domingo, março 20, 2011

Treta da semana: Kryon em Portugal.

Kryon, do Serviço Magnético, veio este fim de semana a Portugal. Ou, melhor dizendo, veio o Lee Carrol, que “canaliza” o Kryon. O Kryon é um ser transcendente e incompreensível mas que, por alguma razão, quando quer falar com pessoas em Portugal, tem de mandar o coitado do Lee Carrol meter-se num avião e viajar até cá. Nas (alegadas) palavras de Kryon, «Gostaria de poder partilhar consigo o que é ser uma entidade como sou, mas há implantes humanos básicos, de restrição psicológica, que simplesmente não vão permitir que compreenda. O meu nome é um “grupo de pensamentos”, ou “um pacote de energia” que me envolve e é reconhecido por todas as outras entidades. Este mesmo pacote de energia é enviado nas minhas comunicações com todos – por favor, aceitem isto simplesmente.»(1) Pois...

Com um “valor” de 180€, estes dois dias de conferência trazem ao público português não só as canalizações do Lee Carrol, que é o canalizador oficial do Kryon, mas também a "Malha e o DNA" da Peggy Phoenix Dubro, a “Lattice Logic” do Jorge Bianchi e a cura musical do Robert Coxon (2). Haverá também workshops como o «CURSO de Facilitador LatticeLogic™ Estilos de Vida», por um “valor” adicional de 330€, preço que se compreende por haver Estilos de Vida que não são nada baratos.

O Serviço Magnético, segundo consta, é muito importante porque «O campo magnético do planeta foi cuidadosamente calculado para respeitar a sua saúde – e permitir as suas lições de aprendizagem. Olhe ao seu redor. Que outros planetas encontra com campos magnéticos? […] Se encontrar outro planeta com um campo magnético, será a primeira suspeita da existência de vida biológica»(1). Isto é excelente, porque quer dizer que há vida biológica em Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno. Talvez até em Mercúrio (3). É que, em geral, qualquer planeta com núcleo metálico líquido tem campo magnético.

Este evento vai decorrer no auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. O que não me parece boa ideia. Percebo que este auditório sirva vários propósitos, como seminários, congressos e espectáculos, e que não tenha exclusividade científica ou pedagógica (4). Aceitava que organizassem lá um concerto do Quim Barreiros, um espectáculo de ilusionismo ou até uma gala qualquer com a Júlia Pinheiro. Não me oponho a que cedam um auditório universitário para este congresso do Kryon só por não ser ciência. Oponho-me por ser treta.

O problema fundamental é que as pessoas só lá vão por julgarem que isto é verdade. Deixam-se levar pelo uso pseudo-científico de termos como “vibrações”, “energias” e “campos magnéticos”. Acreditam em coisas como a «Técnica de Equilíbrio do Campo Electromagnético® é o sistema de energia concebido para operar com a Malha de Calibração Universal®, um sistema na anatomia energética humana», e disparates afins (5). Penso que é lamentável uma universidade pública ser cúmplice destas coisas.

1- Kryon em Portugal, Quem é Kryon?
2- Kryon em Portugal, Programa
3- Astronomy Notes, Planet atmospheres and magnetic fields
4- FMD/UL, Auditório da FMD da UL (PDF)
5- EMF Balancing Technique®, A graceful, elegant and sophisticated form of energy work

73 comentários:

  1. Ludwig:

    Para começar, que provas tens que Krion não exista? E como provas que não existem aquelas energias?

    Depois, krion é um ser metafisico e isso prova-se filosóficamente. A ciencia não pode provar que não existem seres metafisicos.

    E para acabar, hás de me dizer quem julgas que és para te opores ao grande krion? Que falta de humildade.


    PS: estou a vender automóveis metafisicos. Queres comprar um? Dá par a familia toda e não gastam gasolina. Quer dizer não gastam gasolina cientifica. Só gasolina metafisica que não polui e é muito melhor que a gasolina materialista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Dia...

      Olha só Eu vim parar, "tanto tempo depois" :) ...terá sido a famosa Sincronicidade (coincidência (c), que afinal "existe" ?...e caso exista, será que Kryon também "Existe" (ou, no mínimo, pode existir)?? ... e já Agora "Super Kryon", também Existe (é uma afirmação):)

      Super KRYON, aparenta ser a denominação do "Grupo de Trabalho" da Sinarquia Cosmica Universal, da Consciência UNA, que adoptou o nome desta Entidade, por motivos "Filosóficos" e/ou Meta-Fisicos .9

      A Ciencia "oficial"(porque existem outras "abordagens") é uma teoria, tao válida como qualquer outra...acredito que "Meta-Fisica", "Magia" e outras "escolas" ocultas...dizem todas o mesmo...ainda bem :)

      Os automóveis metafisicos (merkaba), sao fantasticos, nao se podem é vender (que pena)...quanto muito mostra-se o caminho para " do it yourSelf"...e sim, o combustível é absolutamente integrante, chama-se: Amor...e o Amor é Irresistível

      abracU

      Eliminar
    2. Kryon, uma ENTIDADE DO SERVIÇO MAGNÉTICO, sinto que sim, existe, e sem dúvida que enquanto seres humanos há coisas que não "entendemos" perfeitamente, como por exemplo o tempo não linear, e muitas outros a-prioris que condicionam a maneira como a ciência observa o mundo...já agora o autor deste blog que se deu ao trabalho de dizer que kryon é treta, leu por acaso todos os livros?? É que há também bastante informação matemática que por acaso já foi estudada por alguns da mesma área, menos convencionais, digamos que mais à frente, que pesquisam em vez de comprovar vezes sem conta o que já está mais do que assente na matemática tradicional...e por acaso foram descobrir factos incríveis...bem leiam, sem preconceitos, de mente aberta...ah, já agora, quem não tiver dinheiro para ir a uma conferência pode sempre apresentar o caso, sei de uma pessoa que não tinha e não deixou de poder assistir, deu apenas uma ajuda na organização do evento...afinal para dedicarmos tempo a alguma coisa, não podemos deixar de comer, vestir, etc...
      Mas compreende-se também a dificuldade em aceitar certas coisas, afinal quando disseram que a terra era redonda também houve muita gente a dizer que isso era uma treta, e hoje em dia toda a gente sabe que isso é uma realidade!!!!!!!

      Eliminar
    3. ...Mas claro, cada um é livre de acreditar e sentir o que é verdadeiro para si...mas normalmente quando há uma necessidade quase visceral de dizer mal de alguma coisa, embora muitas vezes hajam razões para isso, temos que ter algum cuidado, há realmente muita treta para aí espalhada e toda a gente canaliza tudo e mais alguma coisa, mas também há muita sabedoria à qual podemos ter acesso e beneficiar com ela. Por isso, e falo por mim, não coloco umas palas nos olhos, tb não acredito em tudo, mas tenho o máximo cuidado, dentro da minha consciência e evolução, em saber escolher a informação, o que é muito importante nos dias de hoje, em qualquer que seja o tema a pesquisar. E para mim, Kryon parece transmitir muita informação importante para a compreensão de muitas coisas, mas saber do que este fala é preciso estudar, ler, saber do que andamos a falar. Ou então cair ao comprido a dizer mal de um assunto no qual somos completamente ignorantes....sr ludwig

      Eliminar
  2. Às vezes penso se estes gajos não serão os verdadeiros "iluminados". Para quê andar a trabalhar, se se pode inventar assim umas tretas e andar por aí a passear a dar conferencias e a vender banha da cobra???

    Se algum dia me der para lhes seguir o exemplo tenho de me lembrar de cá vir apagar isto! Não que o Hubbard ter dito qualquer coisa semelhante tenha impedido o sucesso da cientologia... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois, é verdade..a Historia está cheia de "maus" exemplos, isso é um facto :)

      Mas, no meu caso pessoal, conheci toda esta "gente" sem ter tido de pagar, a nao ser obviamente com o meu "tempo" e com a minha intenção de aprender, não foi necessário "facilitador",nem euros, para aceder a este (e outros) Grupo de Seres ...Quando o Aluno esta Pronto, o Mestre Apresenta-se :)

      Aparentemente...estes Seres respondem a determinadas "vibraçoes", sempre que elas sao "emitidas"...Quando o Aluno esta Pronto, o Mestre Apresenta-se :)

      Eliminar
  3. Das crenças aos detergentes, das linhas de crédito aos perfumes, o sector dos serviços é pródigo no recurso à publicidade enganosa.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Para mim, o que mais me impressionou foi a quantidade de "marcas registadas".

    O mundo da treta é bastante fértil mas pelos vistos, para dizer alguns disparates é preciso pagar royalties ao idiota que primeiro se lembrou de os registar como propriedade sua... :)

    ResponderEliminar
  6. Já a mim, o que mais me impressiona é a semelhança com a crença católica.

    ResponderEliminar
  7. "Já a mim, o que mais me impressiona é a semelhança com a crença católica."

    A reencarnação, a ideia de um contracto anterior ao nascimento é contrário ao catolicismo. Isto é mais espiritismo, nova era e outras tralhas afins.
    A proximidade ao catolicismo faz-se pois é lá q se encontram os eventuais clientes.
    Os neopentecostais já tiraram os q gostam de festanças ruidosas, os adventistas já tiraram os trombudos sem qqr sentido de humor, mas ainda há muito nicho a explorar.

    ResponderEliminar
  8. O LUDWIG É IRRACIONAL NA SUA DEFESA DA CIÊNCIA:

    1) O naturalismo não tem qualquer fundamento científico: a ciência demonstra que a energia e a matéria não se criam a elas próprias e a vida não surge por processos aleatórios. Tudo o que possa ser dito contra isto é pseudo-ciência.

    2) A ciência só funciona se o Universo funcionar de forma racional e regular. A Bíblia ensina isso. O naturalismo, com a sua ênfase em na origem acidental e irracional do Universo, da vida e do homem, não. A ciência funciona porque a Bíblia é verdade.

    3) O naturalismo refuta-se a si mesmo. Ele afirma que a natureza material é tudo o que existe. Mas o naturalismo não pode ser fotografado, pesado, medido, etc. Ele não tem as propriedades da matéria e da energia. Ele existe no mundo espiritual cuja existência ele mesmo pretende negar.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. DISPARATES E CONTRADIÇÕES DO LUDWIG SOBRE O NATURALISMO


    1) O naturalismo nega-se a si mesmo porque não existe no mundo da matéria e da energia, mas no mundo espiritual e imaterial, das ideias e da informação codificada, cuja origem pretende negar. Os naturalistas são tão tolos como aquele que pretende negar a existência do ar ao mesmo tempo que o respiram.

    2) Como não existe qualquer explicação naturalista acidentalista para a origem da matéria e da energia (para além de especulações intestadas e intestáveis) e para a origem acidental da vida, a conclusão mais racional continua a ser a da origem inteligente e sobrenatural do Universo e da vida.


    3) O facto de toda a informação codificada ter origem inteligente e de a vida depender de quantidades inabarcáveis de informação codificada no DNA mais do que corrobora a crença num Deus super-inteligente.


    4) O Ludwig nega os milagres, por terem tido uma origem sobrenatural. Mas a origem do Universo e da vida também não têm explicação natural, tal como os milagres. E ele não pode negar a existência do Universo e da vida, apesar de não conseguir explicar a sua origem por causas naturais.



    5) O naturalismo não consegue justificar de forma fiável a sua própria veracidade, porque não tem uma explicação para a origem do Universo e da vida nem consegue observar o próprio naturalismo ao microscópio, ao telescópio ou com qualquer outro instrumento. A origem do naturalismo não se explica por processos naturalistas, o que é fatal para todo o projecto naturalista…


    6) O criacionismo não nega nenhuma observação científica (v.g. gravidade, magnetismo, espaço-tempo), embora o simples facto de observarmos algo natural não explique necessariamente a sua origem por processos naturalistas. Não existe nenhuma explicação naturalista fiável para a origem acidental da matéria e da energia a partir do nada.


    7) Se a evolução pode ser testada, isso significa que a sua refutação criacionista também pode ser testada, porque é um dos resultados possíveis desse teste.

    8) Acreditar em actos sobrenaturais de Deus não significa a aceitação acrítica de qualquer pretensão de acontecimento milagroso.

    9) A Bíblia também propõe coisas bem concretas: o Universo racionalmente inteligível mas inabarcável foi criado por um Deus racional e infinito. O tempo foi criado por um Deus eterno. A vida foi criada de forma inteligente por um Deus vivo e super-inteligente. O ser humano racional foi criado por um Deus pessoal e racional. A moralidade foi criada por um Deus moral. A racionalidade foi criada por um Deus racional.


    Em vez de rejeitar as afirmações bíblicas de forma subjectiva, emotiva, arbitrária, irracional e auto-contraditória, seria bom que o Ludwig apontasse problemas lógicos ou empíricos a essas afirmações...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo, autor da perspectiva, pare por favor de falar de matéria e energia, com se de duas coisas diferentes se trata-se, pois que na verdade matéria e energia,uma só coisa, apenas que essa coisa se apresenta de dois modos diferentes, aquilo que chamamos de matéria,(algo sólido duro tridimensional), não passa apenas de energia condensada e aquilo que apelidamos de energia, é apenas a mesma matéria dispersa,, tanto uma como a outra são apenas protões neutrões e electrões comprimidissimos, quando na sua forma material e descomprimidissimos, quando na sua forma energética. Simplesmente isso.

      Eliminar
  11. Estive a ver este site, e que bela trampa "new age". Até dá vómitos. Neste "post", estou 100% contigo.
    No entanto, como sempre, surge o entusiasmo de pegar em tudo pela rama, e de ver semelhanças onde elas não existem:

    «Já a mim, o que mais me impressiona é a semelhança com a crença católica.»

    A mim, Cristy, o que me impressiona é a facilidade com que se dizem asneiras sem fundamento. Quais as semelhanças entre a doutrina católica, e a palhaçada Kryon, exactamente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa mas só falta a jola e a sardinha assada (que tb são boas),,,já agora falar do benfica ou do sporting a meio do post....Há muita confusão nestes temas, muito lixo mental, muita ignorância. ESTUDEM antes de falar, por favor!!!

      Eliminar
    2. Claro que existe imensa ignorância,e imensa sede de cervejola a acompanhar uma sardinhita desmagnetizada e preferencialmente iluminada....
      Estudar é prenhe de dualidade quando temos o Lee "canalizado" e o Kryon "canalizador encartado",e achamos que não nos devemos meter entre o simpatico casal....Então o que fazer?!? Bebemos uma "jola" com o canalizador e comemos uma sardinha com o canalizado?!? tudo isto claro ,numa onda muito "positiva" e muito á frente....

      Eliminar
  12. Espectadores:

    " Quais as semelhanças entre a doutrina católica, e a palhaçada Kryon, exactamente? "

    Ser fantasia e prentender que é verdade.

    Confundir o conceito com a existencia do que descreve o conceito. Vender essa ideia com apelos à ignorancia, autoridade e tretas sem sentido.

    ResponderEliminar
  13. JonataS:~

    "O naturalismo não consegue justificar de forma fiável a sua própria veracidade,"

    Claro que consegue. O naturalismo prevê que se consigam descrever e compreender os fenomenos naturais melhor, prevendo por sua vez os seus resultados se não se postularem entidades para lá do necessário. E tem no feito com um sucesso extraordinário e que tu usas todos os dias para dizer que ele não funciona. São limitações pessoais.

    ResponderEliminar
  14. Espectadores,
    a resposta do João basta, ou devo acrescentar alguma ocisa?

    ResponderEliminar
  15. Ludwig,

    Penso que é lamentável uma universidade pública ser cúmplice destas coisas.


    Se as universidades públicas podem "ensinar" os estudantes que répteis evoluíram para passaros, que lobos/vacas/ursos (?) evoluíram para baleias, e que o universo criou-se a si mesmo (como parece ser a crença de Dennet), porque não falar sobre «Técnica de Equilíbrio do Campo Electromagnético® é o sistema de energia concebido para operar com a Malha de Calibração Universal®, um sistema na anatomia energética humana»?

    Mitologia por mitologia, porque não esta? :-)

    ResponderEliminar
  16. Mats,

    «Se as universidades públicas podem "ensinar" os estudantes que répteis evoluíram para passaros,»

    A evolução não visa um objectivo nem decorre “para” coisa nenhuma. Por isso, se ensinarem tal coisa sem deixar claro que a evolução não tem nada de consciente, guiado ou teleológico, então merecem ser criticadas.

    Mas penso que entre o que tu julgas ser a evolução e aquilo que se ensina em biologia nas universidades públicas há uma diferença muito grande.

    ResponderEliminar
  17. Bernardo,

    «Estive a ver este site, e que bela trampa "new age". Até dá vómitos. Neste "post", estou 100% contigo.»

    Óptimo :)

    Mas como podes provar que eles estão enganados?

    ResponderEliminar
  18. Ludwig,

    A evolução não visa um objectivo nem decorre “para” coisa nenhuma.
    Por isso, se ensinarem tal coisa sem deixar claro que a evolução não tem nada de consciente, guiado ou teleológico, então merecem ser criticadas.


    Este comentário era para mim? Não vejo como isto refuta o que eu disse em cima.

    Repito: se se pode usar fundos públicos para "ensinar" mitos evolutivos, porque não usar espaço públicos para "ensinar" outros mitos ?

    Será que quem acredita que répteis podem evoluir para pássaros (apesar das evidências contrárias) tem moralidade para criticar a mitologia "new age"?

    ResponderEliminar
  19. João,

    «Ser fantasia e prentender que é verdade.
    Confundir o conceito com a existencia do que descreve o conceito. Vender essa ideia com apelos à ignorancia, autoridade e tretas sem sentido»

    Que tal fundamentar estas afirmações?
    Ou devo aceitá-las porque provêm de si?

    Cristy,

    «a resposta do João basta, ou devo acrescentar alguma ocisa?»

    Sim, acrescente, por favor, uma argumentação que fundamente a afirmação do João, nomeadamente de que o cristianismo é fantasia

    Ludwig,

    «Mas como podes provar que eles estão enganados?»

    Tu mesmo o fizeste: pela Ciência. O que eles dizem, antes sequer de qualquer consideração filosófica ou metafísica (onde haveria muito para escrever acerca das burradas do Kryon), basta observar e apontar os inúmeros erros científicos presentes nessa burla de movimento.

    Em termos filosóficos, eu apontaria um elementar: em filosofia, argumenta-se que uma mente é imaterial, logo não é composta de energia, dado que a energia é correlata da matéria. Logo, dizer que existe um "eu" que é energético ou magnético, ou outra coisa qualquer que é material, é uma crassa burrada filosófica.

    Abraço a todos!

    ResponderEliminar
  20. "Sim, acrescente, por favor, uma argumentação que fundamente a afirmação do João, nomeadamente de que o cristianismo é fantasia"

    Caro Espectadores,
    a sério, ainda recorre a esse género de truque primitivo? Deixe então que lhe explique: eu não fiz afirmações sobre seres divinos e omnipotentes, mães virgens, hóstias sagradas e a criação do mundo em seis dias. De modo que não tenho nada a argumentar. Cabe a quem faz essas afirmações fundamentá-las, não a quem as põe em causa.

    Fico à espera (sentada :-))

    ResponderEliminar
  21. RESPOSTA AOS DISPARATES DO JOÃO:


    "O naturalismo prevê que se consigam descrever e compreender os fenomenos naturais melhor"

    O naturalismo diz que só existe natureza. Mas como se pode explicar a natureza a partir das leis naturais, se antes de existir natureza não existiam leis naturais?



    "...prevendo por sua vez os seus resultados se não se postularem entidades para lá do necessário."

    Continuamos na mesma. Como se explica a origem do Universo com base em causas naturais se não existia natureza (nem causas naturais) antes do Universo?


    "E tem no feito com um sucesso extraordinário e que tu usas todos os dias para dizer que ele não funciona."

    O que usamos todos os dias é fruto da combinação inteligente de matéria e energia, mas não explica a origem de matéria e eneria...


    "São limitações pessoais."

    As tuas. Conseguiste falar sem dizer nada de relevante... continuamos sem qualquer demonstração da fiabilidade do naturalismo

    ResponderEliminar
  22. OS DISPARATES DO LUDWIG TÊM MUITO VALOR DE ENTRETENIMENTO


    Vejamos o que diz este verdadeiro artista do disparate...

    "A evolução não visa um objectivo nem decorre “para” coisa nenhuma."

    Deves estar a pensar na evolução de gaivotas para gaivotas, moscas para moscas ou pelicanos para pelicanos, a única que conseguiste documentar...



    "Por isso, se ensinarem tal coisa sem deixar claro que a evolução não tem nada de consciente, guiado ou teleológico, então merecem ser criticadas."

    È. Mas muitas vezes a evolução é irracionalmente reificada e dotada de inteligência, dizendo-se que "resolveu problemas", "encontrou soluções", "inventou maqunismos complexos", "criou códigos e informação codificada", etc.

    Enfim, burrices...



    "Mas penso que entre o que tu julgas ser a evolução e aquilo que se ensina em biologia nas universidades públicas há uma diferença muito grande."

    Os argumentos ensinados nas Universidades públicas são conhecidos, mas nenhum deles prova realmente a origem acidental da vida, a transformação de uma espécie menos complexa noutra diferente e mais complexa...

    Se estiver enganado mostra-me esses argumentos das Universidades públicas (ou privadas), nacionais ou internacionais que teremos todo o gosto de os discutir...


    Porque não tentas mais uma vez? Tens medo do que eu possa fazer a esses argumentos?

    ResponderEliminar
  23. A CRISTY CARPIDEIRA TAMBÉM ABUNDA NO DISPARATE


    "eu não fiz afirmações sobre seres divinos e omnipotentes"

    Quem pretende negar a existência de Deus sem demonstrar que o Universo e a vida têm uma explicação natural é um tolo, porque ao mesmo tempo que nega Deus pretende ser omnisciente...


    "mães virgens"

    A Bíblia ensina que o nascimento virginal de Cristo é humanamente impossível e naturalmente impossível. Por ser assim é que só pode ter tido uma causa divina e sobrenatural.

    Para negar empiricamente o nascimento virginal de Cristo, por sinal o evento de maior impacto na história da humanidade, é necessário negar empiricamente as causas sobrenaturais e demonstrar que todos os testemunhos históricos estão errados.

    Não basta vir para aqui carpir emotivamente irracionalidades...


    "hóstias sagradas"

    A Bíblia fala apenas numa última ceia em que Jesus partiu o pão e deu o vinho...

    Mas o pão é sempre pão e o vinho é sempre vinho...



    "a criação do mundo em seis dias."


    Há que negar que para Deus isso é impossível. Será que a Cristy pode falar com autoridade dos limites ao poder de Deus?

    Curiosamente, os modelos de Big Bang, apesar de fracassados, têm que postular uma inflação cósmica em que o Universo surge em trilionésimos de segundo...

    Para quem não acredita na criação em 6 dias...


    "De modo que não tenho nada a argumentar."

    É verdade. Ès uma carpideira que só tem dito disparates sem qualquer fundamentação lógica ou empírica...

    Já pensaste no que Platão ou Aristóteles diriam se te ouvissem?


    "Cabe a quem faz essas afirmações fundamentá-las, não a quem as põe em causa."

    Fundamenta essa afirmação...

    ResponderEliminar
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  25. DESAFIO AO LUDWIG

    O Ludwig anda de poucas palavras. Começou com muito gás, mas já não responde... amuou... murchou... ...já não responde a nada...

    ...só diz disparates e banalidades...


    Para um autodemoninado especialista em pensamento crítico e em falácias, mostra pouca resiliência, como hoje se diz...

    ...é uma pena, porque muito nos divertimos a debater com ele...

    O melhor é regressar ao básico...

    Gostava que ele respondesse à questão que o atormenta e que o mantém tão calado...


    1) Os códigos e a informação codificada têm origem inteligente...

    2) A vida depende de códigos e informação codificada...

    3) Logo, a vida só pode ter tido uma causa inteligente...

    Podemos ouvir uma síntese do seu pensamento sobre isto?

    Seria certamente esclarecedor...

    ResponderEliminar
  26. OUTRAS PERGUNTAS PARA DISCUTIR COM O LUDWIG:

    1) Se a natureza é tudo o que existe, onde é que podemos observar a filosofia naturalista? Onde está ela no mundo físico? Ela cresce nas árvores, veio num meteorito, está no fundo do mar? Onde a podemos observar, pesar ou medir?


    2) Se a natureza é tudo o que existe, onde existem os valores? Qual o seu peso, medida, volume ou viscosidade? Como podemos demonstrar cientificamente a sua existência? Podemos observá-los em laboratório ou no campo?

    3) Se a natureza é tudo o que existe, onde existem as leis da lógica? Será que variam de pessoa para pessoa de acordo com os seus processos cerebrais, ou têm subsistência ideal, abstracta e universal? Como podemos saber isso?

    4) Se a evolução é um processo irracional que não leva a lado nenhum, como podemos ter a certeza de que o Universo obedece a leis?

    5) Se a evolução é um processo irracional de onde é que vem o dever de racionalidade?


    Espero que o autodenominado especialista em pensamento crítico mostre alguma resiliência...

    ResponderEliminar
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  28. Resposta aos disparates do Jónatas Machado:

    O naturalismo é não postular intencionalidade no que pode ser explicado sem ela. É só isso.

    É uma derivação dos principios de simplicidade.

    O teu problema parece ser que o naturalismo explica coisas que tu preferias que não explicasse.

    Mas isso é um problema teu. Ao contrário do teu deus, qualquer um pode verificar as afirmações naturalistas. Não é preciso dizer que há uma auto-revelação que só é sentida por alguns eleitos.

    Já que achas que sou tão burro, que me dizes a um convite para ir debater publicamente isto contigo, em coimbra, na tua faculdade?

    Hã? Que tal?

    ResponderEliminar
  29. RESPOSTA AOS DISPARATES DO JOÃO



    "Porque surgiu tudo ao mesmo tempo e sem uma causa."

    Que festa! Isso é uma explicação científica? Isso pode ser testado?


    "Antes não havia nem nada. E efeitos sem causa é algo que já sabemos existir."

    Como pode existir um efeito sem causa?

    Todos os supostos efeitos seu causa (ou de causa desconhecida) que observamos existem no nosso Universo plenamente formado.

    Não existem no nada...


    Ainda não percebeste que "flutuação quântica" é o mesmo que dizer que não se sabe realmente?


    Ainda não percebeste que a tecnologia é causada por design inteligente?

    Um motor de um carro obedece a todas as leis da física, mas não consegues explicar a sua origem só com causas naturais, sem inteligência e informação... ~

    Como pode alguém ser tão básico e irracional nas suas alegações?

    A presença de quantidades inabarcáveis de informação codificada no DNA corrobora o que a Bíblia diz: a vida foi criada inteligentemente...

    Daí que não exista qualquer explicação naturalista para a sua origem...

    ResponderEliminar
  30. Resposta aos disparates do Jonatas Machado:


    "O naturalismo diz que só existe natureza. Mas como se pode explicar a natureza a partir das leis naturais, se antes de existir natureza não existiam leis naturais? "

    Porque surgiu tudo ao mesmo tempo e sem uma causa. Antes não havia nem nada. E efeitos sem causa é algo que já sabemos existir.




    O que usamos todos os dias é fruto da combinação inteligente de matéria e energia, mas não explica a origem de matéria e eneria...

    Faltam provar algumas coisas mas para já o naturalismo explica isso como tendo origem numa flutuação quantica. O grau de certeza que já temos nisto é elevado. Esta vários patamares acima de precisar de trazer um deus que só serviu para criar o universo e actuar quando estamos de costas.


    "Conseguiste falar sem dizer nada de relevante... "

    Tu é que não percebeste.

    "continuamos sem qualquer demonstração da fiabilidade do naturalismo "

    Olha à tua volta. A tecnologia é naturalista. Diz-me lá que efeitos sobrenaturais tens conseguido usar com fiabilidade?

    ResponderEliminar
  31. Jonatas:

    desculpa lá. Se quiseres, repete o teu comentário por baixo do meu post. Tinha umas aspas fora do sitio, tive de emendar.

    De qualquer modo tu estas habituado a spamar, por isso também não deve incomodar muito.

    ResponderEliminar
  32. RESPOSTA AOS DISPARATES DO JOÃO


    "O naturalismo é não postular intencionalidade no que pode ser explicado sem ela. É só isso."


    Se dizer que tudo veio do nada por acaso é uma explicação científica, então a ciência está muito pior do que se pensa...


    "É uma derivação dos principios de simplicidade."

    Estou a ver. Diz-se que tudo veio do nada e já está...

    Realmente é simples... é pena isso tropeçar na lei da conservação da energia...


    "O teu problema parece ser que o naturalismo explica coisas que tu preferias que não explicasse."

    O problema é que a lei da conservação da energia diz que toda a matéria e a energia permanecem constantes, não surgindo sem causa, e que a lei da biogénese diga que a vida não vem da não vida...


    "Mas isso é um problema teu. Ao contrário do teu deus, qualquer um pode verificar as afirmações naturalistas."

    Qualquer um pode verificar que a matéria e a energia permanecem constantes não surgindo do nada por processos naturais...

    Qualquer um pode verificar que a vida não surge por causas naturais...

    Qualquer um pode verificar que os códigos têm origem inteligente e que a vida depende de códigos genéticos e epigenéticos... ~


    "Não é preciso dizer que há uma auto-revelação que só é sentida por alguns eleitos."

    A Bíblia pode ser lida por todos...

    "Já que achas que sou tão burro, que me dizes a um convite para ir debater publicamente isto contigo, em coimbra, na tua faculdade?"

    Não sei se acho, ou se tenho a certeza. Mas podemos debater aqui neste blogue... ñão se trata de questões jurídicas...

    ResponderEliminar
  33. SUGESTÕES DE TEMAS A DISCUTIR COM O JOÃO

    1) Se a natureza é tudo o que existe, onde é que podemos observar a filosofia naturalista? Onde está ela no mundo físico? Ela cresce nas árvores, veio num meteorito, está no fundo do mar? Onde a podemos observar, pesar ou medir? Ele tem electricidade ou magnetismo?


    2) Se a natureza é tudo o que existe, onde existem os valores? Qual o seu peso, medida, volume ou viscosidade? Como podemos demonstrar cientificamente a sua existência? Podemos observá-los em laboratório ou no campo?

    3) Se a natureza é tudo o que existe, onde existem as leis da lógica? Será que variam de pessoa para pessoa de acordo com os seus processos cerebrais, ou têm subsistência ideal, abstracta e universal? Como podemos saber isso?

    4) Se a evolução é um processo irracional que não leva a lado nenhum, como podemos ter a certeza de que o Universo obedece a leis?

    5) Se a evolução é um processo irracional de onde é que vem o dever de racionalidade?


    Se tiveres outras questões, podemos discuti-las...

    ResponderEliminar
  34. O PENSAMENTO NATURALISTA DO JOÃO

    Para o João, tudo tem causas naturais... salvo se não tiver causa natural...

    Magia!


    Isto começa bem...

    ResponderEliminar
  35. Resposta aos disparates do Jonatas Machado das 14:40:

    "Que festa! Isso é uma explicação científica? Isso pode ser testado? "

    Sim. Indiretament. Várias afirmações produzidas pela mecanica quantica e pela teoria das cordas têm estado impressionantemente correctas e de acordo com as observações. Elas dizem que foi assim que aconteceu.

    Mas é simples perceber que o que quer que fosse que existisse antes não interessa. Não havia nada. Nem tempo, nem espaço, nem energia. Não havia. É tudo.

    "Como pode existir um efeito sem causa? "

    Toda a gente acredita num. Tu dizes que tem vontade própria. Eu digo que não. A diferença é que tu postulas mais uma propriedade para o "efeito sem causa". Matéria esta sempre a formar-se sem causa. Flutuações quanticas meu caro.

    "Todos os supostos efeitos seu causa (ou de causa desconhecida) que observamos existem no nosso Universo plenamente formado. "

    Exacto. Por isso temos uma boa ideia de como as coisas podem ter iniciado.

    "Não existem no nada..."

    O nada não existe. Nada é nada. Não existe. Se não existe então não é. Nada é algo que não existe. Se não existe nada então não temos de nos preocupar em explicar esse nada. Certo? Mas como sabemos que existimos então o nada não foi um problema para que existissemos. Como era de esperar, não foi nada impeditivo.

    "Ainda não percebeste que "flutuação quântica" é o mesmo que dizer que não se sabe realmente?"

    Não. Quer dizer que sabemos realmente que acontece sem causa. É só efeito. A previsão foi matemática e verificou-se. É incrivel mas é verdade. Com um grau de certeza perto do factual.

    "Um motor de um carro obedece a todas as leis da física, mas não consegues explicar a sua origem só com causas naturais, sem inteligência e informação"

    DE facto tem a marca da casa da engenharia humana. Baixo rendimento, pouca versatilidade dos componentes, ergonomicamente adaptado à forma humana, poluidor, etc. É facil ver de onde veio. E depois?

    "Como pode alguém ser tão básico e irracional nas suas alegações? "

    O naturalismo é muito mais completo e consistente que a tua sobrenaturalidade milagro-divinal.
    Se me chamas irracional devias culpar o teu deus por ter feito uns mais inteligentes que outros, já que os condena a piores escolhas e a pobreza.

    "A presença de quantidades inabarcáveis de informação codificada no DNA corrobora o que a Bíblia diz: a vida foi criada inteligentemente..."

    Pi contem toda a informação possivel. Está lá toda a historia humana, os lusiadas e a mecanica quantica. É só pegar no trecho certo. E no entanto no circulo não há intencionalidade.

    Se eu rasgar um cartão ao meio vou ficar com dois bordos irregulares que se complementam. A quantidade de informação para os reproduzir exactamente de modo a não se notar que não são os originais é elevadissima.. De tal modo que durante a guerra fria havia espioes que eram assim identificados para o seu par. Cada um tinha uma metade do cartão.

    Códigos com origen no acaso há muitos.

    ResponderEliminar
  36. PS: Se quiseres envia-me o convite para jccdciencia08@gmail.com

    Não tenhas medo que eu não mordo. Depois discutimos as condições.

    Já viste o que podes ganhar? Cilindrar um naturalista licenciado numa area de biologia, defensor da ciência e neo-ateu? Já viste o que deus te ficava agradecido? Que tal?

    ResponderEliminar
  37. Jonatas:

    A moral vem da nossa vontade de viver. É preciso encontrar um equilibrio entre o que queremos dos outros e o que temos de dar.

    O individuo sozinho não se safou. Não se reproduziu. Muito antes de ser humano.

    A lógica são as leis mais simples que conseguimos fazer. Mas uma parte é natural e a outra parte é inventada. São sistemas procuramos criar que façam sentido dentro das suas próprias regras e depois tentamos ver se encaixam na natureza.

    Os cerebros que produziram lógicas falhadas tiveram menos descendentes.

    Não estou a perceber o teu problema com a lógica. Ja o disparatado do Jairo é a mesma coisa.

    Diz-me lá. O mundo é bivalente? Ou uma coisas ou é absolutamente verdade ou absolutamente falsa? A lógica masi simples é bivalente.

    E é o mundo trivalente? Sim não ou nulo?

    E Quando dizemos que A=A isso quer dizer que A existe de certeza e que é imutavel? Ou é preciso pelo menos alguem para pensar nisso que esteja a pensar nisso? E já agora, A é o que?

    ResponderEliminar
  38. Quem acha que podemos fechar um bebe num galinheiro e não falar com ele durante 18 anos dando apenas cuidados minimos, que ele vai ter noções minimas de lógica em adulto é louco.

    A lógica é a abstração mais básica que o cerebro consegue fazer. É tão básica e abstrata que pensamos que é algo sobrenatural. Pensamos quer dizer, pensas tu.

    ResponderEliminar
  39. RESPOSTA AO JOÃO

    1) Por uma questão de simplicidade acho que o teu cérebro é que surgiu por acaso de uma flutuação quântica num vácuo, dados os disparates que dizes;

    2) Existem muitas teorias das cordas, mas existem muitos físicos cépticos dos seus resultados e da sua testabilidade. A lei da conservação da energia mantém-se. Não apostes nessas teorias...

    3) Se não havia nada, de onde veio tudo? De onde veio a quantidade de energia para os triliões de estrelas e milhares de milhões de galáxias? Surgiu sem causa? De onde vieram a flutuação quântica e o vácuo? Dizer que não tiveram causa é o cúmulo...

    4) Como vês, o carro não surge por processos naturais... mas dizer que todo o Universo nasceu sem causa, nem sequer é naturalismo... é estupidez...

    5) Os nossos cérebros estão corrompidos, juntamente com toda a criação. Pensamos melhor se considerarmos a revelação do Criador...


    6) Confundes a quantidade de informação necessária para especificar um cartão, com a as sequências de símbolos necessárias para codificar informação complexa e especificada... sempre que sequências de símbolos são usadas para codificar informação, temos necessariamente causas inteligentes...

    7) Dá-me exemplos de códigos que usem sequências de símbolos variáveis para especificar instruções diferentes que tenham origem no acaso...


    8) se a moral vem da vontade de viver, então os mais fortes têm todo o direito de matar sempre que isso sirva os seus interesses...

    9) Se a lógica é simples criação humana, como é que sabes que os seus princípios se aplicam a outras partes do Universo? A ciência parte desse princípio...

    ResponderEliminar
  40. "Se dizer que tudo veio do nada por acaso é uma explicação científica, então a ciência está muito pior do que se pensa... "

    Isso não é a explicação. A explicação é a teoria.

    APenas sabemos que

    1- não é preciso haver uma causa (de facto algures tem de haver algo que não tem causa - o vosso deus. A minha mecanica quantica.)

    2- não é preciso postular intencionalidade para esse fenomeno.

    ResponderEliminar
  41. Jonatas:

    "8) se a moral vem da vontade de viver, então os mais fortes têm todo o direito de matar sempre que isso sirva os seus interesses..."

    So que isso é contra os seus interesses 99,9 % das vezes. E depois essa necessidade de fazer coisas com os outros deu-nos o gosto pelos outros. Esqueces isso e trocas tudo.

    "... mas dizer que todo o Universo nasceu sem causa, nem sequer é naturalismo... é estupidez...

    Estupidez é dizer que a coisa que apareceu sem causa já vinha com vontade própria integrada, e era capaz de tudo menos de contrariar a lógica ( que foi ele que inventou..) E muitas outras coisas.

    Como é? Frente a frente? Queres defender o argumento moral em frente de todos? Vamos a isso?

    ResponderEliminar
  42. Ou vais admitir que a moral é uma contrução humana para que vivamos melhor? E que só existe porque permite estabilidade e aumenta as probabilidades de sobrevivencia e reprodução de qualquer individuo tirado à sorte?

    ResponderEliminar
  43. Agora vou. Tens o meu mail acima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quem nasceu primeiro:o ovo ou a galinha? estejam na luz e em paz...

      Eliminar
  44. RESPOSTA AO JOÃO

    1) A teoria da origem do Universo a partir de flutuações quânticas num vácuo assenta no fracasso da tentativa de explicar o Universo por causas naturais. Como isso é impossível, afirma-se que surgiu sem causa.

    2) Isso só mostra que não existe uma causa natural para o Universo, tal como a Bíblia diz...

    3) Quando o narturalismo recorre a uma não-causa ele confessa o seu fracasso...

    4) Partir de alguns fenómenos quânticos de causa desconhecida ou indeterminada, observáveis num Universo existente, maduro e extremamente complexo, para a afirmação de que eles provam que tudo veio do nada por acaso é o maior salto lógico que alguém pode fazer...

    Isso não é ciência. É loucura completa...

    ResponderEliminar
  45. PERGUNTAS AO JOÃO

    1) Se a moralidade é uma criação humana para servir interesses próprios, porque não deixar a cada um definir os seus interesses e criar a sua própria moralidade?

    2) Se tudo não passa de um processo aleatório e sem sentido, porque é que alguém deve sentir-se obrigado a prezar a estabilidade, a sobrevivência e a reprodução?


    3) E se uma pessoa, ou um grupo de pessoas, prezar exactamente o contrário? Isso é condenável? Porquê? Com base em que critério? Porquê esse criterio e não outro?

    ResponderEliminar
  46. Por exemplo, um problema com isto do Kryon é este texto que encontrei, escrito pelo tal Carrol, sendo que é uma mensagem direta de Kryon:

    "A pronúncia do meu nome dei-a para aqueles que dela necessitavam e veio num pacote de pensamentos que é tão próximo do som do meu Tom, quanto me foi possível para a vossa linguagem. Há realmente muito mais no meu nome do que o som e eu realmente gostaria que fosse capaz de “o sentir”. Mas, por enquanto, não o pode fazer."

    Portanto Kryon é uma entidade com limitações e admite-o. Ou então pode ser um erro de Carrol...

    Seja como for, não me faz confusão que façam este seminário no auditório da FMD -UL. Não vejo que a ciência saia lesada ou que este local seja de alguma maneira ultrajado. Só vai à conferência quem quer e toda a informação acerca disto está disponível. Quem acha que isto é uma treta que incomoda, que o diga e fundamente.

    Eu, pelo meu lado, se não tivesse vindo aqui ao blog provavelmente nunca viria a saber da existência desta conferência ou sequer de Kryon e Carrol.

    ResponderEliminar
  47. VOTOS DE FELICIDADES AO JOÃO

    Pelo menos temos que saudar o entusiasmo do João. Finalmente!

    O problema é que o começo não é muito promissor.

    Vejamos porquê:

    1) Ao mesmo tempo que defende o naturalismo, porque alegadamente permite explicar por causas naturais, afirma que o Universo surgiu sem causa, isto é, sem uma causa natural (até porque não havia natureza antes do Universo!).

    Isto não augura de bom para o naturalismo...

    2) Apela às flutuações quânticas, do nada para tudo, como causa do Universo, com base no princípio da indeterminação.

    No entanto, nas flutuações quânticas de partículas e anti-partículas subatómicas, estas aparecem e desaparecem em fracções de segundo.

    Pelo que dificilmente esse fenómeno, ainda com muitos contornos misteriosos para a comunidade científica, poderá justificar o facto de o Universo ter conseguido surgir do nada e durar milhares de milhões de anos, segundo o modelo do Big Bang.

    Não se deve confundir a indeterminação da causa de um fenómeno com a ausência de causa para o fenómeno...

    Sonhar e especular é possível, claro. A ficção científica pode ser divertida...


    Mas não se deve confundir especulações dos cientistas com demonstrações científicas... ... são coisas muito diferentes.

    Vejamos se posts ulteriores nos dão alguma coisa lógica e empiricamente mais consistente...

    ResponderEliminar
  48. O JOÃO E OS PROBLEMAS DA FLUTUAÇÃO QUÂNTICA

    A flutuação quântica de partículas e anti-partículas subatómicas parece ser uma propriedade física do Universo que existe, com maturidade e complexidade.

    O João afirma que ela explica a origem de tudo sem causas naturais...


    Mas pode a flutuação quântica ser uma explicação para o surgimento de tudo a partir do nada?


    Não, porque a flutuação quântica já pressupõe a existência de algo que flutue num espaço-tempo.

    Para haver flutuação quântica, algo tem que flutuar em algo, tendo que existir muito potencial de matéria e anti-matéria...

    Mas como surgiu esse algo? Também por flutuação quântica?

    Mas a flutuação quântica supõe que exista algo primordial que flutue...

    E esse algo não pode ter surgido por flutuação quântica, porque esta só funciona se algo flutuar

    E este algo flutuante não poderia ter surgido do nada por flutuação quântica, porque esta supõe algo que flutue...

    Ou seja: a origem do Universo a partir do nada não pode ser explicada nem por causas naturais nem por não-causas...


    O naturalismo não é viável, porque nem as causas naturais nem as não-causas conseguem dar-lhe um fundamento...


    De resto, o próprio físico Paul Davies que especulou sobre a origem do Universo por flutuação quântica avisou o público de que as suas especulação não devia ser tomadas a sério...

    ResponderEliminar
  49. 31 comentários depois.....
    já bastam os problemas costumeiros dos partidos que, reféns das estruturas e do seu peso, hipotecam muita da sua liberdade e representatividade, do seu crescimento ou discurso.....

    também não quer dizer grande coisa
    mas cada um tem fé na mensagem que recebe ou....et qq koisa

    ResponderEliminar
  50. Os partidos políticos portugueses aplicam a lei da sobrevivência do mais apto... ...é a lei que é ensinada nas escolas...

    ResponderEliminar
  51. OS DISPARATES DO JOÃO MOEDAS

    Na sua ingenuidade, o João Moedas espera muito do livro Grand Design de Stephen Hawking.


    Este afirma que como existe a lei da gravidade, o Universo pode criar-se a si mesmo a partir do nada...

    No entanto, ficamos sem saber como é que algo poderia criar-se a si mesmo, se esse algo não existia como causa antes de existir como efeito de si mesmo...


    Só se já existisse é que o Universo se poderia criar a si mesmo...

    ...o que não faz muito sentido, porque teria já existir mesmo enquanto ainda não existia...


    Teria que ser A e não-A duma assentada...

    Isto soa-me a uma lógica deficiente...

    A rejeição de Deus, como suprema Razão, conduz à irracionalidade....

    Acresce que as leis da física não criam matéria e energia, mas apenas descrevem o seu funcionamento...

    E como poderia existir lei da gravidade se não existisse nada?

    Tudo muito estranho, lógica e empiricamente...

    Acresce que a teoria do multiverso é um disparate intestável para tentar fugir de Deus...

    Já é suficientemente difícil explicar a origem de um universo, quanto mais de um número infinito deles...

    Além disso, de onde teria surgido o primeiro desses universos?

    Também seria o resultado de um número infinito deles?

    Tudo isto atesta a nebulosa que existe na cabeça de Stephen Hawking, o único produto comprovado da teoria do Big Bang...


    O facto de astrofísicos notaveis, como Roger Penrose ou George Ellis, que têm escrito com Stephen Hawking, se distanciarem deste livro deveria levar o João Moedas a ser mais cauteloso...

    ResponderEliminar
  52. Disparates do Jonatas Machado:

    São tantos que só vou a um porque ele apenas repete as mesmas coisas como se fosse cego.

    "Não, porque a flutuação quântica já pressupõe a existência de algo que flutue num espaço-tempo. "

    Não, não pressupõe. O espaço e o tempo surgem nesse instante. NÂO HÁ ANTES.

    O Jonatas Machado não consegue compreender coisas para lá da sua injecção viral cognitiva, quando era criança.

    Postula que a intencionalidade já estava naquilo que não tem causa.

    Não compreende a evolução.

    Insulta a inteligencia dos outros sem perceber que isso só poderia ser culpa do seu deus vingativo a quem ele atribui a ordem.

    Não compreende o que significa não haver tempo. Não compreende como pode surgir matéria do nada.

    Não compreende que se houve inflação - o big bang - foi porque o proprio espaço dilatou mais rapido que a luz. Antes não havia espaço. Antes de haver tempo a palavra "havia" nem faz sentido.

    É este o mal da religião.

    O intelecto do Jonatas Machado estará provavelmenet para sempre compromentido por estas limitações cognitivas.

    Ao que parece Davinci foi o primeiro a compreender que a deposição de fosseis era incompativel com a morte por afogamento por diluvio. Darwin deixou qualquer duvida a esse repeito no tapete.

    No entanto vejam o efeito no Jonatas. Coitado.

    Desejo-lhe sorte. Mas creio que nunca verá que o universo é muito mais elegante que o que ele supõe.

    ResponderEliminar
  53. E já agora...

    João Moedas porque?

    ResponderEliminar
  54. "Para haver flutuação quântica, algo tem que flutuar em algo"
    que raio é isto!? por acaso sabes usar o wikipedia para saber o que é flutuação quântica?

    ResponderEliminar
  55. Eu gostaria que o Ludwig publicasse um post em branco. Tenho a certeza absoluta que isto dava pano para mangas para o perspectiva.

    ResponderEliminar
  56. RESPOSTA AO JOÃO:


    1) A flutuação quântica que se estuda supõe a existência de cientitas que, num Universo pleamenente formado, têm observado a complexidade do mundo sub-atómico. Não pressupõe a existência de nada, nem explica como é que do nada surgiu tudo.

    2) A flutuação quântica observada neste Unverso consiste no aparecimento e pronto desaparecimento de partículas e anti-partículas... o Universo surgiu e não desapareceu...

    3) A flutuação quântica observada nunca produz qualquer coisa a partir do nada. Ela ocorre num contexto sub-atómico num Universo que já existe. Ela não ocorre no nada. Aplicar a flutuação quântica a todo o Cosmos é pura ficção e especulação...


    4) Pensar que dizer "Poof! Ca está o Universo", é uma explicação científica é absurdo! Isso é acreditar que no princípio havia o nada que.... explodiu! Mas, o que é que explodiu? Como? Porquê? Como sabes que não havia nada antes, estavas lá para ver? Alguém estava?


    5) Como é que sabes que não há causa e intencionalidade no Universo, quando é clara a sua improvável sintonia para a vida? És omnisciente? Estavas lá para ver que o Universo surgiu do nada? Já viste o nada a explodir? É que todas as explosões conhecidas têm uma fonte de energia? Porque é que a maior de todas elas não teria?


    6) A evolução supõe algo suficientemente complexo para se reproduzir... mas e como é que o nada evoluiu para qualquer coisa?

    7) Não se trata de insultar a inteligencia dos outros, mas de pedir que sejam racionais e que fundamentem as suas crenças... não é a dizer que gaivotas dão gaivotas que se prova a evolução de partículas para pessoas... ~


    8) Como pode alguém chamar vingativo a um Deus que morreu pelos pecados da humanidade para dar a vida eterna a todos aqueles que aceitam a sua salvação?


    9) Quem compreende como é que o nada pode provocar a maior explosão que supostamente existiu? Se todas as demais explosões necessitam de uma fonte de energia, como é que a maior deles não precisa? Conseques provocar uma explosão a partir do nada? Se conseguisses talvez eu levasse a sério o que dizes...


    10) A lei da conservação da energia diz que a quantidade de energia permanece constante no Universo, nunca tendo sido observada a origem de uma quantidade ínfima energia nova a partir do nada... dizer que tudo veio do nada seria a maior violação desta lei da física... ...aquilo em que acreditas vai contra os dados realmente testados da ciência...

    11) Ninguém viu a inflação do Universo a partir de uma partícula infinitesimal de dimensão zero e calor infinito... ninguém sabe como essa partícula poderia ter surgido, de onde veio... trata-se apenas de uma tentativa de explicação... que não explica o princípio...

    12) Não é todos os dias que surgem Universos a partir do nada... não é todos os dias que o nada explode... quem diz que isso é assim tem de dizer como isso é assim...


    13) A presença de fósseis, por vezes muito bem preservados, de triliões de seres vivos nos cinco continentes é exactamente o que se esperaria se tivesse eexistido um cataclismo global nos cinco continentes...

    14) Se o Universo é muito elegante, isso mostra que é muito mais provável que tenha sido inteligentemente criado do que o resultado de uma explosão... As explosões que conhecemos não criam elegância... criam desordem e caos...

    ResponderEliminar
  57. RESPOSTA A NMHDIAS

    "Para haver flutuação quântica, algo tem que flutuar em algo" que raio é isto!? por acaso sabes usar o wikipedia para saber o que é flutuação quântica?"

    Boa ideia! Vejamos o que é que a Wikipedia diz sobre algo que flutue:


    "Assim as partículas podem ter denominadas flutuações quânticas de vácuo.

    Isso é rotineiramente observado em processos envolvendo colisões de partículas, essas partículas vem em forma de flutuações de energia e depois de se colidirem, transformam-se em partículas de matéria, de acordo com a fórmula de equivalência entre massa e energia de Albert Einstein, E = mc2."

    Ou seja, como eu disse, para existir flutuação quântica tem que existir partículas de energia em flutuação quântica...

    Mas estas não pode ter sido criadar por flutuação quântica, porque para esta existir têm que existir partículas... cuja origem não explica...


    Ou seja, a flutuação quântica não explica a origem da energia porque ela pressupõe a sua existência...

    ResponderEliminar
  58. Meus senhores e senhoras tenho pena de tanta blasfémia estar operando em vossas mentes!

    Vivam as vossas verdades e deixem os outros com as suas. Se não acreditam nestas "tretas" não acreditem. Talvez um dia venam a mudar de ideias, porque certamente já ouviram dizer que o que hoje é verdade amanhã é mentira.

    E nós humanos que gostamos tanto de defender as nossas verdades, esquecemo-nos que as nossas verdades na sua grande maioria, não são mais do que as verdades que outras pessoas nos transmitiram. Se pensarem bem, tudo aquilo que aceitamos como certo e verdadeiro é fruto do meio onde estamos inseridos, das pessoas com quem contactamos, que nos rodeiam, do país que habitamos, do tempo em que vivemos....

    Reparem para a história, que é fertil em casos de pessoas que outrora foram perseguidas, muitas até à morte e que hoje em dia passados muitos anos, lhes é reconhecida a validade dos seus pensamentos.

    Naquele tempo a grande maioria não aceitava as suas ideias, e porquê? porque era algo que nunca tinha sido ouvido, era algo que não fazia parte daquilo que lhes foi transmitido...

    Pensem um pouco, como é que tem sido possível a nossa sociedade evoluir? Não será porque com o tempo vai aceitando novas ideias, pensamentos, que outrora não o eram?

    Se assim não tem sido, ainda hoje em dia, viveriamos como há milhares de anos.

    Evolução é trasformação!!!

    Estejam abertos à mudança, pois só assim poderão ter paz.

    ResponderEliminar
  59. Joao-

    Afinal o que é o "A" para ti? Estou curiosa!

    E quem é "o vosso Deus!"

    Eu não o conheço!
    Tu conhece-lo?
    Apresentas-me por favor?
    Arranjas-me um autógrafo?
    E diz lá que é que tu és?
    O "teu Deus" (ou lá como o chamas, ele não se deve ofender com isso) é a Física Quântica?
    O Kryon, para ti , é física quântica? Logo é o teu Deus?
    Mas ele é do serviço Magnético! Ele é um Íman!
    Ele não quer conversas com vocês! Ele deixou isso bem claro quando disse, e passo a citar: " Kryon, «Gostaria de poder partilhar consigo o que é ser uma entidade como sou, mas há implantes humanos básicos, de restrição psicológica, que simplesmente não vão permitir que compreenda..." . Portanto não tentes ser amigo dele que ele não quer ser teu Amigo! O pessoal do Serviço Magnético não quer fazer amigos entre os humanos. Consideram-os inferiores por não terem capacidade de os compreender. Logo é preferível remeteres-te ao silêncio já que poderás sofrer as consequências do Serviço magnético e ele não colaborar com a tua ascensão com Gaya. Podes ser "levado para casa..." O serviço magnético não gosta de ser proclamado em vão e misturado com "coisas" humanas como valores e naturalismo misturados com física quântica filosófica e outros neo-pseudo-conceitos tão originalmente concebidos por ti! Deverias fazer como o Lee Carol e registá-los! Mas já agora o GRANDE BUSÍLIS DA QUESTÃO: QUEM É O A? Morro de ansiedade de o saber FINALMENTE para , por fim, poder Ascender....
    Amén!

    ResponderEliminar
  60. Vocês podem aprender acerca da iluminação segundo muitos professores, cada um dos quais pode ter experimentado alguma forma de iluminação e quer compartilhá-la com as outras pessoas. Seus motivos são bons e há pessoas que eles vão ajudar por esse caminho. Mas, outros não verão os resultados que esperam e vão sentir que perderam algo, ou, pior, que não são capazes de obter a iluminação. Existem muitos caminhos de iluminação, muitos níveis e cada um de vocês está em um rumo diferente. Não há uma definição única de iluminação e nem uma experiência única. E vocês podem ter muitas experiências de iluminação a cada dia.

    A iluminação nem sempre é um momento único de conexão, onde as respostas a todas as perguntas tornam-se conhecidas em um instante. Embora isso possa acontecer, amiúde é um processo mais gradual que ocorre em diferentes experiências. Se estiverem procurando por essa circunstância única de despertar, de conhecer a luz, vocês podem perder as muitas oportunidades que têm para confirmar o seu progresso, porque elas vem em forma de bênçãos menores e menos óbvias, conquanto cada uma seja uma confirmação poderosa da sua iluminação. E se procurarem por uma única fonte de iluminação, vocês podem gastar uma existência inteira acreditando que não alcançaram o seu objetivo.

    Cada vez que reconhecem o seu poder, aprendem uma lição, praticam a compaixão e a bondade com os demais, vocês alcançam a iluminação. Cada vez que vocês são capazes de perdoar a si mesmos e aos outros, incondicionalmente, vocês atingem a iluminação. Essas são vitórias em nível de alma sobre lições que vocês podem não ter sido capazes de realizar em existências anteriores, e cada uma é importante, nenhuma é insignificante. Ser iluminado é se aproximar da luz, elevar sua vibração, fortalecer sua conexão com a Fonte e remover as camadas de carma que têm sido um fardo em muitas existências.

    As experiências de iluminação alheias podem ajudá-los, mas a experiência deles não podem ser a sua. Vocês vão chegar a cada etapa de iluminação do seu próprio jeito. Quando fizerem isso, vão ter outra oportunidade de avançar ainda mais para outro nível. Cada experiência de iluminação vai lhes dar uma maior compreensão e paz. Vocês saberão que a chave da iluminação é o reconhecimento de que vocês são um ser divino, cuja trajetória humana é um propósito divino de cura, aprendizagem, transformação e ascensão. Cada passo iluminado que vocês derem vai trazer para a humanidade ondas maiores de luz, e por meio disso, vocês também curam o mundo e possibilitam a ascensão de todos.

    Não importa se o caminho segue por meios científicos, religiosos, filosóficos ou doutrinas. Importa é que seja feito!

    ResponderEliminar
  61. és uma besta
    abre a tua mente e deixa sair a tua besta!!!
    e envolve os outros numa boa radiação e luz
    abraços
    Fernando

    ResponderEliminar
  62. Quem fala mal de Kryon do serviço magnético é porque não o conhece, quem já esteve em uma das reuniões em que há um canalizador verdadeiramente afinado, sabe a energia que tem. Já participei de várias aqui no Brasil. Que diferencial! É simplesmente ESPETACULAR! Que maravilha! Saudades de você, Cidinha!( uma das canalizadoras) Beijos e muita Luz para todos!

    ResponderEliminar
  63. Ola boa noite sou do brasil e conheco kryon a pouco tempo.....a pagina é sua, vc escreve e fala o que bem quiser....kryon propaga amor, e tem pessoas que ainda nao estao preparadas pra isso. NUnca ninguem me obrigou a pagar nada pra ver kryon , se quiser tem audios traduzidos em portuguens , tanto na pagina ,como no youtube.Vc nao eh obrigado a pagar por nada .Meu querido escritor,mando te uma enxurrada de amor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudações meus queridos, eu sou kryon.
      Pronto, me viu de novo e não precisou pagar kk:')
      Grandes coisas já estão por vir.

      Eliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.