segunda-feira, agosto 27, 2007

Hans Rosling.

A propósito do ambiente, economia, estado do mundo e mais sei lá o quê, recomendo esta palestra. Se tiverem vinte minutos, vale pelo que ele diz e pela forma como apresenta os dados.

Hans Rosling: Debunking third-world myths with the best stats you've ever seen

6 comentários:

  1. Vale a pena brincar uma beca em:
    http://www.gapminder.org/downloads/applications/
    E assistir à outra palestra no ted:
    http://www.gapminder.org/video/talks/

    A mim interessa-me não só os resultados disto, mas sobretudo a perspectiva de começarem a aparecer ferramentas para agregar e explorar blocos gigantes e complexos de dados estatisticos (depois de saber do gapminder e andar por aí a falar nisto vi o swivel e o strata e andei uns tempos megalómano com estes protótipos de tecnologia).

    PS: Ludwig, o google reader demora-me algum tempo a acusar posts neste blog. Terás ligado o "Send pings" noas definições do blog (settings -> publishing -> send pings)?

    ResponderEliminar
  2. Sim, tenho o send pings activo. Não sei é se isso basta, nunca me dediquei a automatizar isso. No technocrati faço o ping à pata...

    ResponderEliminar
  3. Também não percebo muito da teoria, mas assumi que sendo o blogger e o google reader do mesmo galarito activar o ping num resolvia o problema da latência no outro (imaginei que o blogger tinha uma ligação directa ao google reader), e que para o blogger o reader actualizava directamente as feeds a toda a gente.

    Parece que não. Não sei como a malta do google reader tem a coisa montada (escrevi-lhes agora a perguntar), mas parece-me que a latência é um problema do lado de lá (que no geral até entendia que não fosse muito superavel, mas no caso de feeds do blogger não entendo).

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Em relação aos pings, sugiro que deixem a FeedBurner encarregar-se da tarefa. Até dava jeito ter disponiveis aqui no Que Treta serviços de subscrição via RSS, Atom ou mesmo email. ;)

    Quanto à apresentação eu já a conhecia e devo dizer que fiquei de queixo caído com a nova visibilidade que analisar dados desta forma permite ter do mundo que nos rodeia.

    Bem vindo de férias, Ludwig.

    ResponderEliminar
  5. http://banqueiroanarquista.blogspot.com/2007/07/querer-poder-e-fazer.html

    Aqui está um outro dele.

    ResponderEliminar
  6. Muito porreiro. E o final é impressionante :)

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.