sexta-feira, abril 30, 2010

Cravo e ferradura.

Segundo o Público, citando o diário espanhol El País, o ministro Mariano Gago terá dito «que a indústria cultural não deve ver a pirataria como um inimigo, “visto que foi uma fonte de progresso e de globalização”»(1). Não tendo à sua disposição os recursos do Marco Santos do blog Bitaites (2) – como um PC ligado à 'net, por exemplo – os jornalistas do Público não puderam confirmar o que o ministro teria dito. Por isso, mais tarde, saiu outra notícia desmentindo a primeira (3). A Exame Informática, no entanto, com jornalistas de investigação ao nível dos melhores bloggers, corrigiu finalmente a correcção (4).

A afirmação de Mariano Gago foi um pouco mal interpretada. Ele começa por mencionar que há uma lei civil que deve governar estas coisas, pelo que não está propriamente a defender que cada um faça o que quer. Mas explica que o problema já existia no tempo das fotocópias e que apenas mudou a escala, mudança essa também um factor de inovação e globalização que dá mais valor ao criador. Quando um músico pode distribuir a custo zero a sua música por todo o mundo, diz o ministro, o seu trabalho de criador ganha valor e, por isso, o “copyright” (ele faz as aspas com os dedos) fica protegido pela própria pirataria.

Esta ideia é correcta. A violação dos monopólios sobre a propriedade intelectual foi um motor de inovação em muitas ocasiões. Os primeiros cineastas escolheram Hollywood em parte pelo clima mas em parte por ficar demasiado longe de Nova Iorque para que Edison se pudesse valer do seu monopólio sobre essa tecnologia. Esses piratas criaram uma indústria enorme, lucrativa, e de grande impacto cultural que não teria arrancado se tivessem de pagar o que Edison exigia.

Sem a pirataria na Internet não haveria leitores de MP3, os discos rígidos seria muito inferiores e muito mais caros, não teríamos ligações de banda larga nem lojas de músicas, filmes e livros electrónicos. Nem haveria YouTube, Facebook, blogs e tantas outras inovações que mudaram a economia e a sociedade e que seriam impossíveis se todos se agarrassem aos direitos exclusivos de copiar o que produzem. É estranho ver um ministro que percebe alguma coisa do que diz mas, neste caso, Mariano Gago parece ter sido culpado desse (raro) pecado político.

Pecado que a ACAPOR prontamente denunciou, prometendo até processar o Estado «pela sua inacção e complacência perante a pirataria na Internet»(5). A associação dos alugadores de DVDs julga ser por causa da pirataria que pessoas com 100 canais de TV e video on demand já não saem à chuva para alugar filmes velhos. Recorre assim ao novo sistema de processar tudo e todos a ver se ganha clientes.

Corrigindo o erro do ministro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior enviou para os jornais uma anedota a que chamaram comunicado. «O MCTES condena naturalmente toda a pirataria que retira aos produtores e autores a capacidade de prosseguirem a sua capacidade de criação.»

Pausa para efeito dramático...

«A pirataria transfere ilegitimamente para empresas distribuidoras o valor devido aos produtores e aos autores.»

Badom, bum! Gargalhadas e aplauso.

A solução, parece-me, é não comprar CDs nem DVDs. Como pago sempre o mesmo à Netcabo, se não uso a largura de banda que me vendem eles têm menos despesa e mais lucro. Por isso, para não lhes transferir ilegitimamente a riqueza alheia, tenho é de sacar, sacar, sacar. E nunca mais comprar nada porque a editora fica com a maior parte do dinheiro e não dá quase nada ao autor. Isso sim é pirataria.

Eu também sou contra a «pirataria que retira aos produtores e autores a capacidade de prosseguirem a sua capacidade de criação». Por mim acabava já com os monopólios que tiram aos autores direitos sobre as suas próprias obras. Mas, pelo mesmo raciocínio, tenho de ser a favor da pirataria que dá aos novos autores os meios e o material para começarem a sua actividade de criação. E como a inovação, por definição, está no futuro e não no passado, é a esses que tenho de dar prioridade. Se o preço de haver mais artistas, melhores artistas e mais arte é haver menos gente a encher os bolsos à custa deles, paciência. É um preço que estou disposto a pagar, por muito que me irrite os choradinhos da ACAPOR.

1- Público, Mariano Gago diz que pirataria é "fonte de progresso"
2- Bitaites, O que Mariano Gago realmente disse
3- Público, Mariano Gago desmente que tenha dito que pirataria é “fonte de progresso”.
4- Exame Informática, Mariano Gago disse mesmo que "pirataria é fonte de progresso" (vídeo)
5- Público, Clubes de vídeo vão processar o Estado por “inacção” contra a pirataria

11 comentários:

  1. não é assim tâ simples
    a pirataria que dá aos novos autores os meio, por vezes dá por vezes torna-os conhecidos mas se não for pirataria musical e sim pirataria de jogos um jogo ou um pequeno filme de animação exige muitas horas e muito esforço criativo nalguns casos
    embora só jogue esporadicamente nunca comprei nunca um jogo foram todos enviados via net logo se todos os jogos a que tive acesso fossem distribuidos gratuitamente poucas semanas após o lançamento
    qual seria a vantagem de perder tempo a criar um novo jogo
    ou melhorias -novas versões=?

    ResponderEliminar
  2. o 18 youtube e o castanho indiciam algo top1069 片子 preferências de universitários sem tempo
    já agora
    alternativas ao Fernandes

    a noite desperta,
    acorda com sono e medo;
    pois sua morte é certa
    e fica manhã tão cedo

    né nada de jeito mas o ke kriaste ai tb nã é

    ResponderEliminar
  3. Belo texto... Penso que a musica e o filme deve ter um carater de arte, mas hoje não passa de simples ninharia, futilidade. O dinheiro que é "arrecadado" com as "artes" modernas não possui nenhum fim progressivo, serve desde orgias regadas a álcool e drogas, ate a coleção de carros e bens como se fosse figurinha de álbum do campeonato brasileiro. Tenho um amigo que trabalha com a venda de dvds e cds piratas, sustenta família, paga faculdade, e ainda não ultrapassou nem duas décadas de vida. De qualquer jeito a pirataria beneficia os produtores, mas tem os casos que devem ser combatidos: óculos piratas: estes ofertam somente cataratas, e outras coisas do viver como comida e bebidas. Penso que algo que se passa por arte ou que pelo menos era para ter essa característica, deve ficar ao alcance de todos, e não apenas a uma parcela que queima dinheiro como forma de diversão. A ARTE NÃO PODE TER LIMITES... ... MAS MERECE TAMBÉM INVESTIMENTO.
    H.P

    ResponderEliminar
  4. Claire e Hugo Dias,

    A "pirataria" a que eu e o ministro nos referimos é a partilha gratuita de conteúdos digitais. Não é a venda de produtos contrafeitos perigosos nem o assalto a barcos em alto mar. Eu estou a favor da regulação comercial para garantir a qualidade dos produtos vendidos e incentive o investimento nessa infraestrutura comercial. Defendo apenas que a partilha sem fins comerciais devia ser permitida.

    Não só pelos direitos de privacidade, educação e participação na cultura que todos temos, mas pelas vantagens para os artistas. Tanto por ajudar na divulgação, o aspecto que a Claire focou, mas também porque para alguém ser um músico tem de ouvir música, para ser cineasta ou actor tem de ver filmes e pessoas a representar, para criar bons jogos tem de ter jogado jogos, e se restringimos o acesso só a quem tem dinheiro desperdiçamos o talento de todos os futuros criadores que não nasceram em famílias ricas.

    Quanto ao investimento, estou totalmente de acordo. Mas não concordo que o melhor investimento na criatividade artística seja conceder direitos exclusivos sobre o acesso às obras. Parece-me muito melhor investir em escolas de arte, por exemplo -- e se me quiserem aumentar os impostos para isso, força.

    ResponderEliminar
  5. ok já percebemos já agora

    Se Deus vem a ti, foge senão o gajo apanha-te

    ResponderEliminar
  6. gosto de coisas más. Não gosto de coisas tolas. O resto tanto me faz.
    como dizia o outro consciência limpa é resultado de memória fraca
    há coisas que não se dizem se somos responsáveis...uma opinião pessoal do tipo somos ambos economistas mas eu fiz algo pelo meu país e tu pouco fizeste é feio de se dizer se ambos tem responsabilidades políticas ou outras o qwe se aplica ao presidente checo aplica-se ao ex-director do LNETTI até posso concordar com ele
    mas é o mesmo que dizer
    podemos tornear as leis existentes pois isso troxe progresso
    antes de fazer afirmações dessas as leis que o individuo jurou servir deveriam já ter sido alteradas
    fiz sentido ? não ? paciência

    ResponderEliminar
  7. ó despois de ver todo o vosso percurso desde 2003 apercebo-me qwe têm de continuar a fazer isto não sabem fazer mais nada tão com o bício
    a mim é só o resto tanto me faz
    a indignação por papas e mingaus que têm o seu dia de araruta
    por atravessar ruas e encontre você ou atravesse você e encontre ruas
    é-me (é-me?)igual blogs colectivos ou não são coisas finitas e sem significado como papas, igrejas katolicas (de ortodoxa fé ) de freqwentadores de fanum's ou de deuses reais ou imaginários
    todos têm um fim
    assim como as indignações

    só a miséria persiste com o seu cortejo de cheiros e horrores
    até á sua extinção previsível se a miséria humana se extinguir em milhares ou milhões no futuro a miséria da vida prosseguirá
    viver é ter pequenas mortes até à final
    o resto cinis finis

    ResponderEliminar
  8. ah J.C: josé também tu ó brutus, aki? perdi um npouk de...estás e há 1h45minutos olha as olheiras eu só acordei às 11h vou-te ver ao sapo fica-te com esta:


    Isto Inda kontinua é a prova da existência de deus in nós
    Assim para o kristhus de serviço neste blog

    "em todos os homens um kristu em todos os kristus um Homem"
    é preciso ter uma paciência divina pra continuar
    1º Deus é favor da tolerãncia de ponto ao 7º um dos tais gajos descansou logo.....
    2ºNão há nenhum Estado Constitucional laico pode sê-lo formalmente...
    nem a URSS era um Estado ateu, quando houve necessidade puxou a religião e os paramentos (1941-45)em que somos filhos da lua ou filhos espirituais de Marx ou de poeiras estelares são comuns.

    3º os valores mudam a dignidade humana, da autonomia moral e racional individual, da igualdade, da justiça e da solidariedade valem pouco em RAs-el-Tan e em muitos outros lugares só têm fundamento enquanto existe abundância

    3ºse criou os indivíduos à Sua ou sua imagem e os dotou DE dignidade intrínseca então fez um mau trabalho ou tinha dupla personalidade um dia é deus no outro o demo pois são
    s alternâncias que existem na humana psiqwe alma ou balde de água e esfingolípidos qwe lhes faz de caixa pensante
    4ºtodos os seres humanos são iguais, é do mais bizarro é falta de percepção devendo por isso amar-se (duvidoso)e respeitar-se uns aos outros(impossível).
    É racionalmente que se podem estabelecer os princípios que regem as sociedades em que vivemos. Não a partir da Bíblia.Nem a partir do homem qwe raramente é racional
    versão de texto degenerada aviso já depois mando-te uma versão dos passos intercalares

    4ºUm fenómeno físico e químico é algo incompreensível existe a vários níveis como os biológicos se deve qualqwer coisa a outro acidente (e ele a dar com o assidente) físico e químico, compreendemo-los apenas ao nosso nível de percepção nem compreendemos os fundamentos da matéria pensamos compreende-los a microfísica Phisica do Microworld 1983 Mir Press-cccp) dos anos 80 cedeu à nanofísica e esta cederá em 20 ou 50 anos a nova vaga

    Esses saltos de lógica são típicos do pensamento HUMANo e do seu também.
    tudo é relativo -distinguir quem pode ou não sentir dor, quem pode ou não tomar decisões, etc.


    em todos os lados há ou pode-se descobrir informação codificada se for na tabela periódica de Primo Levi há uma contra a intolerância das elites pelos danados da vida.
    há até blogs de informação codificada transformar a tabela em códigos é mais fácil do qwe partir do binário se ler em asmo códice ou no sapo tstopps há códigos se fala em codificação de um artefacto
    como o é a tabela e se tem formação em física parece-me qwe tem os seus défices ou a sua física está fora de prazo -entre as a física nuclear e a física das partículas elementares francamente aos 12 anos há miudos qwe têm um desenvolvimento melhor. O que mete muita muita pena só há discussões estéreis neste blog

    . Porque não se limdo caos não nasce a luz do caos nada sai abyssus,abyssum invocat
    falar daquilo que conhecemos razoavelmente, não somos capazes e abdicar de nos armarmos em especialista (termo depreciativo um especialista meu pobre ser de meninges inflamadas é um ser limitado) de biologia, física e química,somos todos microespecialistas estão dentro de nós no seu caso é um etologista com falta de controlo qwe qwer sair


    num objecto de chacota? Não somos todos
    perdi 10 minutos nisto para comentar esta meleca no asmo pelo menos aí há capacidade de autocrítica
    Limitados ó imbecile vem de báculo todos nós o somos
    todos precisamos de um báculo para nos apoiar a sua pseudo ciência ou as falsas ou veras fés, fezes e feriados

    ResponderEliminar
  9. pois ó gente com tempo livre de posts num mês 27 e comm's mille

    o que é preocupante não é a fé ou a falta dela

    é o tipo de mentalidade que a sociedade criou

    1ºó gilles de rais joves com Maria - a resposta de um deles foi é assim fizemos uma direta (novo a. orto.)mas ser jovem é assim não ter fronteiras estamos aki com deus

    ora o jovem não sabe com quem está se com a mãe se com o filho e os outros dois, faz uma direta como um gesto de sacrifício e acha que não ter fronteiras é fazer gestos de submissão à vontade de alguém que organizou o encontro

    deus DEus deuses encontram-se em todo o lado e em nós mesmo (lamech...num é)logo não é necessário passar a noite com ele apesar da privação de sono ajudar muito a encontrar todo o tipo de coisas

    portanto é a pedofilia de espíritos e a sua infantilização que é preocupante e não esta nova caça às bruxas a uma instituição que perdurará mas que passa por uma época de fraqweza interna noutros tempos teríamos papas e anti-papas à molhada
    hoy temos grupos de opinião pessoas a qwem interessam instabilidades momentâneas e qwe gostam de golpes de estado silenciosos

    os tempos de estrondos e mudanças abruptas passaram

    tal como o homi de cérebro como uma lâmina,dizia quem tem os recursos progride qwem não os tem estiola como a china Hoje passa-se o reverso e o HCCL e as élites islãmicas não conseguiram nem conseguem inverter o seu esgotamento em recursos e poder
    e se conjuntamente com chinks e indios formam 2/3 da humanidade não são um conjunto homogéneo de marching morons como os usas
    daí que tst...sapo terminando
    Post-scriptum por isso a vossa indignação com estes tipos perderem tempo com qwestinúnculas menores...qwal é o problema o tempo perde-se com o tempo tudo passará até as particulazinhas do tal físico ou pseudo-fis mas ...não me aptece mais envio-te pró blog

    ResponderEliminar
  10. olha se leres isto no 3º post consideram-te um raisuna incompreensível
    se te dá para comentar comenta como se o fizesses para espíritos limitados a uma questão ateísmo versus deus fé e restos
    para é que me envias para sítios destes

    deixei lá isto
    ó blog lê-se os comentários tem alguma cripticidade,
    o do raisuna
    é Legível desde que se pense (fui um pouco inofensivo não é, é uma individua que é brejeira ao ke parece isto também se pega nas cliques de trintões e quarentões que aqui medram)

    refere-se à troca estéril de ideias ao longo deste blog e é transversal aos 3 últimos posts pelo menos

    é possível que estejas em mais mas não tenho patientia mete-te com os da tua idade que estes têm as ideias fossilizadas o pseudo-fis qwe atacaste é de um blog esqwerda qwalqwerr coisa

    ResponderEliminar
  11. bolaspaste num tens tido nada pra fazeh pensava qwe só yo tava nu desemprego

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.