quinta-feira, maio 07, 2009

Mais detalhes.

No Sem Muros, Renato Soeiro descreve o processo da votação que levou o Parlamento Europeu a aprovar o texto original da emenda 138 (1). Inicialmente, a ordem de votação previa aprovar primeiro o texto acordado entre os dois grupos partidários principais (2), o PSE e o PPE/DE, que em conjunto detêm a maioria. Assim não seria preciso aos deputados destes partidos dar a cara a votar contra uma emenda proibindo o corte do acesso à Internet sem ser por via judicial. Entre os eurodeputados portugueses, estes seriam os do PS no PSE e os do PSD e CDS/PP no PPE/DE.

Felizmente, a oposição conseguiu alterar a ordem de votação. Forçados a votar às claras, a maioria dos deputados reintroduziu a emenda que fora retirada do texto que os dois maiores grupos partidários tinham combinado. Desfeita a marosca, ganhou a emenda com 407 votos a favor, 57 contra e 171 abstenções.

Reproduzo abaixo a lista dos votos dos eurodeputados portugueses, copiada do blog do Renato Soeiro. Ao contrário deste, não o faço «sem qualquer comentário ou juízo de valor»(3) porque já me dá para eliminar dois partidos da lista de eventuais beneficiários dos meus próximos votos. Não é que a Manuela Ferreira Leite e o Paulo Portas estivessem bem colocados, mas como este ano terei de votar por exclusão de partes ajuda restringir as alternativas a continuar na mesma ou virar mais à esquerda.

«407 votos a favor
GUE/NGL: Ilda Figueiredo, Miguel Portas, Pedro Guerreiro
PPE-DE: Ribeiro e Castro
PSE: Ana Gomes, Armando França, Edite Estrela, Elisa Ferreira, Emanuel Jardim Fernandes, Francisco Assis, Jamila Madeira, Joel Hasse Ferreira, Manuel dos Santos, Paulo Casaca
57 votos contra
PPE-DE: Assunção Esteves, João de Deus Pinheiro, Vasco Graça Moura
171 abstenções
PPE-DE: Duarte Freitas, Luís Queiró, Sérgio Marques, Silva Peneda»


1- Renato Soeiro, Parlamento Europeu: vitória da liberdade e do direito dos utilizadores de internet, via Remixtures. Ver também o post anterior
2- Direitos sim, mas no papel.
3- Renato Soeiro, Os votos dos eurodeputados portugueses

13 comentários:

  1. Pergunta 1) Alguém ouviu esta notícia na televisão?

    Pergunta 1.a) Os correspondentes em Bruxelas morreram com gripe A?

    Pergunta 2) Porque é que não existe uma fonte contínua e acessível online que registe o sentido de voto dos deputados para todas as votações nacionais / europeias?

    Pergunta 2.a) Quantos milhões custaria a implementação de tal sistema?

    ResponderEliminar
  2. Retiro a questão 1.a. Afinal foi em Estrasburgo, e realmente não me parece justo o António Esteves Martins gastar umas sapatilhas só para ir fazer um directo sobre este assunto...

    ResponderEliminar
  3. Nuno Gaspar07/05/09, 19:32

    «Partido Pirata da Suécia quer conquistar lugar no Parlamento Europeu
    07.05.2009
    Fonte: Reuters
    Fundado em 2006, o Partido Pirata da Suécia tem como objectivo lutar contra o que considera ser a «vaga de legislação repressiva» no país. Não tem ligações ao site de partilha de ficheiros PirateBay (também sueco e cujos fundadores estão a ser julgados), mas defende a desregulação dos direitos de autor e o fim do sistema de patentes.»

    in Público de hoje

    ResponderEliminar
  4. Offtopic

    Milagre!!! Aleluia!!!

    Encontrei o Jónatas Machado, que comenta (inunda com spam)como Perspectiva, a não mencionar o DNA como código/design inteligente... blá blá blá... o Ludwig, o Richard Dawkins e o enterro do criacionismo, e a Palmira... blá blá blá... Contemplai aqui a partir dos 17 min e 10 s.

    P.S. - o Jónatas a falar é mesmo coninhas.

    ResponderEliminar
  5. Bruce, é isto que queres?

    http://infosthetics.com/archives/2009/04/epvote_tracking_european_union_votes.html

    ResponderEliminar
  6. Aleluia,

    se reparares, o Jónatas começa a dizer que o Jornalismo é "evolutivo".

    Ahahaaahhaahhah!

    ResponderEliminar
  7. Barba:

    Nem tinha reparado nisso :)

    ResponderEliminar
  8. Kyriu,

    Ora nem mais! Não conhecia o epvote.eu mas é incrível que tenha que ser uma espécie de bufo anónimo a organizar este tipo de dados (Noise.In.The.Wires?) em vez de ser um serviço oficial da prórpia UE.

    ResponderEliminar
  9. A BÍBLIA, O DILÚVIO E A EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS

    Sobre a origem dos dinossauros, a teoria da evolução pouco pode dizer.

    Por seu lado, existem mais de 50 teorias acerca da sua extinção.

    Umas dizem que eles foram simplesmente caçados pelos seres humanos, outras dizem que eles morreram de diarreia!

    Para outros, eles pura e simplesmente “evoluíram” para… galinhas!

    Uma das mais influentes teorias afirma que os dinossauros se extinguiram em virtude do impacto de um asteróide, do qual existe ampla evidência na grande cratera de Chicxulub, no México.

    Alguns cientistas sempre disseram que essa teoria era desadequada.

    Por exemplo, alguns negavam a existência de uma relação entre a cratera e a barreira do Cretáceo/Terciário, não podendo o impacto ser responsável pela extinção.

    No entanto, em muitos manuais escolares a teoria da extinção pelo impacto é apresentada como um facto irrefutável.

    Recentemente, porém, foi encontrada evidência inequívoca da presença de dinossauros, na formação rochosa de Ojo Alamo, datada de 500 000 atrás, muito depois das extinções do período Cretáceo, baseadas nas datações uniformitaristas.

    A diferença entre o antigo “facto” e os novos dados é “apenas” de 64,5 milhões de anos!

    Este achado mostra quão precários são os “factos” em que se baseia a teoria da evolução. ScienceDaily (Apr. 30, 2009)

    Estas linhas de evidência são inteiramente consistentes com o relato bíblico, de acordo com o qual os fósseis, as rochas e as concentrações de isótopos podem ser explicados pela ocorrência de um dilúvio global, que desencadeou uma série de eventos geofísicos catastróficos sem paralelo na história.

    Desse evento fala, não apenas a Bíblia, mas mais de 250 relatos de culturas da antiguidade dos cinco continentes.

    O dilúvio global inviabiliza a utilização das taxas actuais de fossilização, de sedimentação e de decaimento de isótopos radioactivos como medida da antiguidade do que quer que seja.

    Ou seja, quaisquer métodos baseados em premissas uniformitaristas, por mais independentes que sejam, simplesmente não funcionam.

    De acordo com o relato bíblico, o dilúvio foi um evento recente e os fósseis de dinossauros são recentes.

    Ulterior evidência da existência recente de dinossauros tem sido encontrada.

    Em 2005 foi publicada, nas revistas científicas, a descoberta, num óptimo estado de conservação, de tecidos moles não fossilizados, células, hemoglobina, vasos sanguíneos, num osso de um T. Rex.

    Na altura, esse facto criou ampla controvérsia, tão inacreditável ele parecia. Esse achado é inteiramente consistente com o sepultamento abrupto e recente dos dinossauros.

    Há uns dias atrás, foi publicado outro achado da mesma natureza, confirmado por vários laboratórios independentes.

    Num osso de um Hadrossauro, supostamente com 80 milhões de anos, foram novamente achados tecidos moles, células, proteínas, vasos sanguíneos, etc., de um dinossauro sepultado por uma camada de sedimentos de 7 metros de espessura.

    As sequências de aminoácidos mostravam um elevado grau de conservação.

    Os cientistas envolvidos são Mary Schweitzer, Jack Horner, John Asara, Recep Avci e Zhiyong Suo, entre muitos outros.

    Também este achado é inteiramente consistente com o sepultamento abrupto, catastrófico e recente dos dinossauros. ScienceDaily (May 1, 2009).

    Curiosamente, aqueles cientistas procuraram usar as homologias entre dinossauros e galinhas como evidência de evolução, embora as homologias possam ser explicadas por referência a um Criador comum.

    Tudo isto corrobora o relato bíblico.

    Sobre a extinção dos dinossauros, a Bíblia sugere que um dilúvio global, relativamente recente, com proporções cataclísmicas sem paralelo, extinguiu uma boa parte deles, reduziu drasticamente o número de sobreviventes, alterou substancialmente as condições climáticas em que os mesmos deveriam viver.

    Factores como a dificuldade de adaptação ao novo meio, a caça e a a redução do pool genético, favoreceram a extinção dos poucos sobreviventes.

    Em todo o caso, da da sua existência recente há ampla evidência geológica e paleontológica, juntamente com muitos relatos e imagens que nos foram legadas pela antiguidade.

    ResponderEliminar
  10. BarbA Rija diz:

    "se reparares, o Jónatas começa a dizer que o Jornalismo é "evolutivo".

    Mas é outro tipo de evolução. Ele baseia-se no uso da inteligência e na acumulação, transcrição e cópia de informação codificada.

    Algum problema com isso?

    ResponderEliminar
  11. Algum problema com isso?

    Pelo contrário, achei hilariante.

    Devo dizer que não vi a entrevista no seu todo, mas no pouco que vi, concordei com o Jónatas. É bom ver que mesmo criacionistas empedernecidos conseguem ser razoáveis em questões totalmente diferentes.

    ResponderEliminar
  12. Perspectiva
    Eu este fim de semana fui visitar as grutas de MIrad'aires, e não consegui, no meio daquelas fantásticas galerias , esculpidas ao longo de milhares de anos, tentar perceber, como se formará uma estalactite de vários metros de comprimento e largura em anpenas 6.000 anos.
    Assim pelas contas de telemóvel que fiz, simplificando as áreas, e martelando para baixo os volumes, algumas eram coisas para terem mais de 20.000 anos de caras.

    Já forma feitas assim ? antes cresciam mais depressa ?

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.