tag:blogger.com,1999:blog-29251019.post116145600697434691..comments2024-03-23T14:41:42.801+00:00Comments on Que Treta!: Artistas pirateadosLudwig Krippahlhttp://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-1161678164957373092006-10-24T09:22:00.000+01:002006-10-24T09:22:00.000+01:00O João Vasco tem razão. A radio por internet tem c...O João Vasco tem razão. A radio por internet tem custos de infraestrutura muito baixos. Se não fosse o copyright, havia radios dessas aos montes, e qualquer músico poderia ter audiência. Como acontece com os blogs, por exemplo.<BR/><BR/>É certo que sem o copyright não dava para seguir o esquema das spice girls e afins, de grupos montados (salvo seja) pela editora com castings e publicidade. Os musicos teriam que seguir o percurso mais tradicional de cantar nos bares, ganhar alguns seguidores, e assim antes de vingar. Mas com a internet isso é muito mais fácil.<BR/><BR/>E podemos argumentar que esta "perda" na verdade é um ganho para os verdadeiros objectivos do copyright, que não são facilitar a vida aos músicos maus ou às editoras, mas promover a inovação e criatividade artistica. Se perdermos Spice Girls para ganhar Leonard Cohens acho que estamos bem.Ludwig Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/12465901742919427145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-1161641503297897902006-10-23T23:11:00.000+01:002006-10-23T23:11:00.000+01:00Sobre isso da estratégia de Marketing, creio que e...Sobre isso da estratégia de Marketing, creio que essa é uma das partes da estutura que o Ludwig argumenta ser dispensável.<BR/><BR/><BR/>Até agora um músico tem necessitado dela para "triunfar", mas com esta nova estrutura de difusão musical a importância do Marketing vai diminuindo cada vez mais. (E ainda bem!)João Vascohttps://www.blogger.com/profile/14810948198773329192noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-1161624058897304442006-10-23T18:20:00.000+01:002006-10-23T18:20:00.000+01:00Embora a Mafalda Arnauth, provelmente já não tenha...Embora a Mafalda Arnauth, provelmente já não tenha necessidade de recorrer às editoras para vender as músicas, o mesmo não me parece que seja verdade para outros musicos que estão a lançar a carreira.<BR/>Um músico em inicio de carreira tem q ter uma estratégia de markting muito bem montada, se quiser ir a algum lado e é claro q isto n é possivel sem a ajuda de uma empresa especializada, seja uma editora musical, seja uma empresa genérica de markting e publicidade.<BR/><BR/>O q provalmente tens razão é q actualmente as editoras já não são necessárias para realizar a distribuição das músicas. O iTunes é um exemplo disso e eu julgo q provavelmente este será o futuro das editoras musicais: vender a música num formato digital encriptado qq. Acho no entanto q os cd's e lp's não irão desaparecer totalmente, irão passar a ser vendidos a preços ainda mais elevados, apenas para coleccionadores.MDhttps://www.blogger.com/profile/10095902655854656434noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-1161607908789774502006-10-23T13:51:00.001+01:002006-10-23T13:51:00.001+01:00Não sendo uma área onde estou à vontade, posso ext...Não sendo uma área onde estou à vontade, posso extrapolar:<BR/><BR/>Os discos vendem-se porque passam nas rádios.<BR/>Os discos passam nas rádios porque as editoras têm uma pipa de massas para pagar esse previlégio.<BR/>Os autores individuais não têm uma pipa de massas, logo, as suas músicas não passam na rádio, logo, ninguém as ouve, logo, ninguém as compra.<BR/>Isto é tanto mais relevante quanto piores são as músicas, pois as pessoas não as compram pela qualidade mas por se fartarem de as ouvir (é estranho mas verdade...).<BR/>Neste contexto, apenas os músicos de excepcional qualidade poderão se dar ao luxo de prescindir das editoras.<BR/>Pelo que eu conheço, a maioria dos músicos portugueses não encaixa, nem de longe, nessa categoria.Miguel Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/06313224856404924680noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29251019.post-1161607900830855562006-10-23T13:51:00.000+01:002006-10-23T13:51:00.000+01:00Não sendo uma área onde estou à vontade, posso ext...Não sendo uma área onde estou à vontade, posso extrapolar:<BR/><BR/>Os discos vendem-se porque passam nas rádios.<BR/>Os discos passam nas rádios porque as editoras têm uma pipa de massas para pagar esse previlégio.<BR/>Os autores individuais não têm uma pipa de massas, logo, as suas músicas não passam na rádio, logo, ninguém as ouve, logo, ninguém as compra.<BR/>Isto é tanto mais relevante quanto piores são as músicas, pois as pessoas não as compram pela qualidade mas por se fartarem de as ouvir (é estranho mas verdade...).<BR/>Neste contexto, apenas os músicos de excepcional qualidade poderão se dar ao luxo de prescindir das editoras.<BR/>Pelo que eu conheço, a maioria dos músicos portugueses não encaixa, nem de longe, nessa categoria.Miguel Krippahlhttps://www.blogger.com/profile/06313224856404924680noreply@blogger.com