terça-feira, janeiro 17, 2012

Fronteiras, 2012

Amanhã, às 14:00, no auditório da biblioteca da FCT/UNL, vou participar no debate «Crer ou não Crer: Diálogo ou confronto entre Religião e Ciência?» O diálogo será com Fernando Santana, director da FCT; Pedro Quintela, padre da Diocese de Setúbal; e Carlos Fontes, da FMV/UTL. Mais informações no NOVA e no site da biblioteca da FCT/UNL.

28 comentários:

  1. Boa sorte Ludwig,

    E que a força esteja com vc :-)

    Pena eu estar tão longe :-(

    ResponderEliminar
  2. Este é um debate interessante, embora mesmo muitos cristãos estejam muito mal informados, pensando que a evolução cósmica, química e biológica está provada.

    Os factos desmentem isso, corroborando inteiramente o Génesis.

    Os cientistas bem tentam e especulam sobre a origem da vida e da informação codificada no código genético, mas tudo isso continua inacessível a toda a inteligência humana junta...

    Ao mesmo tempo, os cientistas são confrontados todos os dias com estrelas jovens nos locais mais inesperados pondo em causa os seus modelos naturalistas de evolução estelar...

    Lembram-se da Ida? Foi anunciada com pompa e circunstância como "prova" da evolução nos 200 anos de Darwin. Afinal este suposto "elo intermédio" não passava de lémure que ainda por cima veio complicar as supostas relações evolutivas entre os primatas e os seres humanos

    Mesmo a revista New Scientist reconhece que se torna cada vez mais difícil prescindir de um evento de Criação

    ResponderEliminar
  3. Resumo do perspectiva .:.

    Como vocês não sabem explicar tudo, então tudo aquilo que vcs sabem está errado.

    Logo, eu ESTOU certo. :)

    Se o perspectiva ganhasse 1 US$ para cada falácia usada, ele já seria um milionário :)

    ResponderEliminar
  4. Perspectiva, limpe esse lixo da sua cabeça, restrinja-se apenas ao direito, que lecciona em Coimbra, já está demonstrado até à náusea em congressos e demais blogs que o senhor não percebe nada do que diz e baseia-se noutro lixo chamado bíblia, escrito à 2000 mil anos por uma cambada de atrasados mentais com com recalcamentos e outros medos tais para alem das liberdades dos corpos, sobretudo os alheios, não vá por esse caminho, seja útil à sociedade!


    Ludwig, boa sorte
    Mas na minha modesta opinião não adianta nada discutir essas coisas com a maioria, porque elas não querem entender por deliberada ignorância!

    Mas desde que seja confronto e não compatibilidade, tudo muito bem, espero que dês umas bordoadas valentes nos padrecas, com boas maneiras claro.. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vejo que o conhecimento Bíblico e histórico dos comentadores não melhorou muito desde o ano passado. O digno Armando Quintas revela a sua "sabedoria" (uso esta palavra num sentido bem lato) afirmando:

      Perspectiva, limpe esse lixo da sua cabeça, restrinja-se apenas ao direito, que lecciona em Coimbra, já está demonstrado até à náusea em congressos e demais blogs que o senhor não percebe nada do que diz e baseia-se noutro lixo chamado bíblia, ESCRITO À 2000 MIL ANOS


      lol

      Sim, a Bíblia existe há já 2,000 mil anos.

      Incrível.

      E estes artolas querem ser levados a sério na sua "crítica" à Bíblia.

      Eliminar
  5. E logo no dia em que a wikipédia está em protesto contra entidades "protetoras dos diretos de autor" que agora querem (era mais o que faltava) meter o bedelho na forma como a wikipédia gere as suas ligações a sites que possam violar a propriedade intelectual! Os EUA estão a ficar com os olhos em bico com tanto paralelismo com a china...

    Cumprimentos e boa palestra!

    ResponderEliminar
  6. Professor,
    assisti a esta conferência com muito gosto, e deixou-me com uma dúvida que não foi possível esclarecer na conferência.

    A Ciência parte do "tudo" e vai afunilando as hipóteses sobre a realidade, eliminando as que são inconsistentes com o conhecimento já adquirido.

    Mas antes de se conhecer, como era feito este processo de eliminação? Se não se conhecia nada, não se podia eliminar as hipóteses como se eliminam hoje, porque hoje temos muito mais ferramentas para isso, nomeadamente o conhecimento adquirido ao longo de vários séculos.

    ResponderEliminar
  7. EuMesmo,

    Mesmo sem saber, é possível especular. É claro que, quanto menos se sabe, mais às cegas se especulas. Por exemplo, na filosofia grega havia grandes discussões acerca de se tudo seria feito de água, ou de ar, ou de fogo, etc. No meio disto tudo lá o Demócrito acertou mais ou menos perto da realidade com a ideia dos átomos. Mas discutindo e testando essas especulações lá se vai avançando.

    Em paralelo com isto, também se vai obtendo conhecimento prático por tentativa e erro. Por exemplo, os egípcios já sabiam fazer ângulos rectos usando triângulos de lados com comprimento 3, 4 e 5 antes de Pitágoras ter generalizado a relação entre hipotenusa e catetos nos triângulos rectângulos. Também se inventou lentes e prismas antes da óptica.

    O resultado é que a aquisição de conhecimento tem acelerado. Quanto mais se sabe melhor se consegue formular hipóteses e mais ferramentas se tem para as testar, e quanto mais hipóteses se formula e se testa mais se sabe. Demorou muitos milhares de anos a arrancar, mas a velocidade continua a aumentar.

    ResponderEliminar
  8. muitos milhares de anos a arrancar, mas a velocidade continua a aumentar....

    civilizações com pilhas sumérios civilizações caídas desde o fogo grego dúzias

    estagnação (excepto na área militar-metalúrgica)durante quase 900 anos na idade média (excepto islão)

    apenas durante 600 anos tem havido acumulação...

    sinceramente o Peter Quintela...é um debate inter-moron's?

    ResponderEliminar
  9. e ele é Lobo Quintella com 2 ll um daqueles filhos de morgados feitos padres

    capelões dos jazigos de cadastrados sociais encarcerados

    e dos pobres de pedir

    Resumindo: estão bem um para o outro

    que sejam muito felizes e tenham muitos meninos

    ResponderEliminar
  10. UMA RESPOSTA AO LUDWIG

    "Mesmo sem saber, é possível especular. É claro que, quanto menos se sabe, mais às cegas se especulas. Por exemplo, na filosofia grega havia grandes discussões acerca de se tudo seria feito de água, ou de ar, ou de fogo, etc. No meio disto tudo lá o Demócrito acertou mais ou menos perto da realidade com a ideia dos átomos. Mas discutindo e testando essas especulações lá se vai avançando."

    O problema de Demócrito é que não explicou a origem dos átomos... hoje sabemos que a energia e a matéria não se criam a si mesmas nem são eternas Isso corrobora a criação por um Deus eterno e omnipotente...


    "Em paralelo com isto, também se vai obtendo conhecimento prático por tentativa e erro. Por exemplo, os egípcios já sabiam fazer ângulos rectos usando triângulos de lados com comprimento 3, 4 e 5 antes de Pitágoras ter generalizado a relação entre hipotenusa e catetos nos triângulos rectângulos. Também se inventou lentes e prismas antes da óptica."

    O que só corrobora o que a Bíblia ensina sobre a inteligência do homem antigo e a origem recente das civilizações...


    "O resultado é que a aquisição de conhecimento tem acelerado. Quanto mais se sabe melhor se consegue formular hipóteses e mais ferramentas se tem para as testar, e quanto mais hipóteses se formula e se testa mais se sabe. Demorou muitos milhares de anos a arrancar, mas a velocidade continua a aumentar."

    Não existe nenhuma evidência de que demorou muitos milhares de anos a arrancar... os registos históricos mais antigos de que dispomos têm cerca de 4500 anos... (talvez um pouco mais) O resto é imaginação evolucionista...

    P.S. Uma notícia interessante sobre a a extrema sofisticação e miniaturização dos sistemas de navegação dos insectos , que corrobora inteiramente a crença na sua criação inteligente.

    Outra notícia sobre um livro recente, por um cientista experimentado acerca da dos delírios da ciência e da sua actual dogmatização

    ResponderEliminar
  11. Que feio perspectiva, mentindo descaradamente para o seu Jesus?? :)

    "os registos históricos mais antigos de que dispomos têm cerca de 4500 anos"


    Olha isso:

    "The Neolithic tower of Jericho is one of the earliest stone-built monuments in the history of humankind. It was constructed some 11 000 years ago within a village of settled hunter-gatherers, on the threshold of the transition to agriculture, food production and growing social complexity"
    Casting a shadow on Neolithic Jericho
    World Antiquity

    "TAU describes how Jericho's 11,000-year-old "cosmic" tower came into being"
    American Friends Tel Aviv University

    --> "Arqueólogos têm escavado os remanescentes dos últimos 20 sucessivos assentamentos em Jericó, o primeiro que data de antes de 11.000 anos atrás (9.000 a.C.)."
    Católicos Via Lumina

    Este é um exemplo apenas. Se conversar com um arqueólogo experiente, vai descobrir muitos outros.

    ResponderEliminar
  12. Tive pena de não poder ir ao debate certamente terá sido interessante, infelizmente estava a fazer revisões de última hora para um certo exame (se bem que o debate também seria um bom estudo de revisão) :P

    _______________________________________

    Perspectiva só umas coisas sobre esse artigo que ai pôs. Porque a Bíblia para ter toda a informação sobre o universo é porque se perderam alguns capítulos (MUITOS!!!?) pela história.

    "The typical ‘cave-man’ is portrayed as a hairy, dim-witted, brutish creature. However, many cave paintings reveal a skill equivalent to that of some of the greatest artists of modern times."[http://creation.com/the-mystery-of-ancient-man]
    Não será difícil vendo alguns quadros que ai andam, mas isto será apenas a minha opinião sobre a arte moderna e claro que o valor está no que as pessoas vêem, portanto há quem lhe atribua o valor que vemos.


    "There is also evidence that cultures can lose technology. In ancient Egypt, the early pyramids were the best, with the quality declining until they were no longer built."[http://creation.com/the-mystery-of-ancient-man]

    http://www.nationalgeographic.com/pyramids/timeline.html
    Acho que basta esta linha do tempo para perceber o porquê de as pirâmides terem tido o declínio que tiveram, engraçado que em pouco tempo conseguimos arranjar bastantes artigos que vão contra o que é escrito em sites criacionistas, até á wikipédia que tem fama de pouco confiável vou mais facilmente buscar informação.

    ResponderEliminar
  13. nem um krippahl? tchi....ao que o mundo chegou

    Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2012

    Eu também quero jantar com Gabriela Canavilhas

    A propósito do que o Rodrigo tem escrito em baixo, acrescento o seguinte:



    1. Taxas sobre equipamentos destinadas a compensar autores pela designada excepção da cópia privada (i.e., uma excepção ao direito do titular do direito de autor de permitir ou impedir a reprodução da obra) têm origem no direito dos autores a uma compensação justa cuja atribuição é prevista no artigo 5, n.º 5, da Directiva 2001/29/CE (também conhecida por Directiva da Sociedade de Informação).



    2. A possibilidade de cópia privada, nos países onde a mesma é autorizada, assenta numa presunção: de que a reprodução da obra é efectuada para fins não comerciais.



    3. Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha, Áustria, Estados Unidos da América, França, Suíça, Suécia, entre muitos outros países, prevêem taxas sobre equipamentos e meios de transmissão e armazenamento. Não deixa de ser curioso o facto deste sistema de compensação ter nascido nos EUA. E a solução legislativa ora discutida Portugal apenas corrige uma lacuna (ou desactualização) do diploma; não inventa nem experimenta nada de novo.



    4. Se levarmos às últimas consequências o argumento de que a aplicação das taxas em discussão presume indevidamente que os equipamentos e meios se destinam à reprodução de obras protegidas, rejeitando a bondade de tal presunção, a consequência pode bem ser a de os autores não aceitarem a presunção acima referida no ponto 2 e a cópia privada ser pura e simplesmente excluída. É a solução do Reino Unido. Suspeito que não será este trade-off a satisfazer os adversários desta alteração legislativa.



    5. Está por demonstrar que os mecanismos de DRM são eficazes no que se refere à compensação dos autores (ou, pelo menos, mais eficazes do que a gestão do produto das taxas pelas entidades de gestão colectiva de direitos). Por outro lado, está mais do que demonstrado de que os Estados europeus não podem continuar a compensar sectores privados (como se prevê, a partir deste ano, em Espanha) por tudo e por nada.



    6. Diz o Rodrigo, e muito bem, que "só há economia criativa se a propriedade inteletual estiver protegida". Um comentador mal-criado escarneceu, reflectindo o grave problema cultural que este nosso país tem não apenas com a criação mas também com a invenção. É óbvio que não existe criatividade e inovação se o resultado do esforço criativo ou inventor não for remunerado. É óbvio e sabido que tal remuneração é possível através de um direito de exclusivo. É também sabido que o sistema de propriedade industrial, por exemplo, contribui bem mais para o progresso do que a alternativa -- o segredo ou a protecção da obra ou invenção -- na medida em que o registo/protecção permitem a divulgação e publicitação da obra/invenção junto de outros autores e concorrentes. Acrescento ainda, para os que acham que os autores vivem (ou devem viver) da mera satisfação moral que o resultado do seu esforço lhes dá, que no que à criatividade diz respeito, o direito de propriedade intelectual assegura, em primeira linha, ao titular do mesmo, o respectivo direito a ser reconhecido como o criador da obra, direito este que aliás merece protecção constitucional.



    7. Bem mais interessante que a mera reafirmação do sistema de compensação de cópia privada que já temos e que a generalidade dos legisladores ocidentais adopta, é, por exemplo, a discussão sobre o acórdão Padawan vs SGAE e a admissibilidade, ou não, da aplicação das taxas em questão na venda deequipamentos que se destinam a uso profissional. Mas isto talvez seja complexo de mais para quem ainda se entretém a defender o sistema de contrafacção e imitação do Vale do Ave...




    publicado por

    ResponderEliminar
  14. Estimado Ícarus:

    Pensei que tinha descoberto um registo histórico com mais de 4500 anos.

    Mas afinal os seus exemplos não mostram nenhum registo histórico escrito com mais de 4500 anos. Apenas referem vestígios da antiga cidade de Jericó. Mas como podemos saber ao certo a idade de Jericó?

    Essa suposta idade de Jericó, de 11 000 anos, depende apenas das suposições (sempre em mudança!) de arqueólogos do presente acerca da história passada, e não de algum registo histórico escrito por pessoas da época.

    A melhor datação aproximada de Jericó é dada pela Bíblia, que ensina que ela foi construída depois do dilúvio global. Quem rejeitar essa datação fica entregue às especulações sempre variáveis dos arqueólogos


    O Ícarus tentou refutar a Bíblia invocando apenas suposições falíveis e variáveis dos arqueólogos.

    Mas uma coisa são suposições. Outra coisa, muito diferente, são os factos realmente conhecidos sobre Jericó

    ResponderEliminar
  15. Mais evidência de que os seres vivos supostamente mais antigos eram plenamente funcionais e altamente complexos, aumentando as dificuldades da suposta "explosão Câmbriana".

    Na verdade, essa suposta "explosão" insiste em fornecer especimens complexos, funcionais, bem preservados e com aspecto moderno

    Porque será?

    Porque os fósseis nada têm que ver com a suposta evolução, mas sim com um dilúvio global recente, que sepultou triliões de seres vivos complexos, funcionais e recentes.

    ResponderEliminar
  16. Nuno,

    Espero que tenha corrido bem :)

    Quanto às pirâmides, aqui pode-se ver um exemplo de como os egípcios foram experimentando até conseguir construir as mais famosas e maiores.

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. perspectiva,

    «Pensei que tinha descoberto um registo histórico com mais de 4500 anos»

    «Mas afinal os seus exemplos não mostram nenhum registo histórico escrito com mais de 4500 anos. Apenas referem vestígios da antiga cidade de Jericó.»


    Vc precisa se atualizar um pouco :) Uma aula de História para o perspectiva:

    Brasil Escola, por Rainer Souza

    "Ao contrário do significado da expressão que nomeia o período inicial da história humana, a Pré-História não se trata de um período anterior à História. Este termo foi cunhado por historiadores do século XIX, que acreditavam ser impossível julgar o passado por documentos que não fossem escritos. No entanto, o período pré-histórico, conta com um riquíssimo aparato documental que relata as descobertas e costumes do homem. Além disso, nos traz à tona uma série de questões de interesse atual, como a que se refere à relação do homem com a natureza."


    A Arte da Pré-História nos Períodos Paleolítico e Neolítico

    A arte rupestre

    A Pré-História


    «Essa suposta idade de Jericó, de 11 000 anos, depende apenas das suposições»
    A datação é um metodologia que não depende de suposições nenhuma. Este achado de Jericó tem 11.000 querendo vc ou não.

    O trabalho foi realizado por uma equipe multidisciplinar [Geologia, Arqueologia e História] da Universidade de Tel Aviv, e foi referenciada por muitas outras Universidades do Mundo.

    creation.com = LIXO produzido por um grupo, para enganar os mais incautos como o perspectiva, pois não querem perder os benefícios que religião lhes proporciona.

    Quer discutir? Traga o trabalho de uma Universidade com especialização em Arqueologia que conteste os 11.000 anos de Jericó.

    ResponderEliminar
  20. o período pré-histórico, conta com um riquíssimo aparato documental que relata as descobertas....e tudo por desenho e estatueta e artefacto e osso de mamute morto contam cada história

    isso e isqueiro de pederneira

    cidade de jerico...tá o mundo cheio

    ResponderEliminar
  21. ALiás podemos ver como sabemos cada vez menos sobre tudo, como a esperança média de vida está a decrescer e como há cada vez mais violencia na sociedade. A segurança social que tem tantos problemas hoje era maravilhosa na altura de moisés.

    Creio que isto para os criacionistas seja evidencia de declinio, sem dúvida.

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.