tag:blogger.com,1999:blog-29251019.post1706877358372714933..comments2024-03-23T14:41:42.801+00:00Comments on Que Treta!: Devíamos copiar isto.Ludwig Krippahlhttp://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comBlogger29125tag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-16489046143920439812008-01-30T01:33:00.000+00:002008-01-30T01:33:00.000+00:00Já agora, sobre Richard Stallman, ele cobra bem po...Já agora, sobre Richard Stallman, ele cobra bem por autógrafos, fotos etc...<BR/>Isso já foi criticado como sendo uma contradição. Abstenho-me.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-23538560249672151522008-01-30T01:31:00.000+00:002008-01-30T01:31:00.000+00:00Agente dos U2 encoraja ISP contra a pirataria.<A HREF="http://exameinformatica.clix.pt/noticias/internet/996161.html" REL="nofollow">Agente dos U2 encoraja ISP contra a pirataria.</A>Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-47687091043631415002008-01-21T00:23:00.000+00:002008-01-21T00:23:00.000+00:00Pedro,Obrigado pelo link. O tipo até fala bem espa...Pedro,<BR/><BR/>Obrigado pelo link. O tipo até fala bem espanhol, e sabe o que diz :)Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-18661109780799122952008-01-19T17:51:00.000+00:002008-01-19T17:51:00.000+00:00Ludwig,hoje assisti um vídeo chamado "El nombre co...Ludwig,<BR/>hoje assisti um vídeo chamado "<A HREF="http://br.youtube.com/watch?v=b2oIsxei05o" REL="nofollow">El nombre correcto es GNU con Linux : R. STALLMAN (VIDEO 1)</A>" no YouTube.<BR/>Deve interessar-te.<BR/><BR/>Richard Stallman é americano, sei que sabe ler e escrever francês fluentemente... e agora vejo-o a falar espanhol. LOLPedro Amaral Coutohttps://www.blogger.com/profile/06944792351545499684noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-68333128309035403182008-01-17T19:36:00.000+00:002008-01-17T19:36:00.000+00:00Net lenta, finalmente! Estes políticos sabem sempr...Net lenta, finalmente! Estes políticos sabem sempre seguir as tendências. Só falta a imposição de fronteiras na internet, quais fronteiras terrestres ou alfândegas portuárias.<BR/><BR/>Receio que o copyright inclua todos os ficheiros jamais criados, pois por definição, tudo o que é criado pelo homem leva automaticamente direitos de autor.<BR/><BR/>Para além da invasão da privacidade, preocupa-me o controlo sobre os uploads de ficheiros que eu criei. Quem me garante se por uma razão de heuristica, um ficheiro criado por mim não vá engatilhar um sistema de alerta qualquer?Samuel Lourençohttps://www.blogger.com/profile/02745536237752503767noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-75024574288243375712008-01-17T19:21:00.000+00:002008-01-17T19:21:00.000+00:00Este comentário foi removido pelo autor.Samuel Lourençohttps://www.blogger.com/profile/02745536237752503767noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-63519274428233482002008-01-17T00:41:00.000+00:002008-01-17T00:41:00.000+00:00LudwigNão devias ligar aos delírios de quem em tem...Ludwig<BR/><BR/>Não devias ligar aos delírios de quem em tempos ganhou a vida com as pernas abertas. Antes de apagares este comentário por atentado ao pudor, recorda-te que estou a falar de um ex-violoncelista. <BR/><BR/>Antes que penses que sou esperta por ter arranjado uma piada tão curtida, foi um amigo músico que ma contou (eu disse-te que andava com más companhias!). Um daqueles que ri com a voz colocada, de piadas que mais ninguém percebe e que tem um ego que quase não o deixa entrar pela porta dentro de tão inchado: lindo! Mas é bom moço!<BR/><BR/>Olha que se fores a ver bem o assunto, não é rigorosamente assim. Simplesmente tens aquelas melodias de tal modo na cabeça que as reconheces seja em que lado for. E depois, tens o José Cid, que é um motivo excelente para te manteres a milhas do meu blogue nos próximos tempos.Abobrinhahttps://www.blogger.com/profile/10785046712147490698noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-8427413308556834852008-01-16T12:50:00.000+00:002008-01-16T12:50:00.000+00:00LudwigTenho que deixar para a noite. Depois digo-t...Ludwig<BR/><BR/>Tenho que deixar para a noite. Depois digo-te alguma coisa. Mas vou refilar!Abobrinhahttps://www.blogger.com/profile/10785046712147490698noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-41687755859910440442008-01-16T01:25:00.000+00:002008-01-16T01:25:00.000+00:00Abobrinha,Não chateias nada. Mas estás enganada :)...Abobrinha,<BR/><BR/>Não chateias nada. Mas estás enganada :)<BR/><BR/>A música sempre foi uma parte importante em todas as culturas, se bem que durante o auge das discográficas foi muito menos participativa (agora está a tornar-se mais participativa, com remixtures, samples, youtube e afins).<BR/><BR/>Quanto à inovação, se não tens paciência para ler o que eu escrevi sobre isto (compreendo... :) pelo menos vê <A HREF="http://ktreta.blogspot.com/2007/04/johann-pachelbel.html" REL="nofollow">este</A>.Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-60514648838015827992008-01-15T23:37:00.000+00:002008-01-15T23:37:00.000+00:00Eu juro que não tirei o dia para te chatear!Eu juro que não tirei o dia para te chatear!Abobrinhahttps://www.blogger.com/profile/10785046712147490698noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-35836866711931006762008-01-15T23:33:00.000+00:002008-01-15T23:33:00.000+00:00Ludwig "Já agora, achas que quem mais inovou foi q...Ludwig <BR/><BR/>"Já agora, achas que quem mais inovou foi quem mais dinheiro ganhou com a música?"<BR/><BR/>Isto tem duas respostas: sim e não!<BR/><BR/>Os Beatles e o Elvis ganharam dinheiro que nem esterco. Foram inovadores. Não me recordo assim de repente de mais estilos fracturantes. <BR/><BR/>Marco Paulo, Tony Carreira, Spice Girls, Britney Spears e Mika ganham dinheiro que nem esterco (cada qual à sua escala)... percebeste onde eu quero chegar? <BR/><BR/>Mas em todos estes casos o que lhes deu dinheiro foram os direitos de autor! E um pouco os concertos, mas não é o grosso do dinheiro: os concertos vieram por solicitação da popularidade destes mesmos grupos. <BR/><BR/>E depois, Ludwig, há um pequeno aspecto: não há nada errado com ganhar dinheiro, sabias? O dinheiro faz girar o mundo! Viver de gosto pela cultura pode ser muito bonito, mas não dá de comer a ninguém. Blogar também não, mas nós continuamos a fazê-lo. No meu caso é pela javardice pura e simples, mas no teu nem é inteiramente desinteressado: dá-te nome, dá-te projecção. E isso de uma maneira ou de outra beneficia-te... o que é bom!<BR/><BR/>Agora uma coisa é certa: as regras do jogo vão ter que mudar. Mas não se pode romper com as regras do jogo assim de um dia para o outro e é tudo do povo e quem quer paga. Isso seria um grande retrocesso e ninguém beneficiaria dessa situação. A solução passará possivelmente por eliminar intermediários para cortar custos e fazer com que para comprar um CD não precise de soltar 30 impropérios... e que a música não seja tão fácil de copiar. Isto era um problema que não se punha na altura dos discos em vinil!Abobrinhahttps://www.blogger.com/profile/10785046712147490698noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-37950169376700118772008-01-15T23:23:00.000+00:002008-01-15T23:23:00.000+00:00LudwigNos antigamentes pouca gente tinha acesso à ...Ludwig<BR/><BR/>Nos antigamentes pouca gente tinha acesso à música. Se bem que eu tenho convivido com uns totós que dizem que antigamente todos iam à ópera. De onde se deduz facilmente que eu ando em más companhias e ainda hoje me ia saindo mal quando mandei uma boca a uma dessa verdades absolutas ("que treta" estava nessa frase, por isso estás a ver que também és má influência). É que eu esqueço-me às vezes que o teu irmão é dos únicos que troça das figuras tristes dos artistas e da arte. E é muito bom moço!<BR/><BR/>Como eu ia dizendo, música e cultura em geral eram pagas pelas elites (igreja católica incluída). Ou seja, funcionava a coisa na base das bolsas. Hoje essas obras são património da humanidade. <BR/><BR/>Ou seja, antigamente a inovação era pouca excepto onde havia dinheiro e talentos. Mas há coisas que não podes comparar, porque os meios de difusão eram menos. <BR/><BR/>Pagava-se por obra e pagava-se por tocar a peça em público. Hoje as pessoas querem muita música, de muitos géneros. Quem vais arranjar que patrocine? Olha, marcas (estou-me a lembrar do "lalalaú" da TMN e do "T2" do Millenium). Não há patrocinadores ilimitados nem com bolsos tão fundos. E estás a ver pela amostra que o futuro pode ser muito sombrio!Abobrinhahttps://www.blogger.com/profile/10785046712147490698noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-52032889513122489972008-01-15T21:51:00.001+00:002008-01-15T21:51:00.001+00:00Já agora, achas que quem mais inovou foi quem mais...Já agora, achas que quem mais inovou foi quem mais dinheiro ganhou com a música?Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-45222343290096467522008-01-15T21:51:00.000+00:002008-01-15T21:51:00.000+00:00Abobrinha,Não sei se sabes, mas o copyright tem po...Abobrinha,<BR/><BR/>Não sei se sabes, mas o copyright tem pouco mais de um século, e durante as primeiras décadas aplicava-se exclusivamente a material impresso.<BR/><BR/>Achas que até ao século vinte não houve qualquer inovação musical?Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-44804714563129743512008-01-15T21:30:00.000+00:002008-01-15T21:30:00.000+00:00LudwigPhónix! Mas tu julgas que eu não tenho mais ...Ludwig<BR/><BR/>Phónix! Mas tu julgas que eu não tenho mais que fazer na vida? Mmmm... OK, boa questão! Não interessa, estás a desviar-te da questão!<BR/><BR/>Olha, bloguisticamente tenho que coleccionar trolls. Estou a tentar decidir se mando um para sítios que vêm ou não no dicionário. Que achas? (Não te adianta nada opinar, porque vou fazer exactamente o que quiser. Mas só por delicadeza perguntei. Vou tentar ser criativa.)<BR/><BR/>"Toda a gente que quiser música terá que pagar a músicos"<BR/><BR/>Apercebeste-te que acabaste de matar toda e qualquer inovação musical, não apercebeste?Abobrinhahttps://www.blogger.com/profile/10785046712147490698noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-44921089885648795692008-01-15T19:12:00.000+00:002008-01-15T19:12:00.000+00:00Já agora, lê só estesSe leres por ordem cronológic...Já agora, lê só <A HREF="http://ktreta.blogspot.com/search?q=%22A+treta+do+copyright%22" REL="nofollow">estes</A><BR/><BR/>Se leres por ordem cronológica (de baixo para cima) dá para ter uma ideia do muito que já aqui se discutiu acerca disto.<BR/><BR/>Ou então pede ao João Vasco, ao Mário Miguel e ao António para te enviarem por email todos os comentários que aqui deixaram acerca disto e daqui a uns anos diz o que achas ;)Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-73046461061160014752008-01-15T19:09:00.000+00:002008-01-15T19:09:00.000+00:00Abobrinha,Já tenho uma data de posts aqui sobre co...Abobrinha,<BR/><BR/>Já tenho uma data de posts aqui sobre coisas como isto:<BR/><BR/><I>«Olha, o modelo dos salários não funciona para toda a gente. Quem é que os ia pagar? O ministério da Cultura? Ou as editoras? Com que lucro?»</I><BR/><BR/>Claro que funciona para toda a gente. Toda a gente que quiser música terá que pagar a músicos, tal como toda a gente que quiser professores ou médicos ou pintar a casa ou ir ao cableireiro ou ter roupa para vestir.<BR/><BR/>É possível que algumas coisas que agora são profissão deixem de o ser. Editor de discos, por exemplo. Mas isso será se prestarem um serviço ou venderem um produto pelo qual ninguém quer pagar. Aí é justo que desapareça essa profissão. Hoje em dia já não dá dinheiro andar a vender àgua ou leite pela rua, por exemplo.Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-37552669670703426042008-01-15T16:10:00.000+00:002008-01-15T16:10:00.000+00:00LudwigPois essa parte de perder o meu tempo a ler ...Ludwig<BR/><BR/>Pois essa parte de perder o meu tempo a ler os teus posts antigos sobre o assunto é que não está com nada. Não sei se leste um dos meus posts mais recentes, mas eu costumo perder tempo com outras coisas. Além de que (não leves a mal) os teus posts sobre este assunto são um bocado seca!<BR/><BR/>Olha, o modelo dos salários não funciona para toda a gente. Quem é que os ia pagar? O ministério da Cultura? Ou as editoras? Com que lucro? <BR/><BR/>Mas agora que falas no assunto, e a nível de Faculdade, os alunos não regurgitam o que dão na Faculdade (acho eu... espero eu...), mas aplicam o que deram e evoluem a partir daí (os que trabalham sequer na área). O que é que se aprende na Faculdade? O que o professor faz é mais que explicar: é avaliar o nível de conhecimentos e a evolução do conhecimento. Mas o que se aprende na Faculdade é um ponto de partida, não um ponto de chegada!<BR/><BR/>Seja como for, numa Faculdade o objectivo é mesmo propagar conhecimento e criar novo pela actividade de investigação, para o que se paga um salário aos docentes. A missão dos docentes está claramente definida (bem, mais ou menos). Se se gera algo que pode ser patenteado, patenteia-se. E faz-se dinheiro com isso! Que se investe ou estoura em férias nas Caraíbas.<BR/><BR/>Agora outra coisa: especialmente a malta das humanísticas tem a mania de volta e meia publicar uns livros. Que foram produzidos com o tempo e os recursos da Faculdade... estou em crer que recebem por eles, que não o fazem pro bono. E sabes que mais? Fazem bem! Porque enquanto eles produziram, outros não produziram! E tem que haver incentivo para a produção. E esse incentivo é... dinheiro, meu filho! Poucos trabalham só por amor à camisola (outros nem isso, senão o Benfica seria o melhor clube do mundo, o que claramente não é).<BR/><BR/>Resumindo e baralhando, as regras são diferentes para trabalhos diferentes. E o trabalho em cultura é muito subjectivo, mas (com excepção de certos bastiões de cultura mais "erudita") ultimamente é governado por leis de mercado: o que vende. A distribuição selvagem perturba essa lógica de mercado. Agora numa coisa este post tem o seu quê: não se pode andar a vigiar as comunicações electrónicas, como não se pode andar a vigiar as encomendas postais! E (acrescento eu), a cultura está por preços irreais: livros de treta a 20-30 euros??? Vão roubar o carago!<BR/><BR/>Já agora, já votaste na minha sondagem nova? Não é cultura, claro está!Abobrinhahttps://www.blogger.com/profile/10785046712147490698noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-1771190142961500202008-01-15T15:40:00.000+00:002008-01-15T15:40:00.000+00:00Abobrinha,Já escrevi aqui bastante sobre isso. Cli...Abobrinha,<BR/><BR/>Já escrevi aqui bastante sobre isso. Clica na tag <A HREF="http://ktreta.blogspot.com/search/label/copyright" REL="nofollow">copyright</A> e poderás desperiçar um bom bocado da tua vida a ler os meus desabafos sobre este assunto :)<BR/><BR/>Mas, resumindo, além da lei não há razão para os artistas terem que ser remunerados de forma diferente dos outros profissionais. Na verdade, nem é muita a diferença. O grosso dos rendimentos dos músicos é os concertos que dão. E os escritores podiam muito bem receber ordenados como os matemáticos ou os biólogos.<BR/><BR/>A maior parte dos alunos da FCT vai ganhar dinheiro à custa das coisas que aprendeu na faculdade. Alguns vão ser professores, ou vão dar explicações, ou ensinar coisas, levando a uma «partilha abusiva» do que nós ensinamos.<BR/><BR/>Mas não faz sentido os professores receberem comissão por isso. O que faz sentido é receber pelo seu trabalho. Na arte devia ser a mesma coisa. O músico devia receber pelo trabalho de compôr, tocar, e cantar. A ideia de receber cada vez que alguém copia uns 0s e 1s é ridicula.Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-9808314644123954462008-01-15T08:59:00.000+00:002008-01-15T08:59:00.000+00:00LudwigMas é exactamente isso que estás a dizer! Os...Ludwig<BR/><BR/>Mas é exactamente isso que estás a dizer! Os artistas ganham pelas vendas dos CDs e outras formas de difusão. Do mesmo modo que um autor de um livro de Bioquímica ganha pelo que a Faculdade lhe paga e pelo que o livro vende. Nem o autor/artista ganha pela consciência de difundir cultura nem o autor pelo de divulgar Ciência. <BR/><BR/>O que este post defende (ou estou errada?) é que medidas securitárias sobre cidadãos não são aceitáveis só por causa dos direitos de autor. <BR/><BR/>Repara que se não há divulgação desinteressada (ou pelo menos não é a norma). Assim, o que o autor não recebe (e o editor, e o transportador, o despachante, o livreiro, o distribuidor) recebe o dono da reprografia. No caso da música, ganha quem fornece a internet e quem queima CDs e os mistura de modo a que alguém os queira comprar. Em fase nenhuma a criatividade foi valorizada, senão na altura em que se cobiçou o bem. <BR/><BR/>Uma coisa é verdade: livros e CDs estão excessivamente caros. No caso dos CDs, os próprios autores estão contra as editoras e alguns de maior peso sairam delas. Baixar os custos pode passar por cortar com alguns custos excessivos (que é a unica maneira de baixar os custos de produção). Isto pode implicar eliminar intermediários (e implica, quase de certeza). <BR/><BR/>Para um cantor, a única maneira de fazer face à partilha abusiva da sua música é optar por concertos atrás de concertos. Ora como só uma entidade (de que tu duvidas) tem o dom da ubiquidade, pode ou não ser exequível viver só de espectáculos ao vivo.Abobrinhahttps://www.blogger.com/profile/10785046712147490698noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-84425662031895263942008-01-15T02:11:00.000+00:002008-01-15T02:11:00.000+00:00Só uma achega completamente despropositada:Acho es...Só uma achega completamente despropositada:<BR/><BR/>Acho especial piada ao nome dos partidos por esse mundo fora. Será que também existe o "Partido Extremista Sueco" e o "Partido Levezinho Sueco"? Depois do "Lei e Justiça", na Polónia, já me acredito em tudo :PHugo Monteirohttps://www.blogger.com/profile/01214518958717436334noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-71626407589373420722008-01-15T00:34:00.000+00:002008-01-15T00:34:00.000+00:00Abobrinha,Um piloto de fórmula 1 ganha mais que um...Abobrinha,<BR/><BR/>Um piloto de fórmula 1 ganha mais que um taxista, e ambos conduzem. Não vejo mal nisso, desde que o que cada um ganha resulte de comércio voluntário e não de imposição legal. Por exemplo, já seria contra uma lei que fosse feita propositadamente para que os pilotos de fórmula 1 ganhassem mais que os taxistas.Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-24543785713548618212008-01-15T00:15:00.000+00:002008-01-15T00:15:00.000+00:00Herr KrippmeisterDiz quem sabe que as suecas parti...Herr Krippmeister<BR/><BR/>Diz quem sabe que as suecas partilham... na segunda-feira fazem relatórios pormenorizados de quem, quantas vezes, de que tamanho e ao fim de quantos copos. A isto chama-se ser muito aberta!<BR/><BR/>Dito isto, quem me contou era um bocado má língua (e estou a ser o mais literal possível... em dois sentidos... mas não três).Abobrinhahttps://www.blogger.com/profile/10785046712147490698noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-60228769474042911502008-01-15T00:02:00.000+00:002008-01-15T00:02:00.000+00:00Ludwig"É evidente que um artista deve ser recompen...Ludwig<BR/><BR/>"É evidente que um artista deve ser recompensado pelo seu trabalho de forma a que possa viver dele. Como um professor, um cientista, um taxista, seja quem for."<BR/><BR/>Mmmmm... deixa ver. Vamos assumir que estas coisas se medem por mérito e que o mérito é directamente proporcional às qualificações académicas. Um taxista ganha menos que um professor, que ganha menos que um cientista. <BR/><BR/>Na música como é que vais distinguir um sapateiro de um cientista? Vão ao "Chuva de estrelas" e ganha melhor salário o que cantar mais parecido com a Avril Lavigne? <BR/><BR/>O que é "de forma a que possa viver com ele"? É o rendimento mínimo? Olha que há aí muito sapateiro da música que nem disso devia viver! Mas não sou eu que mando.<BR/><BR/>Reunindo as fotocópias e os CDs, os livros são estupidamente caros (em parte porque são impressos num papel brilhante que é uma porra). Os CDs possivelmente também estão excessivamente caros. <BR/><BR/>Mas distribuir fotocópias a toda a gente não premeia o tipo que se esfalfou para escrever a porra do livro (e que queria com ele fazer lucro e não só apascentar os senhores aluninhos) e distribuir música como se não houvesse amanhã também pode ser muito giro porque se dixtribui cultura... mas não paga as contas! Ou sugeres que se possa ser torneiro mecânico de dia e músico Death Metal à noite? Até não ia ser mau!Abobrinhahttps://www.blogger.com/profile/10785046712147490698noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-4889486790775230752008-01-14T12:23:00.000+00:002008-01-14T12:23:00.000+00:00João,É evidente que um artista deve ser recompensa...João,<BR/><BR/>É evidente que um artista deve ser recompensado pelo seu trabalho de forma a que possa viver dele. Como um professor, um cientista, um taxista, seja quem for. Mas para isso é desnecessário restringir o usufruto das obras criadas. Julgar que os músicos vão desaparecer se a música se tornar domínio público é como pensar que os matemáticos vão desaparecer se a lei permitir que toda a gente faça contas. É ridículo.<BR/><BR/>E há outro factor importante. Uma música ficar propriedade exclusiva de uma discográfica durante 120 anos pode incentivar um pouco a discográfica a investir em músicas novas. Talvez. Mas de certeza que vai impedir a criação de obras derivadas dessa música, e dificultar a disseminação dessa música por futuros criadores, e reduzir o usufruto dessa música (e a musica quer-se é para ouvir, não para ficar no portfólio).<BR/><BR/>Este sistema não é, nem nunca foi, um incentivo à criatividade. Sempre fui um subsidio aos distribuidores, que sem esta protecção legal mudavam de negócio e não imprimiam livros.<BR/><BR/>Mas com a redução dos custos de distribuição e as novas formas de comunicar isto está-se a tornar desnecessário e cada vez mais uma forma de censura e um impedimento à criatividade.Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.com