tag:blogger.com,1999:blog-29251019.post680262651393342636..comments2024-03-18T17:06:35.440+00:00Comments on Que Treta!: O “novo” ateísmoLudwig Krippahlhttp://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comBlogger88125tag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-32134181209031108172013-11-16T03:28:59.354+00:002013-11-16T03:28:59.354+00:00úlceras...úlceras...Banda in barbarhttps://www.blogger.com/profile/09573682791396956162noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-22195166180408498542013-11-13T21:59:04.608+00:002013-11-13T21:59:04.608+00:00é uma pessoa tem de ter fé em algo
tu por exemplo...é uma pessoa tem de ter fé em algo<br /><br />tu por exemplo tens fé cus teus filhos nã vão ser comida de abutre<br /><br />tamém é verdade que já quinaram quase todos os grifos mas aqui há dias vi um na estrada de mora....por acaso faz 3 meses mas 90 dias continuam a ser dias....<br /><br />tens sorte em o ludwig é de facto uma barbaridade linguística<br /><br />deves escrever tens sorte ....esquece em o tá ok tem fé e terás muitos netinhos<br /><br />nã tenhas e acontece-te como os putos da quinta do anjo nem ficou um vivo<br /><br />criar maníaco-depressivos curiosamente dá úlcerasSemisovereign People at Largehttps://www.blogger.com/profile/15059967568785109184noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-72848271141647503862013-11-13T21:52:31.868+00:002013-11-13T21:52:31.868+00:00ai filha lesto o russel aos 15...bom tibeste aquel...ai filha lesto o russel aos 15...bom tibeste aqueles putos ós 20 logo....já devem estar na escola por esta altura.....<br /><br />nã os queres meter aqui na bela bista ficam com uma escola pró mundo...Semisovereign People at Largehttps://www.blogger.com/profile/15059967568785109184noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-33120863361131048532013-11-13T21:49:55.276+00:002013-11-13T21:49:55.276+00:00non non parece que a virtude de o fazer está nos d...non non parece que a virtude de o fazer está nos dois lados<br /><br />de resto é uma visão victoriana du monde<br /><br />nunca mais chego aos 900,,,,<br /><br /> Berichten<br />Item Pageviews <br /><br />PASSOS NO CARNAVAL DE OVAR É SÓ PAGAR PARA ENTRAR ...<br /><br />4 feb. 2012<br /> <br />897<br /> <br /> <br /> <br /> <br /> <br /> <br /> <br /> <br /><br />REVOLUÇÕES DE TREZENTOS E SESSENTA GRAUS-HÁ VIDAS ...<br /><br />4 feb. 2011, 3 opmerkingen<br /> <br />773Semisovereign People at Largehttps://www.blogger.com/profile/15059967568785109184noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-81097716684764443582010-01-20T17:32:15.220+00:002010-01-20T17:32:15.220+00:00* philosopedia
* Song facts* <a href="http://philosopedia.org/index.php/John_Lennon#Imagine" rel="nofollow">philosopedia</a><br />* <a href="http://www.songfacts.com/detail.php?id=1094" rel="nofollow">Song facts</a>Pedro Amaral Coutohttps://www.blogger.com/profile/06944792351545499684noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-27785606496586654212010-01-20T13:54:55.628+00:002010-01-20T13:54:55.628+00:00"You may call me an agnostic,"
Esta fix..."You may call me an agnostic,"<br /><br />Esta fixe. Não conhecia esta. Na realidade não conhecia nenhuma mas pensava que Einstein nuca tinha chegado a ser tão claro quanto ao modo como se via a ele próprio.Joãohttps://www.blogger.com/profile/03630759354697001690noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-68279752558025453542010-01-20T13:34:01.494+00:002010-01-20T13:34:01.494+00:00João,
Obviamente que mete muita impressão aos cre...João,<br /><br />Obviamente que mete muita impressão aos crentes que AE possa ter sido agnóstico.<br /><br /><b> I received your letter of June 10th. I have never talked to a Jesuit priest in my life and I am astonished by the audacity to tell such lies about me. From the viewpoint of a Jesuit priest I am, of course, and have always been an atheist. <br /><br /> - Albert Einstein, letter to Guy H. Raner Jr, July 2, 1945, responding to a rumor that a Jesuit priest had caused Einstein to convert from atheism; quoted by Michael R. Gilmore in Skeptic, Vol. 5, No. 2 </b><br /><br /><br /><b> Great spirits have always encountered violent opposition from mediocre minds. The mediocre mind is incapable of understanding the man who refuses to bow blindly to conventional prejudices and chooses instead to express his opinions courageously and honestly. <br /><br /> - Albert Einstein, letter to Morris Raphael Cohen, professor emeritus of philosophy at the College of the City of New York, March 19, 1940. Einstein is defending the appointment of Bertrand Russell to a teaching position. </b><br /><br /><b> I have repeatedly said that in my opinion the idea of a personal God is a childlike one. You may call me an agnostic, but I do not share the crusading spirit of the professional atheist whose fervor is mostly due to a painful act of liberation from the fetters of religious indoctrination received in youth. I prefer an attitude of humility corresponding to the weakness of our intellectual understanding of nature and of our own being. <br /><br /> - Albert Einstein, letter to Guy H. Raner Jr., Sept. 28, 1949, quoted by Michael R. Gilmore in Skeptic, Vol. 5, No. 2 </b>nuvens de fumohttps://www.blogger.com/profile/09998512886438705410noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-31526085742167745132010-01-20T13:03:40.124+00:002010-01-20T13:03:40.124+00:00Wikipedia - "Imagine (song)":
«The song&...Wikipedia - "Imagine (song)":<br />«The song's refrain may have been partly inspired by Yoko Ono's poetry in reaction to her childhood in Japan during World War II.» (...)<br />«Lennon: It's not a new message: "Give Peace a Chance" — we're not being unreasonable. Just saying "give it a chance." With "Imagine" we're asking, "can you <b>imagine a world without countries or religions</b>?" It's the same message over and over. And it's positive.» (Playboy, 2006-12-03)<br /><br /><a href="http://www.lyricinterpretations.com/John-Lennon/Imagine" rel="nofollow">Lyric interpretations</a> (considerado o melhor comentário):<br />«The meaning of this song is very simple. Just think of what our world would be like <b>without governments, religion and posessions</b>. He then lends his idea of what would happen. <b>No war, hate nor poverty only peace</b>. I think human nature would never allow this to happen. Too many powerful people would lose said power. It's a nice thought, though.<br /><br />This song was written <b>during the height of the war in viet nam, the first nixon administration and the peace movement</b>. Much of the popular culture of the time was centered around these factors. Notice how prevalent the song is today...The war against terrorism, the second bush administration and the peace movement...Coincidence?»Pedro Amaral Coutohttps://www.blogger.com/profile/06944792351545499684noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-22076272111100158142010-01-20T12:56:55.208+00:002010-01-20T12:56:55.208+00:00Parente:
Eisntein disse isto:
"The word god...Parente:<br /><br />Eisntein disse isto:<br /><br />"The word god is for me nothing more than the expression and product of human weaknesses, the Bible a collection of honourable, but still primitive legends which are nevertheless pretty childish. No interpretation no matter how subtle can (for me) change this"<br /><br />explica-me como ele não era um neo-ateu. Anima aqui o pessoal.Joãohttps://www.blogger.com/profile/03630759354697001690noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-87443737695354243182010-01-20T12:46:37.257+00:002010-01-20T12:46:37.257+00:00O que Lennon tinha dito é que os Beatles eram mais...O que Lennon tinha dito é que os Beatles eram mais populares que Jesus.Joãohttps://www.blogger.com/profile/03630759354697001690noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-62286417503732087962010-01-20T12:45:28.174+00:002010-01-20T12:45:28.174+00:00Isto fica mais interessante a cada momento:
Jan R...Isto fica mais interessante a cada momento:<br /><br />Jan Reeves, sister of one of Chapman's best friends, reports that Chapman "seemed really angry toward John Lennon, and he kept saying he could not understand why John Lennon had said it. According to Mark, there should be nobody more popular than the Lord Jesus Christ. He said it was blasphemyJoãohttps://www.blogger.com/profile/03630759354697001690noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-72980339854480607192010-01-20T11:37:10.926+00:002010-01-20T11:37:10.926+00:00Vi em tempos o filme documental "The Killing ...Vi em tempos o filme documental "The Killing of John Lennon" e estava aqui a recordar que:<br /><br />«<i>At age 16, Chapman</i>[o gajo que matou o John Lennon] <i>became a born-again Christian, and distributed Bible tracts.</i>»<br /><br />«<i>After graduating from Columbia High School, Chapman moved for a time to Chicago and played guitar in churches and Christian nightspots while his friend did impersonations. He worked successfully at the YMCA</i>»<br /><br />http://en.wikipedia.org/wiki/Mark_David_Chapman<br /><br />(juro que não é para chatear o Parente)Bruce Lósehttps://www.blogger.com/profile/07121889922073184606noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-90634757765226555052010-01-20T11:16:04.758+00:002010-01-20T11:16:04.758+00:00John Lennon:
«At one time I was so much involved i...John Lennon:<br />«At one time I was so much involved in the <b>religious bullshit</b> that I used to go around calling myself a Christian Communist, but as Janov says, <b>religion is legalised madness</b>. It was therapy that stripped away all that and made me feel my own pain.» (...) «Well, his thing is to feel the pain that's accumulated inside you ever since your childhood. I had to do it to really <b>kill off all the religious myths</b>. In the therapy you really feel every painful moment of your life--it's excruciating, you are forced to realise that your pain, the kind that makes you wake up afraid with your heart pounding, is really yours and not the result of somebody up in the sky. It's the result of your parents and your environment. As I realised this it all started to fall into place. This therapy forced me to have done with all the God shit. All of us growing up have come to terms with too much pain. Although we repress it, it's still there. The worst pain is that of not being wanted, of realising your parents do not need you in the way you need them.» (...) «Most people channel their pain into God or masturbation or some dream of making it. » (...) «It's a bit of a drag to say so, but I don't think you can understand this unless you've gone through it--though I try to put some of it over on the album. But for me at any rate it was all part of dissolving the God trip or father-figure trip. Facing up to reality instead of always looking for some kind of heaven.» (1971, em <a href="http://www.counterpunch.org/lennon12082005.html" rel="nofollow">entrevista com Tariq Ali e Robin Blackburn</a>)<br /><br />Realmente é preciso muita paciência...Pedro Amaral Coutohttps://www.blogger.com/profile/06944792351545499684noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-81093528516276740702010-01-20T10:48:27.252+00:002010-01-20T10:48:27.252+00:00«Miguel Panão:
Eu sei que não comentaste nada. M...«<i>Miguel Panão: <br /><br />Eu sei que não comentaste nada. Mas isso é lamentável. Isto sem os teus niveis de realidade não tem graça. </i>»<br /><br /><br />João,<br /><br />Como é evidente, o Miguel Panão entregou-se de corpo e alma à missão que acompanha a tragédia do Haiti e está neste momento em Fátima a tratar das bolhas aos peregrinos. Não o distraiam agora.Bruce Lósehttps://www.blogger.com/profile/07121889922073184606noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-1687803068995982072010-01-20T10:36:44.474+00:002010-01-20T10:36:44.474+00:00Jairo:
De qq modo nada disso sugere q deus exista...Jairo:<br /><br />De qq modo nada disso sugere q deus exista. é wishfull thinking. E que se queremos um mundo melhor temos de ser nos a faze-lo é obvio. <br /><br />Antonio Parente:<br /><br />Não me parecias nada sem paciencia enquanto discutiamos o sentido de "and no religion too".<br /><br />Miguel Panão: <br /><br />Eu sei que não comentaste nada. Mas isso é lamentável. Isto sem os teus niveis de realidade não tem graça.Joãohttps://www.blogger.com/profile/03630759354697001690noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-36116301886926358252010-01-20T09:44:36.644+00:002010-01-20T09:44:36.644+00:00Jairo
Admiro a sua paciência. Eu perdi-a há muito...Jairo<br /><br />Admiro a sua paciência. Eu perdi-a há muito tempo.António Parentehttps://www.blogger.com/profile/00679639958268886686noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-66496967256499225902010-01-20T05:17:57.272+00:002010-01-20T05:17:57.272+00:00«é tão válida quando seja útil e adequada; não se ...«é tão válida quando seja útil e adequada; não se define como Bem, mas pode servir como meio de o alcançar»<br /><br />Foi o caso. A revolução americana foi o princípio do fim de muita opressão de sangue azul abençoada pela ICAR. Ultrapassou em muito os EUA, varreu a Europa toda.<br /><br /><br />«Agora, ou os pais fundadores acharam que o cristianismo era útil à sociedade e a liberdade de culto e de reunião religiosa ainda melhores (isso podemos comprovar se tiveres dúvidas),»<br /><br />Quem tinha dúvidas eras tu noutra conversa em que eu dizia que a separação entre Igreja e Estado beneficia a religião. E eu sou 100% a favor dela, mesmo considerando a religião perniciosa. <br /><br />«Mas isto também não pode ser, porque tu disseste que os EUA mudaram o mundo, presumo eu que não só na sua constituição liberal»<br /><br />referia-me à revolução americana em particular e no reflexo que ela teve em todo o mundo.<br /><br />Não tenho nada contra os EUA e outros países cristãos, como o meu próprio. Mas se o teu raciocínio é esse, volto a lembrar-te que os países com mais qualidade de vida tendem a estar no topo da lista dos mais ateus. E mesmo nos EUA, os estados mais prósperos, com uma sociedade mais equitativa e justa são os menos religiosos.João Vascohttps://www.blogger.com/profile/14810948198773329192noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-39035491901665609682010-01-20T05:17:40.802+00:002010-01-20T05:17:40.802+00:00Bom Jairo, já é tarde e vou apenas focar alguns po...Bom Jairo, já é tarde e vou apenas focar alguns pontos.<br /><br />Sobre a moralidade, estás constantemente a repetir que sem Deus não pode haver bem e mal. <br /><br />É um raciocínio com pés de barro. <br />Repara, ou a moralidade é independente de Deus e tu podes caracterizar Deus como bom; ou a moralidade é definida por Deus e nesse caso dizer que deus é bom não é dizer nada.<br /><br />Para dar um exemplo disto, vou falar na rosa. Tu podes definir o rosa (côr) de forma independente, e assim dizer que uma determinada rosa (flor) é rosa, vermelha, etc..<br />Mas se disseres que o rosa (côr) é definido como sendo a côr daquela flor, já não faz sentido caracterizares a flor como sendo rosa. Ela não poderia ser de outra forma. <br /><br />Isto quer dizer que mesmo que essa flor se torne aquilo a que chamamos azul, tu, definindo a cor rosa daquela forma, terias de continuar a dizer que cor dessa flor era rosa, por definição de rosa.<br /><br />O mesmo aconteceria se definisses Bem como sendo a vontade de Deus. Fosse a vontade de Deus criar os seres humanos no inferno directamente e disfrutar do seu sofrimento, não poderias deixar de dizer que isso era bom, pois tinhas definido bem como sendo a vontade de Deus.<br />O Jónatas diz que Deus não pode ter esta vontade, pois Deus é bom. <br /><br />Isso é como dizer que a rosa não se pode tornar azul porque é sempre rosa. Pode tornar-se aquilo a que nós chamamos azul, mas nunca pode deixar de ser aquilo a que tu chamas rosa. Ou seja, vindo a definição de bondade da vontade de Deus, nada impediria que Deus agisse dessa forma, pois agir dessa forma seria, por definição, bom.<br /><br />A única maneira de saír desta armadilha é admitir uma moralidade independentemente de Deus. Aí, sim, podes dizer que o teu Deus é bom, e estás de facto a dar informação sobre o que ele não pode fazer. Aquilo que, definido independentemente, seria o mal.<br /><br />------<br /><br />O mal, a meu ver, é o que provoca sofrimento, sem evitar um sofrimento maior.<br /><br />O bem, é o que promove a felicidade e/ou evita o mal. <br /><br /><br />«Reconhecer que existe Bem objectivo e, em vez de nos humilharmos peranta essa existência que só pode ser explicada como sendo exterior à nossa vontade e matéria»<br /><br />Pelo contrário. O bem só vem da vontade, da matéria. <br />Tal como o mal.<br /><br />A humilhação é triste e não ajuda nada.<br /><br /><br />«Não sei qual a tua referência moral para sabermos o que é um mundo melhor.»<br /><br />Repara que há tantas interpretações do cristianismo, que eu também posso dizer isso de um cristão como tu que vá beber a sua moral à religião.<br /><br />Infelizmente, nem na Bíblia nem lá fora, existem respostas simples e fechadas.<br /><br />O que é um mundo melhor deve ser discutido tendo como base a procura da felicidade e a vontade de evitar sofrimento.<br /><br /><br /><br />«Melhor, melhor, melhor, mas melhor em relação ao quê?! Na escala do melhor, o que será o ideal como ponto de chegada e o detestável como ponto de partida? O darwinismo só vos serve para o que vos convém?»<br /><br />O darwinismo descreve o mundo como ele é. A ética serve para estabelecer como deveria ser. <br /><br />Há coisas que concordamos como detestável, em geral envolvem sofrimento atroz.<br /><br />A discussão no que diz respeito ao ponto de chegada não pode ser tida em duas linhas de um comentário algures.<br />Eu acredito que lutar contra a pobreza, lutar por um mundo mais próspero, livre, sustentável, etc.. ajuda. <br /><br /><br />«Liberdade não é nenhuma revolução que traz. A liberdade faz parte da condição humana, filosoficamente falando.»<br /><br />Se um Deus Omnipotente e criador existir não pode. Mas isso foram as tais perguntas que não foste capaz de responder...João Vascohttps://www.blogger.com/profile/14810948198773329192noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-395864184585344982010-01-20T04:27:14.254+00:002010-01-20T04:27:14.254+00:00Continuando com o mais recente texto vasco-joanino...Continuando com o mais recente texto vasco-joanino:<br /><br />"Acho que esse aliás é um dos piores problemas da religião, esta atitude de fazer as pessoas conformar-se com o mundo que têm em vez de o tentar transformar num lugar melhor."<br /><br />Melhor, melhor, melhor, mas melhor em relação ao quê?! Na escala do melhor, o que será o ideal como ponto de chegada e o detestável como ponto de partida? O darwinismo só vos serve para o que vos convém?<br /><br />Não sei de que religiões estás a falar, metes tudo no mesmo saco. Nenhum humano pode salvar o mundo, por nós próprios estamos condenados à morte e esquecimento, enquanto isso não chega, haverá sempre sofrimento. Deviam ser os ateus a perceber isto em primeiro lugar. Isto é uma percepção básica do que é a vida e as relações humanas quando nos consideramos apenas animais como os outros, apenas mais inteligentes. Acreditar na bondade e desinteresse de outros seres humanos?! Só se for para ficar sem a carteira...<br />Consiga eu transformar-me a mim mesmo um pozinho,moralmente falando, e já podia morrer medíocramente satisfeito. Mas para isso tenho de reconhecer que Bem e Mal existem, logo que eu sou mau. Não dizer que Bem e Mal são relativos aos instintos de sobrevivência e conforto dos seres humanos, e depois achar-me tão bonzinho ao ponto de me dizer interessado no Bem relativo de todos...<br /><br />"A revolução americana impulsionou as revoluções liberais, que iriam trazer liberdade, democracia, prosperidade e qualidade de vida a muita gente."<br /><br />Liberdade não é nenhuma revolução que traz. A liberdade faz parte da condição humana, filosoficamente falando. Democracia não vejo porque seja algo absolutamente bom. De um ponto de vista realista:<br /><br />- Deixar ao voto da maioria conclusões científicas, lógicas, matemáticas ou éticas é imbecil, logo, a democracia, como a aristocracia, républica, monarquia outra forma de decisão/governação é tão válida quando seja útil e adequada; não se define como Bem, mas pode servir como meio de o alcançar, consoante a parte da realidade que estejamos a falar.<br /><br />De um ponto de vista ateu:<br /><br />-Não há nada que possa ser considerado absolutamente bom, pois toda a moral é relativa ao interesse, logo a democracia será útil ou não, depende dos casos. O Bem não existe, logo não é objectivo chegar a ele, mas ao que é útil e agradável.<br /><br />"Grande parte dos pais fundadores dos EUA rejeitava o cristianismo. Se calhar não foi coincidência."<br />Acreditaram na utopia, e mudaram o mundo. Ainda bem"<br /><br />Grande parte dos neoateus às vezes dizem umas coisas destas sem sentido histórico. Se calhar não é coincidência tu as repitas...<br /><br />Ainda por cima entrando em contradição, pois se achas que os EUA mudaram o mundo para melhor, terás de admitir que a sua história tem o carimbo cristianismo bem vincado no meio da testa. <br />Agora, ou os pais fundadores acharam que o cristianismo era útil à sociedade e a liberdade de culto e de reunião religiosa ainda melhores (isso podemos comprovar se tiveres dúvidas), ou a sociedade americana foi maioritariamente cristã por mera coincidência e contra as expectativas dos fundadores estragando-lhes os planos. Mas isto também não pode ser, porque tu disseste que os EUA mudaram o mundo, presumo eu que não só na sua constituição liberal, mas na história e sociedade que se construiu( profundamente cristã) desde a sua fundação...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-54609620301163890642010-01-20T04:15:08.241+00:002010-01-20T04:15:08.241+00:00João Vasco,
"Caso não tenhas lido, JL disse ...João Vasco,<br /><br />"Caso não tenhas lido, JL disse objectivamente, numa entrevista, que queria que as religiões e as fronteiras acabassem. O João citou-a." <br /><br />E qual foi o meu grande problema com isso? Cita-me lá...<br /><br />"Sim, eu sei que te assusta que exista quem queira construír um mundo ideal na terra. Assusta muitas pessoas."<br /><br />Certamente, as pessoas de bom senso que preferem a realidade ao idealismo.<br /><br />"Uma coisa que deveria ser vista, pelas pessoas decentes, como um óptimo sinal, que exista quem aspire a um mundo paradisíaco, e não queira ficar de braços cruzados. é vista como um prenúncio de uma horrível ditadura, ou outra distopia do tipo."<br /><br />A História comprova que existem razões para ter esse receio.<br />Quem aspira a um mundo paradisíaco confiando em si próprio e nas suas ideias, é um louco tirano em potência.<br />Acho que era Chesterton que dizia que os manicómios é que estavam cheios de pessoas que acreditavam muito em si próprias, quando lhe vinham com essa conversa de que fulano x haveria de chegar longe por acreditar muito em si próprio.<br /><br />"Houve casos em que quem quis fazer o bem fez o mal? Claro!<br />Mas isso não nos deve inibir de tentar fazer o bem."<br /><br />Mas o que é o Bem na visão materialista? Já pensaste em definir aquilo que pretendes propagar à humanidade, seriamente? Bem e Mal existem ou não?<br />É que se existirem, a única conclusão a tirar é que somos maus e precisamos de nos arrepender(basta um pouco de autoconhecimento). Nunca acharmo-nos bons e capazes de trazer bondade, salvação, ao mundo.. isso seria de uma arrogância estúpida. Reconhecer que existe Bem objectivo e, em vez de nos humilharmos peranta essa existência que só pode ser explicada como sendo exterior à nossa vontade e matéria, acharmo-nos capazes de alcançar a perfeição sem recorrer à fonte do Bem.<br /><br />"De igual forma, houve casos em que quem quis tornar este mundo num mundo melhor tornou-o pior." <br /><br />Quem promete salvação aos outros ou é louco ou é Deus. Não há meias medidas!<br /><br /><br />"E houve outros em que quem quis tornar este mundo num mundo melhor de facto conseguiu-o. Houve pessoas que sonharam com a utopia, e de facto melhoraram o mundo.<br /><br />Não sei qual a tua referência moral para sabermos o que é um mundo melhor. Tens de a explicar primeiro. Melhor porque te agrada mais, melhor de um ponto de vista utilitário?!<br />Aqui tens um problema que o teu ateísmo não resolve. Se digo que algo é melhor do que x, tenho de ter referências, mas como o ateísmo é moralmente relativista, por princípio,pode dizer que x é mais útil e agradável ao João Vasco, não consegue é explicar a existência de algo que fosse melhor para todos e que trouxesse responsabilidade a todos os seres humanos de a tentarem alcançar.<br /><br />"Acho triste ter medo, a priori, das boas intenções. De quem quer transformar o mundo num lugar melhor."<br /><br />Acho imprudente confiar em boas intenções. De quem quer transformar o mundo, dizendo que será para melhor. "Transformar o mundo" parece-me uma ideia parva e um projecto de vida imbecil para humanos. Tem resultado sempre em porcaria.<br /><br />"Claro que essa vontade não é, por si, garantia de sucesso. Mas se há coisa que não é, é garantia de desastre. Mal seria deste mundo se o fosse."<br /><br />A tua ingenuidade comove-me. Espero que nunca chegues a ministro, porque aí já irias provocar-me suores frios...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-82236789326690660622010-01-20T01:58:42.292+00:002010-01-20T01:58:42.292+00:00Jairo:
Obrigado por essa revisão comentada daquil...Jairo:<br /><br />Obrigado por essa revisão comentada daquilo que escrevi. <br />Só é pena é os comentarios que fazes passarem ao lado, ou porque não distingues o acessório do essencial (o comentário começar por "xii"), ou porque preferes projectar o que pensas a ler o que lá está escrito (onde contrario objectivamente aquilo que dizes que eu penso). <br /><br />Caso não tenhas lido, JL disse objectivamente, numa entrevista, que queria que as religiões e as fronteiras acabassem. O João citou-a. <br /><br />Sim, eu sei que te assusta que exista quem queira construír um mundo ideal na terra. Assusta muitas pessoas. <br /><br />Uma coisa que deveria ser vista, pelas pessoas decentes, como um óptimo sinal, que exista quem aspire a um mundo paradisíaco, e não queira ficar de braços cruzados. é vista como um prenúncio de uma horrível ditadura, ou outra distopia do tipo.<br /><br />Houve casos em que quem quis fazer o bem fez o mal? Claro!<br />Mas isso não nos deve inibir de tentar fazer o bem.<br /><br />De igual forma, houve casos em que quem quis tornar este mundo num mundo melhor tornou-o pior. <br />E houve outros em que quem quis tornar este mundo num mundo melhor de facto conseguiu-o. Houve pessoas que sonharam com a utopia, e de facto melhoraram o mundo.<br /><br />Acho triste ter medo, a priori, das boas intenções. De quem quer transformar o mundo num lugar melhor.<br /><br />Claro que essa vontade não é, por si, garantia de sucesso. Mas se há coisa que não é, é garantia de desastre. Mal seria deste mundo se o fosse. <br /><br />Acho que esse aliás é um dos piores problemas da religião, esta atitude de fazer as pessoas conformar-se com o mundo que têm em vez de o tentar transformar num lugar melhor.<br /><br />A revolução americana impulsionou as revoluções liberais, que iriam trazer liberdade, democracia, prosperidade e qualidade de vida a muita gente. Grande parte dos pais fundadores dos EUA rejeitava o cristianismo. Se calhar não foi coincidência.<br />Acreditaram na utopia, e mudaram o mundo. Ainda bem.João Vascohttps://www.blogger.com/profile/14810948198773329192noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-12006717802823621772010-01-20T01:36:39.136+00:002010-01-20T01:36:39.136+00:00Grandes momentos do Krippahlismo-Tretismo, corrent...Grandes momentos do Krippahlismo-Tretismo, corrente Vasco-Joanina:<br /><br /><br />"Estivessmos a falar de um outro assunto qualquer, e verias o Jairo a dizer ao AP, "xi, que disparate. É óbvio que a música passa esta mensagem. Não digas isso que estás a dizer, que perdes a razão toda".<br /><br />Mas fui sincero e disse:<br />"António Parente, não sabia dessa possibilidade do poema não ser antireligioso. De qualquer forma, ele é mesmo um hino para os neoateus e é nesse sentido que os critico."<br /><br />Realmente não sabia dessa possibilidade. E mesmo que tivesse a certeza de que o Parente estava a dizer um disparate, nunca lhe dedicaria um comentário iniciado com "xi".Isso seria parvo...<br /><br />Interessa-me é quando os neoateus acreditam naquilo que está literalmente escrito no poema. Um ateu acreditar literalmente naquela possibilidade e dedicar-se a ela militantemente, é um paradoxo do tamanho de um elefante. Já expliquei porquê...<br />Agora, se o poema é subjectivo e o seu autor disse não ser antireligioso, é algo que desconhecia. Só isso. Sempre pensei que o Lennon fosse uma espécie de comunista ( uma ideologia materialista idêntica ao neoateísmo), mas se não for o caso, vai dar ao mesmo. Os neoateus acreditam num Céu na Terra (paraíso segundo o ateólogo ortodoxo João),e levam a sério as palavras do poema "Imagine". Literalmente. Se o seu autor não for um deles, fica fora da crítica que faço, e continuam lá dentro todos os restantes materialistas que se tornaram idealistas e ainda não perceberam a confusão em que estão metidos.<br /><br />"Ah, sim, isto é especulação e psicanálise e toda essa treta que queiram chamar e também fazem."<br /><br />A regra argumentativa Vasco-Joanismo; acho que estou a dizer coisas sem sentido,mas acho que os outros também as dizem, logo não há problema.<br />No fundo é a defesa de um direito..<br /><br />"É a minha opinião, fundamentada naquilo que fui vendo."<br /><br />O Vasco-Joanismo faz as pessas verem coisas muito estranhas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-34340628640676175242010-01-20T00:09:23.206+00:002010-01-20T00:09:23.206+00:00Joao
Lennon não era cristão. Afirmou-o na entrevi...Joao<br /><br />Lennon não era cristão. Afirmou-o na entrevista à Playboy.António Parentehttps://www.blogger.com/profile/00679639958268886686noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-39592727576620887782010-01-19T23:32:00.140+00:002010-01-19T23:32:00.140+00:00JOão
Para além disso há que ter em conta a posiç...JOão<br /><br />Para além disso há que ter em conta a posição das letras, a gematria ,para se encontrar o verdadeiro sentido...nuvens de fumohttps://www.blogger.com/profile/09998512886438705410noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-59408300968733983302010-01-19T22:45:11.962+00:002010-01-19T22:45:11.962+00:00"Nós dizemos que somos filhos de Deus."
..."Nós dizemos que somos filhos de Deus."<br /><br />Hei! Tu não és meu filho.Joãohttps://www.blogger.com/profile/03630759354697001690noreply@blogger.com