sábado, dezembro 06, 2008

Há sempre alguém...

Já todos recebemos emails a dizer que nos querem enviar uma fortuna mas precisam de algum dinheiro para tratar da papelada. A burla nigeriana é provavelmente a mais conhecida da Internet. Um email de um alto dignatário cheio de erros ortográficos. Quer tirar dezenas de milhões de dólares do país e confia-mos a mim, a quem não conhece de lado nenhum. E pede-me dinheiro primeiro. É inacreditável que alguém caia nisto. Mas há sempre alguém que cai.

Janella Spears é enfermeira e sacerdote no Oregon. Levantou todas as poupanças do marido, hipotecou a casa e o carro e deu quatrocentos mil dólares aos burlões. É por causa de gente como esta que nós recebemos tanto spam. Obrigado, Sra. Spears.

This woman sent Nigerian scam artists $400,000 - a fool or a victim?, via Schneier on Security.

Editado: a quem se quiser rir dos burlões recomendo uma visita ao 419Eeater.com. Obrigado ao leitor Dee por me lembrar deste site.

9 comentários:

  1. Ao menos foi criado um hobby à conta disto :)

    http://www.419eater.com/

    o trophy room é delicioso

    ResponderEliminar
  2. Ah a boa e velha ganância não falha. Aposto que não é preciso saber linguagem gestual como a dita Sra para entender o gesto que o marido lhe deve ter feito.

    ResponderEliminar
  3. Dee,

    Obrigado pelo link. Já me tinha esquecido desses :)

    ResponderEliminar
  4. Há, de facto, esquemas semelhantes a este muito bem organizados, nos quais é possível os menos atentos caírem. O caso desta senhora é simplesmente ridículo. Se alguém lhe aparecesse à porta de casa a pedir €1000 para comprar uma sandes, ela possivelmente dava o dinheiro. E a sandes.

    ResponderEliminar
  5. Há também aqueles que reagem como se fossem velhos amigos. A vítima ao esforçar-se para recordar a pessoa, confunde-se pensando que é realmente um determinado amigo por sugestão. Nem tem o discernimento de testar aquele que o abordou ou a coragem de dizer sempre que não se lembra. Depois do patinho cair na esparrela, o "amiguinho" pede dinheiro.

    Dar dinheiro assim tão facilmente é um acto imoral, já que incentiva os burlões a continuarem e subtraem recursos que podiam ser usados de modo apropriado. Isto serve tanto para os "drogados dos trocos" e qualquer outro desconhecido. Se quiserem dar uma doação, façam-no sempre por transferência bancária. Se quiserem ajudar alguém, certifiquem-se que o dinheiro não é usado para outros fins. Mais vale dar comida ou ajudar que arranje um trabalho, que demonstra mais dedicação a ajudar os outros, do que uma moeda dada num segundo. A pseudo-ética não tem em conta as consequências.

    Já agora, no espírito do 419eater, se puderem, nos vossos sites coloquem uma página com uma lista de endereços fictícios para os spammers perderem o seu tempo. E nunca divulguem o seu endereço de e-mail em páginas Web, se não quiserem receber spam.

    ResponderEliminar
  6. No Trophy Room algumas fotos mostram os tais burlões a mostrarem os genitais. Há até uma mulher toda nua. O que eles estavam a pensar na altura?!

    ResponderEliminar
  7. Já tenho um postal para o Natal: 1 @ 2. LOL

    ResponderEliminar
  8. Bom dia.

    Encontrei um mapa antigo interessantissimo que mostra as caraibas e tem um X no meio. Tenho boas razões para acreditar que se trata de um tesouro e pelo que pude saber ninguem o encontrou. "O mapa estava perdido numa gaveta de uma casa assombrada".

    So preciso de uns milhares de euros para ir buscar o dito. Depois compartilho convosco. Até lá mando um postal ou dois para provar que estou nas caraibas, não quero que haja duvidas.

    Por favor façam a transferencia para:

    Ilhas Caimão, banco BPNN 049039400423

    Despachem-se

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.