domingo, junho 05, 2011

Treta da semana: Reiki para animais.

Segundo explica a Susana Bastos, «Estamos vivos porque a força vital flui em nós»(1). Presumo ser algo semelhante ao princípio dormitivo do ópio. Assim, podemos «canalizar energia vital pela imposição das mãos», o que nos leva ao Reiki, que pode ser traduzido como «Força da Energia Vital do Universo». Não consegui perceber o raciocínio que ligaria estas coisas, mas pode ser algum defeito na minha espiritualidade. Já me avisaram várias vezes deste problema.

A prática do Reiki é fácil. Tão fácil como inventar tretas. É «aplicado sem necessidade de retirar qualquer vestuário»; basta abanar as mãos que «O receptor absorve a energia vital através do praticante» e «O seu "Entendimento Interior" utilizará o complemento de energia assim disponível, para dissolver, rápida e suavemente, os bloqueios que, ao impedirem a livre circulação da energia vital, provocam entre outras coisas, dores e problemas agudos.»

E isto não é só para pessoas. Além de medicina complementar, a Terapia Reiki também é veterinária complementar: «Cães, gatos, cavalos e aves são os nossos novos pacientes da técnica secular do Reiki, arte japonesa/ tibetana de canalizar a energia vital do universo e transmiti-la através das mãos…»(2). E os burros também, presumo.

Segundo a Susana, é o próprio animal que «determina a duração da sessão, e quando estiver satisfeito afasta-se das mãos». No caso do animal ser manso, «o tratamento faz-se por imposição directa das mãos.» Obviamente que, se não o for, a terapia terá de ser diferente. «Em animais selvagens ou de grande porte e inquietos, a princípio, utiliza-se o Reiki à distância.» Pudera. A Força da Energia Vital do Universo que descubra o caminho para as maleitas. Não se vai meter o braço na jaula do leão. Abana-se os dedinhos cá de fora e lá vai de energia. Até serve para não ter de molhar as mãos: «Em peixes ornamentais podemos enviar-lhes o Reiki pelo lado de fora do aquário.» Digam lá se não é prático. Até Rafael Bordalo Pinheiro celebrou, em famosas cerâmicas, a arte de enviar energia Reiki à distância só pelos gestos.

O argumento costumeiro dos cépticos é que estas alegações são infundadas. Mas a terapia energética para animais tem um forte fundamento testemunhal, e todos sabemos como os testemunhos são de fiar. «Nas aplicações em vacas leiteiras relatam-se observações da satisfação destes animais, como também um aumento na produção de leite.» E há mais. «Relatos referentes a cavalos citam resultados positivos na aplicação do Reiki em problemas como dor, inchaços, distensões musculares, stress, assim como resfriados e infecções.» Não é preciso explicar como fizeram essas observações ou mediram esses resultados. Nem vale a pena referir as fontes. Basta dizer que há relatos. Porque duvidar deste fundamento testemunhal seria como duvidar que Joseph Smith traduziu as placas de ouro do anjo Moroni, que Alá ditou o Corão a Maomé ou que Jesus nasceu de uma virgem.

1- Susana Bastos, Reiki
2- Susana Bastos, TERAPIA Energética PARA ANIMAIS

66 comentários:

  1. Reiki, "técnica secular do Reiki, uma arte japonesa/tibetana [...]"?? Que o bom Cristo me valha! O Reiki foi inventado em 1922 pelo japonês Mikao Usui. Isto é suposto ser ensinado na 1ª aula dos workshops de Reiki ;)

    A questão do "tibetano" é divertida. Desconhecia que haviam praticantes de Reiki que "acham" que há uma "linhagem tibetana de Reiki". Não quer dizer que não hajam tibetanos com pancada — não haverão menos do que portugueses com pancada — mas trata-se de uma colagem à palavra "tibetana" só porque dá ar de ser mais legítimo (o facto dessa técnica usar símbolos, caracteres e nomes japoneses deveria já ter dado que pensar um pouco... o Japão nunca conquistou o Tibete ;) ). É como a "cura por taças tibetanas". Nunca existiram "taças tibetanas" e muito menos uma "cura" usando taças. Mas como o som é bonito e tem um ar exótico, pronto, atira-se a origem para o Tibete e dá logo um ar "mágico" à coisa.

    Seja como for, consta que os escassos estudos médicos que se fizeram sobre o Reiki concluiram que não faz mal (excepto, como de costume, para encobrir situações graves que assim deixam de ser tratadas como deve ser), portanto, é apenas mais um placebo como qualquer outro. Mas é muito mais caro do que um ibuprofeno :)

    ResponderEliminar
  2. ainda se fosse necessário tirar algum vestuário, a coisa era capaz de ter alguma graça.

    (verificação de palavras: tratas - lol)

    ResponderEliminar
  3. Repito o que já disse várias vezes: é sempre curioso ver pessoas que acreditam que a vida criou-se a si mesma, que códigos escreveram-se a si mesmos, que peixes evoluíram para pescadores, que répteis evoluíram para passarinhos, que lobos/vacas/whatever evoluíram para baleias, apontar o dedo a outros "místicos".

    Seguramente, este é mais um caso de "o meu mito é melhor que o teu porque eu acredito no meu mito e não no teu."

    ResponderEliminar
  4. Eu se fosse o Passos Coelho, retirava durante uma semana a medicina de todos os hospitais, centros de saúde e afins de portugal e metia apenas reikis, acupuncturas, homeopatia e padres, e no final desta semana ficavas sem fonte de tretas em portugal.

    ResponderEliminar
  5. Por acaso quem precisa de massagens no veterinário sou eu! Pagar 60 euros por duas vacinas vulgaríssimas mais 30 euros de Heartgard mais não sei quantos de Advantix mais 70 por uma ração XPTO anti-displasia... Já me tem acontecido o meu cão ter que me levar em braços para a mala do carro.

    Eu sei que a vida não está fácil para os veterinários (será por isso o reiki nas clínicas?), mas se não tiverem cuidado com a tabela de preços o que acontece é que as pessoas deixam de lá ir e quem se lixa é o boby. Ainda por cima estamos num país em que o paliativo mais frequente é o tiro de caçadeira.

    ResponderEliminar
  6. Mats:

    ""o meu mito é melhor que o teu porque eu acredito no meu mito e não no teu."

    Percebeste tudo mal. É assim que diz o ceptico:

    "o meu mito é melhor que o teu porque explica mais coisas, faz mais previsões, é coerente e consistente para alem de assentar em menos pressupostos mais simples que o teu."

    Mas fico surpreso por seres defensor de reiki. Mesmo muito. Isso também vem ensinado no A.T.?

    ResponderEliminar
  7. Bruce Lose:

    Estou a ver que tenho de me chatear contigo.

    No preço da vacina que falas está provavelmente incluido o preço da consulta que é a parte mais cara de todo o processo. Na consulta estas a pagar toda a formação do médico veterinário e todos os custos de logistica associados a poder perder aqueles 20 minutos num ,local apropriado e apetrechado, a observar o teu cão e dar susgestões, para além de poder dizer que ele está saudavel. Os 60 euros , relativamente, nem são assim tanto já que médicos de pessoas cobram - com menos custos de material em muitos casos - o dobro e mais. Podes dizer que as pessoas são mais importantes, mas não é isso que está em causa. É o que se despende e investe para cobrar por uma consulta.E eu e a maior parte dos que conheço cobram muito menos de 60 euro por duas vacinas com consulta- mas se calhar não são só duas vacinas ou foste a um hospital vacinar e/ou já fora de horas e essas coisas custam caro a poder fazer... Ou então decidiste vacinar para a Leishmaniose cuja vacina nos custa de facto uma fortuna e acarreta os riscos de ser absolutamente nova... )

    Quanto ao preço dos produtos, repara que ninguém te obriga a compra-los. São te recomendados, naturalmente que de acordo com a area onde vives e a raça do teu cão e apenas segues isso se puderes. Não devias culpar o veterinário pelo preços dos produtos já que ele os tem de pagar a alguem primeiro e tos recomenda para bem do teu cão. Além disso podes procurar noutros sitios se há mais barato, já que as farmácias têm actualmente o espaço animal onde vendem tudo menos a ração (mas lá chegaremos com certeza, se eles quiserem).

    É por estas e por outras que noutros países a veterinária é das profissões com taxas de suicidio mais altas noutros países(em portugal não sei, mas conheço casos). Ganha-se pouco, exigem-se resultados que nem os médicos têm - já que "os cães que andam aí na rua vivem bem sem problemas como é que este está a morrer?", há imensa responsabilidade e pouca valorização profissional pela sociedade. E ainda pessoas inteligentes como tu queixam-se de nós porque cobramos uma fortuna sem pensar muito no assunto. E escrevem isso!

    ResponderEliminar
  8. «Os 60 euros , relativamente, nem são assim tanto já que médicos de pessoas cobram - com menos custos de material em muitos casos - o dobro e mais.»

    Mas eu não disse que a medicina não está cheia de mercenários. O que eu disse é que a medicina veterinária também os tem. São factos. Deixa-me, ainda assim, repetir: eu sei que a vida de veterinário normalmente não é fácil e nem me apetece nada menorizar a veterinária como actividade, só que isso não pode fazer-nos esquecer da pressão dos preços sobretudo nos tempos que se avizinham...

    E em vez de te zangares comigo podias zangar-te com os colegas que andam por aí a diversificar a medicina veterinária com espaços zen, massagens e sabe-se lá que mais. Isso é que é diminuir a dignidade da profissão.

    ResponderEliminar
  9. Bruce:

    Pois é, mas 60 euros por uma consulta não é nada. E mesmo assim, poucos combram isso. E os produtos também temos de o pagar. Se me falasses em 100 euros por consulta simples e que não estava escrito à entrada...

    "E em vez de te zangares comigo podias zangar-te com os colegas que andam por aí a diversificar a medicina veterinária com espaços zen massagens e sabe-se lá que mais"

    Há... Pois... Olha, pergunta ao Nuno Gaspar.

    MAs olha, não estou zangado contigo... Ainda não, mas estas a ir no bom caminho. :P

    ResponderEliminar
  10. Bruce:

    O combate à crença injustificada no meio cientifico e académico está perdida. A comunidade ceptica em Portugal não se organisa e não ha ninguem para apoiar institucionalmente quem insista em ter justificação cientifica para as coisas.

    Não é um tipo apenas que consegue mudar isso. Quem tentar lutar contra essas coisas em meios antigamente considerados cientificos é acusado de ter a verdade no bolso, querer cilindrar ideiologias, de querer acabar com o ganha pao de outros, etc. E é marginalizado sem pudor. Achas que é obrigação de uma pessoa indidual passar estes problemas só porque sabe que está errado? Para que? Para ficar tudo à espera que dê um passo em falso? Man!!!! Eu não tenho estofo para isso. Ja faço o que posso. E algumas coisas tu já devias saber para me falares nisso.

    ResponderEliminar
  11. João,

    Agora estou curioso mas não consigo apurar que vacinas foram (penso que foram as “nobivac” normais, essa da leishmaniose nem sabia que existe). Deixaste-me também a pensar nisto:

    «Pois é, mas 60 euros por uma consulta não é nada. E mesmo assim, poucos combram isso.»

    E se tiveres que escolher entre os 60 euros para os medicamentos do colesterol ou os 60 euros para as vacinas do cão? Não me parece uma questão nada tranquila assim que tenhas que optar.

    Lamento se ficas com a impressão de que desconsidero os veterinários. Bem pelo contrário, e já que falas no valor das consultas, o que me parece ser uma “patologia” comum nessa actividade, com projecção directa no preço, é um modelo de negócio (a clínica) cujo proprietário ganha a fatia de leão ao mesmo tempo que paga ordenados misérrimos aos eternos estagiários que fazem as consultas por ele. Daí resulta a percepção para os veterinários em geral de que se ganha pouco, e a percepção para as pessoas de que os veterinários são caros. Será este o caroço do problema?

    De qualquer forma parece-me muito imprudente da tua parte (um veterinário consciente :) esperares da medicina o glamour dos 200 euros por hora. Essa parece-me ser a pior e mais vulgar distorção da medicina. Até do ponto de vista de Hipócrates, quem quer ser rico não vá para medicina. Vá para o car@l*o.

    ResponderEliminar
  12. João,

    "o meu mito é melhor que o teu porque explica mais coisas, faz mais previsões, é coerente e consistente para alem de assentar em menos pressupostos mais simples que o teu."

    Excepto que não "explica mais coisas" (origem da vida? origem do ADN? origem dos mamíferos? etc?) não "faz mais previsões" (quantas mutuamente exclusivas previsões evolutivas queres que eu te cite?) , não "é coerente" (hehe. Deves estar a brincar), e não é "consistente".

    para alem de assentar em menos pressupostos mais simples que o teu"

    A astrologia também assente sobre "pressupostos mais simples" que a astronomia.

    É a Teoria da Evolução Fundamental para a Ciência?

    ResponderEliminar
  13. Bruce:

    "Daí resulta a percepção para os veterinários em geral de que se ganha pouco, e a percepção para as pessoas de que os veterinários são caros. Será este o caroço do problema?"

    Eu não sou proprietario. Mas tenho amigos que são. Eles não ganham muito mais que o que pagam aos seus colegas em muitos casos. Com a diferença das preocupações extra.

    "200 euros por hora. "

    Say what? Onde? Eu quero....
    Agora a sério, eu estou a pensar em um cagagésimo disso por hora. Mas ao menos que dê para trocar de carro de 10 em 10 anos.

    ResponderEliminar
  14. Mats:

    "Excepto que não "explica mais coisas" (origem da vida? origem do ADN? origem dos mamíferos? etc?)"

    Explica que coisas complexas podem vir de coisas menos complexas. Logo o Adn pode vir de moleculas masi simples e a vida sabemos que apenas precisa de aparecer uma molecula que se autoreplique para começar o processo em qeu ela aparece. Está demosntrado matematicamente.

    "não "faz mais previsões" (quantas mutuamente exclusivas previsões evolutivas queres que eu te cite?)"

    Uma. Dá o teu melhor .

    "não "é coerente" (hehe. Deves estar a brincar), e não é "consistente". "

    É. As linhas que a definem desde a nivel microscopio a macro integram-se com outros conhecimentos da fisica, da geologia, etc. Não há erros de consistencia graves e a incompletude da teoria tem vindo a diminuir de acordo com as previsões.

    "A astrologia também assente sobre "pressupostos mais simples" que a astronomia."

    Não. Àparte de usar a mecanica newtoniana que é mais simples de trabalhar que a relatividade (embora a relatividade seja mais precisa) tem pressupostos sobre energias e causalidade tão complicados qeu nem se propoe explicar

    ResponderEliminar
  15. MAts:

    E sim, a teoria da evolução é fundamental na ciencia. Sem reconhecer a evolução como facto muita coisa deixa de poder ser compreendida. E sem compreender a evolução como teoria e modelo diria que pouco se pode afirmar sobre a natureza que seja capaz de prever seja o que for. É isso que vos move não é? A evolução explica tudo sem precisar de um deus e ainda permite fazer previsões como a descoberta dos genes, de novos fosseis com morfologia previsivel de acordo com a camada, com a descrição de estruturas dissipativas na fisica, etc.

    ResponderEliminar
  16. O Mats censura os seus comentários nos seus blogs, mesmo se os comentários forem referências a artigos académicos.

    http://www.google.com/books?hl=pt-PT&lr=&id=Kb2cACRfI54C
    Evolution and the myth of creationism: a basic guide to the facts in the

    http://www.google.com/books?hl=pt-PT&lr=&id=uBu0pWK4rzIC
    Abusing science: the case against creationism

    http://sth.sagepub.com/content/7/3/9.extract
    Creationism, Science, and the Law

    ResponderEliminar
  17. Karl Popper:
    «A tradição crítica foi fundada pela adopção do método de crítica a uma história ou explicação recebidas, a que se surgiu uma nova história, melhorada e plena de imaginação que, por sua vez, é objecto de crítica. Acho que este método é o método da ciência. Parece ter sido inventado uma única vez na história da humanidade. Desapareceu no Ocidente quando as escolas em Atenas foram banidas por um cristianismo vitorioso e intolerante, não obstante ter-se mantido no Leste árabe. Durante a Idade Média, sentiu-se a sua falta. Na Renascença, juntamente com a redescoberta da filosofia e da ciência gregas, foi mais reimportada do Oriente do que reinventada.

    Poder-se-á entender a singularidade desta segunda componente da tradição científica - o método da discução científica - se considerarmos a função das escolas há muito estabelecidas, em particular das escolas religiosas e semi-religiosas. A sua função é, e sempre foi, a de preservar a pureza dos ensinamentos do fundador da escola. São raras, por conseguinte, as alterações na doutrina e devem-se especialmente a erros ou divergências. Quando são feitas conscientemente, são-no, regra geral, de modo sub-reptício - pois de outro modo as mudanças provocariam divisões e cisões.»

    ResponderEliminar
  18. Projecções psicológica do Mats e outros criacionistas:

    http://www.youtube.com/watch?v=WCFLHGNc1wo
    Psychology of Belief, Part 7: Projection

    ResponderEliminar
  19. Troll: essa da censura não é a 1ª vez. Tb já me aconteceu qd lhe perguntei se as mulheres engolirem esperma tb ficam melhor das depressões. Estranha conversa a minha? Nem por isso. tem a ver com um post sobre um artigo que ele cita...sem saber que não o está citar e sem saber que os autores desse artigo, que aceita, são evolucionistas. E aceita-o, pq no resumo de um resumo desse artigo, aparentemente os autores estariam a defender uma perspectiva heterossexual (oops, engano). Para mim, a troca de argumentos que fiz via "Que treta" foi elucidativa da completa ignorância e arrogância da criatura, razão pela qual é uma perda de tempo trocar umas linhas que sejam com esse Mats. Caso tenham perdido a oportunidade, podem ver o post original em http://darwinismo.wordpress.com/2011/05/21/heteronormalidade-esperma-age-como-antidepressivo-natural/ e a troca argumentativa em http://ktreta.blogspot.com/2011/05/miscelanea-criacionista-como-um-passaro.html

    Trata-se de mais um Perspectiva que já não me dou ao trabalho sequer de ler. Quando não há seriedade na discussão, perdem o meu respeito.

    PS: Tenho os Print Screens, não vá a pessoa (ou serão várias?) apagar o que não lhe(s) convém.

    ResponderEliminar
  20. João,

    Sem querer teimar contigo, até porque o conhecimento que tenho da área é sobretudo como freguês, continuam a ocorrer-me duas evidências. Primeira, gasto dinheiro como gente grande sempre que levo o cão ao veterinário. Segunda, muitos veterinários se queixam da remuneração ao ponto de migrarem da medicina para as vendas... A explicação que imagino para este desencontro está nos métodos de gestão da maioria das clínicas (barão vs. estagiários) muito longe de um equilíbrio saudável na distribuição da receita.

    Tenho até por isso mudado de veterinário montes de vezes, assim que me apercebo desse regime. Agora, se conheces muitos exemplos em que este factor não se verifica é porque há outra explicação para estar tanta gente descontente com os preços e tantos veterinários descontentes com os ordenados. E nesse caso eu não faço ideia qual é... mas receio que as coisas se agravem bastante nos próximos tempos.

    Reconheço que tens razão para me apontar que

    «Quanto ao preço dos produtos, repara que ninguém te obriga a compra-los. São te recomendados, naturalmente que de acordo com a area onde vives e a raça do teu cão e apenas segues isso se puderes.»

    Mas não queres culpar-me a mim pelo “pricing” lunático por parte de uma indústria que aponta à desnatação do mercado em vez de apontar à saúde animal numa base de mercado alargada, pois não? É verdade que ninguém me obriga a comprá-los... mas eu sou apenas um gajo preocupado em poupar o cão à dirofilariose e à displasia, para mim não é opção. Mais importante do que banir do mercado os compradores como eu era “convidar” a indústria a baixar a fasquia dos preços por via da concorrência, com a preciosa ajuda de quem prescreve os produtos... Parece-me.


    Agora voltando ao tema do post. Sobre a energia positiva e as técnicas ancestrais. Achas que era possível embalsamar o Valter Lemos para o João Vasco ter à porta de casa?

    ResponderEliminar
  21. João,

    Às vezes esqueço-me dos motivos que me levam a evitar refutar os teus erros, mas mal te vejo a "responder" ao que eu digo, lembro-me logo.

    Fica só esta pérola da lógica joanina:

    Explica que coisas complexas podem vir de coisas menos complexas. Logo o Adn pode vir de moleculas masi simples

    Que é a lei da inferência que te faz imaginar que só porque "coisas complexas" podem vir de "coisas menos complexas", ERGO ("logo"?) o "ADN pode vir de moléculas mais simples"?

    ResponderEliminar
  22. João,

    E sim, a teoria da evolução é fundamental na ciencia.

    Só se for para o eugenismo, porque o resto da ciência funciona perfeitamente sem levar em conta os desvarios do Darwin e us seus discípulos.

    Mas vou-te dar uma oportunidade de demonstrares a "importância" da evolução. Mostra-me uma única descoberta científica que não poderia ser feita sem a crença de que peixes evoluíram para pescadores, ou, lobos/vacas para baleias, dinossauros para pássaros, ou sem a crença de que os código genético é o resultado de processos aleatórios (sem-inteligência, sem direcção, sem propósito).

    Antes de responderes, podes dar uma vista de olhos a esta tradução.

    Já agora, esta também.

    ResponderEliminar
  23. Mats:

    "Que é a lei da inferência que te faz imaginar que só porque "coisas complexas" podem vir de "coisas menos complexas", ERGO ("logo"?) o "ADN pode vir de moléculas mais simples"? "

    É um processo dedutivo pois usa uma regra geral para explicar um particular nele contido. Podes é não aceitar a regra, mas uma vez aceite não te podes queixar.

    "Mostra-me uma única descoberta científica que não poderia ser feita sem a crença de que peixes evoluíram para pescadores"

    Vou usar o principio de caridade para responder a esta questão tão carregada de assumpções esquisitas. Mas é assim: A acumulação de mutações neutras só é bem compreendida recorrendo à evolução. A acumulação de mutações neutras permite projectar um tempo de acumulação das mesmas. Logo graças à acumulação de mutações neutras entre o piolho dos cabelos e os chatos temos uma ideia há quantos milhares de anos o cabelo e o pentelho estão separados.

    Esta bem?

    ResponderEliminar
  24. Mats:

    Deves compreender que não estou para ler os teus textos, ja que o fiz varias vezes no passado e não adiantam de nada. O Ludwig ainda lê e vai dando um report como o ultimo post.

    Não respondes-te à minha questão de assinalar uma inconsistencia na evolução. Aqui e não noutro lado. Só uma. A melhor que te lembrares.

    ResponderEliminar
  25. Bruce:

    ja te respondi a tudo. Estas a inverter a frequencia das coisas e eu estou a pregar para o boneco. Queres um conselho de um veterinário para ires dar-te hei um se me mandares um mail a dizer a zona onde habitas.

    ResponderEliminar
  26. João,

    É um processo dedutivo pois usa uma regra geral para explicar um particular nele contido.

    Mas essa "regra geral" aplica-se SEMPRE? Se sim, então, tens razão, se não, então tens que ser capaz de demonstrar como é que a mesma se aplica ao ADN.

    "Mostra-me uma única descoberta científica que não poderia ser feita sem a crença de que peixes evoluíram para pescadores"

    Vou usar o principio de caridade para responder a esta questão tão carregada de assumpções esquisitas. Mas é assim: A acumulação de mutações neutras só é bem compreendida recorrendo à evolução.


    Não é preciso crença na evolução para se compreender a acumulação de mutações neutras.

    Tenta outra vez..

    ResponderEliminar
  27. Que Conversa,

    Estranha conversa a minha? Nem por isso. tem a ver com um post sobre um artigo que ele cita...sem saber que não o está citar e sem saber que os autores desse artigo, que aceita, são evolucionistas.

    Fiz-te uma pergunta directa na tal conversa mas deste uma evasiva de todo o tamanho.

    Repito aqui: todas as descobertas que cientistas evolucionistas levam a cabo devem-se à evolução? Então todo o trabalho científico de Newton, Maxwell, Faraday, Lineu, Mendel, Pascal, Pasteur, Richard Owen, Couvier e muitos outros Cristãos deve-se ao seu Cristianismo, certo?

    Vê lá se consegues responder a essa pergunta sem fugires à questão outra vez.
    ...
    Não te esqueças de fazer um print à tua "resposta".

    ResponderEliminar
  28. João,

    «Estas a inverter a frequencia das coisas»

    Não estou nada. Baseio-me na experiência de quem tem um cão há mais de dez anos e está disposto a pagar essa responsabilidade, mesmo quando é a própria indústria (com a complacência dos médicos) a promover o conceito de que tratar bem um animal é um vício burguês. Tens mais alguma explicação para o preço da ivermectina?

    «e eu estou a pregar para o boneco.»

    Isso é porque estás a escrever-me em modo automático... A única generalização que sugeri e que tens o direito de rejeitar é sobre as clínicas com reiki. Reconheço que não serão assim tantas, apesar de serem as suficientes para irritar e apesar do Ludwig não ter feito essa ligação no post. Já quanto ao regime de trabalho nas clínicas suspeito que estás a romancear mais do que eu.

    E não me disseste do Valter.

    ResponderEliminar
  29. Mats:

    "Mas essa "regra geral" aplica-se SEMPRE? Se sim, então, tens razão, se não, então tens que ser capaz de demonstrar como é que a mesma se aplica ao ADN."

    Aplica-se ao DNA porque não se conhece nenhuma razão para que o DNA tenha de ser uma excepção à regra.

    "Não é preciso crença na evolução para se compreender a acumulação de mutações neutras."

    Há não? Então explica lá a acumulação das mutações neutras sem recorrer à evolução? Mas não finjas que pensas que todos os animais têm a mesma quantidade destas. Nem que não sabes que estas se correlacionam fortemente quer com a variação das proteinas, quer com a variação da morfológia, quer com a a espectativa da analise dos estratos e a radiometrica. Vais me dizer que Deus foi fazendo mutações neutras só para nos enganar quanto mais afastados dois animais seriam caso a evolução fosse uma verdade? Isso é que requer explicação.

    ResponderEliminar
  30. Bruce:

    Ja te disse que ninguem ou quase está a enriquecer neste ramo. Enriquecer mesmo bem, aqui nem sei se é possivel. Ja te disse que isso dos barões é regra geral, uma treta.

    Ja te disse que temos de pagar caro pelos produtos ( na realidade alguns custam-nos o mesmo que se fossemos ao hipermercado compra-los).

    Os veterinarios não valem quase nada na industria da saude em termos de dinheiro que movimentam. Não temos poder negocial quase nenhum.

    Ter um cão custa caro se quiseres fazer tudo bem. Não ponhas a culpa em quem te diz como isso se faz. É um disparate.

    Queres medicamentos e saude animal comparticipados vai falar com politicos. Eu tambem gostava, mas no estado em que as coisas estão não me parece viavel.

    Não sei que te hei de dizer mais. Mas estas a procurar bodes espiatorios no sitio errado.

    E não sei que é isso do Valter...

    ResponderEliminar
  31. João

    "Mas essa "regra geral" aplica-se SEMPRE? Se sim, então, tens razão, se não, então tens que ser capaz de demonstrar como é que a mesma se aplica ao ADN."

    Aplica-se ao DNA porque não se conhece nenhuma razão para que o DNA tenha de ser uma excepção à regra.


    Não se conhece nenhum evento em toda a história da humanidade onde do mais simples não se tenha originado algo mais complexo?
    Dito de outra forma: em toda a história do homem, TODAS as coisas simples deram origem a "coisas mais complexas"? Como é que sabes disso?

    "Não é preciso crença na evolução para se compreender a acumulação de mutações neutras."

    Há não? Então explica lá a acumulação das mutações neutras sem recorrer à evolução?


    Qual é a dificuldade em aceitar que há mutações neutrais nas formas de vida? Se eu não acreditar que répteis evoluíram para pássaros, não consigo aceitar que há mutações neutrais?

    Continuo à espera de alguma descoberta cientifica que depende exclusivamente da crença que postula uma origem não-inteligente para as formas de vida, que postula que animais terrestres evoluíram para baleias e golfinhos, e que códigos de informação escreveram-se a si mesmos.

    ResponderEliminar
  32. João,

    «Ja te disse que isso dos barões é regra geral, uma treta.»

    Se eu conheço casos desses não percebo por que carga de água não hás tu de conhecer também...

    Vamos lá novamente. Eu não disse em lado nenhum que a med-vet é uma mina para a generalidade dos profissionais da área. O que tenho verificado em conversas com veterinários que vou conhecendo e com outros que já conhecia é precisamente o contrário. Os traços mais marcantes que me saltam à vista, como já disse, são o formato organizacional das clínicas e o preço repelente de medicamentos e afins. Desta combinação, mesmo com o peso das partes variável, resulta uma factura demasiado pesada para os clientes e demasiado leve para quem os atende. Esta é a minha percepção que – nota – tenho adquirido por experiência e não por preconceito ou na caça ao bode expiatório. Se houver outras explicações para uma disfunção económica nesta área, venha ela. Penso que todos ficavam a ganhar, desde o pantufa ao pensionista.

    «E não sei que é isso do Valter...»

    POR DEUS! O Valter Lemos é um prodígio de energia positiva em qualquer secretaria de estado, sempre na TV a exercer uma espécie de reiki no público em geral. Agora que tudo vai mudar no governo era importante encontrar uma forma de preservar essa mais-valia. É só isso :) Lembrei-me que seria uma boa surpresa para o João Vasco. Uma presença refrescante, tipo gnomo no alpendre a bafejar as entradas e as saídas. Mas se não conheces o personagem esquece lá isso.

    (e reconheço que se me falarem em taxidermia eu penso principalmente no Mats)

    ResponderEliminar
  33. «Lembrei-me que seria uma boa surpresa para o João Vasco. »

    hã??

    Mas porque é que eu fui chamado para esta conversa?

    Estava tão sossegadinho no meu canto..

    ResponderEliminar
  34. Jota,

    O problema é que não podes simplesmente fazer a apologia ao partido que nos trouxe ao estado miserável em que nos achamos e logo a seguir fingir que não tens nada a ver com a nomeação de agentes políticos como o engenheiro Valter. Estarás muito sossegadinho no teu canto, ok, mas tens um cadastro indesculpável como eleitor. Não faltarão oportunidades para irmos falando sobre isso, vais ver.

    E mais... Numa democracia cada eleitor é responsável pelo governo escolhido, e cada responsável por um governo como este devia ser obrigado a adoptar pelo menos um elemento demissionário.

    ResponderEliminar
  35. Caneco, não encontro! Havia um vídeo algures com uma sequência de entrevistas em que ele comenta ao longo do tempo as “boas notícias” das estatísticas do emprego/desemprego. Tenho sempre o cuidado de guardar as coisas hilariantes numa pasta mas deixei fugir esta...

    ResponderEliminar
  36. «Então todo o trabalho científico de Newton, Maxwell, Faraday, Lineu, Mendel, Pascal, Pasteur, Richard Owen, Couvier e muitos outros Cristãos deve-se ao seu Cristianismo, certo?»

    Não.

    ResponderEliminar
  37. Pela conversa do Mats, parece que ele realmente remove comentários nos seus blogs só porque não lhes agradam.

    Não disse que não os removeu. Apenas apresentou uma desculpa: «Fiz-te uma pergunta directa na tal conversa mas deste uma evasiva de todo o tamanho.» Também acusam o gajo de fazer o mesmo. Isso dá-nos legitimidade de remover também os seus comentários nos nossos blogs.

    ResponderEliminar
  38. Que Conversa!,

    o intestino grosso não absorve o esperma, como faz com outros líquidos?
    O Mats é tão idiota a argumentar e nunca verifica as fontes:

    http://www.newscientist.com/article/dn2457-semen-acts-as-an-antidepressant.html
    1) «The question many people will ask is whether oral sex could have the same mood-enhancing effects. "Since the steroids in birth control pills survive the digestion process, I would assume that the same holds true for at least some of the chemicals in semen," Gallup says.»
    2) «"I understand that among some gay males who have anal intercourse, it is not uncommon to attempt to retain the semen for extended periods of time," he adds. "Suggesting, of course, that there may be psychological effects." But further research will be needed to confirm whether exposure to semen through oral or anal sex really does affect mood in heterosexual or homosexual partners.»

    ResponderEliminar
  39. Troll: e pelas respostas que me deu, ha toda a legitimidade para lhe responder qd pergunta por referências qualquer coisa como " tenho-nas mas agr não me apetece procurar". Ou então o que é X, responder "é o que é"

    ResponderEliminar
  40. As Grandes Ideias Que Moldaram o Nosso Mundo, Pete Moore:
    - A natureza da natureza
    1) Tales c.624-c.545 a.C. : «Tales [...] desprezou o entendimento mítico clássico da vida, do Universo e de tudo, em valorização de um entendimento mais físico.» ... «Assim, como outros pensadores da antiga Grécia, não se afastou da realidade, tendo-se dedicado a disciplinas como a Engenharia e a Diplomacia.»
    2) Pitágoras c.580-c.500 a.C.
    3) Platão c.428-c.348 a.C.
    4) Aristóteles 384-322 a.C. «As suas ideias são recuperadas pelo sábio islâmico do século XVII Averróis, influenciando consequentemente a filosofia islâmica, e adoptadas no século XVIII pelo filósofo medieval Tomas Aquinas, cuja obra e conceito da Lei Natural sustentam muito do pensamento do "Mundo Cristão".»

    ResponderEliminar
  41. Karl Popper

    O Mito do Contexto
    [o método científico] «Parece ter sido inventado uma única vez na história da humanidade. Desapareceu no Ocidente quando as escolas em Atenas foram banidas por um cristianismo vitorioso e intolerante, não obstante ter-se mantido no Leste árabe. Durante a Idade Média, sentiu-se a sua falta. Na Renascença, juntamente com a redescoberta da filosofia e da ciência gregas, foi mais reimportada do Oriente do que reinventada.»

    Sugiro que o Mats leia os capítulos "A Natureza dos problemas filosóficos e as suas raízes da Ciência" e "Regresso aos pré-socráticos" da obra "Conjecturas e Refutações - o desenvolvimento do conhecimento científico", de Karl Popper, para perceber que não tão ignorante como o Mats:

    Não sou um filósofo profissional, mas pelo menos informo-me muitíssimo melhor sobre a filosofia da ciência do que um criacionista de meia-tijela que acha que um argumento idiota de outros criacionistas é genial.

    ResponderEliminar
  42. Agora é que vi que o Mats me tinha falado. Como todos podem ver nessa troca de argumentos num post anterior, a minha resposta a essa pergunta nao foi evasiva. foi um rotundo não (ao contrarios das respostas nada evasivas dos Mats, do estilo "isso é o que é" ou "tenho referências mas agr nao me apetece procurá-las"). O Mats é que não respondeu a nada que deixei na minha última intervenção nessa tal conversa. basicamente, não descalçou a bota que enfiou (veja q lhe proponho lá que descalce a bota). Whatever, Mats, whatever. tal como o Ludwig disse algures, ser-lhe-ia muito penoso pessoal e/ou socialmente admitir certas coisas. Eu por mim dou qq conversa por terminada consigo pq sinceramente acho-o cheio de ignorância arrogante (ou arrogância ignorante?) e quem se dá ao luxo de apagar comentários que não lhe convêm e responder que nao lhe apetece demonstrar o que disse, não me merece respeito. E tb o acho cheio de tempo para andar a fazer nao sei quantos posts e a comentar nao sei qts outros em nao sei quantos blogs. Não é esse o meu caso. Por isso, responda, se quiser, às minhas últimas perguntas (terá de ir ao outro post) e decida-se sobre o seu amigo psicólogo do esperma q faz bem às depressões femininas, desde que por via vaginal, mas que reconhece que os dados são preliminares, e que afinal tb propoe que esses benefícios possam dar-se por outras vias e não só em relaçoes heterossexuais, e que tb propoe outras categorias para além do masculino e o feminino como pode ler num resumo que lhe ofertei em pdf (veja lá o titulo no outro post). Vá, já tem trabalhinho de casa. Por mim estamos acabados, valeu?

    ResponderEliminar
  43. Troll, essa do new scientist nao conhecia LOOOL:
    "The question many people will ask is whether oral sex could have the same mood-enhancing effects. "Since the steroids in birth control pills survive the digestion process, I would assume that the same holds true for at least some of the chemicals in semen," Gallup says." NB: gallup é o primeiro autor do artigo, mas que o outro, que teimou que era so por via vaginal e nao por outras vias, nao o refere no seu post :) Lindo!


    Mais coisas lindas: "In this study, the always-use-condoms group were more depressed than the usually-use-condoms group, suggesting the discrepancy in the smaller study was a sampling error, he says." O "smaller study" era o estudo citado no post do outro, lindo:)

    ResponderEliminar
  44. Só para que conste fui copiar o que tinha escrito no outro post e que o Mats ignorou completamente, apenas me acusando de não ter respondido a uma pergunta a que respondi. Quem quiser que leia e forme as suas opiniões sobre a honestidade intelectual da personagem. Saliento que se tratam das últimas duas intervenções minhas nesse post e que para se contextualizarem deverão ler as anteriores. E, agora sim, adio adieu.:

    "depois de contar este episódio houve quem me falasse do psicólogo do esperma e resolvi vir aqui só mais uma vez:
    http://neepsociety.com/wp-content/uploads/2009/10/NEEPS-2011-booklet-online-final.pdf

    Vá procurando por Platek.
    Aconselho, por exemplo, mas não só, "The Third Sex: Evolutionary Insurance Policy" Ele está errado? se está, então pq não está sobre o esperma? dá jeito? Já leu o artigo, entretanto? Se já, reparou nos pressupostos evolucionistas das explicações? :) Se já o leu, terá reparado que o artigo não vem publicado no Scientific American. Antes esta revista, de divulgação científica, refere-se-lhe e em tom muito pouco abonatório :) Poderá ver em: http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=an-ode-to-the-many-evolved-virtues-2010-09-22

    Lá tb poderá ver que os autores do artigo original dizem o seguinte: "It is important to acknowledge that these data are preliminary and correlational in nature, and as such are only suggestive. More definitive evidence for antidepressant effects of semen would require more direct manipulation of the presence of semen in the reproductive tract and, ideally, the measurement of seminal components in the recipient’s blood." Pois é... Agora descalce a bota :) é que eles não são reconhecem que os seus dados são preliminares como admitem a possibilidade de os efeitos encontrados poderem dar-se tanto ou mais por via oral/anal :)

    Então, agora sim, vou. E mais uma vez fica um conselho: ler primeiro aquilo que se cita

    Ps: Ludwig: desculpe ter usado este espaço para algo offtopic (ou tv não) mas achei que era a altura, antes que o sprm-post ficasse nas calendas gregas"

    "A citação que indica a possibilidade dos mesmos efeitos por via oral ou anal é esta:
    “It would be interesting to investigate,” write Gallup and his coauthors, “the possible antidepressant effects of oral ingestion of semen, or semen applied through anal intercourse (or both) among both heterosexual couples as well as homosexual males.” ooops :)"

    ResponderEliminar
  45. Que conversa!,

    estou de férias desde segunda-feira passada. Amanhã volto a trabalhar, no edifício da PT, em Picoas. A conta de Facebook do Mats é essa:
    http://www.facebook.com/matspt

    * As actividades: "Jewish Christians"
    * Filmes favoritos: "Ghost Ship" («is a 2002 horror film directed by Steve Beck»)
    * Número de amigos: 19 . Tantos?! Parece que são todos cristãos. O Jairo "Entrecosto" é amigo dele; actividades: «Contra o Aborto, José Ribeiro e Castro, ForumSporting.com, Lei da Homofobia = Perseguição Religiosa, Aborto Não!»

    Acho que a profissão dele é: desempregado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. reformado da funcción púbica ó palermóide

      ó crip


      Domain Name



      adelphia.net ? (Network)



      IP Address



      68.171.233.# (Unknown Organization)



      ISP



      Unknown ISP



      Location






      Continent

      :

      North America



      Country

      :

      United States (Facts)



      State

      :

      Vermont



      City

      :

      Brattleboro



      Lat/Long

      :

      42.8496, -72.6644 (Map)




      Language



      unknown



      Operating System



      Unknown Unknown



      Browser



      Default 5.0.0.592
      BlackBerry8520/5.0.0.592 Profile/MIDP-2.1 Configuration/CLDC-1.1 VendorID/395



      Javascript



      disabled



      Time of Visit



      Dec 15 2012 5:56:26 am



      Last Page View



      Dec 15 2012 5:56:26 am



      Visit Length



      0 seconds



      Page Views



      1



      Referring URL


      unknown



      Visit Entry Page



      http://ktreta.blogsp...ki-para-animais.html



      Visit Exit Page



      http://ktreta.blogsp...ki-para-animais.html



      Out Click







      Time Zone



      unknown



      Visitor's Time



      Unknown



      Visit Number



      899,292




      o outro maluco das tretas cum perspectiva já vai en milhão e meio

      logo os malucos do ateismo perdem por 200 mil malucos

      ou 700 mil depende das perspectivas

      Eliminar
  46. Apesar de ser desempregado, não tem tempo para me responder. Só tem o suficiente para apagar comentários e dizer palermices sem qualquer rigor.

    http://troll-criacionismo.blogspot.com/2011/06/banana-argument-aka-argument-from.html
    Pimba!

    ResponderEliminar
  47. Que Conversa.

    Já vais embora outra vez? Bolas. Pensei que era desta que dizias como é que um artigo feito por um evolucionista automaticamente significa que o seu artigo tem bases na teoria da evolução.

    Talvez para a próxima?

    Olha, faz um print desta pergunta que não respondeste:

    "Uma vez que um trabalho científico feito por um evolucionista significa automaticamente que o mesmo tem por base a evolução, então o mesmo se passa com os criacionistas Newton. Faraday, Maxwell, Pascal, Mendel e muitos outros, certo?"

    ResponderEliminar
  48. Bruce:

    Este não tem nada a ver com o tema em discussão no post, e é perfeitamente errado pores-te a fazer críticas à minha pessoa numa conversa que eu poderia nem estar a seguir, onde dificilmente me iria defender.

    Essa crítica também é injusta, e um convite à abstenção, que tanto tem prejudicado o nosso país.

    Uma vez eu disse-te que neste país existem inúmeros militantes, e outros simpatizantes defensores ferrenhos do PS.
    Que se querias discutir os méritos do PS de forma justa, deverias discutir com eles e não comigo, que aliás como votei BE nas últimas eleições já tenho tantos votos no BE como no PS, e mais uns tantos noutros partidos.

    Respondeste que «ah e tal, mas com eles é impossível discutir». Afinal não é nada disso, é uma implicação qualquer comigo.

    Eu dou a cara por tantas causas em que discordarei de ti, mas repeti-te várias vezes que é injusto para mim e para o PS que tu me designes de advogado de defesa desse partido. Se os teus argumentos não chegam para mais, lamento.

    Mas se vais dizer às pessoas que qualquer coisa que os representantes que elegeram façam que seja digno de crítica - e haverá sempre - é culpa delas, mesmo que elas publicamente discordem dessa acção em particular, que pode não ser suficiente para mudar o seu sentido de voto; e o faças mesmo quanto acabaram por - por essas e por outras - mudar o seu sentido de voto, aquilo que estás a fazer é a incentivar a abstenção, e não a participação. Com as consequências bonitas que podes ver nos resultados eleitorais.

    E as consequências políticas das pessoas à esquerda do PS demonizarem os militantes e simpatizantes do PS (ao ponto de um voto episódico ter sido suficiente para me marcar para a vida) são simples: eleitores dessa área ideológica que não iriam nem por nada votar no Sócrates, antes preferem ficar em casa do que ir votar no BE e na CDU, depois deste tipo de agressividade fraticida entre as esquerdas os ter feito ver esses partidos como o inimigo.
    Palmas.

    Não acordem não, que o Passos Coelho e outros que o sigam terão bem mais vitórias.

    Por isso essa «boquinha» aborrece-me deveras.

    Já agora:

    http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fesquerda-republicana.blogspot.com%2F2011%2F04%2Fporque-pretendo-votar-be.html&h=3bace

    ResponderEliminar
  49. «é perfeitamente errado pores-te a fazer críticas à minha pessoa numa conversa que eu poderia nem estar a seguir, onde dificilmente me iria defender.»

    hi hi hi

    Às vezes pões-te com merdas que não lembram ao diabo, Jota. É que das duas uma. Ou sentes que estás a gerir milimetricamente uma espécie de imagem pública de valor estratégico incalculável, ou então não és capaz de aceitar uma pequena brincadeira que começou entre mim e o João que de forma nenhuma te iria prejudicar se não te “defendesses” dela. Primeiro ponto.

    Segundo ponto. Outra coisa diferente, e da qual não te livrarás com a minha ajuda (e aqui sim, podes estrebuchar à vontade) é o teu desempenho pró-cambada das eleições de 2009. Falavas então no “voto útil”. Se vires bem, os motivos que te levaram a prescindir agora dessa parvoíce do voto útil são os mesmos que muitos te apontaram nas outras eleições em que, vá-se lá saber porquê, desconsideraste.Terei todo o gosto em perseguir-te por isso. Para além do final dos tempos :)

    ResponderEliminar
  50. «ou então não és capaz de aceitar uma pequena brincadeira que começou entre mim e o João que de forma nenhuma te iria prejudicar»

    É verdade que poderia ter ignorado e deixado passar sem mais. Estive para o fazer. Mas como me apanhaste irritado com os resultados das eleições, e no quanto eles se devem à atitude fraticida entre os partidos de esquerda, ao ódio de morte que uns parecem ter pelos outros, incapazes de ouvir as razões do outro lado - e como não sei quantas mais referências menos simpáticas é que podes ter feito noutros comentários sem que eu tenha lido, decidi responder num tom menos divertido quando me explicaste porque é que eu era "para ali chamado", com um texto menos espirituoso que a referência inicial.

    «Se vires bem, os motivos que te levaram a prescindir agora dessa parvoíce do voto útil são os mesmos que muitos te apontaram nas outras eleições em que, vá-se lá saber porquê, desconsideraste.»

    Já te expliquei. Mas tu não percebes o problema aqui. Se eu tiver um amigo que tivesse decidido votar PS nas últimas, eu podia apresentar-lhe as minhas razões, mostrar os meus argumentos. Se ele discordasse deles, respeitaria.

    Se nas eleições seguintes eu achasse que esses mesmos argumentos o tivessem feito mudar o sentido de voto no sentido que eu acredito ser correcto, acredito que achincalhar o voto anterior não era a atitude mais sensata.

    No texto que te mostrei critiquei o PS com argumentos que consideras válidos - mas não o fiz com a agressividade e falta de razoabilidade com que muitas vezes a esquerda na qual votei fez, com a consequência de mandar tantos eleitores do PS directamente para os braços acolhedores do Passos Coelho e do Paulo Portas.

    Pensa bem na merda de atitude que os três partidos de esquerda têm tido uns para com os outros para perante o descalabro da desregulação do sistema financeiro em 2008 cujas consequências ainda estamos a sofrer e são duras, perante um país com uma maioria sociológica de esquerda ( https://lh3.googleusercontent.com/-a7Del8Dtxxs/TYs1O5H4KaI/AAAAAAAABQs/2f6uMuKTlk8/s1600/eleitor+mediano.png ) , perante um PSD visto como radical por ser surpreendentemente honesto na apresentação das suas propostas absolutamente escabrosas, ainda assim se conseguiu um feito avassalador de dar uma vitória quase sem precedentes à direita, cumprindo finalmente o sonho de Francisco Sá Carneiro.

    É ver na pequena escala reflectido o que aconteceu em grande escala. Metes-te comigo porque uma vez dei um voto ao Sócrates, como não te vejo meter com mais ninguém. Se o BE e a CDU (e nota que o meu voto para um destes partidos foi, obviamente "útil", se não, iria para um pequeno...) não tivessem tido o PS como inimigo numero um, quem sabe não teríamos o Passos Coelho no governo à mesma, mas sem maioria no parlamento, e muito mais dificuldades em destruir o país, que é aquilo que o programa eleitoral dele se propõe fazer.

    ResponderEliminar
  51. «como não te vejo meter com mais ninguém.»

    Em questões de política e de partidos, acrescento.

    Justiça te seja feita, metes-te com muita gente.

    ResponderEliminar
  52. «É verdade que poderia ter ignorado e deixado passar sem mais. Estive para o fazer. Mas como me apanhaste irritado com os resultados das eleições»

    Mas era precisamente por esse motivo que devias ter o Valter embalsamado a transmitir-te energia positiva logo à porta de casa... Tu não percebes nada de energia positiva?

    «Pensa bem na merda de atitude que os três partidos de esquerda têm tido uns para com os outros»

    Jota, isto é importante. Está na linha do que disseste sobre «as consequências políticas das pessoas à esquerda do PS demonizarem os militantes e simpatizantes do PS». Repara que muitas pessoas à esquerda do PS passaram a demonizar os militantes e simpatizantes do PS pela simples razão de estes terem ajudado a tornar o PS num partido execrável. E de direita. Talvez consigas deduzir daqui alguma culpa dos militantes à esquerda do PS, eu tenho ainda assim mais tendência para responsabilizar o PS propriamente dito.

    As consequências políticas surgem daqui como numa bola de neve. Por exemplo, como vais encarar o próximo líder de um partido que aclamou unanimemente o pior líder de sempre há apenas umas semanas? Com entusiasmo revigorado? Espero que pelo menos tu, na intermitência, consigas ver as consequências políticas que esta gente criou à esquerda em geral.

    ResponderEliminar
  53. «PS num partido execrável. E de direita.»

    Há três critérios que podes usar para dizer que um partido é de esquerda, ou de direita. Como é impossível encontrar um critério absoluto, todos são relativos.

    O primeiro, e o mais usado, é ver o próprio como ponto de referência. Tens malta no Blasfémias que diz que o PSD é de esquerda, e o PS de extrema esquerda, e gente que conheço que considera que o PCP e o BE são partidos de direita.
    Se está à minha direita, é de direita. Se está à minha esquerda, é de esquerda. Se está comigo é de esquerda/direita consoante sou de esquerda/direita. Com este critério dificilmente se ouve falar em centro, porque é um critério egocêntrico e geralmente maniqueísta.

    Depois existe o critério relativo ao momento presente.
    Olhas para o país, comparas o posicionamento dos partidos com a das pessoas.
    https://lh3.googleusercontent.com/-a7Del8Dtxxs/TYs1O5H4KaI/AAAAAAAABQs/2f6uMuKTlk8/s1600/eleitor+mediano.png
    Aí podes dizer que o PS de 2009 é de direita, mas do de 2005 é de esquerda, e o de 2002 também.

    Ou então, podes usar como critério também as pessoas, mas em vez de olhares para um instante de tempo, olhas para os vários instantes - por exemplo desde 75.
    Aí tens um termo de comparação mais fixo, e podes ver os partidos a deslocarem-se todos numa mesma direcção ao longo do tempo. Em particular, poderás observar como os partidos se foram todos deslocando para a direita, e o próprio eleitorado também.

    Se queres dizer que o PS é um partido de centro, ou de direita, não obstarei - mesmo fazendo a ressalva de que está bem à esquerda da outra alternativa de governo - em cada um dos dois últimos critérios poderás encontrar boas razões para defender essa tese.

    E se o fizeres com base nesses critérios, poderás mostrar como as ideias que defendes serão menos radicais do que as pessoas suspeitam.

    Mas geralmente não é o caso. O PS é um partido de direita porque sempre foi um partido de direita, porque está à minha direita. Essa tese, que, expressa por outras palavras, é aquela que geralmente é veiculada, apenas denuncia o egocentrismo e arrogância de quem a enuncia, afastando o voto de terceiros por consequência.

    É incrível que o BE não tenha subido nada com a derrocada do PS, e a CDU quase nada. Sendo a única alternativa parlamentar à Troika estes dois partidos deveriam ter tido um resultado histórico. Bem, o BE teve um resultado histórico, mas no mau sentido...


    Enfim, os militantes dos partidos à esquerda do PS não têm culpa dos erros do PS. Mas como os erros do PS não foram o único responsável pelos resultados das últimas eleições - pelo contrário, esses erros criaram a potencialidade de um excelente resultado para os partidos à esquerda do PS, que foi totalmente desperdiçado - nada daquilo que escrevi tinha a implicação contrária.

    ResponderEliminar
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  55. Que conversa!: «Aconselho, por exemplo, mas não só, "The Third Sex: Evolutionary Insurance Policy" Ele está errado? se está, então pq não está sobre o esperma? dá jeito? Já leu o artigo, entretanto? Se já, reparou nos pressupostos evolucionistas das explicações?»
    «"It is important to acknowledge that these data are preliminary and correlational in nature, and as such are only suggestive. More definitive evidence for antidepressant effects of semen would require more direct manipulation of the presence of semen in the reproductive tract and, ideally, the measurement of seminal components in the recipient’s blood."»

    Mats: «Já vais embora outra vez? Bolas. Pensei que era desta que dizias como é que um artigo feito por um evolucionista automaticamente significa que o seu artigo tem bases na teoria da evolução. Talvez para a próxima? Olha, faz um print desta pergunta que não respondeste: "Uma vez que um trabalho científico feito por um evolucionista significa automaticamente que o mesmo tem por base a evolução, então o mesmo se passa com os criacionistas Newton. Faraday, Maxwell, Pascal, Mendel e muitos outros, certo?"»

    Pascal e Mendel não eram criacionistas...
    As explicações do psicóloco Steven Platek são evolucionistas...
    As explicações de Newton, Faraday, Maxwell, Pascal e Mendel não são criacionistas...
    E o Mats acredita mais num estudo considerado pouco rigoroso e muito incompleto do que estudos rigorosos...

    Mats: «Como explicar de outra maneira a fina interacção química entre o sémen e os harmónios femininos?» ... «Essa pesquisa sugere também que os órgãos sexuais anatómica e bioquimicamente projectados para o sexo são o pénis e a vagina.»

    1) «The question many people will ask is whether oral sex could have the same mood-enhancing effects. "Since the steroids in birth control pills survive the digestion process, I would assume that the same holds true for at least some of the chemicals in semen," Gallup says.»
    2) «"I understand that among some gay males who have anal intercourse, it is not uncommon to attempt to retain the semen for extended periods of time," he adds. "Suggesting, of course, that there may be psychological effects." But further research will be needed to confirm whether exposure to semen through oral or anal sex really does affect mood in heterosexual or homosexual partners.»

    ResponderEliminar
  56. Jota,

    «Há três critérios que podes usar para dizer que um partido é de esquerda, ou de direita.»

    Há muito mais do que três critérios para dizer se um partido é isto ou aquilo, infelizmente não interessam para nada. Pelo que dizes, penso que estamos de acordo apenas na primeira abordagem ao exercício de avaliar um partido: há que separar a posição relativa entre partidos das propostas em concreto que nos permitem avaliá-los. Concordamos apenas nisto, já que tu pareces incluir na avaliação que fazes a posição relativa... e isso faz parte das coisas que não interessam para nada.

    Quais são, perguntarás, as opções do PS que o colocam “na direita” e não “à direita” de outros partidos? Vejamos por exemplo a sinistra recomendação do governador do banco de Portugal, ontem: “a banca deve captar depósitos a prazo e canalizar a poupança dos portugueses para a economia real”. Que te parece esta recomendação ao sector da banca ao fim de dois governos “socialistas”? Encontras aqui um exemplo menor de opções políticas? Encontras regulação, sequer?

    E podíamos sem dúvida percorrer todo um cardápio de suplícios ao socialismo, passando pela saúde ou pela justiça, mas como os conheces tão bem como eu é capaz de não valer a pena... Em todo o caso, é «incrível que o BE não tenha subido nada com a derrocada do PS». Absolutamente de acordo.

    «como os erros do PS não foram o único responsável pelos resultados das últimas eleições - pelo contrário, esses erros criaram a potencialidade de um excelente resultado para os partidos à esquerda do PS, que foi totalmente desperdiçado»

    Sim, novamente de acordo. Vejo a incapacidade do BE como uma das explicações para isso. Mas vejo outra explicação... Muito do eleitorado do PS é hoje constituído por um grupo politicamente indecifrável, persuadido na pura ignorância. O dilema colocado aos eleitores Sócrates – Passos foi resolvido assim na cabeça de muitos eleitores do centrão: “São os dois muito virtuosos, só que este já me sodomizou e aquele ainda não. Logo, voto naquele e seja o que Deus quiser.” Não confundir com o julgamento da razão.

    ResponderEliminar
  57. Nota: ouvi a recomendação do governador do BdP e citei de memória. Não garanto que as palavras sejam essas, mas a ideia é captar depósitos no mercado (diminuindo o endividamento externo) e investir na economia em vez de especular. Aos olhos de Constâncio deve ser um génio inovador, este Carlos Costa.

    ResponderEliminar
  58. Troll: dá para ver a fibra/honestidade/inteligência do Mats, certo? Já no outro post respondi À pergunta dele com um não, há uns comentários atrás voltei a responder com um "rotundo não", mas continua a dizer que não respondi lol. Quanto à bota, não a vejo a descalçar... typical! Daí continuar a não perceber como se se debate ou se queira debater com quem não debate de forma séria. Não entendo, mas ok, são opções. Eu acho que mostrei/mostrámos a fibra daquela(s) pessoa(s). Quem quiser continuar a dar-lhe trela que o faça. Qualquer pergunta que o(s) Mat(s) me faça(m) remeto para os meus comentários neste post e no outro onde começou a conversa. Bem, agora, voltar ao trabalho científico.

    ResponderEliminar
  59. MAts:


    Não se conhece nenhum evento em toda a história da humanidade onde do mais simples não se tenha originado algo mais complexo?
    Dito de outra forma: em toda a história do homem, TODAS as coisas simples deram origem a "coisas mais complexas"? Como é que sabes disso?"

    Estas a fazer confusão. Não é preciso que todas as coisas simples dêem coisas mais complexas para saber que o DNA PODE VIR DE COISAS MAIS SIMPLES. E que assim NÂO É PRECISO UMA MAIS COMPLEXA PARA O EXPLICAR. Apenas que precisamos de ter uma fonte de energia constante que permita compensar a diminuição de entropia.

    Em relação às mutações neutras, esqueceste-te de explicar porque elas se acumulam entre especies como se elas tivessem um antepassado comum. Será que não leste o meu reparo?

    ResponderEliminar
  60. Bruce:

    Uns casos não fazem uma regra geral como bem notas. Em suma não é esse o problema que leva a que os produtos sejam caros.

    Proponho que os passes a comprar na farmácia/hipermercados/lojas de animais se pensas que a culpa é dos veterinários. Depois de veres que a diferença é minima vais perceber porque é que a saude custa tanto ao estado. É porque ter ivermectina é uma coisa. TEr ivermectina que está aprovada para por em animais ou pessoas é outra coisa.

    Se pensas que sabes masi que eu sobre o meio não te posso ajudar. Mas preferia que não andasses a disseminar memes aleijadinhos.

    ResponderEliminar
  61. Jota,

    Pus-me aqui a recapitular e parece-me que tens uma razão válida para não perceber o meu primeiro parágrafo das 15:05. É que eu também não percebo... Penso que quis gracejar com o facto de identificares a posição relativa dos partidos como algo que os compara (mas que não serve para os avaliar objectivamente) para logo depois baseares a tua avaliação nisso mesmo. Não garanto! Se leste de outra forma é melhor ficares com essa :)


    João,

    Fizeste uma alergia à minha crítica perfeitamente legítima. Recordo-te que já reconheceste que é caro seguir à risca o plano de saúde de um cão, tal como já afirmaste que tu próprio gostavas de ganhar mais na tua actividade. Rejeitas as hipóteses que avanço para explicar este enigma e não avanças nenhuma em alternativa...

    Referes o preço dos fármacos como sendo a maior componente da factura. Tudo bem, posso aceitar que essa parte pesa bastante. Mas também sobre isso pareces rejeitar a evidência de que o preço desses fármacos é manifestamente excessivo (sabes melhor do que eu que o custo de homologação é muito inferior na farmácia animal) e a evidência de que muitas pessoas deixam de tratar os bichos por esse motivo. Falei-te em “pricing” desajustado, também não concordas. Sabes o que te digo? Olha, ainda bem que não casámos :)

    ResponderEliminar
  62. Bruce:

    Tinha-te respondido mas isto engoliu o comentário. Se queres discutir o assunto convido-te para um cafe. Mas o que estas a fazer é dar tiros ao mensageiro. Devias pensar se achas bem.

    ResponderEliminar
  63. E não. Não acho legitima a tua queixa. E sim, ja te expliquei porque as coisas são como são e que não são os veterinarios a ficar com o lucro. Queres saber mais consutla a facturação das grandes clinicas e hospitais no banco de portugal e compara com as farmacias ou lojas de roupa em centros comerciais.

    ResponderEliminar
  64. João,

    Obrigado pelo café :) Tínhamos de facto muito a falar da medicina (a erosão da vocação e o enriquecimento sem ética) e da medicina veterinária (a carreira frágil e o poder da indústria). Só que, infelizmente, eu não ia parar de dizer mal do João Vasco. Esse sacana.

    E quando pensavas que finalmente me tinha calado levavas mais duas horas de indignação revolucionária. Por fim, bebia o café “para não te roubar mais tempo”, dava uma espreitadela às manchetes da Bola e saía sem mais uma palavra.

    ResponderEliminar
  65. Sérgio Miguel P. Mats é técnico informático em Caxias na área de instalação de sistemas informáticos.

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.