tag:blogger.com,1999:blog-29251019.post5744237083544204902..comments2024-03-23T14:41:42.801+00:00Comments on Que Treta!: E tentar escolher.Ludwig Krippahlhttp://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comBlogger73125tag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-91411183949936691702008-10-25T16:03:00.000+01:002008-10-25T16:03:00.000+01:00Ludwig,«A razão porque eu acho que a ciência não r...Ludwig,<BR/>«A razão porque eu acho que a ciência não resolve os problemas éticos não é por achar impossível que se possa manipular a opinião das pessoas. Isso já se faz à muito; é uma ciência antiga. É porque, mesmo que o possamos fazer com grande precisão, resta a questão de se o devemos fazer, e de que maneira.»<BR/><BR/>A obra "O Admirável Mundo Novo" discute esse problema, imaginando um mundo utópico onde toda a fertilização humana é artificial, onde se usa hormonas e o behaviorismo para se obter pessoas com determinadas características físicas e psicológicas. Por exemplo, nasceu escravo só tem prazer em ser escravo. Outros são uns ignorantes que passam a vida a fazer sexo, festas e a tomarem drogas. Só ao que deu origem a esse mundo é permitido, por exemplo, ler a Bíblia e obras de Shakespeare. Será que o mundo seria melhor assim?Pedro Amaral Coutohttps://www.blogger.com/profile/06944792351545499684noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-43668505524837461192008-10-25T11:28:00.000+01:002008-10-25T11:28:00.000+01:00Alfredo,«Podes crer que as pessoas que aderem ao c...Alfredo,<BR/><BR/><I>«Podes crer que as pessoas que aderem ao cristianismo o fazem cada vez mais tarde e são cada vez mais oriundas de famílias em que ou não se falava de religião»</I><BR/><BR/>É verdade. Mas são também cada vez menos e cada vez mais dispersas por várias religiões cristãs (não me parece razoável considerar que a tua religião e a do Jónatas Machado, por exemplo, são a mesma, apesar de nominalmente adorarem o mesmo deus).<BR/><BR/>Um sintoma disso, que falámos em Braga, é a diferença entre a capacidade residencial do seminário e a sua ocupação presente.<BR/><BR/>E penso que a secularização da educação foi um factor importante nisto. Muitas crianças que cresceriam católicas hoje em dia acabam por escolher a sua religião em adultos. E o que seria dantes o produto de uma educação católica agora resulta da oferta de um mercado religioso muito mais diversificado.<BR/><BR/>Ou seja, a razão principal porque hoje em dia mais gente escolhe a religião em adulto é porque menos gente tem a sua religião escolhida por eles em criança. Mas a história, e o que se passa noutros países, mostra que essa é uma opção viável nas condições certas.<BR/><BR/>A questão importante é se isso seria desejável.Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-57766557469289015232008-10-25T10:56:00.000+01:002008-10-25T10:56:00.000+01:00Ludwig, Podes crer que as pessoas que aderem a...Ludwig,<BR/><BR/> Podes crer que as pessoas que aderem ao cristianismo o fazem cada vez mais tarde e são cada vez mais oriundas de famílias em que ou não se falava de religião, ou se tentava convencer as crianças a não acreditar em Deus. Os jovens e adultos que foram mais educados em famílias cristãs que procuraram transmitir a sua fé aos filhos têm uma taxa de sucesso cada vez menor. Estes são factos facilmente constatáveis pelo menos por quem anda por 'estes lados'.<BR/> Sobre o que dizes em relação à ética, estou de acordo. <BR/><BR/> Saudações,<BR/><BR/> Alfredo Dinisalfredo dinishttps://www.blogger.com/profile/11094799994161509856noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-15330140384378430462008-10-25T09:59:00.000+01:002008-10-25T09:59:00.000+01:00Alfredo,«Mas creia que os exemplos que dei acerca ...Alfredo,<BR/><BR/><I>«Mas creia que os exemplos que dei acerca da determinação do comportamento futuro das pessoas antes ainda de nascerem é uma hipótese que é defendida por alguns cientistas.»</I><BR/><BR/>A ciência provavelmente vai nos dar possibilidades dessas. <BR/><BR/>Por exemplo, com o avanço da psicologia e sociologia podemos ter modelos do processo de educação que nos digam que implementando o plano educativo A, quando essas crianças crescerem 80%+-5% vão ser católicos, e se o plano B 80%+-5% serão ateus.<BR/><BR/>Mesmo hoje não estamos longe disso, e parte do conflito entre ateus e católicos acerca da educação das crianças vem precisamente da capacidade de prever, se bem que ainda muito toscamente, os efeitos que a educação tem nas crianças. Não é o clima mais seco que faz os Iranianos serem tão muçulmanos.<BR/><BR/>A razão porque eu acho que a ciência não resolve os problemas éticos não é por achar impossível que se possa manipular a opinião das pessoas. Isso já se faz à muito; é uma ciência antiga. É porque, mesmo que o possamos fazer com grande precisão, resta a questão de se o devemos fazer, e de que maneira. Essa do dever a ciência não pode responder porque é uma pergunta que não tem uma resposta (temos que inventar uma).Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-53267278968997664612008-10-25T01:46:00.000+01:002008-10-25T01:46:00.000+01:00Cara Cristy, O meu comentário a que se refere ...Cara Cristy,<BR/><BR/> O meu comentário a que se refere foi certamente mais áspero que o costume. Houve um problema com citações, entretanto esclarecido. Mas creia que os exemplos que dei acerca da determinação do comportamento futuro das pessoas antes ainda de nascerem é uma hipótese que é defendida por alguns cientistas.<BR/><BR/> Saudações,<BR/><BR/> Alfredo Dinisalfredo dinishttps://www.blogger.com/profile/11094799994161509856noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-88478835471074299202008-10-25T01:42:00.000+01:002008-10-25T01:42:00.000+01:00Caro Ludwig, Fico contente por ver que a ambig...Caro Ludwig,<BR/><BR/> Fico contente por ver que a ambiguidade se esclareceu e que temos uma perspectiva sobre a etica muito aproximada.<BR/><BR/> Um abraço,<BR/><BR/> Alfredo Dinisalfredo dinishttps://www.blogger.com/profile/11094799994161509856noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-42200399906976686072008-10-24T11:08:00.000+01:002008-10-24T11:08:00.000+01:00João,«A responsabilidade da citação descontextuali...João,<BR/><BR/><I>«A responsabilidade da citação descontextualizada é minha e foi feita um pouco humuristicamente e exageradamente pois não se destinava a ser interpertada ela propria fora de contexto.»</I><BR/><BR/>OK, já percebi e peço desculpa ao Alfredo pela confusão. Não tinha reparado no teu comentário e no comentário do Alfredo pareceu-me que a frase <I>«Eu achei que esta frase merecia ser o ultimo comentario.»</I> era do Alfredo (está fora das aspas).<BR/><BR/>Assim estou mais descansado :)<BR/><BR/>Obrigado pelo esclarecimento.Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-79917914055307291722008-10-24T10:55:00.000+01:002008-10-24T10:55:00.000+01:00Ludwig:A responsabilidade da citação descontextual...Ludwig:<BR/><BR/>A responsabilidade da citação descontextualizada é minha e foi feita um pouco humuristicamente e exageradamente pois não se destinava a ser interpertada ela propria fora de contexto. <BR/><BR/>Isto não quer dizer que eu não acredite de facto que a ciencia vai infiltrar-se na etica lentamente nos proximos séculos, mas também não quer dizer que a etica passará toda a ser ciencia. É um problema inerentemente humano que só o deixa de o ser quando se se que não há livre arbitrio. O que eu espero que seja só depois de eu morrer. Agora, acho que ter mais informação para poder tomar decisoes é sempre positivo. -Essa é a resposta que eu não dei e queria dar.-<BR/><BR/>Se não respondi, eu, directamente ao Alfredo foi porque achei a intervenção dele exagerada. Ao fim e ao cabo cada intervenção deve ser sempre vista dentro do contexto das anteriores ou não? <BR/><BR/>Por isso, Ludwig, não tinha más intenções quando te "descontextualizei". Pareceu-me que não tinha respondido ao teu post, onde dizias isto, e a resposta era para ti, a minha propria intervenção não era para ser julgar fora de contexto.<BR/><BR/>De qualquer modo aqui fica explicita a minha opinião sobre o assunto. <BR/><BR/>Se alguem quiser mais satisfações por favor perguntem-me.Joãohttps://www.blogger.com/profile/03630759354697001690noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-15155325916410957682008-10-24T07:55:00.000+01:002008-10-24T07:55:00.000+01:00Alfredo,«"Penso que o ponto fulcral é mesmo esse. ...Alfredo,<BR/><BR/><I>«"Penso que o ponto fulcral é mesmo esse. A ciência, com a neurologia, a evolução, etc, poderão dizer-nos o que *é* o bem e o mal para nós. E até explicar porquê" <BR/><BR/>Ludwig<BR/>Eu achei que esta frase merecia ser o ultimo comentario.»</I><BR/><BR/>E eu acho que devias ter incluido o que escrevi imediatamente a seguir:<BR/><BR/><I>«Mas o resultado será sempre descritivo. Dirá "estas pessoas acham isto bom porque ...". No entanto o problema ético é normativo. Será que devemos considerar isto bom ou mau?»</I><BR/><BR/>Que diz precisamente o contrário do que a tua citação descontextualizada sugere. Espero sinceramente que isto tenha sido apenas um lapso da tua parte. <BR/><BR/>E penso que concordarás que a ética descritiva é ciência. A única forma de saber o que as pessoas pensam acerca da moral é perguntar-lhes e, eventualmente, isso pode ser explicado pela sua educação, pelos efeitos das tradições locais, etc. Não deve ser coincidência que no Paquistão haja mais machismo que na Finlândia.<BR/><BR/>Mas uma vez dando a descrição e explicação do que é, a ciência não diz o que deve ser. Por isso a ética normativa está fora da ciência. Mas isso, ao contrário do que tu sugeres, é algo que eu sempre defendi. E gostava que este não fosse o teu último comentário sobre isto para, pelo menos, poderes corrigir este mal-entendido.<BR/><BR/>Um abraço,<BR/>LudwigLudwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-31036857878120660432008-10-23T22:42:00.000+01:002008-10-23T22:42:00.000+01:00"já temos atrasos de vida do género que chegue a a..."já temos atrasos de vida do género que chegue a assombrar o blogue."<BR/><BR/>Boa! Finalmente uma autocrítica! Haja esperança!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-78665593050388071212008-10-23T17:35:00.000+01:002008-10-23T17:35:00.000+01:00Alfredo Dinis,não me desiluda, por favor. Até agor...Alfredo Dinis,<BR/>não me desiluda, por favor. Até agora sempre gostei de ler os seus comentários, porque, mesmo que não concorde com eles e os ache facilmente refutáveis, pelo menos apresenta argumentos interessantes. Agora isto assim não vale a pena, já temos atrasos de vida do género que chegue a assombrar o blogue.<BR/>CristyAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-38844054456080022762008-10-23T17:23:00.000+01:002008-10-23T17:23:00.000+01:00"Penso que o ponto fulcral é mesmo esse. A ciência..."Penso que o ponto fulcral é mesmo esse. A ciência, com a neurologia, a evolução, etc, poderão dizer-nos o que *é* o bem e o mal para nós. E até explicar porquê" <BR/><BR/>Ludwig<BR/>Eu achei que esta frase merecia ser o ultimo comentario.<BR/><BR/><BR/><BR/> O cientismo no seu melhor. Suponho que a ciência permitirá detectar à nascença os futuros criminosos e eventualmente tomar medidas para evitar que eles se tornem um peso para a sociedade. E mesmo que por qualquer motivo eles cresçam livremente, a ciência detectará a tempo e horas os potenciais criminosos e prendê-los-á antes de cometerem os seus crimes. <BR/><BR/> A ciência poderá também determinar com antecedência quais as decisões que as pessoas estão prestes a tomar e impedi-las de o fazerem se tais decisões não favorecerem a sociedade. Provavelmente as crises financeiras e outras serão impedidas a tempo e horas. <BR/><BR/> A Ciência.... a Ciência.... - omnipotente, omnisciente, omnipresente!<BR/><BR/> Amén!<BR/><BR/><BR/> Alfredo Dinisalfredo dinishttps://www.blogger.com/profile/11094799994161509856noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-35610651702912610692008-10-23T15:36:00.000+01:002008-10-23T15:36:00.000+01:00"Penso que o ponto fulcral é mesmo esse. A ciência..."Penso que o ponto fulcral é mesmo esse. A ciência, com a neurologia, a evolução, etc, poderão dizer-nos o que *é* o bem e o mal para nós. E até explicar porquê" <BR/><BR/>Ludwig<BR/>Eu achei que esta frase merecia ser o ultimo comentario.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-91443243922035919162008-10-22T22:56:00.000+01:002008-10-22T22:56:00.000+01:00Pedro Amaral CoutoDado que não sou dogmático, em r...Pedro Amaral Couto<BR/><BR/>Dado que não sou dogmático, em relação ao teu comentário das 16h30m, estendo a bandeira da paz e admito que hoje fez-se história no blogue Que Treta!: surgiu uma nova disciplina filosófica intitulada "ética do gelado". <BR/><BR/>The End. Um abraço sempre amigo do<BR/><BR/>António ParenteAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-36305654783949798962008-10-22T22:35:00.000+01:002008-10-22T22:35:00.000+01:00Pedro Amaral Coutona minha conversa com o Pedro Fe...Pedro Amaral Couto<BR/><BR/>na minha conversa com o Pedro Ferreira pretendi dar uma perspectiva religiosa. Geralmente procuro mostrar que mesmo sem efectuar uma leitura religiosa os argumentos que tento contrariar são muito fracos.<BR/><BR/>Naquele caso concreto, entendi mostrar que as situações mencionadas pelo Pedro Ferreira tinham uma resposta religiosa racional. Ao contrário do que tu pensas a religião pode ser racional.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-74765665092028949542008-10-22T22:30:00.000+01:002008-10-22T22:30:00.000+01:00Quanto ao teu parêntesis final, Pedro Amaral Couto...Quanto ao teu parêntesis final, Pedro Amaral Couto, o Ludwig respondeu-me que já tinha dados justificações em posts anteriores. Questão respondida é questão encerrada.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-59339339054252894132008-10-22T22:28:00.000+01:002008-10-22T22:28:00.000+01:00Pedro Amaral CoutoA religião estabelece normas mas...Pedro Amaral Couto<BR/><BR/>A religião estabelece normas mas deve respeitar a liberdade dos crentes. Poderás argumentar que nem sempre respeitou. É verdade. Mas o caminho faz-se caminhando e vamos todos aprendendo uns com os outros. Temos um instrumento - a Bíblia que nós crentes consideramos a palavra de Deus - que é muito poderoso mas devemos utilizá-la como inteligência e sabedoria.<BR/><BR/>Símbolo dessa liberdade é o facto de encontrares milhares de igrejas cristãs. Para o meu irmão perspectiva basta acreditar em Deus para sermos salvos. Eu acho que temos de fazer boas obras. Por aqui vês diferenças. Nem todos lemos da mesma maneira o Génesis.<BR/><BR/>Somos livres, Pedro Amaral Couto. A religião indica-nos caminhos mas eu e tu poderemos dizer "não quero ir por aí". Não há superioridade da religião em relação à ciência ou à filosofia. Se eu quero saber o sentido da vida converso com o Alfredo Dinis ou com o Desidério Murcho. Se eu quero saber o que acontece se eu meter um dedo numa ficha eléctrica falo com o Ludwig. Não falo com o Ludwig sobre a existência de Deus porque ele não tem nenhum modelo probabilístico para me apresentar. Mas o Alfredo Dinis ou o Desidério Murcho talvez tenham alguma coisa a dizer sobre isso. Espero ter-me feito entender.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-28925702236282813472008-10-22T22:17:00.000+01:002008-10-22T22:17:00.000+01:00Caro Ludwig, É minha convicção que se uma norm...Caro Ludwig,<BR/><BR/> É minha convicção que se uma norma ética tem justificação racional, a Bíblia não pode estar contra ela, e que a racionalidade é um princípio hermenêutico fundamental para entender o que diz a Bíblia. Além disso, a Bíblia não é um código de direito ético eterno e imutável. Quando se diz que ela é a palavra de Deus, entende-se que é uma palavra que se exprime na linguagem dos seres humanos situados historicamente em culturas diversas que são elas mesma mutáveis. Isto não significa que Deus muda de opinião cada vez que há uma mudança na intepretação de algumas passagens bíblicas, uma vez que a palavra de Deus não é abstracta nem a-histórica, não é como um chapéu que a humanidade tem que usar, quer lhe entre na cabeça, quer não. <BR/><BR/> Saudações,<BR/><BR/> Alfredo Dinisalfredo dinishttps://www.blogger.com/profile/11094799994161509856noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-11742451399061228922008-10-22T21:59:00.000+01:002008-10-22T21:59:00.000+01:00Francisco,«o "porque sim" formata comportamentos e...Francisco,<BR/><BR/><I>«o "porque sim" formata comportamentos e, tanto quanto posso dizer, só deve ser usado quando a criança ainda não compreende o verdadeiro porquê.»</I><BR/><BR/>A minha política tem sido sempre explicar o porquê (dentro das minhas capacidades). Mesmo que seja complexo demais para os miudos perceberem, sempre ficam com a ideia que há um porquê e que eventualmente o poderão compreender se quiserem. Sempre me pareceu melhor que lhes dar a impressão que era assim porque sim.Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-10669933279946776612008-10-22T20:40:00.000+01:002008-10-22T20:40:00.000+01:00António Parente,ninguém disse que a Ciência abarca...António Parente,<BR/>ninguém disse que a Ciência abarca tudo, e como até podes ver no artigo que comentas está a ser claro quanto a isso. Escreveste no comentário que a Filosofia não tem respostas definitivas, e que, pelo contrário, a Religião tem respostas e um caminho. Que eu saiba a Filosofia e a Ciência, mesmo sem essa pretensão extraordinária que caracterizas na Religião - pelo contrário -, têm demonstrado a sua importância e é a Religião que se limita por causa disso. Portanto, gostaria de saber de onde veio esse coelho da cartola da Religião com resposta e caminhos («Esqueceu-se de umas justificações aí pelo meio do texto. Ou talvez não se tenha esquecido. Provavelmente não encontrou as repostas.»).Pedro Amaral Coutohttps://www.blogger.com/profile/06944792351545499684noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-68039377502089399962008-10-22T20:32:00.000+01:002008-10-22T20:32:00.000+01:00Pedro Amaral CoutoSe alguma coisa neste debate é p...Pedro Amaral Couto<BR/><BR/>Se alguma coisa neste debate é presunçoso é a ciência, que quer abarcar tudo. Até para me sentar na cadeira é preciso um modelo probabilistico para se perceber se acerto no assento ou me estatelo no chão.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-86464918427154274552008-10-22T20:27:00.000+01:002008-10-22T20:27:00.000+01:00Francisco BurnayParabéns. Foi claro e sucinto. Não...Francisco Burnay<BR/><BR/>Parabéns. Foi claro e sucinto. Não concordo com tudo o que escreveu mas passo adiante.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-41518081707031398032008-10-22T20:23:00.000+01:002008-10-22T20:23:00.000+01:00LudwigSei que está a brincar... Culpar a religião ...Ludwig<BR/><BR/>Sei que está a brincar... Culpar a religião pela má gestão da distribuição de gelados, é uma novidade ao nível daquilo que critica no colega perspectiva...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-49998544735119872552008-10-22T19:42:00.000+01:002008-10-22T19:42:00.000+01:00Alfredo,«Não é suposto que o Grande Livro inclua n...Alfredo,<BR/><BR/><I>«Não é suposto que o Grande Livro inclua normas éticas que são impostas simplesmente porque sim, porque Deus o quer, mesmo que não precebamos nada das razões de tais normas.»</I><BR/><BR/>Então se a Bíblia recomendar um preceito que nos parece pouco razoável devemos rejeitá-lo por ser suposto avaliá-los pelo seu mérito e não pela sua fonte?Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-22022481531921067092008-10-22T19:39:00.000+01:002008-10-22T19:39:00.000+01:00António Parente,«Gestão de conflitos, direito, jus...António Parente,<BR/><BR/><I>«Gestão de conflitos, direito, justiça, valores, pode não ter nada a ver com ética.»</I><BR/><BR/>Pode. Pode ser resolvido com patranhas, ameaças ou subornos.<BR/><BR/>O meu ponto é que *deve* ser resolvido com a ética. Infelizmente, muitas vezes não é. E nisso as religiões têm alguma culpa...Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.com