quinta-feira, novembro 19, 2009

Treta da semana: esperteza...

Ontem, o Mário Miguel colocou aqui (1) a ligação para uma notícia no site Wintech, «Pirate Bay fecha as "Torneiras"». Essa notícia relatava que

«...nunca mais o "The Pirate Bay" será como era, ou seja, o fim chegou ! Com o "fecho" do The Pirate Bay, o maior Tracker da Internet, parece que as medidas e pressões que a RIAA e a MPAA fizeram surtiram o efeito desejado.Os milhões de utilizadores do serviço ficarão assim privados de fazerem download através deste tracker, pelo que outros, estamos certos, irão certamente "ganhar" com este encerramento...»

O que aconteceu na realidade foi que o site Pirate Bay passou a usar a DHT (2) da rede BitTorrent para substituir o tracker central. Como a "notícia" estava toda engatada, eu fui lá deixar este comentário a esclarecer:

«Uma correcção importante: o Pirate Bay não fechou torneiras. O que fizeram foi descentralizar o tracking usando a DHT da rede BitTorrent. Ou seja, agora em vez da informação acerca de quem partilha que ficheiros estar toda guardada no mesmo servidor, é distríbuida pela rede de partilhadores, o que torna a partilha imune ao fecho de qualquer site ou servidor.
E quem perceba um pouco da tecnologia compreende que isto é o contrário do que RIAA e a MPAA queriam. Porque, com este sistema, para impedir a partilha na rede é preciso desligar os computadores de todos os milhões de utilizadores em vez de desligar os poucos servidores que faziam de tracker.»


E recomendei, especialmente ao autor da notícia, a leitura da explicação no próprio Pirate Bay (3). Umas horas depois recebi outro comentário do Mário Miguel a avisar-me que tinham alterado a notícia no site e apagado o meu comentário e outros que faziam críticas semelhante. A essa hora não tive tempo de escrever nada mas fui sacar a página original à cache do Google. Já agora, deixo aqui a dica. O sistema de pesquisa do Google percorre a Web guardando um registo das páginas que encontra. Se uma página é alterada, demora algum tempo até o Google descobrir e actualizar essa informação. Se entretanto pesquisarem no Google usando "search?q=cache:" seguido do URL da página que querem podem ver a página original, antes da alteração, que está guardada no Google nesse momento. Foi isso que fiz com a página desta notícia na Wintech (4).

Abaixo podem ver os screenshots, antes:
antes

e depois da cirurgia plástica:
antes

E mais exemplos de comentários apagados, além do meu:
«O que fechou foi o tracker. Agora passaram a usar os magnet links para DHT e PEX»
«totalmente falso.. isto não foi noticia nenhuma ,mas sim desinformar o povo»

Errar calha a todos e, se bem que este fosse um caso de negligência crassa, dar uma notícia destas sem sequer ler o post no Pirate Bay, como erro honesto era fácil desculpar. E não há mal nenhum em corrigi-lo editando a notícia. Mas a honestidade obriga a admitir o erro e avisar da correcção. E manda a boa educação pelo menos reconhecer a informação dada por outros, mesmo que o "obrigado" custe muito a escrever. Esta aldrabice de alterar sem dizer nada e apagar comentários para disfarçar é que parece difícil de justificar.

O propósito deste post não é exigir um pedido de desculpas ou um agradecimento. Disso não quero saber. Gostava que a notícia se espalhasse para que o autor da esperteza percebesse que isto não se faz. A Internet dá-nos uma oportunidade ímpar de lidar com os assuntos de forma clara, aberta e honesta. É boa ideia que quem se põe com estas maroscas perceba logo que a maioria não quer perder essa oportunidade. Mas a motivação principal para este post nem é essa. É curiosidade. Gostava mesmo de perceber o que se passou (ou não passou...) na mente de quem se lembrou de fazer isto. Se teria sido um momento de pânico que o levou a apagar a borrada antes que o chefe descobrisse. Se julgou que não ficaria registo nenhum do feito e que poderia negar alguma vez ter escrito o disparate original. Ou, pior, se acha que faz parte dos direitos do jornalista ir alterando a notícia e apagando críticas conforme dá jeito, sem dever explicações a ninguém.

Apelo assim ao autor desta brilhante ideia para me deixar aqui um comentário e satisfazer esta curiosidade. Prometo que não o apagarei e até o irei agradecer.

Editado às 21:02. Agora retiraram a notícia toda. Parece que vou ficar sem perceber... Obrigado ao Helder MC pela dica.

1- Comentário em Michael Geist sobre o ACTA
2- Mais sobre isto em Distributed Hash Tables
3- The Pirate Bay, Worlds most resiliant tracking
4- Wintech, Pirate Bay "Fecha a Torneira" à Rede BitTorrent

13 comentários:

  1. Fui ao Wintech dar uma vista de olhos e liguei lá o teu post.
    Estou curioso para ver se o meu comentário fica lá.

    ResponderEliminar
  2. http://www.youtube.com/watch?v=RYamoRzQ5ag&NR=1

    off-topic...

    mas vou passar a postar este video em todas as discussões religiosas por estas bandas. :)

    e, já agora, o paste nas caixas de comentários não funciona quando venho aqui no firefox.

    ResponderEliminar
  3. Que site é esse? Não consigo encontrar nada sobre quem escreve, se é afiliado/patrocinado por alguma entidade, alguma linha editorial, nem sequer um simples "about us". Pode ser falha minha, claro. É conhecido no meio "geek" português?

    ResponderEliminar
  4. Wyrm,

    O problema do colar as palavras na caixa dos comentários é simples.

    Inicia a sessão no blogger, pode ser no canto superior direito do blogue, e depois volta ao blogue e vê se o teu nick aparece por baixo da caixa onde vais comentar. Depois de iniciado já da para colar.

    Se tiveres Gmail, abre-o antes de de entrares nas caixas de comentários, escolhe conta do Google e depois escreve uma letra qualquer nessa caixa e faz enviar, depois faz editar e já podes colar o que quiseres... E ainda podes subscrever por e-mail sem nada escrever se fizeres isto.

    ResponderEliminar
  5. Patrícia,

    Se é muito conhecido, não sei. Eu vou lá de vez em quando. Mas, pensando melhor, acho que só vou lá quando o Mário Miguel me manda os links :)

    ResponderEliminar
  6. Ludwig,

    Limpas-te aqui ao Miguel:) Ricas costas que eu tenho :P Sim, é verdade, sou eu que envio normalmente as ligações daquilo.

    O site não é grande espingarda, já não é a primeira vez que eles a metem a pata na poça, no entanto é português e por vezes têm algumas coisas jeitosas para quem é português. Por exemplo: uma vez que te dei os correctores para o OpenOffice, veio dali; como o corrector automático para português para o Opera (quando ainda não tinha corrector), também veio dali. Tenho o RSS daquilo no meu explorador.

    Digamos que não recomendo como site de referência, mas vou vendo, pois já obtive lá dicas interessantes.

    ResponderEliminar
  7. Se quiserem um site português do género tem aqui:

    http://pplware.sapo.pt/

    Pelos vistos o Luciano Henrique tem feito escola!

    ResponderEliminar
  8. Realmente o Wintech deve ter mudado de escriva porque ultimamente para além desta barraca há sempre uns comentários provocatórios nas noticias como nesta: "Esta poderá ser mais uma medida de "irritar" a RIAA e a MPAA...E você ? Que acha ???"
    E uns dos comentários apagados era meu.

    ResponderEliminar
  9. E puff... desapareceu a "noticia".

    ResponderEliminar
  10. Helder MC,

    Acho eles não gostaram de eu ligar lá este post do Ludwig :) Eu ao colocar lá a ligação não fui insultuosos ou coisa que o valha.

    Fico com muito má impressão de quem escreveu, pelo menos, aquele artigo.

    ResponderEliminar
  11. Acho que o Wintech é mantido por pessoas que nada têm a ver com o jornalismo, mas posso estar errado.

    Anyway, trabalho jornalístico ou não, a informação em Portugal sobre tecnologia, salvo poucas excepções, é uma grande porcaria.

    ResponderEliminar
  12. Curiosamente, a primeira coisa que me ocorreu quando li este post foi o 1984 de George Orwell. A profissão do personagem principal era precisamente reescrever notícias antigas, de modo a que se conjugassem com a realidade do momento. Tenho muitas vezes pensado que esse trabalho, que no livro requer toda uma estrutura governamental dedicada à desinformação, seria bem mais simples nos dias de hoje. Será o zénite da democracia a possibilidade de cada um ser um ditador, na medida em que pode alterar o que escreveu antes, enquanto afirma (ainda que implicitamente) que nunca escreveu outra coisa diferente? A ideia, se pensarmos bem nela, é francamente assustadora.

    ResponderEliminar
  13. «Será o zénite da democracia a possibilidade de cada um ser um ditador, na medida em que pode alterar o que escreveu antes, enquanto afirma (ainda que implicitamente) que nunca escreveu outra coisa diferente?»

    Excelente pergunta, Nuno. A liberdade, a democracia e a dignidade são grandezas muito diferentes. E pior do que o big brother só mesmo um small brother armado em big.

    (só não posso concordar que este caso seja disso o melhor exemplo... tenho visto por essa internet fora small brothers bastante mais premeditados)

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.