quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Como funciona o BitTorrent.

No link abaixo podem ver uma animação ilustrando o protocolo BitTorrent, e que serve para perceber o P2P em geral. A animação começa com dois seeds, que têm o ficheiro completo, e dez peers, que querem o ficheiro e começam sem nada. Primeiro os seeds copiam fragmentos do ficheiro para alguns peers. Depois, quando os primeiros peers já têm um bloco completo começam a copiá-lo para outros até que toda a rede se enche de cópias de fragmentos a passar de um lado para outro.

Com as teclas S e P podem acrescentar seeds e peers, e com a tecla R retirar um participante ao acaso. Antes de passar ao link, gostava de salientar dois aspectos da partilha P2P. Um é a sua eficiência quando comparado ao sistema clássico de cliente e servidor, no qual um nó central envia cópias completas a cada um que as peça. Nesta animação pode-se ver a aceleração exponencial da cópia conforme mais peers obtêm blocos para partilhar. O outro é que não há um participante que envie aos outros o grosso das cópias. Os seeders têm um papel mais importante ao início, mas rapidamente o tráfego é dividido igualmente por todos os participantes. Estes aspectos são importantes para perceber a futilidade do combate ao P2P.

E agora, sem mais demoras: BitTorrent!

Nota: julgo que isto não dá com o Internet Explorer, pelo menos com as versões que não suportem a tag <canvas>.

Via TorrentFreak.

2 comentários:

  1. Por falar em partilhas , eis o ridículo:
    Harry P. é parcialmente plágio ?


    contém partes substanciais retiradas da obra ''The Adventures of Willy the Wizard - No. 1 Livid Land'', escrita por Jacobs em 1987, e sublinha que expressões como “prisões de feiticeiros”, “hospitais de feiticeiros” e “colégios de feiticeiros” foram cunhadas pelo mesmo. Os familiares de Jacobs, que morreu em 1997, também argumentam que existem outras ideias da colecção ''Willy the Wizard'' copiadas pela escritora. ''Harry Potter e o Cálice de Fogo'' é o quarto livro da série das aventuras do jovem feiticeiro e foi publicado em Julho de 2000.


    Enfim, direitos de autor e toda a tralha que está associada.

    ResponderEliminar
  2. «julgo que isto não dá com o Internet Explorer, pelo menos com as versões que não suportem a tag <canvas>.»

    A tag <canvas> pertence ao HTML5. O Internet Explorer não implementa o HTML5. São necessários plugins para que funcione.

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.