tag:blogger.com,1999:blog-29251019.post2070218653036286000..comments2024-03-23T14:41:42.801+00:00Comments on Que Treta!: Sem direitos sobre cópias.Ludwig Krippahlhttp://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comBlogger13125tag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-83137909746252414162007-04-18T01:52:00.000+01:002007-04-18T01:52:00.000+01:00Respondi sobre o meu exemplo no teu último artigo ...Respondi sobre o meu exemplo no teu último artigo sobre este assunto.João Vascohttps://www.blogger.com/profile/14810948198773329192noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-63933159759268853632007-04-17T17:57:00.000+01:002007-04-17T17:57:00.000+01:00Caro Kota,«Se o resultado da sua investigação for ...Caro Kota,<BR/><BR/>«Se o resultado da sua investigação for um zebedoing (gosto muito mais do que mafaguinho) e esse não tiver interesse para nada, devolve o dinheiro já recebido?»<BR/><BR/>Não. Como qualquer profissional, se o meu trabalho for uma bosta não tenho que devolver o ordenado. Mas, como qualquer profissional, arrisco-me a não receber mais nenhum.<BR/><BR/>O trabalho dos músicos sempre foi assim até ao século XX.Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-15983431324057386902007-04-17T17:40:00.000+01:002007-04-17T17:40:00.000+01:00Ludwig,explique-me lá uma coisa, você enquanto cie...Ludwig,<BR/>explique-me lá uma coisa, você enquanto cientista de investigação não é pago para investigar? <BR/>Se o resultado da sua investigação for um zebedoing (gosto muito mais do que mafaguinho) e esse não tiver interesse para nada, devolve o dinheiro já recebido?<BR/>Quero dizer com isto que quando você compara um cientista com um artista, a diferença é que o cientista recebe independentemente do trabalho ser ou não um zebedoing, e o artista não. Retiremos daqui os casos dos subsidiódependentes.<BR/><BR/>Note que eu não sou artista, que fique aqui bem claro que as únicas obras de arte que realizei foram os meus filhos (segundo a mãe).:)<BR/><BR/>PS: A luta continua.kotahttps://www.blogger.com/profile/09591455296869164863noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-31880008235535081892007-04-17T16:39:00.000+01:002007-04-17T16:39:00.000+01:00Um anónimo perguntou:«E qual seria a contraparte n...Um anónimo perguntou:<BR/>«E qual seria a contraparte no caso da música?»<BR/><BR/>Espetáculos, aulas de música, composições e discos por encomenda. Exactamente como fazem cientistas e professores: dão aulas, fazem investigação, dão palestras.<BR/><BR/>Em suma, receber pelo trabalho que se faz em vez do trabalho que outrora se fez.Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-73246538807319912712007-04-17T14:28:00.000+01:002007-04-17T14:28:00.000+01:00Caro "Francisco Burnay",Quando digo que os cânones...Caro "Francisco Burnay",<BR/>Quando digo que os cânones não são quantificáveis, expliquei-me mal. Em termos músicais existem demasiadas semelhanças entre os estilos, que é impossível estipular a diferença entre eles por essa via. Em termos melódicos as possíbilidades são mais que muitas, mas em termos harmónicos as semelhanças são excessivas uma progressão V-I é igual independente dos acordes que escolhamos, e é a base harmónica de quase todos os estilos de música clássica, até aparecer Wagner.<BR/>Hoje em dia a monotonia reina num derivado do Jazz e Blues que é o IV-V-I, mas, é assim em muitos estilos diferentes. Este género de coisas não é patenteável. Era este o meu ponto de vista que ficou mal explicado.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-11903900635486688652007-04-17T14:05:00.000+01:002007-04-17T14:05:00.000+01:00No caso da música existe uma semi-contraparte... O...No caso da música existe uma semi-contraparte... Os músicos ganham dinheiro por actuar ao vivo, dinheiro que as discográficas não cheiram, mas, as produtoras por seu lado papam quase tudo.<BR/>Ou seja... Nos discos são as discográficas, nos espectáculos são as produtoras... Os artistas são sempre "entalados".<BR/>Restalhes vender os copyrights dos trabalhos seguintes a quem pagar mais, e voltamos ao mesmo ponto em que começámos.<BR/><BR/>Ludwig, esta é mais dificil de solucionar do eu pensava. Não estamos a falar de criacionistas, nem de charlatões espiritas, nem de teorias cientificas, e ainda não se conseguiu chegar a uma plataforma que elimine os "parasitas" da equação e que maximize o output artistico. Estou aberto a discutir mais sugestões.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-34436870724831676072007-04-17T14:02:00.000+01:002007-04-17T14:02:00.000+01:00Talvez esteja enganado quanto à aplicabilidade da ...Talvez esteja enganado quanto à aplicabilidade da lei de copyright em relação aos cânones mas quanto a estes, há quantificações exactas que os definem. São uma sequência ordenada de cadências, acordes e variações. Se se pode patentear uma peça de Lego, também se pode patentear um cânone.<BR/><BR/>Mas acho que não se podem patentear as peças de Lego, o que presumo pelo facto de quase todas elas terem o logotipo gravado nos encaixes, o que assim tornaria as peças em algo "copyrightable", passo o Newspeak.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-85376693895520601812007-04-17T10:57:00.000+01:002007-04-17T10:57:00.000+01:00"É precisamente nos contratos de manutenção e nest..."É precisamente nos contratos de manutenção e nesta responsabilidade pelo desempenho que ganham as empresas de software livre."<BR/><BR/>E qual seria a contraparte no caso da música?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-38506216967842343932007-04-17T09:19:00.000+01:002007-04-17T09:19:00.000+01:00O problema da música ser quase só publicidade é co...O problema da música ser quase só publicidade é consequência directa do sistema de direitos de autor. É esse direito de monopólio que torna rentável criar artistas de plástico.<BR/><BR/>E o exemplo de não usar software gratuito por exigir que alguém se responsabilize demonstra que o copyright é superfluo. É precisamente nos contratos de manutenção e nesta responsabilidade pelo desempenho que ganham as empresas de software livre.Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-61940093508801247392007-04-17T01:54:00.000+01:002007-04-17T01:54:00.000+01:00Sobre cânones, é mais complicado estabelecer propr...Sobre cânones, é mais complicado estabelecer propriedade, já que não há uma quantificação exacta do que os define. Apenas principios gerais. O que existe é a necessidade de garantir que a execução individual, criativa, de um trabalho artistico não acaba a gerar rendimento no sitio errado. Concordo com o Ludwig na questão da qualidade músical e na criatividade, que actualmente anda por baixo nos meios comerciais, mas, não creio que seja pelo copyright que o problema existe. É mesmo pelo fenomeno da publicidade. Os mediocres que as editoras promovem, tipo D'ZRT são objectos publicitários. Não têm talento nenhúm, a não ser para se exibirem, e copiarem músicas de outros. Sem o copyright, aqueles a quem eles imitam as cançonetas não receberiam nada. O mal é que o copyright é vendido a empresas, que não contribuem para a criatividade, apenas vivem da dita alheia, e quando alguém compra um CD, na realidade o autor não recebe mais que uns centimos por isso, os restantes 14,xx euros vão para o estado (pelo menos 21%), para editoras e distribuidores.<BR/><BR/>Sobre o Linux, que o Ludwig referiu, até haver alguém a desenvolver a soldo, o Linux era só uma brincadeira académica. Na vida real, só as "Enterprise Editions", que custam na casa dos milhares de euros e com contratos de manutenção é que servem a população em geral, nos servidores das empresas de serviços, pois ninguém compra algo que envolva responsabilidades financeiras (bases de dados, webserver, etc.) sem ter uma "cara" a quem apontar o dedo e sacar responsabilidades. O open source puro, e de distribuição livre é mesmo só para quem tem tempo demais para gastar a brincar à informática em casa. Eu ainda assim prefiro o Solaris... É pago, mas, é muito mais robusto e seguro... Mas, não me ralava que fosse à borla.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-6967467223530749162007-04-17T00:11:00.000+01:002007-04-17T00:11:00.000+01:00Não penso que se teriam direitos de autor sobre um...Não penso que se teriam direitos de autor sobre um cânone na música, da mesma forma que os artistas plásticos não têm direitos de autor sobre os cânones movimentos em que se inserem.Krippmeisterhttps://www.blogger.com/profile/17371351506941321467noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-56585335440068804792007-04-16T23:35:00.000+01:002007-04-16T23:35:00.000+01:00O povo, unido, jamais será vencido!Vermelhito...?!...O povo, unido, jamais será vencido!<BR/><BR/>Vermelhito...?! Ou Não?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-58093505647932780982007-04-16T22:45:00.000+01:002007-04-16T22:45:00.000+01:00E o copyright, no caso da música, pode perfeitamen...E o copyright, no caso da música, pode perfeitamente castrar a criatividade, se se tiver direitos de autor sobre um cânone, por exemplo.<BR/><BR/>É que quase todas as músicas comerciais encaixam num cânone. São todas elas variações de um mesmo tema.Anonymousnoreply@blogger.com