terça-feira, abril 20, 2010

Há 19% de pais incestuosos.

Noticia assim o DN: «A percentagem de pais biológicos incestuosos é de 19%, segundo uma amostra de 131 casos analisados na Escola da Polícia Judiciária (PJ), em Loures»(1). A “notícia” não faz sentido nenhum, dá umas voltas incoerentes e nem sequer menciona que casos são aqueles. São “131 casos” e pronto. Mas o mais fabuloso é o raciocínio do jornalista, que da análise de 131 casos de polícia concluiu que um em cada cinco pais abusa sexualmente dos filhos.

E mais ninguém no jornal leu esta treta ou, pior ainda, ninguém percebeu a asneira.

1- DN, Há 19% de pais incestuosos, via Facebook e este do Vasco Barreto.

22 comentários:

  1. Por falar numa treta (e das grandes) onde alguém andou à roda durante bastante tempo sem saber o que dizer, veja-se a emissão de hoje do programa da TSF "Mais cedo ou mais tarde"... Era sobre a "orgonite".

    Este programa tem pano para mangas e todas as semanas há uma "treta" garantida. Desde crianças indigo a terapias da treta e astrologia, há de tudo um pouco. O programa só tem qualidade se o entrevistado também tiver, porque o entrevistador é o mais acrítico que se possa pensar. Nunca soube confrontar os entrevistados com as alegações que fazem. E dá aulas de jornalismo!

    ResponderEliminar
  2. E o resto da notícia está tão boa, tão boa, que deve ser das piores que já li! Fala para ali de "profiling" sem esclarecer nada de jeito.

    A notícia do TVI24, em duas frases, diz tudo e bem:
    "A Polícia Judiciária traçou o perfil do abusador sexual a partir de uma amostra de 131 casos. Chegou à conclusão que em 19 por cento dos casos, o pai biológico é o agressor."

    ResponderEliminar
  3. Já agora um video interessante sobre estatísticas que até pessoas relativamente inteligentes frequentemente interpretam mal:
    http://www.ted.com/talks/lang/eng/peter_donnelly_shows_how_stats_fool_juries.html

    ResponderEliminar
  4. Um estudo realizado no universo de uma equipa de futebol masculina concluiu que 100% dos atletas são homens. Conclusão: 100% da população portuguesa são homens. Acabaram-se as mulheres!

    ResponderEliminar
  5. Há uns anos atrás um jornal publicou uma notícia cujo título era "Um em cada cinco portugueses tem micro pénis". A reputação de macho latino posta em xeque…

    As conclusões eram baseadas numa "amostra" de homens que iam a consultas de infertilidade a um determinado médico que, só por coincidência, queria implementar uma técnica nova para aumentar o pénis em mais alguns centímetros.

    É um problema recorrente em estudos estatísticos: confundir o "universo de referência" (neste meu exemplo, o conjunto de homens inférteis e eventualmente com alguma predisposição em aumentar o pénis) com um universo mais alargado que pouco tem que ver com a amostra (neste exemplo, o conjunto de todos os homens portugueses).

    O post relata mais uma situação dessas: confunde-se o "conjunto de homens pedófilos" com o "conjunto de todos os homens".

    Um jornalista incompetente, sem capacidade crítica ou de pensar pela sua própria cabeça, cai facilmente no erro de misturar as coisas e acaba por debitar alarvidades como esta.

    ResponderEliminar
  6. Um jornalista como milhares, sem formação nenhuma na área sobre a qual escreve. Mas uma dúvida, estes artigos não são revistos ?

    Nem comento que não vale a pena, é torturar a estatística, a lógica e o bom senso.

    ResponderEliminar
  7. A melhor de todas foi acerca dos casamento entre pessoas do mesmo sexo um médico, psiquiatra (segundo se identificou) ter dito:
    na minha consulta todos os homossexuais que aparecem estão deprimidos ou tem doença mental!!!!!

    HUmmmmm

    Preocupante é que depois esta gente toma decisões baseada em má matemática, ma interpretação de dados etc

    ResponderEliminar
  8. Há uns anos a trás assisti a um jornalista a chamar bactérias aos virus...Daí em diante deixei de ouvir o que dizem...

    Mas tb já tive uma altercação numa aula de direitos reais quando a professora, ao tentar explicar o que era uma estirpe, a proposito de um artigo do CC, disse que uma estirpe de virus era uma especie de virus...Pimba fiquei verde!

    Enfim...

    ResponderEliminar
  9. «O post relata mais uma situação dessas: confunde-se o "conjunto de homens pedófilos" com o "conjunto de todos os homens".»

    Por acaso para se dizer que 19% dos pais são incestuosos a população total do estudo tinha de ser composta por pais e teria de se contar o número deles que são incestuosos.

    No conjunto de todos os homens, alguns não são pais.

    ResponderEliminar
  10. Fossem "religiosos" os mencionados na notícia e para o Sr. Ludwig Krippahl já faria sentido.

    ResponderEliminar
  11. ehehehe
    Que piada tão gira.

    Todos sabemos que o Ludwig só não queima na fogueira os religiosos porque não pode.

    ResponderEliminar
  12. Caro jornalista do DN,

    Como diria um grande estadista europeu, «Pedófilo é a tua tia, pá.»

    ResponderEliminar
  13. não posso deixar de ter uma palavra em relação a uma realidade preocupante: a contratação de pessoas em regime de escravatura para escreverem nos jornais.

    Pessoalmente entre passar fome ou ter de roubar e escrever artigos sobre física quântica, deixaria de lado a minha exigência de rigor e escreveria pois que remédio.

    Pressinto que esta é a realidade de muitos artigos sem preparação em que se nota o desconhecimento completo da matéria em análise.

    A culpa deste estado de coisas é totalmente de quem contrata as pessoas e no fundo não quer pagar mais.

    Por isso acho que mais importante que atacar este jornalista é lamentar esta pol+itica de contratação de quadros em regime de hilota.

    ResponderEliminar
  14. No fundo acaba por ser nossa a culpa, pois somos os patrões dos jornalistas. Visto que em última análise somos nós que compramos (ou não) os jornais.

    Eles ajustam-se ao que pagamos e ao que exigimos. Bolas!

    ResponderEliminar
  15. Não sei porquê está a apetecer-me citar um conhecido poema de autor anónimo:

    Art.ª 38, canto 4:

    O Estado assegura a liberdade
    e a independência
    dos órgãos de comunicação social
    perante o poder político
    e o poder económico,
    impondo o princípio da especialidade
    das empresas titulares de órgãos
    de informação geral,
    tratando-as e apoiando-as
    de forma não discriminatória
    e impedindo a sua concentração,
    designadamente através
    de participações múltiplas
    ou cruzadas.


    Recomendo. Se querem falar no jornalismo a verdejar no ordenado mínimo, cuja maior preocupação deontológica é não beliscar os interesses da corporação pagante.

    ResponderEliminar
  16. fico sempre admirado com a minha ignorância, estive a ler um resumo das tradições hindus ateístas e curiosidade das curiosidades:


    The Indian Nobel Prize-winner Amartya Sen, in an interview with Pranab Bardhan for the California Magazine published in the July-August 2006 edition by the University of California, Berkeley states:[7]
    In some ways people had got used to the idea that India was spiritual and religion-oriented. That gave a leg up to the religious interpretation of India, despite the fact that Sanskrit had a larger atheistic literature than what exists in any other classical language. Madhava Acharya, the remarkable 14th century philosopher, wrote this rather great book called Sarvadarshansamgraha, which discussed all the religious schools of thought within the Hindu structure. The first chapter is "Atheism" - a very strong presentation of the argument in favor of atheism and materialism.



    Ora...

    ResponderEliminar
  17. Esta é fresquinha no CM

    Diz que os portugueses bebem mais álcool quando a variável em estudo era a frequência e não a quantidade.

    Pequenos detalhes que estragam a verdade

    ResponderEliminar
  18. Ainda bem que esclareceste essa. Eu ouvi dizer que éramos quem bebia mais alcool (não tive acesso directo à notícia) e estranhei.
    Afinal...

    ResponderEliminar
  19. João Vasco

    Dados da comissão europeia colocam portugal em consumo de alcool puro em 9,4 lts. aqui os valores

    O luxemburgo lidera, mas tendo em conta que aquilo é só tuguedo....

    ResponderEliminar
  20. Ena!

    Obrigado pelo esclarecimento :)

    ResponderEliminar
  21. João Vsco

    hoje em um daqueles dias em que se nota o problema da crise :S

    ResponderEliminar
  22. "Há 19% de pais incestuosos."
    Hum.... cá para mim isto é erro de tradução. A notícia estava num site espanhol e o título era "Hay 19% de padres incestuosos".

    Assim compreende-se!
    (Para quem quiser aprender mais sobre estatística)
    http://ateuproximo.blogspot.com/2010/04/homossexualidade-vs-pedofilia.html

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.