quinta-feira, novembro 12, 2009

Michael Geist sobre o ACTA

Post original: The ACTA Threat: My Talk on Everything You Need To Know About ACTA, But Didn't Know To Ask

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Ludwig,

    Vê esta notícia:

    Jornal Público - "Prender os pequenos piratas é contraproducente".

    Parece haver alguma hipocrisia do Francis Gurry quando diz que:

    «Não acredito que isso conquiste a simpatia do público».

    Ele ao vergar o que acha correcto à popularidade, implica, de alguma forma, um comportamento similar ao de mercenário, em que os fins justificam os meios.

    Com isto não quero dizer que se despenalize a pirataria, pelo contrário. Embora tenha de haver algum bom senso nas penalizações, traduzindo-se, pelo menos, em alguma proporcionalidade relativamente ao acto ilícito praticado.

    ResponderEliminar
  5. Ludwig,

    Não eras tu que defendias que os escritores, músicos, etc, deveriam ser pagos pelo seu trabalho como qualquer outra pessoa, e não pela exploração de cópias desse trabalho? Escritores de renome seriam assim pagos "a priori" para produzir uma obra e os rendimentos dessa obra seriam pagos na contratação dessa mesma obra, certo? Pelos vistos já há uma situação onde há obras encomendadas a jornalistas. Vê aqui:

    http://www.publico.clix.pt/Media/new-york-times-publica-primeiro-artigo-subsidiado-pelos-leitores_1409786

    ResponderEliminar
  6. Mário Miguel,

    «Com isto não quero dizer que se despenalize a pirataria, pelo contrário.»

    Por definição, se é pirataria é de penalizar. Mas acho que se devia aplicar à partilha de conteúdo digital critérios semelhantes que se aplica fora do digital. Quem canta no duche, põe CDs a tocar numa festa ou numa dança dos miudos na escola não deve ter a sua liberdade pessoal restringida pela polícia em favor de um modelo de negócio qualquer. O mesmo se deve aplicar a quem partilha ficheiros sem fins lucrativos.

    ResponderEliminar
  7. Pedro Ferreira,

    «Não eras tu que defendias que os escritores, músicos, etc, deveriam ser pagos pelo seu trabalho como qualquer outra pessoa, e não pela exploração de cópias desse trabalho?»

    Sim. Entre os jornalistas isso já é norma. Em muitos casos as notícias não dependem do copyright porque não se vende a mesma notícia durante setenta anos. Mas obrigado pela notícia. Essa forma de financiar directamente o trabalho do autor é que é novidade, e penso que é bastante melhor que o sistema antigo em que se dava a faca e o queijo ao intermediário.

    Mesmo que não houvesse mais razão nenhuma, a obsolescência do intermediário era, por si só, suficiente para substituir o copyright por uma forma mais limitada de regulação comercial.

    ResponderEliminar
  8. Mário Miguel,

    Ao menos podiam ter arranjado um jornalista que soubesse ler inglês. O que o Pirate Bay fez foi o que já se esperava: deixar-se de trackers centralizados e passar a usar a DHT da rede toda (os "magnetic links").

    Bastava o tipo ter ido ler isto ao blog do Pirate Bay. Mas obrigado pelo link, que já lá deixei um comentário a refilar :)

    ResponderEliminar
  9. Ludwig,

    Sim, é isso mesmo, e já havia lá um comentador que apontava para essa solução. Mas há duas questões:

    1 - A pressão da RIAA e da MPAA fizeram efeito, ou seja: há força por parte dessas organizações.

    2 - O que fizeram foi um tiro no pé, ou seja: cambada de idiotas.

    O que quero dizer com isto não é que esteja a favor da pirataria, mas sim de medidas mais sensatas e, pelo menos, mais fazíveis.

    ResponderEliminar
  10. Mário Miguel,

    A RIAA fez o que tem sempre feito. Inicialmente havia o Napster. Era um servidor central que geria todas as comunicações entre pares. Em vez de oferecerem serviços premium pagos com recomendações personalizadas, novidades, mp3 de mais alta qualidade ou algo que atraísse o pessoal não. Trataram de fechar o Napster.

    Enquanto fechava e não fechava, o pessoal implementava alternativas. Emule, torrents, etc. Então passaram a fechar esses outros servidores.

    Agora anda tudo com DHT e já não têm maneira de fazer negócio daquilo porque está totalmente descentralizado.

    Sim, teve efeito. Motivou a inovação tecnológica que tornou a partilha muito mais robusta e resistente ao que eles tentem fazer.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Ludwig,

    Voltei a ver o artigo, que referi no meu comentário em "18-11-2009 13:27", neste post, e está mudado, não sei se foi por tua causa, mas até parece. Os dois comentários que davam conta da utilização do DHT e PEX (um deles era o teu) foram apagados.

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.