quarta-feira, novembro 28, 2007

Censurar a Internet?

Acerca do último post (1) várias pessoas discutiram a possibilidade de censura da Internet. Era chato. Felizmente, não deve ser possível. Um exemplo do Krippmeister foi o Google na china, que censura resultados da pesquisa de acordo com restrições do governo. As imagens abaixo mostram a diferença entre pesquisar imagens por tiananmen no Google.com e no Google.cn, o portal Chinês deste motor de pesquisa:

Free Image Hosting by FreeImageHosting.net
Google.com

Free Image Hosting by FreeImageHosting.net
Google.cn

Mas podemos ver uma das dificuldades da censura quando procuramos no Google.cn por tianamen, omitindo apenas o n depois do m.

Free Image Hosting by FreeImageHosting.net
Google.cn

Um governo como o da China pode filtrar os pacotes de dados que entram e saem do país. Mas cada forma de filtrar, seja por palavras ou endereços, pode ser ultrapassada por encriptação do conteúdo ou por reenvio (2). O problema é semelhante aos das empresas discográficas. Numa rede onde se pode enviar números de um lado ao outro do globo os governantes têm que identificar as sequências de números que dizem mal do governo...

A única forma de fazer isto é como na Coreia do Norte, onde já executaram pessoas por «distribuir filmes ilegais» (3). Lá não há Internet e pronto. Mas na «Democratic People’s Republic of Korea» (DPRK) não precisam de liberdade de informação para ter gente culta. Lá os intelectuais são treinados, no sistema de Educação Socialista:

«Number of Intellectuals Increases in DPRK
Pyongyang, September 4 (KCNA) -- Thirty years have passed after "Theses on Socialist Education", the Juche-based great programme for training talents, was published in the DPRK. In this period the theses fully displayed its validity and great vitality.
More than 2.1 million intellectuals have been trained»
(4)


1- Dois Césares.
2- Para quem quiser mais detalhes, ver na Wikipedia Internet censorship in the People's Republic of China
3- ZeroPaid, North Korea Executes Young People for 'Illegal Movie Distribution'
4- Ver aqui, aproximadamente a um quarto da página.

3 comentários:

  1. Isto parece um pouco como os sistemas de protecção para videojogos. Parece ser cada vez menos rentável investir capital e recursos em sistemas de protecção elaborados que não duram sequer uma semana. O último exemplo é o Crysis, o mais recente FPS da Crytek, que foi crackado pelos Razor 911 uma semana antes do lançamento.

    ResponderEliminar
  2. Será que os 2 milhões de intelectuais coreanos foram ensinados pelo João César das Neves?
    Cristy

    ResponderEliminar
  3. Primeiro o Bill Gates, depois o governo português :-p e agora o Google?!

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.