sábado, junho 01, 2013

Treta da semana (passada): a palhaçada.

Por causa de uma comparação imprudente, o Miguel Sousa Tavares sujeita-se a arranjar problemas com a lei. Como a nossa legislação considera que o insulto é crime, a Operação Nariz Vermelho (1) poderia levar o Miguel a tribunal por insinuar que o desempenho deles está ao nível do desempenho do nosso Presidente. Felizmente, mesmo sendo palhaços sabem que o ridículo tem limites e não vão ocupar promotores, juízes e tribunais com coisas destas. Infelizmente, a outra parte visada não tem esse discernimento e julga ser uma boa aplicação do erário e de recursos judiciais apurar se a comparação entre Cavaco Silva e um palhaço ofende a honra de alguém e, em caso afirmativo, de quem (2).

Esta legislação antiquada que criminaliza ofensas, e o seu abuso por parte de governantes, já custou a Portugal algumas multas por condenações no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (3). Mas como quem paga a multa são os contribuintes, em vez dos governantes que usama lei para fazer pior figura do que fariam sossegados, a asneira persiste. A própria lei é um disparate, um vestígio anacrónico do tempo em que a reputação de cada pessoa era criada principalmente pelo que diziam e escreviam dela. No tempo do diz que disse talvez fizesse algum sentido punir afirmações insultuosas. Hoje não faz. A honra de alguém como o cidadão Cavaco Silva é determinada principalmente pelos seus actos e não pelos nomes que lhe possam chamar. Dos negócios com a SNL (4) e a casa no Algarve (5) à alegada intervenção da virgem junto à troika, o Cavaco Silva já fez mais por manchar a sua reputação do que qualquer insulto poderia fazer.

Pior ainda, em Portugal não se criminaliza apenas os insultos pessoais. Vai-se ao pormenor de criminalizar adicionalmente quem ofende a honra do Presidente e da República Portuguesa. O que apresenta um dilema aos tribunais. Se, por um lado, foi o Miguel Sousa Tavares que chamou palhaço ou Cavaco Silva, por outro lado foi o Cavaco Silva quem ridicularizou internacionalmente a nossa democracia ao mobilizar o sistema judicial só porque o outro menino lhe chamou nomes (6). Se alguém em Portugal merecesse castigo por ofensas à República e ao Presidente seria, em primeiro lugar, o cidadão Cavaco Silva.

1- www.narizvermelho.pt/
2- Expresso, Ministério Público considera crime palavras de Sousa Tavares; I online, PGR abre inquérito por alegada ofensa à honra de Cavaco por Miguel Sousa Tavares
3- Por exemplo, I online, 10-2009, Tribunal Europeu condena Portugal por violar liberdade de expressão, ou Público, 11-2012, Tribunal europeu condena Portugal por violação da liberdade de expressão.
4- DN, 2009, Cavaco e filha lucraram com acções da SLN
5- Económico, 2011, Cavaco Silva construiu casa de férias antes de ter licença
6- Le Monde, Qualifié de "clown", le président portugais saisit la justice, BBC, Portugal author Miguel Sousa Tavares probed for 'clown' jibe

25 comentários:

  1. Esse senhor não tem habilidade nenhuma para o cargo, mas ele não tem culpa, os portugueses é que o puseram lá. Agora é só aguardar que o tempo passe e mais nada. Dali não se espera que saia nada de jeito. Expõe-se ao ridículo constantemente e, agora a reclamar processo por causa da "palhaçada", é só mais um caso. "Por que no te callas..."

    ResponderEliminar
  2. «...à alegada intervenção da virgem junto à troika»? A sério?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CONSELHOS À MARIA MADALENA TEODÓSIO (E AO LUDWIG!)

      Para saber pensar criticamente (e lidar facilmente com os autoproclamados “macacos tagarelas” (sic) ateístas e evolucionistas como o Ludwig, a Maria Madalena devia aprender a distinção entre factos observáveis aqui e agora pela ciência experimental e as interpretações impostas a esses factos por evolucionistas com base na sua visão ateísta e naturalista do mundo.

      Entender essa distinção fundamental entre factos e interpretações permite identificar facilmente as falhas no pensamento evolucionista.

      A abiogénese, por exemplo, nunca foi observada na biologia desde que Aristóteles ensinava a geração espontânea da vida. E no entanto, os evolucionistas acreditam que a vida veio de elementos não vivos através de processos naturais.

      Em bom rigor, neste caso até estamos perante um exemplo em que os evolucionistas prescindem dos factos para sustentar as suas crenças.

      Os evolucionistas afirmam que organismos vivos novos e mais complexos evoluíram através de processos naturais, embora a biologia apenas mostre que os seres vivos se reproduzem de acordo com o seu género, tal como a Bíblia ensina.

      Os evolucionistas afirmam que as variações nos organismos vivos acabam eventualmente por produzir nova informação genética codificadora de novos géneros de seres vivos, mas a biologia apenas confirma a variação existente dentro de cada género.

      Tentilhões “evoluem” para… tentilhões! Gaivotas “evoluem” para… gaivotas!

      Os evolucionistas afirmam que as mutações fornecem a “matéria prima” para a evolução, embora a literatura científica apenas comprove que as mutações tendem a destruir informação genética, causando doenças e morte, em vez de criarem estruturas e funções novas e mais complexas.

      Como se vê, existe um grande desfasamento entre os factos observáveis propriamente ditos e as interpretações e especulações que os evolucionistas fazem a partir deles, quando não mesmo sem eles e até contra eles.

      Parafraseando Mark Twain, podemos dizer que com um pequeno investimento em factos os evolucionistas são capazes de conseguir um grande retorno em especulações…

      Eliminar
  3. o insulto é crime? os alemães que têm nas mãos o Portas segundo soares és tu pá ?

    apesar de seres só um teu nome é legião né

    krippahl legio?

    ResponderEliminar
  4. Banda:
    Não és da familia do Prespectiva, não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. perspectiva lá estás tu a destruir a língua pátria puto...

      ou escreve-se pruto?

      Perspex num é prospect nevski....

      olha a perspectiva fresquinha

      o krippahl coadoptou-te foi?

      Eliminar
  5. O LUDWIG INSULTA-SE A ELE PRÓPRIO AUTO-DEFININDO-SE COMO "MACACO TAGARELA"

    O Ludwig, tal como Richard Dawkins, gosta de alardear em público, com indisfarçável orgulho, que é um macaco tagarela.

    Ele disse isso neste seu blogue!

    Na falta de evidências de homens macacos no registo fóssil (sentindo-se traídos pelos Neandertais que afinal são verdadeiros homens!) os evolucionistas como Richard Dawkins e Ludwig Krippahl tentam apresentar-se a eles próprios como evidência de evolução, sacrificando-se por amor ao evolucionismo.

    Mas para os criacionistas, o Ludwig é simplesmente um tagarela. Mas, por mais que lhe custe, não é macaco.

    E ainda bem, porque senão teríamos um problema epistemológico muito sério, como já Charles Darwin suspeitava quando se interrogava:

    “the horrid doubt always arises whether the convictions of man's mind, which has been developed from the mind of the lower animals, are of any value or at all trustworthy.

    Would any one trust in the convictions of a monkey's mind, if there are any convictions in such a mind?”

    Ao auto-descrever-se como "Pithecus Tagarelensis" o Ludwig mete-se num beco sem saída epistemológico.

    Só a mensagem da Bíblia o pode salvar...

    ResponderEliminar
  6. MARIA MADALENA TEODÓSIO: A BOA VONTADE NÃO CHEGA

    Depois de o Ludwig ter batido em retirada, fugindo do criacionismo bíblico como o diabo da cruz, a Maria Madalena Teodósio apresentou-se ao debate cheia de entusiasmo e boa vontade, disposta a provar a teoria da evolução e a refutar o livro de Génesis.

    Neste momento já estamos em condições de apresentar o “track record” da Maria Madalena com base nos argumentos que mobilizou. Vejamos:

    1) Afirmou que o genoma não contém códigos nem informação codificada, negando toda a evidência existente, certamente com medo que os criacionistas usassem isso como evidência de design inteligente do mesmo. Mas a verdade é que tem.

    2) Comparou a organização dos flocos de neve com as quantidades inabarcáveis de informação codificada no genoma. Esqueceu-se que existem programas de descodificação do genoma (v.g. ENCODE, GENECODE), mas não existe ninguém a tentar sequenciar flocos de neve.

    3) Afirmou que a Terra tem 4,5 mil milhões de anos, esquecendo que essa datação assenta na medição de quantidades de isótopos de alguns meteoritos e algumas rochas, escolhidas a dedo, e parte do princípio (não demonstrado, não demonstrável e contrariado por muitas evidências) de que o sistema solar é o resultado do colapso gravitacional de uma nebulosa, algo que, de resto, nunca foi nem pode ser observado.

    4) Apresentou a teoria do mundo RNA como explicação da origem acidental da vida, quando esta é considerada pelos cientistas como a pior de todas as teorias da origem da vida com exceção de todas as alternativas.

    5) Afirmou que a duplicação de genes é a melhor maneira de criar informação genética, embora a análise do melhor exemplo mencionado pelos evolucionistas em 2012 (que eu próprio lhe indiquei!) mostre apenas que as bactérias salmonelas apenas duplicam genes que produzem histidina (e secundariamente triptófano), de maneira que a cópia consiga produzir em primeira linha triptófano, não se criando nenhuma função verdadeiramente nova e continuando as salmonelas a evoluir para… salmonelas!


    Como se vê, também a Maria Madalena Teodósio não vai longe no seu debate com o criacionismo bíblico. Não basta a boa vontade.

    É necessário examinar criticamente toda a evidência e toda a aparência de evidência.

    Continuaremos a elencar os argumentos da Maria Madalena Teodósio, como temos feito com o Ludwig e outros.

    P.S. Estimada Maria Madalena. Já que se julga tão inteligente e preparada, porque é que não traz exemplos das suas aulas para refutar o criacionismo bíblico? Já que sabe tanta matéria não deveria ser difícil…

    ResponderEliminar
  7. Uma notícia interessante sobre o fóssil de um peixe datado de 480 milhões de anos, mas que afinal não passa de um peixe com todas as características de um peixe sepultado catastroficamente no tempo do dilúvio.

    Todas as características de um peixe:

    "...this type could be even more similar to sharks"

    Sepultado catastroficamente:

    "...fossils found in the sediment layers of the Iberian mountain range"

    No tempo do dilúvio:

    "...existed on the peninsula 480 million years ago, when the modern-day region of Teruel was covered by the sea"

    ResponderEliminar
  8. As experiências com o Laege Hadron Collider, do CERN, corroboram a criação inteligente do Universo e da vida.

    Criação inteligente do Universo e da vida:

    "Modern equations seem to capture reality with breathtaking accuracy, correctly predicting the values of many constants of nature and the existence of particles like the Higgs.

    Yet a few constants — including the mass of the Higgs boson — are exponentially different from what these trusted laws indicate they should be, in ways that would rule out any chance of life, unless the universe is shaped by inexplicable fine-tunings and cancellations."

    ResponderEliminar
  9. Ludwig,

    Diz-nos a página da presidência da república que também «A Dra. Maria Cavaco Silva participou na procissão de Nossa Senhora da Saúde, uma das tradições religiosas de Lisboa, que percorreu vários arruamentos da capital.»

    Fica-se também a saber que «à passagem da primeira dama, muitos deixaram recados dirigidos ao Presidente da República», mas a doutora esclarece que «o Presidente não tem poder para ajudar as pessoas como elas gostariam».

    Posto isto, perdi-me numa reflexão jurídica: será que chamar palhaço ao casal também é punido com pena de prisão até três anos ou com pena de multa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é má gramática ó loser, se é casal são dois pelo menos, logo usa-se plural

      se é para taxonomia o epíteto genérico é Pagliacci o específico será praesidentialis

      o sub-específico se fores dos troikistas que fazem ménage seria silvanus

      logo Pagliacci praesidentialis silvanus

      palhaço vem do italiano palha paglia paleae em latinus

      logo dá pra latinizar não...

      Eliminar
  10. Um estudo recente mostra que existem padrões neuro-mecânicos comuns nos seres vivos nadadores, corroborando um Criador comum e um design inteligente e eficiente, ajudando os engenheiros no design de robôs mais eficientes.

    Corroborando um Criador comum e um design inteligente:

    "...the similar timing patterns that these animals use to contract their muscles and produce undulatory swimming motions can be explained using a simple model."

    Um design inteligente e eficiente:

    "Though differences in body flexibility may lead to different swimming styles, scientists have found "neuromechanical phase lags" in nearly all swimmers."

    "...the waveform used by the sandfish should allow it to swim the farthest with the least expenditure of energy"

    Ajudando os engenheiros a melhorar a eficiência do design de robôs:

    "Beyond assisting the study of locomotion in a wide range of animals, the findings could also help researchers design efficient swimming robots."

    "Swimming robots adopting the same waveform should therefore be able to maximize their range."

    ResponderEliminar
  11. Um estudo recente mostra que, a par dos códigos epigenéticos e genéticos de que a vida depende, a água é uma maravilha de design, necessária mas insuficiente para a vida.

    A água como maravilha de design:

    "Water is one of the most common and extensively studied substances on earth.

    It is vital for all known forms of life but its unique behaviour has yet to be explained in terms of the properties of individual molecules.

    Water derives many of its signature features from a combination of properties at the molecular level such as high polarizability, directional hydrogen bonding sites and van der Waals forces, the attractive or repulsive forces between molecules not related to covalent or ionic bonds."









    ResponderEliminar
  12. «se é para taxonomia o epíteto genérico é Pagliacci o específico será praesidentialis»

    Está bem visto, Mastigophora.

    Mas o meu comentário destinava-se a especular no âmbito da legislação: chamando palhaço ao casal qual seria o cúmulo jurídico para o pleonasmo?

    E repara que num crime de lesa-majestade ninguém nos garante que a majestade tenha que ser una, e não dua. Nisto a nossa gramática é muito flexível, até podemos dizer «vós sois um palhaço, Eminência».

    ResponderEliminar
  13. Um estudo interessante sobre estalagmites e datação de eventos climáticos mostra que 1) confunde-se idades com quantidades de isótopos, 3) sendo a idade é determinada com base em critérios uniformitaristas, apesar de 3) a evidência mostrar que as premissas uniformitaristas são erradas e que 4) os resultados obtidos mostram catastrofismo com diferentes incidências locais, como seria de esperar no dilúvio:

    1) Continua a confundir-se idades com quantidades:

    "The precise ages of the samples were determined by measuring uranium and thorium isotope ratios"

    2) Critérios uniformitaristas:

    "Rainfall oxygen isotopic ratios are good indicators of the amount of rainfall occurring throughout the region, as determined by a modern-day calibration study..."

    3) Desadequação dos critérios uniformitaristas:

    "...the state our climate is in today is incredibly different from Earth's climate during the last Ice Age"

    4) Catastrofismo global com diferentes incidências em diferentes locais:

    "...researchers were also surprised to discover a very large and abrupt signal in their stalagmite climate records"

    "It's important to remember that the climate system has important nonlinearities that are most evident in these abrupt climate events."

    "While the stalagmite record reflected responses to abrupt changes known as Heinrich events, another major type of event -- known as Dansgaard-Oeschger excursions -- left no evidence in the Borneo stalagmites."

    ResponderEliminar
  14. Um estudo mostra que apesar de "evoluirem" rapidamente, os esturções continuam a dar... esturjões(!), sendo "fósseis vivos" ao longo de supostos milhões de anos (em datações uniformitaristas!)...

    Ou seja, mesmo a "evolução rápida" mostra que os seres vivos se reproduzem de acordo com o seu género, como a Bíblia ensina:

    "...the prehistoric-looking fish are "living fossils" virtually unchanged for millions of years."

    "...in at least one measure of evolutionary change -- changes in body size over time -- sturgeon have been one of the fastest-evolving fish on the planet."

    Para os criacionistas, o que se passa é simples: dentro deste género de peixes existe informação genética capaz de codificar diferentes tamanhos, como existe dentro de muitos outros géneros.

    Mas isso nada tem que ver com a suposta evolução de partículas para pessoas nem de esturjões para intrujões.

    ResponderEliminar
  15. Os evolucionistas, com base em critérios uniformitaristas (que partem do princípio de que os processos que vemos hoje sempre se mantiveram constantes) especulam sobre diferente catástrofes e idades do gelo (reconhecendo a falsidade do seu uniformitarismo), ao passo que os criacionistas reconhecem apenas uma mega-catástrofe, um dilúvio global, que provocou uma idade do gelo há alguns milhares de anos atrás.

    Para além de 2/3 da Terra estar coberta de água, evidência de água no meio de catástrofe não falta:

    "The water samples come from the Pilbara region in north-west Australia and were originally heated during an eruption of pillow basalt lavas, probably in a lake or lagoon environment,"






    ResponderEliminar
  16. OFF TOPIC

    PÕE O TEU PC A FAZER DINHEIRO PARA TI...

    Ao cedermos 1% do poder de processamento do PC, para criar um mega computador estamos a ser pagos.

    O computador não fica mais lento pois utiliza os recursos que não utilizas do teu PC.

    Regista-te por aqui:

    1- https://coingeneration.com/auth/new/111593

    2- Instala o Treadmanager e depois é só ver o dinheiro a subir no programa.

    Alguma dúvida é só perguntar. Experimentem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o qué qué o tread man ager?

      Entrada Visualizações de páginas

      Estados Unidos


      1723

      Portugal


      108

      Brasil


      68

      Eliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.