domingo, maio 06, 2012

Treta da semana: pelos atacadores.

Seria uma boa maneira de voar. Segurávamos os atacadores com ambas as mãos, puxávamos com força e lá íamos nós. Infelizmente, a física é uma chata. Mas, em tempo de crise, a física é só para os fracos, e uma empresa em Portugal está a distribuir o equivalente termodinâmico de um sistema para voar puxando os atacadores dos sapatos.

Por preços que vão dos €99,50 aos €220,00 (mais IVA), podem comprar à Livre Energia uns aparelhos para produzir “HHO”, que é hidrogénio e oxigénio gasosos obtidos por electrólise da água. Estes aparelhos são ligados à bateria do carro, usam a electricidade produzida pelo motor para decompor a água nestes gases e misturam-nos com o ar que alimenta a combustão. Segundo a empresa distribuidora, o resultado disto foi que «Em todos os testes se evidenciou, maior potência e economia de combustível, variando de 10-25%.»(1)

Como primeira objecção, gostava de apontar que nem todos os testes evidenciaram tal poupança. Por exemplo, os testes relatados pela revista Popular Mechanics, em colaboração com a NBC e recorrendo a laboratórios certificados pela EPA seguindo os mesmos protocolos usados para avaliar o desempenho de modelos novos, indicam que este sistema não reduz o consumo. Pelo contrário, aumenta-o, devido à energia usada para a electrólise, se bem que o aumento só seja detectável com medições muito precisas como as que fizeram nestes testes (2).

É fácil perceber porquê. É a combustão no motor que fornece energia eléctrica, pelo dínamo, para carregar a bateria, que depois alimenta os eléctrodos que decompõem a água em hidrogénio e oxigénio que, por fim, são injectados para ajudar a combustão. Tal como puxar os atacadores para tentar voar, isto só desperdiça energia.

No entanto, há outra alegação acerca destes aparelhos que é um pouco mais complexa, mas também infundada. Experiências feitas pela NASA em 1979 mostraram que a injecção de hidrogénio num motor de combustão Cadillac de 1969 reduziu o consumo por aumentar a velocidade da chama e reduzir as falhas de ignição quando o motor trabalhava com uma mistura pobre, ou seja, com muito ar e pouco combustível. Usando um sistema catalítico que aproveitava o calor do motor para produzir hidrogénio a partir de etanol, e não água, neste estudo optimizaram o consumo total de energia, entre gasolina e etanol, injectando 231g de hidrogénio por hora. O ganho no consumo foi de 3% (3).

Há vários problemas em extrapolar destes ganhos num motor de 1969 para as poupanças de 10-25% que alegam em motores modernos, com os geradores que vendem. Por um lado, porque os motores modernos têm um controlo muito mais preciso da combustão e sistemas, como o de injecção directa de combustível, que permitem optimizar o desempenho em misturas pobres injectando o combustível sob pressão durante a fase de compressão. A combustão mais rápida, devido à adição de hidrogénio, melhorou o desempenho do motor testado pela NASA por reduzir as falhas na ignição e completar a combustão durante a fase de expansão. Num motor moderno, é duvidoso que alterar a velocidade de combustão melhorasse o desempenho, e podia até piorá-lo por estar tudo optimizado para a forma como o combustível se comporta normalmente.

Além disso, há o problema da quantidade de hidrogénio gerado. A NASA usou um catalisador que gerava hidrogénio a partir do etanol e injectava 231g por hora no motor. Para motores com aquela cilindrada, a Livre Energia recomenda cerca de 2 litros de hidrogénio por minuto, o que dá 12 g de hidrogénio por hora. Vinte vezes menos do que a quantidade com a qual a NASA conseguiu uma melhoria de 3% no consumo energético de um motor de 1969.

Mas ainda bem que é assim. Por um lado, gerar 40 litros de hidrogénio por minuto, por electrólise, consumiria uns 20 cavalos de potência e exigiria um sistema de arrefecimento considerável, já para não falar de alterações significativas na geração e distribuição eléctrica do carro (4). Por outro lado, a redução de emissões por conversão catalítica exige uma mistura correcta à entrada do motor, e até inclui sensores para controlar a injecção de combustível em função dos gases de escape (5). Não é boa ideia alterar a mistura de combustão significativamente sem adaptar todo o sistema de controlo a jusante. Felizmente, os aparelhos vendidos pela Energia Livre apenas produzem quantidades homeopáticas de hidrogénio e, tal como a homeopatia, só têm efeitos negativos para a carteira do comprador.

1- Livre Energia, Perguntas frequentes e tecnologia. Via Facebook; obrigado pela referência.
2- Popular Mechanics, 2009, Why Water Won't Improve Your MPG: A PM and Dateline NBC Investigation
3- NASA technical note, Emissions and total energy consumption of a piston engine running on gasoline and a hidrogen-gasoline mixture.
4- Wikipedia, Electrolisis of Water, efficiency.
5- Wikipedia, Conversor catalítico

23 comentários:

  1. primeiro era um adjuvante misturado na gasolina

    em vez de óxido nitroso injectaram hidrogénio na mistura

    não é um motor revolucionário nem um projecto de energias de substittuição

    é assis a modos como um desses projectos de UNL ou doutra do mesmo jaez

    para uns fundos para o fundo sem fundo

    gases injectados com a gasolina num motor

    aumentam a potência do dito cujo

    mas não diminuem o consumo significativamente

    ResponderEliminar
  2. Off topic interessante:

    Os criacionistas bíblicos têm vindo a alertar (mesmo neste blogue) para o facto de que é um erro pretender refutar a Bíblia com base em modelos de evolução cósmica que não funcionam.

    Se Deus criou o Universo, de forma racional e estruturada, é evidente que os modelos de evolução aleatória nunca funcionarão.

    A recente descoberta de estruturas de satélites orbitando a Via Láctea veio demonstrar a falência dos modelos de evolução cósmica

    Os cientistas envolvidos reconhecem isso mesmo:

    "It means that we have to completely and utterly rethink cosmology," Kroupa said. "Cosmology is basically in a shambles now."


    Quando os criacionistas avisavam, elas riam-se. Mas pelo menos não podem dizer que não foram avisados...

    ResponderEliminar
  3. Off topic interessante: como evolucionistas e criacionistas bíblicos interpretam os mesmos dados de forma diferente:

    Um estudo recente analisou o modo como uma cópia do gene SRGAP2 pode aumentar a eficiência do cérebro de um rato


    1) Os evolucionistas imediatamente usaram esta experiência para especular como erros de cópia de genes no passado distante poderiam ter desenvolvido o cérebro humano com capacidade de pensamento abstracto e cálculo matemático, sem deixar de reconhecer que mesmo este resultado obriga a rever as suas teorias.

    2) Os criacionistas apenas notam que cientistas existentes no presente colocaram um gene já existente num num rato já existente, em nada contribuindo para explicar a origem de um e de outro.

    Duas visões do mundo, duas maneiras diferentes de interpretar a mesma evidência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. off topic interessante:

      desde o tempo em que balearam o Egas Moniz
      que nenhum alucinado consegue efectuar um kill efectivo em putocale
      mesmo assis eu cá comprava um colete à prova de bala ó Krippahl...

      Três Visões do Mundo a 30 cêntimos cada

      Eliminar
  4. Off topic interessante: como evolucionistas e criacionistas bíblicos interpretam os mesmos dados de forma diferente:

    Um estudo interessante mostra que uma vida com propósito pode ajudar a contrariar as tendências de degenerescência cerebral...


    1) Os evolucionistas interpretam isso como o resultado de milhões de anos de mutações aleatórias e selecção natural.

    2) Os criacionistas entendem que isso corrobora a ideia de que os seres humanos foram criados com um propósito.



    Duas visões do mundo, duas maneiras diferentes de interpretar a mesma evidência.

    ResponderEliminar
  5. ó perspectiva, e se tu te fosses afogar mais os teus off-topics?
    manda postas em artigo relacionados com os teus interesses e não f***das a cabeça o resto do pessoal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Off topic interessante: um estudo recente mostra que dizer palavrões aumenta a tolerância à dor...

      Isso pode ajudar os evolucionistas quando não têm argumentos a favor da sua teoria...

      Eliminar
  6. Off topic interessante: como evolucionistas e criacionistas bíblicos interpretam os mesmos dados de forma diferente:

    Um estudo recente analisou um crânio de um australopithecus


    1) Os evolucionistas partem das características do crânio para especular sobre como é que o crânio de um australopitecos terá evoluído para o de um ser humano.

    2) Para os criacionistas, os macacos (pithecus) e os seres humanos (homo) têm um criador comum, sendo que as diferentes características e dimensões dos respectivos crânios (muito variáveis dentro de cada género) não provam por si só qualquer evolução de uns para outros.

    Duas visões do mundo, duas maneiras diferentes de interpretar a mesma evidência.

    ResponderEliminar
  7. O prespectiva é muito útil.
    Parece que ele é de direito e ainda por cima professor de direito.
    Assim já se percebe um pouco melhor porque é que a justiça portuguesa está tão mal.
    O melhor era continuar a pagar-lhe o ordenado e mandá-lo para casa.

    ResponderEliminar
  8. Off topic interessante: como evolucionistas e criacionistas bíblicos interpretam os mesmos dados de forma diferente:

    Um estudo recente demonstra que as bactérias estão a perder informação genética

    1) Os evolucionistas consideram que isso obriga à formulação de uma nova teoria de "evolução genómica redutiva", segundo a qual a evolução opera mediante perdas sucessivas de complexidade.

    2) Os criacionistas sustentam que isso corrobora a criação instantânea, complexa e funcional dos seres vivos, seguida da sua corrupção mediante a degradação e eliminação de informação genética.

    Duas visões do mundo, duas maneiras diferentes de interpretar a mesma evidência.

    ResponderEliminar
  9. Off topic interessante: como evolucionistas e criacionistas bíblicos interpretam os mesmos dados de forma diferente:

    Um estudo recente mostra que o sonar das baleias e dos morcegos tem grandes semelhanças estruturais e funcionais


    1) Os evolucionistas apresentam isso como exemplo de "convergência evolutiva", expressão que usam sempre que estruturas semelhantes se encontram em seres vivos de géneros diferentes e distantes entre si na suposta "árvore evolutiva" e que por isso não podem ser explicadas por uma evolução comum.

    2) Os criacionistas apresentam isso como evidência de que as semelhanças entre seres vivos não têm necessariamente uma explicação evolutiva, sendo antes evidência de design inteligente e da existência de um Criador comum que adoptou princípios e soluções comuns em seres vivos muito diferentes entre si.

    Duas visões do mundo, duas maneiras diferentes de interpretar a mesma evidência.

    ResponderEliminar
  10. Off topic interessante: como evolucionistas e criacionistas bíblicos interpretam os mesmos dados de forma diferente:

    Um estudo recente mostra que uma Europa deserta foi povoada recentemente a partir de duas linhas genéticas de DNA mitocondrial com um antepassado comum do Médio Oriente.


    1) Os evolucionistas procuram ajustar os seus modelos de povoamento, na sequência daquilo que consideram ser a última Idade do Gelo.

    2) Os criacionistas mostram que isso se ajusta perfeitamente à dispersão pós-diluviana recente, a partir dos descendentes de Noé e da localização da Arca, no Médio Oriente, tal como descrito em Génesis 9, 10 e 11.

    Duas visões do mundo, duas maneiras diferentes de interpretar a mesma evidência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. P:

      Tu lês sequer as coisas que citas? Para além do titulo, quero dizer?

      "Now Dr Pala and her colleagues have greatly added to this picture by analyzing large quantities of mitochondrial DNA from Europeans who belong to two major lineages"

      Não dizem que são apenas essas linhagens mas que temos de as acrescentar à festa. E depois isso nunca significaria que eram essas as unicas mulheres existentes...

      Eliminar
  11. Estimado João:

    O artigo conclui dizendo:

    "...by analyzing DNA we discover that originally, not such a long time ago, we came from a common source."

    É exactamente isso que a Bíblia ensina quando fala de Noé e da dispersão pós-diluviana...

    ResponderEliminar
  12. Off topic interessante: como evolucionistas e criacionistas bíblicos interpretam os mesmos dados de forma diferente:


    Uma descoberta arqueológica recente confirma os relatos bíblicos sobre o culto em Judá no tempo do Rei David

    1) Os evolucionistas nada têm a dizer sobre isso, embora possam ficar algo perturbados com mais uma evidência de que a Bíblia é confirmada pelos factos.

    2) Os criacionistas bíblicos notam que a Bíblia é verdadeira e fala sobre eventos ocorridos no mundo real (cfr. nosso post anterior sobre o povoamento da Europa)

    Duas visões do mundo, duas maneiras diferentes de interpretar a mesma evidência.

    ResponderEliminar
  13. Off topic interessante: como evolucionistas e criacionistas bíblicos interpretam os mesmos dados de forma diferente:

    Um estudo recente mostra que transformações em larga escala na superfície de Marte podem ser muito rápidas

    1) Os evolucionistas, que pensavam que a superfície de Marte testemunha um passado de milhões de anos, terão agora que adaptar os seus modelos de evolução do sistema solar de forma a acomodar transformações rápidas que necessitam apenas de poucos anos.

    2) Os criacionistas bíblicos consideram que se trata de apenas de mais um exemplo de que Marte está geologicamente activo e de que processos que supostamente necessitariam de milhões de anos para acontecer no passado distante afinal verificam-se no presente de forma rápida.


    Duas visões do mundo, duas maneiras diferentes de interpretar a mesma evidência.

    ResponderEliminar
  14. Off topic interessante: como evolucionistas e criacionistas bíblicos interpretam os mesmos dados de forma diferente:


    Um estudo recente descobriu novos genes que desempenham uma função específica crucial no funcionamento do sistema nervoso


    1) Os evolucionistas aproveitam para especular sobre como o cérebro teria evoluído em tamanho, função e estrutura no passado distante e não observado até níveis muito elevados de complexidade.


    2) Os criacionistas notam que os genes observados no presente por cientistas do presente nada dizem sobre a origem e a evolução do homem, embora corroborem a ideia de que a informação neles codificada contém instruções específicas para a existência e funcionamento de estruturas biológicas específicas, muitas vezes de importância vital.

    Duas visões do mundo, duas maneiras diferentes de interpretar a mesma evidência.

    ResponderEliminar
  15. Off topic interessante: como evolucionistas e criacionistas bíblicos interpretam os mesmos dados de forma diferente:

    Um estudo recente mostra que a as mutações que degradam e eliminam partes do genoma estão na base de doenças relacionadas com o autismo


    1) Os evolucionistas consideram que os mesmos processos a aleatórios que possibilitaram a nossa evolução no passado distante também são responsáveis pelas nossas doenças.

    2) Os criacionistas notam que ninguém observou a nossa evolução no passado distante e que a única coisa que realmente se observa neste estudo é que as mutações tendem a degradar e a eliminar o genoma causando doenças e morte, sendo por isso evidência de corrupção e não de evolução.








    Duas visões do mundo, duas maneiras diferentes de interpretar a mesma evidência.

    ResponderEliminar
  16. Off topic interessante: como evolucionistas e criacionistas bíblicos interpretam os mesmos dados de forma diferente:

    Uma descoberta recente identificou uma língua misteriosa, com origem desconhecida, na zona da Assíria, com cerca de 2500 anos-

    1) Os evolucionistas procuram uma explicação para a sua origem, embora reconheçam a ausência de antecedentes evolutivos.

    2) Os criacionistas bíblicos notam a sua proximidade temporal e espacial de Babel, onde a Bíblia afirma que Deus sobrenaturalmente criou novas línguas e dispersou os povos.


    Duas visões do mundo, duas maneiras diferentes de interpretar a mesma evidência.

    ResponderEliminar
  17. Off topic interessante: como evolucionistas e criacionistas bíblicos interpretam os mesmos dados de forma diferente:


    Uma descoberta recente identificou um calendário astronómico Maia, com alguns milhares de anos, revelando um estudo sistemático dos astros

    1) Os evolucionistas ficam evidentemente surpreendidos com os conhecimentos sofisticados revelados pelo homem antigo, pouco compatível com a sua visão evolutiva da história.

    2) Os criacionistas notam a grande inteligência do homem antigo, tal como Génesis ensina, e a consciência de que tinham de que Deus criou os corpos celestes para serem "sinais e para tempos determinados e para dias e anos." (Gênesis 1:14)


    Duas visões do mundo, duas maneiras diferentes de interpretar a mesma evidência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. este está off como a demo cracia grega?

      ou tá assis a modos que os espartanos da falange

      ó bruto os maias de há 1800 anos antes de christus eram agricultores neolíticos

      só começam a fazer cidades e templos grandes e a fazer algum calendário que tenha chegado até aqui entre o 2º século e o 9ºséculo da era cristão

      foi há menos de dois milénios

      na verdade pouco mais de um milénio e tal...

      Três perspex com durex na saída....

      Eliminar
  18. Perspectiva para o Gulag já

    Ou então prá fogueira

    Não deita água nele não que vai faltar no verão

    olha-me este se calhar tens Olmecs com milénios e Toltecas pra adotar nã

    o sistema numérico de base num krippáhlica e o calendário veio dos Olmecas...queram os perspectivas de antes do cristu...

    bolas deixa cá ver su bicho percebe...naaah...off off mesmo

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.