domingo, abril 01, 2012

Treta da semana: Team Anormal.

A «Team Anormal» é uma equipa de investigadores, uns do paranormal e outros paranormais (1), criada «com o objectivo de investigar o paranormal […] porque já todos nós vivemos algo que ultrapassava todas as questões científicas e médicas. Por isso decidimos criar a nossa equipa para poder provar ao mundo que existe algo superior.»(2) No site da equipa há uma página com vídeos documentando o seu modus operandi. Infelizmente, destes só tive tempo para ver o primeiro (o mais recente), sobre a investigação de uma casa em Rio Tinto (3). Ao fim de oito minutos de conversa pausada com o corrimão das escadas, os investigadores concentram-se na porta da casa, que, após cuidadosa análise, concluem estar aberta.

No site podemos também ver uma entrevista com a D. Guilhermina Oliveira que, segundo percebi, foi morar para uma casa de dois andares com o marido, a nora, o filho e um inquilino no rés-do-chão, pelo que os passos e barulhos que ouvia de noite só podiam dever-se ao espírito da anterior proprietária, que teria falecido naquela residência (4). Tal como na teologia, também na fantasmologia o testemunho é fundamental para nos revelar os mistérios do inexplicável e nos livrar do facilitismo das explicações mais simples.

Um dos frutos destas investigações e da recolha de testemunhos é o que agora compreendemos sobre os efeitos da morte na capacidade cognitiva dos finados. Como seria de esperar, a decomposição do cérebro afecta negativamente a inteligência. Por exemplo, um relato de “Experiências Pessoais” descreve como uma família perdeu a chave do carro enquanto apanhava cogumelos. Quando voltaram ao pinhal para a procurar, presumivelmente antes de consumir o que tinham colhido, o pai disse ouvir vozes a chamar o seu nome. Seguindo pinhal adentro, atrás dessas vozes que mais ninguém ouvia, acabaram por encontrar a chave (5). Se o espírito que os ajudou tivesse mantido as capacidades intelectuais que teria em vida, este dramático episódio ter-se-ia ficado por um singelo, mas eficiente, boa tarde, olhem que deixaram cair a chave do carro atrás daquele arbusto.

Resta-me deixar à equipa os votos de que, nas suas incursões nocturnas por propriedade alheia, encontrem apenas espíritos desencarnados e não um proprietário assustado de caçadeira em riste.

1- Team Anormal, Nossa Equipe.
2- Team Anormal, Sobre Nós.
3- Team Anormal, Videos. Eu não consegui que os plugins funcionassem em nenhum browser; tive de descarregar os ficheiros pelo endereço no source. Por exemplo, o da casa de Rio Tinto está aqui.
4-Numa página apropriadamente intitulada Relatos Incríveis
5- Team Anormal, Experiências Pessoais.

36 comentários:

  1. O problema do Ludwig é que:

    1) Acredita que o facto de gaivotas darem gaivotas prova a origem acidental da vida e a evolução de uma espécie menos complexa para outra mais complexa.

    2) Não consegue explicar a origem de códigos e informação codificada (de que a vida depende) com base em processos físicos ou leis naturais.

    3) Acredita em "efeitos sem causa" de forma arbitrária, apenas quando lhe convém...


    P.S. Os cientistas estão a rever as suas datações em forte baixa, mas estariam mais perto da verdade se rejeitassem premissas naturalistas, evolucionistas e uniformitaristas.

    ResponderEliminar
  2. Aqui está um exemplo de um estudo que, pretendendo "explicar a evolução", mais não faz do que corroborar a a criação de seres vivos de diferentes géneros bem distintos, extremamente complexos e especificados, com capacidades óptimas de adaptação ao meio

    Tal como a Bíblia ensina...

    ResponderEliminar
  3. Este post está muito engraçado. Deu-me uma ideia para um blogue de crítica ao ateísmo caviar.

    ResponderEliminar
  4. Não tive ainda tempo para ir ver o post. No entanto, devo dizer que não me incomoda nada, e até acho positivo, que se formem grupos para investigar tudo e mais alguma coisa, e determinar com rigor se há ou não motivo de interesse em qualquer objecto de estudo. A treta, no entanto, evidencia-se logo na passagem que diz "(...) decidimos criar a nossa equipa para poder provar ao mundo que existe algo superior. O facto de eles já saberem o que vão provar ainda antes de começarem diz bem o que podemos esperar dali. De resto, julgo que esse é um dos problemas recorrentes que tens apontado nos diversos "campos" sobre que falas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teoria da evolução química também parte do princípio de que a vida surgiu por acaso, sem que exista qualquer evidência disso...

      Eliminar
  5. Off topic interessante

    Um estudo científico recente sobre os sentimentos que os ateus têm diante da morte...

    ResponderEliminar
  6. off topics interessantes

    Os métodos de datação baseiam-se na análise de quantidades de isótopos e da aceitação de pressuposições sobre:

    1) A sua origem (natural ou sobrenatural)

    2) As suas quantidades iniciais

    3) O seu decaimento (catastrófico ou gradual)

    4) A existência ou não de contaminação (reduzida ou em larga escala)

    As pressuposições de que se parte dependem da visão do mundo (naturalista ou bíblica) que se tem.

    Ainda assim, a análise das rochas e das quantidades de isótopos tem obrigado a uma revisão em forte baixa:


    da idade atribuída aos processos geofísicos

    da idade atribuída ao sistema solar

    da idade atribuída à Lua


    São passos na direcção certa.

    No entanto, as confusões abundam porque continua a depender-se de premissas e modelos errados e a confundir quantidades de isótopos com quantidades de tempo.

    ResponderEliminar
  7. off tipic


    Continuam a chegar até nós vestígios de um dilúvio catastrófico no passado...

    A data desse acontecimento é que precisa de ser calibrada de acordo com o relato Bíblico...

    ResponderEliminar
  8. off topic

    Nas Galápagos Darwin observou que tentilhões "evoluem" para... tentilhões (daptados ao meio)!

    Um estudo recente mostra que a adaptação de uma espécie ao meio envolve a actuação rápida, concertada, complexa, integrada, coordenada e sintonizada de múltiplos genes ao longo de todo o genoma e que, longe de ser aleatória está pré-programada no genoma

    Ou seja,adaptação não é evolução. É design inteligente.

    ResponderEliminar
  9. Ó Ateu existe algo superior laico e republicano

    Só Ares é Deus e nós somos vossos servos ou cervos se nos puseres ar mações...

    non valet ingenio non valet arte carens ó krippau...
    (Krippahlis coaxet -Genera Krippalis 1758 Linaeus)

    ResponderEliminar
  10. Nos EUA há vários programas de TV que acompanham equipas de "investigação paranormal" deste género. Parece-me que este grupinho anda a ver se a SIC Radical lhes oferece um "pugama" nacional.

    ResponderEliminar
  11. Então devia haver também algo como isto:
    - X-Testers 1;
    - X-Testers 2;
    - Official Site;

    ResponderEliminar
  12. Há sabedoria em Génesis 1 quando afirma que, antes da Queda e do dilúvio, os homens e os animais eram vegetarianos...

    ResponderEliminar
  13. Ludwig, acho que este parágrafo merecia um post de direito próprio:

    Em áreas ermas, nas quais ocorreram homicídios e tragédias brutais, bem como a súbita interrupção da vida, os cordões vitais, que ligam o perispírito e o corpo físico da vítima através do duplo etérico, foram violentamente rompidos. Assim, o tônus vital dessas pessoas é expelido por meio dos fragmentos ainda palpitantes desses cordões, impregnando o solo adjacente e se aderindo à seiva etérica da vegetação ao redor. Na luta para não morrerem, os espasmos das vítimas projetam uma forte saturação no éter circunvizinho, cuja toxidade mórbida só é desintegrada por seu duplo etérico após um certo tempo, ao se desligar do perispírito e do corpo físico. Então, como o tônus vital fica bastante impregnado por ectoplasma, os locais que foram palco de crimes e tragédias horripilantes se transformam em um ambiente extremamente ectoplasmizado.

    ResponderEliminar
  14. O ectoplasma é uma cena bué de estranha , mas quem viu o caça fantasmas sabe bem do que pode ocorrer se este não for controlado :D

    ehehe

    ResponderEliminar
  15. As alterações ambientais da pequena idade do gelo ó grão Khan do Krippahlismus
    levaram a modificações na agricultura e a uma revolução agrícola no norte da europa.
    Tamém trouxeram humidade a rodos e a cravagem do centeio a sul, dá pra tarantelas e para ver fantasmas antes do fígado ir à vida, o tempo frio e as tempestades trouxeram as gentes e os ratos a fecharem-se em casa e trouxeram a peste e os mortos-vivos cambaleantes

    Logo ó Krippahl a fé é eterna tal como o medo...e quando a próxima alteração trouxer secas e tempestades as gentes arranjarão os seus bruxos e mestres das tempestades para queimar e para apaziguar os deuses as crias de krippahl sacrificarão outras crias nos altares da fome...

    (Em Simplex Krippahliano: Virão tempos em que os hereges de ontem serão os churrascos de demain)

    ResponderEliminar
  16. João VascoApr 5, 2012 04:21 AM

    Eh!Eh!Eh!
    Que delícia...bês o Jão Basquismo já se tá a preparar para ser alto-sacerdote e inquisidor-mor da nova fé...

    e viva são Leibowitz...ardam nas chamas da simplificação demónios

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Krippmeister's Apr 6, 2012 11:41 AM

    Tell them que têm os dois a careca mai enrugada e só têm 30 e tal
    é a crise...

    ResponderEliminar
  19. Eu estava a ler o excelente post do Ludwig, mas quando li os comentários fiquei com a perspectiva de haver spam. Será evidência, ou mera obra do acaso? É que afinal, os inúmeros posts podem ser apenas o reflexo de um post original.

    ResponderEliminar
  20. Vale a pena ouvir samples de EVP, eles conseguem comunicar com o espírito do R2D2.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente esse espírito foi preservado pelo lado bom da força, e agora paira entre nós. Boa!

      Eliminar
  21. Krippahl et al,

    Desculpem a questão, mas isto da "Team Anormal" é mesmo a sério ou um daqueles golpes publicitários?

    Porque, não querendo chamar atenção para o óbvio, dúvido que um grupo que se auto-intitule de "Team Anormal" se leve a sério...

    ResponderEliminar
  22. Caro colega Ludwig Krippahl, cada um é livre de fazer o que quer, portanto não vejo em que se baseia para que essa equipa lhe incomode assim tanto... quando não se é crente pelo menos haja respeito! Faz parte da boa educação de qualquer indivíduo...acho repugnante este tipo de críticas...
    Por norma estes comentários acontecem quando alguem não tem mais nada que fazer...olhe por si, e faça algo pela humanidade. Pois se tivesse ocupado concerteza que este tipo de tretas não o incomodavam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além do mais ninguém mexe no que é seu...

      Eliminar
  23. Caro ...,

    Não me sinto incomodado e, se "cada um é livre de fazer o que quer", certamente não me vai querer privar da liberdade de escrever o que penso.

    Quanto ao "quando não se é crente pelo menos haja respeito!", gostava que me explicasse porquê, principalmente quando é óbvio que não tem respeito nenhum pela minha crença de que isso dos fantasmas e afins é uma treta.

    ResponderEliminar
  24. Nunca irei (nem nunca tentei) privar ninguém seja do que for, pois ninguém é ninguém para o fazer, mas pelo menos tenha respeito pelo trabalho dos outros!Não julgue apenas por não acreditar...pois mais tarde vocé poderá ter maiores motivos para ser julgado....e mesmo assim ninguém tem o direito de o fazer.
    Quanto a não ter respeito, aí é que voce se engana.... pois apenas me manifestei perante a sua falta de respeito quanto a situação da Team Anormal....Vocé não está manifestando a sua crença, mas sim gozando com os outros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outra coisa, vocé acaba de dizer que não o incomoda...mas no entanto o título do blog em questão é ""Há tretas que me incomodam. É aqui que desabafo.""...

      Eliminar
  25. Caro ...,

    Há tretas que me incomodam, realmente. Mas esta de caçar fantasmas não é uma delas. Quanto a gozar, parece-me que quem condenam o humor por ser "má educação" torna a vida muito mais aborrecida.

    Mas numa coisa dou-lhe razão. Não tenho respeito por crenças. Crenças são apenas hipóteses que algumas pessoas julgam verdadeiras e, como tal, devem poder ser discutidas livremente sem os tais melindres do "respeitinho".

    ResponderEliminar
  26. Não passa de uma mera opinião sua...lá porque o seu conceito de crença é esse, não significa obrigatoriamente que tem de deixar o respeito à parte...Respeito cabe em todo o lado!

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.