Porque tem de ganhar um Stalone 20 milhões de dólares num filme? E uma Angelina Jolie 100 milhões? E o produtor ter um lucro de 500%?<BR/><BR/>Porque é que o gajo que faz os efeitos especiais num filme tem de ganhar 15 milhões de dólares? O problema é que os custos são proporcionais às previsões de receitas. Por isso é que há prejuízos quando as previsões não se confirmam.<BR/><BR/>Se o Stalone trabalhar 2 meses num filme e ganhar 1500 dólares por mês, o filme já fica rentável. Se ele não abre a boca nos filmes parece-me razoável. Se falar, acho bem que lhe paguem 2 mil.António Parentehttps://www.blogger.com/profile/00828230474594433900noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-472746721105296952007-07-18T17:47:00.000+01:002007-07-18T17:47:00.000+01:00Caro Vitor,Não sei onde foi fazer as suas contas, ...Caro Vitor,<BR/><BR/>Não sei onde foi fazer as suas contas, mas, a mim parece-me que 100 milhoes de dolares pagam bem as casas dos actores, e os luxos todos, e isto é o resultado de um filme de sucesso médio, e se um filme custa 50 milhoes a fazer, entre salários, contratos de vedetas, e os meios tecnicos, não é com publicidade que paga o filme. Os valores avançados pela publicidade indirecta nos filmes é muito baixo, pois é menos eficiente que 30 segundos em prime-time televisivo. E há o risco de o filme ser um flop. Em publicidade não se investe para "talvez" obter visionamentos, investe-se pelo seguro.<BR/>O exemplo português não serve porque, um filem português é barato quando comparado com uma produção de Hollywood.<BR/>A origem do financiamento é o produtor. Esse avança com o dinheiro para ir recuperar em vendas para projecção.<BR/><BR/>O modelo do Ludwig, em música é plausivel de aplicar, mesmo havendo uma perda de criatividade, pois há quem consiga viver das actuações ao vivo. No cinema só vejo perdas...Antoniohttps://www.blogger.com/profile/05200952941766107760noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-15438879807391592862007-07-18T15:57:00.000+01:002007-07-18T15:57:00.000+01:00Sem dúvida que o copyright é treta! (espero não te...Sem dúvida que o copyright é treta! (espero não ter de pagar pela expressão).<BR/>Dizer que o cinema precisa das receitas do público para pagar os orçamentos é o mesmo que dizer que trabalho para comprar pastilhas elásticas!<BR/>Com certeza que os realizadores e actores não gastam do próprio bolso para fazer um filme, esperando ter boas receitas quando este for lançado! Existem muitos apoios e patrocinios para fazer um filme, basta ver os anúncios à Cofidis n'O Crime do Padre Amaro! Em Hollywood é igual, aliás, não é com o copyright que os actores compram mansões de milhões de dólares!<BR/>Em relação ao futebol vs música é muito semelhante, tal como a industria discográfica impõe restrições a cópias, é completamente impensável que o representante de um jogador impeça os putos da minha rua de copiar uma finta que o jogador "dele" inventou! A finta está para as leis de Newton aplicada à força do corpo em relação à bola e à distância do adversário, como uma música está para a informática em relação a um algoritmo que gera um ficheiro no disco a ser lido por uma placa de som.<BR/>Concordo que o copyright maça mais do que trás utilidade, e sem dúvida que é um entrave à criatividade.Vhttps://www.blogger.com/profile/08498108310844707450noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-9387801786194999202007-07-18T15:01:00.000+01:002007-07-18T15:01:00.000+01:00Sobre o artista da habilidade acima descrita, aqui...Sobre o artista da habilidade acima descrita, aqui está alguém que concorda com a minha avaliação da situação: :-)<BR/>"Prince albums don't generate much discussion now, and even less airplay. The only reason Radio 1 had got in there was that Minneapolis's most prolific pop star had released the CD - his 46th album, counting hits and live collections - via the unique route of distributing it free through a newspaper, the Mail on Sunday. Had it not been for the hype, Planet Earth would have slipped out almost unnoticed, as many of his recent albums have done."<BR/>Este estava no The Guardian. <BR/>No site prince.org está outra parcela importante para a discussão:<BR/>"The paper will be ramping up its print run in anticipation of a huge spike in circulation but would not reveal how much the deal with Prince would cost." Ou seja, ele nem perdeu dinheiro. :-)<BR/><BR/>E por fim, é pena que apesar de distribuido gratuitamente, o CD continua a ter copyright.Antoniohttps://www.blogger.com/profile/05200952941766107760noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-89945497279763657172007-07-18T14:27:00.000+01:002007-07-18T14:27:00.000+01:00A habilidade do Prince significa abdicar de 1 milh...A habilidade do Prince significa abdicar de 1 milhão de euros de receitas da venda que reverteriam para ele. Isto se conseguisse vender os 2.1 milhões de discos.<BR/>Ele está a capitalizar em termos de marketing, o investimento de anos das editoras a promover o trabalho dele, para o tornar mediático o suficiente para fazer uma habilidade destas.<BR/>Estranhamente quando ele lançou o primeiro disco, que ele pagou do bolso dele, não abdicou das vendas. Porque será? <BR/><BR/>Agora quero é vêr a mesma habilidade por um artista não consagrado, onde a criatividade seja real. Prince desde o inicio dos anos 90 é uma seca repetitiva. A criatividade foi-se... E neste caso uma habilidade destas é publicidade gratuita, para reavivar um interesse que estava a morrer. Tal como foi aquela mudança de nome artistico nos anos 90.<BR/><BR/>E mantenho o desafio ao Ludwig. :-)Antoniohttps://www.blogger.com/profile/05200952941766107760noreply@blogger.com