domingo, agosto 05, 2007

Animal racional.

Num mestrado de filosofia que ando a arrastar (dá gozo tirar um curso que não preciso, sem preocupações) ouvi várias vezes que «o que distingue o Homem dos animais é...» seguido de algo completamente errado ou sem sentido. Que os animais são natureza e Homem é potencial, que só o Homem consegue planear o futuro, ou fazer ferramentas, ou ensinar e aprender, ou coisas do género. A ideia do Homem como totalmente distinto da natureza é central nas religiões ocidentais e na filosofia de influência cristã.

Na verdade, o que mais distingue a nossa espécie foi a eficácia com que os nossos antepassados eliminaram todas as espécies semelhantes. Todos os ramos da nossa árvore de família mais próximos que cinco milhões de anos estão extintos, e já estamos quase a acabar com os chimpanzés, gorilas e orangotangos. É isso que nos dá a ilusão de uma criação especial.

Aqui vão dois vídeos para ajudar a quebrar a ilusão. Neste, um corvo tenta usar um arame direito para retirar do buraco um pacote com comida. Vejam o que faz ao arame quando não consegue.



E este mostra como fazem ganchos usando os ramos das árvores. É um processo complexo de escolher o material, cortá-lo, ajeitar a parte do gancho e retirar as folhas.



É pena estar tão difundido o disparate do Homem criado à imagem de Deus. Perceber que somos mais um de muitos produtos de um processo natural, de milhares de milhões de anos de evolução, permite-nos compreender melhor este mundo que habitamos. E é muito mais interessante o corvo como ser inteligente moldado pela evolução que como um autómato criado por um deus caprichoso.

Via Neurophilosophy

4 comentários:

  1. Eu até diria que todos os deuses que se conhecem são criados à imagem de produtos da natureza. No caso particular do Deus Cristão, é uma criação do Homem à sua imagem, em que o Homem usa o template que conhece (ele próprio) e confere-lhe propriedades adicionais para criar um agente que seja capaz de causar o que ele vê.

    Acho que o Deus é criado à imagem do Homem e não o contrário, e até acho que é assim que deve ser.

    ResponderEliminar
  2. A unica caracteristica que vejo termos desenvolvido para lá de qualquer animal é a capacidade de comunicação escrita, e tudo o que vem associado a esta.
    O bizarro disse-o e bem. Nós é que moldamos os nossos deuses, e quando surge um certo "narcisismo" damos a nossa imagem a deuses.

    Já vi estes e outros videos de animais a demonstrar inteligencia, e a comportar-se como qualquer humano primitivo, o que me leva a crêr que se não fossem as nossas "ferramentas" evolutivas, não seriamos mais inteligentes que esses animais. Temos polegares oponíveis, cerebros de grande dimensão, tornamo-nos carnivoros a tempo de liberatr energia da digestão para alimentar o cérebro que creio ter sido a fase marcante no nosso desenvolvimento, e tivemos a sorte de ter 4 membros, mas, sermos bipedes.

    O resto ainda estamos para perceber...

    ResponderEliminar
  3. Estou completamente de acordo!

    ResponderEliminar
  4. e isto é um post em construção.....
    9
    85.139.120.# Lisbon, Lisboa 9:52:33 pm 2 1:30
    http://ktreta.blogspot.com/b/pos...Id=9138580356356713762&type=POST

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.