segunda-feira, agosto 11, 2008

Pirate Mascalzone!

Demonstrando mais uma vez que os políticos não compreendem esta tecnologia, na Itália mandaram os ISPs bloquear o acesso ao site Pirate Bay (1). Quando forem à praia cheguem-se à beira mar, façam um risco na areia e digam «Daqui não passas!» Terão uma boa ideia do efeito.

O propósito da Internet, desde que era ARPANET, foi sempre resistir a este tipo de impedimentos. Seja por guerra nuclear, por falha de nós intermédios ou, neste caso, por mera estupidez, se não se consegue ligar por um lado liga-se por outro. Em poucos minutos os gestores do Pirate Bay criaram um domínio especialmente para os italianos (http://labaia.org) e mudaram os endereços IP do site, ultrapassando de imediato as medidas de muitos ISPs. Entretanto a notícia do Pirate Bay já está guardada em cache no Google (2), por isso mesmo quem não conseguir aceder ao site pode ler as instruções para ultrapassar o bloqueio. E é simples. Basta usar os servidores de nomes de domínio da Open DNS (3) em vez dos servidores do ISP.

Por um lado isto é preocupante porque o Pirate Bay nem sequer tem conteúdos protegidos por copyright. É um fórum onde as pessoas trocam identificadores e comentários acerca destes conteúdos, e é um tracker que regista quem partilha ficheiros para que os pares se encontrem facilmente. Mas como não podem impedir milhões de pessoas de trocar dados entre si, tentam impedir que falem uns com os outros acerca disso.

Mas por outro lado é ridículo. A única coisa que vão conseguir é aumentar o número de visitas ao Pirate Bay, como fez a Dinamarca em Fevereiro (4).

PS: Isto aconteceu ontem, mas na Wikipedia já está «As a countermeasure they created http://labaia.org so users in Italy could still access the site.» Wikipedia, The Pirate Bay.

1- thepiratebay.org
2- Fascist state censors Pirate Bay (Google cache).
3- Open DNS, Start
4- TorrentFreak, Danish Pirate Bay Block Breaks EU Law

6 comentários:

  1. < Advogado do diabo >
    Eu não conheço o Pirate Bay, mas pelo que percebo, é um site onde se discute material pirata, onde se diz onde se pode ir "sacar" o material pirata, mas onde não está nenhum material pirata.
    1. Não tendo o material pirata no seu site, o Pirate Bay não é culpado de violar copyright.
    2. Mas dizendo onde se pode ir buscar o material pirata, não será o Pirate Bay culpado de facilitar/incentivar a violação do copyright?
    < / Advogado do diabo >

    ResponderEliminar
  2. Eheheh magnifico :D

    Realmente, depois que se abriu a "caixa de pandora" que é a net, só conseguem voltar a "por o génio na garrafa" se os ISPs voltarem a ter só acessos dial-up para vender...

    Não estou a ver ninguém ter um acesso de 24 MB com tráfego ilimitado só para mandar mails e ver filmes no youtube...

    ResponderEliminar
  3. Não me parece q os pirate bay possa ser acusado de facilitar/incentivar a violação do copyright.
    Quando muito podiam agradecer-lhes por terem uma lista de utilizadores a processar judicialmente. ;)

    ResponderEliminar
  4. Jaime,

    É verdade que eles ajudam a violar o copyright. Mas onde é que para o copyright? Se criarem um fóum onde o pessoal combina encontros para copiar coisas em pendrives e portáteis, os gestores desse fórum também devem ir presos?

    Eventualmente há que perceber que o que estamos a proteger é o negócio de vender discos, e isso não vale mais que tudo o resto...

    Fulano de tal,

    Mesmo que consigam os registos, que percentagem das dezenas de milhões de pessoas é que conseguem processar antes que morram de velhos? :)

    ResponderEliminar
  5. O Ludwig Krippahl evidentemente desconhece as mais recentes propostas de lei: quando uma pessoa nasce, os pais devem entregar logo às associações de direitos de autores 5000€ em jeito de indemnização preventiva; depois da pessoa morrer, caso se verifique que não violou nenhum copyright, o dinheiro é devolvido e depositado no seu caixão. :-)

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.