quarta-feira, novembro 07, 2007

Os porcos ganharam asas.

A quem interessar a conversa do copyright deve interessar também o artigo que Rob Sheridan escreveu a propósito do encerramento do OiNK, um site que organizava a partilha de ficheiros mp3. Resumindo em poucos parágrafos, Sheridan aponta a ineficiência desta indústria de distribuição que dá aos músicos uma parte do lucro depois de retiradas as despesas, o que aumenta o custo aparente do produto.

Além disso a industria depende do controlo apertado da distribuição. As redes de partilha de ficheiros não atraem apenas por serem gratuitas mas pela eficácia com que disponibilizam e organizam o conteúdo. Se as lojas dessem CDs e as redes de partilha fossem pagas ainda assim a partilha de ficheiros estaria em vantagem.

Finalmente, esta indústria reagiu a uma forma gratuita de distribuição como a uma ameaça em vez de encontrar uma oportunidade comercial. O oposto do que fez a imprensa escrita. Hoje em dia não há jornais de grande tiragem que não disponibilizem conteúdo online. O acesso gratuito às notícias não acabou com a imprensa porque soube adaptar-se.

O artigo está aqui:
When Pigs Fly: The Death of Oink, the Birth of Dissent, and a Brief History of Record Industry Suicide.

E o Miguel Caetano traduziu o artigo para Português no Remixtures:
OiNK, Quando os Porcos Voam: Parte 1,Parte 2.

8 comentários:

  1. Ludwig:
    Finalmente, esta indústria reagiu a uma forma gratuita de distribuição como a uma ameaça em vez de encontrar uma oportunidade comercial.
    Como só podia ser.

    A indústria, ou pelo menos uma parte dela, distribui música através da Internet. Música paga, naturalmente, porque, afinal, não deixa de ser uma actividade comercial.
    Alguns distribuirem gratuitamente (e sem autorização) o que outros produzem para distribuir a troco de dinheiro só pode mesmo ser encarado por estes como uma ameaça.

    O oposto do que fez a imprensa escrita. Hoje em dia não há jornais de grande tiragem que não disponibilizem conteúdo online. O acesso gratuito às notícias não acabou com a imprensa porque soube adaptar-se.
    Esquece-se (convenientemente) que os jornais online não são gratuitos. Além daqueles que apenas disponibilizam sem registo parte dos seus conteúdos, todos têem publicidade.
    Esses jornais limitaram-se a adoptar a uma nova forma de distribuição algo que outros já faziam: não cobrar a quem os lê de forma a potenciar o número de leitores e lucrar apenas com a publicidade, mais valiosa precisamente pelo número acrescido de leitores.

    Qualquer semelhança com a distribuição gratuita de cópias não autorizadas é pura fantasia.

    ResponderEliminar
  2. Joaquim,

    A música apenas carece de autorização porque a lei o exige. Como outras formas de informação demonstram, não é o mercado que o exige.

    Publicidade também têm muitos sites onde se partilham ficheiros, e se a lei permitisse a partilha de ficheiros como permite a partilha de notícias quase todos os sites teriam publicidade.

    Mais uma vez, a diferença está no copyright. Sem este acaba-se a diferença.

    ResponderEliminar
  3. Ludwig,


    Assunto paralelo; a tanga dos números:

    como é que um músico, pode vender algo, na tua perspectiva, se ele não pode vender aqueles 0s 1s? Pois na tua tese, esses 0s 1s, não são de ninguém e de todos, e esses 0s e 1s, já os posso ter em minha posse muito antes de o músico os ter proposto vender. O músico está sempre "feito ao bife".

    Com a tua tese, posso sempre dizer que o músico criou algo que eu já tinha.

    ResponderEliminar
  4. Ludwig, (e já agora Joaquim Amado Lopes),

    Neste caso concreto, O JAL tem razão sobre a questão dos jornais. A tiragem e distribuição é carissima, eliminar a mesma é simples. A disponibilização on-line é mais fácil e a publicidade vendida é mais cara por leitor que a impressa por isso o jornal pouco ou nada perde com a mudança.
    Por isso, não é comparável com a situação da musica. Usar essa comparação é não saber do que se está a falar ou querer enganar as pessoas.

    Voltamos à questão da distribuição. Neste aspecto parece-me que tanto o JAL como o autor do texto que referenciaste, como tu mesmo, ainda batem ao lado da questão. O JAL por não assumir que haja bandas que pretendem distribuir gratuitamente o seu trabalho. Que há. Não é o Prince, nem são os Radiohead, que são apenas exemplos do quanto hipocritas eles mesmos são, e que te deixam fazer uma má figura quando os mencionas, pois o que fizeram foi num caso vender as cópias a um jornal em vez de ao publico em geral, e os outros sacaram dinheiro por cópias sem qualidade do seu trabalho. Em nenhum caso abdicaram do copyright.
    Esse é o teu erro, e do autor do texto. É acharem que têm o direito sobre a musica de quem não a quer dar à borla. NÃO TÊM!!! A vossa ira devia ser dirigida não às editoras apenas, mas, também às bandas que se lhes vendem por ganancia, e depois passam a ser pseudo-cools, dizendo-se a favor da livre distribuição. É como tu venderes algo em exclusivo a outra pessoa e depois ires dizer aos outros interessados que devem roubar essa pessoa. É hipocrisia!
    Quando a editora comprou o trabalho de uma banda, a banda recebeu o seu dinheiro à cabeça mais uma percentagem baixa, mas, recebeu à cabeça. Depois virem dizer que são contra isso é ser estúpido. Ser fã e dizer que os apoiamos fora da editora é entregar o ouro ao bandido, pois foram eles que se venderam à editora para começar. Se não gostam do modelo de distribuição, não aderem a ele. Aderir e não querer respeitar as regras é que não.
    A deambulação do outro badameco ia muito bem até chegar ao ponto de pintar as editoras como uns ladrões, e chamar de anjinhos aos musicos, que eram explorados. Isso é treta. É como dizer que numa burla, só o burlão é que é ganancioso. A ganancia do burlado é a base do seu engano! Querer viver da publicidade das editoras tem regras. Os musicos querem, mas, depois não querem pagar a factura?! Vão-se lixar!

    Quem está agarrado a editoras está porque quis, e por isso só mente quando apoia a pirataria! E há gente que faz figura de parva a dizer que os defende.
    Há muita musica à borla fora das editoras. Consumam essa, e abandonem completamente as editoras, se querem marcar posição. Apoiar por fora quem assinou por uma editora é fazer figura de parvo, e ajudar a perpetuar a editora a quem atacam.

    E por fim, mesmo com distribuição electronica gratuita (a qual sou a favor), sou a favor do copyright!
    Quem distribui é o artista ou o veículo por ele escolhido, não é um esperto qualquer que distribui sem controlo, e a vender assinaturas, publicidade, e sem garantia de fiabilidade.

    ResponderEliminar
  5. Ludwig:
    A música apenas carece de autorização porque a lei o exige. Como outras formas de informação demonstram, não é o mercado que o exige.
    Esta afirmação não faz o mínimo sentido.
    Em primeiro lugar, as leis de protecção dos direitos não dependem do mercado as exigir.
    Em segundo lugar, o mercado não é constituído apenas consumidores mas também pelos produtores e pelos distribuidores. E os produtores e os distribuidores exigem que os seus direitos sejam protegidos.

    Publicidade também têm muitos sites onde se partilham ficheiros, e se a lei permitisse a partilha de ficheiros como permite a partilha de notícias quase todos os sites teriam publicidade.
    Ou seja, se a Lei o permitisse, os sites de partilha de ficheiros iriam lucrar com o trabalho de outros, sem a sua autorização e à custa da diminuição dos seus rendimentos.

    Só por curiosidade, o Ludwig não se cansa de sabotar os seus próprios argumentos?


    António:
    O JAL por não assumir que haja bandas que pretendem distribuir gratuitamente o seu trabalho.
    Muito pelo contrário. Tentei sempre ter o cuidado de usar a expressão "sem autorização" quando me referi à distribuição de cópias e até aconselhei (várias vezes e sempre sem resposta) o Ludwig a, se quiser distribuir gratuitamente cópias de um livro, que o escreva.

    Como é natural, se os autores pretenderem distribuir gratuitamente o produto do seu trabalho, estão no seu direito e poderão ganhar o que o Ludwig afirma que ganharão.

    A discórdia não tem nada a ver com distribuir gratuitamente o produto do nosso trabalho mas sim com distribuir (gratuitamente ou não) o produto do trabalho de outros sem a respectiva autorização.

    ResponderEliminar
  6. Joaquim,

    «Ou seja, se a Lei o permitisse, os sites de partilha de ficheiros iriam lucrar com o trabalho de outros, sem a sua autorização e à custa da diminuição dos seus rendimentos.»

    Acha que são os accionistas dos jornais que escrevem as notícias?

    Sem o copyright os músicos acabariam por ser pagos pelo seu trabalho como qualquer outro profissional. O copyright não servia para pagar os criadores mas os distribuidores. Lembre-se do contexto em que essa legislação foi criada. Não foi por causa do P2P nem por causa da criatividade literária. Foi por causa da concorrência entre impressores de livros.

    ResponderEliminar
  7. «Sem o copyright os músicos acabariam por ser pagos pelo seu trabalho como qualquer outro profissional.»

    Esta afirmação carece de maior fundamento.

    ResponderEliminar
  8. Ludwig:
    Acha que são os accionistas dos jornais que escrevem as notícias?
    O que é que isso tem a ver seja com o que fôr?

    Quem escreve as notícias dos jornais são quem foi contratado pelos jornais (ou pelos seus accionistas) para escreverem as notícias.
    Por acaso o Ludwig contratou algum escritor para escrever livros ou músicos para comporem e gravarem cancões?

    Sem o copyright os músicos acabariam por ser pagos pelo seu trabalho como qualquer outro profissional.
    Pagos por quem? Quem é que vai contratar músicos para comporem e gravarem músicas para estas serem copiadas e distribuidas por qualquer um sem dar conta a ninguém?

    O copyright não servia para pagar os criadores mas os distribuidores.
    Errado. O copyright servia e serve para proteger os direitos comerciais dos detentores das obras.
    Sendo as obras (livros, músicas, ...) produzidas para serem comercializadas, tinham e têem que ser distribuídas e, para isso, os criadores estabeleceram acordos com quem se especializou nessa área. Assim, o copyright acaba a proteger quem produziu a obra e quem investiu na sua distribuição mas essa é uma descrição limitada e superficial. O copyright defende o direito de propriedade de um produto a quem o produziu e/ou a quem esse direito foi vendido.

    Enfim, até à questão do copyright o seu blog era muitíssimo interessante. Assim, quando voltar a escrever qualquer coisa que faça sentido e valha a pena comentar cá nos encontraremos.

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.