segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Será desta que o Kevin se trudeu?...

Um dos posts mais populares deste blog, senão o mais popular, é a treta da semana de 28 de Maio de 2007 sobre as curas do famoso Kevin Trudeau(1). Várias condenações por fraude e publicidade enganosa (2) não lhe tiraram a fama nem o dissuadiram de vender a sua banha da cobra. Em 2007 foi novamente a tribunal pela publicidade ao seu livro «A Cura da Perda de Peso Que Eles Não Querem Que Você Saiba». Enquanto que nos infomercials Kevin o apresentava como um método fácil de seguir para qualquer pessoa, no livro exige um regime de dieta intensiva, injecções diárias de drogas sujeitas a receita médica e outras coisas menos “fáceis de seguir”.

Pelo seu historial e pelo dinheiro que o Kevin faz a enganar gente, o juiz Robert Gettleman condenou-o a pagar trinta e sete milhões de dólares e proibiu-o de aparecer em publicidade durante três anos. Kevin teve então a ideia de pedir aos seus apoiantes para enviar emails ao juiz, que recebeu um dilúvio de mensagens com ameaças e insultos, ficou com o email entupido e condenou Kevin a 30 dias de prisão por desrespeito ao tribunal(3). Os advogados do Kevin Trudeau conseguiram um adiamento para interpor recurso, mas só têm até o início de Março para o safar (4).

A ideia de respeitar as opiniões dos outros parece bonita porque assim não se critica e não se ofende ninguém. Mas respeitar opiniões impede que se corrija erros e dá carta branca à aldrabice. É um preço grande demais só pelo privilégio de dizer disparates sem contraditório.

Via Bad Astronomy.

1- Treta da Semana: Kevin Trudeau
2- Ver um resumo do historial no Skeptic's Dictionary, e também na Wikipedia
3- Wallet Pop, Infomercial king Kevin Trudeau held in contempt of court
4- Wallet Pop, Infomercial king Kevin Trudeau fighting to stay out of jail

9 comentários:

  1. Ludwig:

    O problema não é a opinião. É a passagem ao acto. Ele até pode acreditar naquela tralha, ninguem o pode impedir. (embora eu ache que ele não acredite).

    O que não tem logica é passar da liberdade de opinião para a liberdade de agir.

    E há opiniões cujo acto de expressão é penalizavel, como a incitação ao odio, à violencia ou à charlatanice.

    Ou seja, o direito de expressar a opinião não é argumento absoluto - há outros aspectos da moral que não pode ultrapassar.

    E este, na minha opinião não segue do direito de se ter efectivamente direito de opinião. Aliás penso que no dia em que formos obrigados a lavagens cerebrais a coisa esta mesmo mal.

    ResponderEliminar
  2. João,

    Reconhecer a alguém o direito a ter a sua opinião requer apenas que se respeite a pessoa, não a opinião. Por isso sou a favor de reconhecer a todos o direito a terem a opinião que quiserem, e também de criticar as opiniões que quiserem criticar.

    ResponderEliminar
  3. Ainda me lembro bem do anuncio ao cálcio de coral do Kevin Trudeau q dava cá na nossa TV. Melhor vendedor de banha de cobra não deve haver!

    Malditos médicos e farmacêuticas! Escondem estas curas milagrosas de toda a gente. E depois nem deixam o pobre coitado do Kevin, esse herói das curas oprimidas, vender ba... cálcio! E de coral que é do bom! Sim, pq comer pedra de calcário moída não é a mesma coisa! O cálcio de coral é muito mais caro, logo faz mais efeito placebo, como provou aquele estudo da aspirina cara vs aspirina barata. O Kevin não é um charlatão! É um pioneiro da venda de placebos!

    Por cá também temos aqueles brasileiros a vender o livro "Viva Melhor" em tudo quanto é programa matinal. Dá-me sempre vontade de rir e gozar com aquilo. Qualquer que seja a maleita, basta fazer o chazinho como diz no livro e tá feito. Tá tudo no livro! Aleluia irmãos!

    Não que eu os queira comparar com o nível de charlatanisse (heroicidade, aliás) do Kevin! Aliás, eu até tenho a certeza que há gente a viver melhor graças àquele livro! Tenho dúvidas é que sejam muitos mais, para além dos brasileiros que vendem o livro, e dos herbanários que vendem as ervinhas.

    ResponderEliminar
  4. E por cá também temos coisas destas:

    =============================================

    Ruy de Carvalho "falou" com a falecida mulher

    O actor Ruy de Carvalho garante que "falou" com a sua mulher Ruth, falecida no Verão de 2007, durante uma sessão espírita gravada há quinze dias para um programa da TVI que Júlia Pinheiro vai estrear em Março próximo.

    "O espírito que apareceu foi o da minha mulher", disse o veterano actor, comentando o seu encontro com a médium britânica Anne Germain, contratada pela TVI para este programa do Além, ainda sem título definitivo.

    Segundo Ruy de Carvalho, a médium, que intermediou o "contacto, revelou-lhe coisas que só ele e sua falecida mulher sabiam. Por exemplo, o sítio exacto onde estavam (e estão) guardadas as sapatilhas de ballet de Ruth.

    Também Francisco Moita Flores, outro dos convidados do programa, se confessou "perturbado" com a experiência. "Terei falado com a minha mãe", admitiu o presidente da Câmara de Santarém, acrescentando que a médium trouxe a lume segredos que só ele e sua progenitora conheciam.

    Para já, estão gravados três programas, em que diversos famosos supostamente contactam com os espíritos de familiares e amigos mortos, mas Júlia Pinheiro admite continuar com a série se, como tudo o indica, conseguir boas audiências.

    Fonte: http://fama.sapo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5524&Itemid=17

    =============================================

    O que é ainda mais triste é um canal de TV dar, irresponsávelmente, visibilidade a estas charlatanisses de quem explora os fracos ou aqueles que se encontram no momento debilitados.
    Vejam só a página da tal "médium" britânica:

    http://www.annegermain.co.uk/

    Nem a porcaria de uma tradução de jeito do site para português foi capaz de fazer ou mandar fazer!
    Gostava de saber o que é isso de "sessões pravadas" e "pergunas e respastras".

    ResponderEliminar
  5. "Por isso sou a favor de reconhecer a todos o direito a terem a opinião que quiserem, e também de criticar as opiniões que quiserem criticar."

    Então o problema é o que se faz com a opinião e não com a opinião em si.

    ResponderEliminar
  6. De qualquer modo ele ainda tem uma saida. Dizer que é uma religião e esta o problema resolvido. Não se pode tocar.

    ResponderEliminar
  7. SX:

    A mulher é uma besta, anda a gozar com as pessoas:

    "A good reading is often one where the client has cried all the way through because they have that direct link with their loved ones."

    ResponderEliminar
  8. Estava à procura de um vídeo publicitário de Kevin Trudeau e encontrei isto: http://www.youtube.com/watch?v=UT5tIfJPFS0
    Um dos comentários: «lol i bet the government paid these people to make fun of kevin trudeau since they dont want him telling the truth.»

    ResponderEliminar
  9. Foi bom vc tocar no assunto "respeitar opinião".

    Sinceramente, acho que isso não existe. O que se faz é ignorar o que alguém fala quando se quer criticar a pessoa, correr o risco de arrumar inimizade, ou mesmo quando não se está a fim de debater nada ou então quando ignoramos totalmente o que uma pessoa fala pela sua insignificância. http://nerdworkingbr.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.