terça-feira, maio 01, 2007

Dá que pensar...

Há uns dias, o João Vasco, o Filipe Castro, o Ricardo Alves e o Ricardo Carvalho do Esquerda Republicana nomearam este blog para um Thinking Blogger Award (1), um dos cinco blogs que os faz pensar. Agradeço o gesto simpático. Uma notícia destas faz sempre bem ao ego. Pensar, por outro lado, faz mal ao ego. Vou explicar porquê.

Uma pesquisa rápida levou-me à origem da ideia, a 11 de Fevereiro (2). As regras são simples: quem for nomeado nomeia mais cinco, e inclui um link ao post no The Thinking Blog, que originou a cadeia. Curiosamente, a segunda regra foi rapidamente esquecida, e já quase ninguém refere a origem do prémio.

Como é que sei isto? Pois, essa foi a parte que fez mal ao ego. Como quase todos indicam quem os nomeou fui seguindo as nomeações. Ao fim de 16 passos, a 4 de Abril, perdi o rasto num blog de uma senhora da Califórnia. Neste trecho, isto dá um máximo de 516 nomeações. 152.587.890.625 blogs.

Extrapolando até à origem, seria uns 30 passos até 11 de Fevereiro. Assumindo que, em média, apenas duplica o número de blogs a cada passo fica apenas 1.073.741.824 blogs. Mil milhões de nomeados.

Até ficava contente se este blog fosse um de mil milhões de blogs que fazem pensar. Não me estorva a companhia. Mas nem é isso. É que o meu é o último desses mil milhões. Bolas.

Não é por maldade ou mau perder que termino aqui a cadeia. É que simplesmente já não há ninguém para nomear. Deixem estar que eu arrumo as cadeiras, apago as luzes, e fecho a porta quando sair.

1- Ricardo Alves, 26-4-07, Blogues que fazem pensar

2- Ilker Yoldas, 11-2-07, Thinking Blogger Awards

16 comentários:

  1. Caro Ludwig

    O seu blogue é excelente, deve estar orgulhoso com ele. Posso-lhe dizer que sempre fui avesso a blogues. Já tentei começar vários mas desisti sempre por entender que não tenho nada de interessante para dizer ao mundo. E, que me lembre, só comentei em 3 ou 4 blogues na minha vida. Como comentador residente esta é a minha melhor experiência depois de uma passagem infeliz e turbulenta pela caixa de comentários dos primos do Diário Ateísta.

    O seu blogue reconciliou-me com a blogosfera. Para mim é como se fosse um hotel de luxo depois de, durante um ano e meio, ter passado por esse parque de campismo em degradação acelerada que é o Diário Ateísta. Sem despretígio para ninguém considero-o muito superior ao De Rerum Natura. São os dois únicos blogues que leio, para além das visitas caridosas que faço ao Diário Ateísta para prestar assistência espiritual aos primos.

    p.s. - amanhã vou tentar iniciar um novo blogue, sem "copy/paste", apenas opiniões pessoais. Dedicarei um post elogioso ao Ktreta! e à família Krippahl.

    ResponderEliminar
  2. Juro-te que não foi para fazer mal ao ego de ninguém, Ludwig!

    :p

    (O nosso é o último de um grupo 5 vezes menor, mas ainda assim...)

    (O curioso é que com tantos blogues nomeados, a maior parte dos blogues que visito não foi nomeado. Se tentarmos extrapolar o número de blogues existentes através de uma amostra aleatória dos blogues que receberam tal nomeação vamos chegar à conclusão que cada ser humano tem em média vários milhares de blogues. Estimativa essa que peca por defeito, certamente. Só eu, tenho uns tantos.)

    ResponderEliminar
  3. António,

    Obrigado pelos comentários, e boa sorte para o novo blog.

    João,

    É o problema das estimar parâmetros numa exponencial. Um pequeno erro faz uma grande diferença...

    Vou correr umas simulações por Monte Carlo, só por curiosidade. Estas coisas por vezes são muito contra-intuitivas.

    Mas sei que não fizeram por mal, e já me recuperei do choque ;)

    ResponderEliminar
  4. Atchi, vossemecês são um pouco convencidos, não é!?
    Se olhar muitas vezes para o umbigo… também, será que fico assim tão babado?
    ;)
    Parabéns Ludi… :)

    ResponderEliminar
  5. JPV,

    Acho que se olhares para o teu umbigo ficas é enjoado ;)

    Já tás melhor?

    ResponderEliminar
  6. Hi Ilker, and welcome. I'm not sure what you mean by your comment. If you prefer, feel free to elaborate in English.

    ResponderEliminar
  7. Hehe.. sorry I lived in Portugal (Paco D'Arcos, Lisboa) for 4 years and I thought I knew a bit of Portuguese to get along.

    Anyway, I just wanted to say that not everyone participates, including you, which means your calculations are wrong. But I want to thank you for the link because without it I wouldn't find your blog and read the other stuff as well.

    Keep blogging ;)

    ResponderEliminar
  8. Thanks for the visit and the kind remarks.

    Yes, I was half joking -- I was fairly certain there weren't a billion blogs with this award :)

    However, I think the technocrati links underestimate the number of awards. If you do a google search with the string "thinking blogger award", all as one string, you get 400,000 hits. Even adding 2007 as an aditional keyword results in 386,000 hits.

    I think the awards really propagated, but most people failed to link to your original post. I only was able to find it with google.

    So congratulations on your new meme :) I ran a few simulations and in many runs the meme died off in the first few generations, so it seems you did well above averae on this one.

    ResponderEliminar
  9. Pensar é um caminho.Mesmo que doa.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Amazing! I didn't know that.. if only everyone linked to me =)

    ResponderEliminar
  11. ho ho ho
    nomeie o meu, o pugnacitas.blogspot.com

    by the way, gosto muito daqui
    parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  12. Ludwig!!
    Aceite o elogio, o seu blog é bom!!
    Olhe só a carragda de fãs que tem, não conheco blogs com tanta audiencia como o seu. Por isso, massage lá o ego....

    ResponderEliminar
  13. Ludwig,
    é uma mera questão de pressão evolutiva. Um meme mais curto reproduz-se mais facilmente do que um meme mais longo (daí a supressão do linque para o início da cadeia de transmissão). E não é por deixar de haver reprodução em alguns ramos (20%) que o meme deixará de crescer. Até voltará a alguns passos anteriores, vais ver... No fundo o objectivo era mais social do que outra coisa qualquer...

    (Já agora: eu acho que os memes são treta.)

    ResponderEliminar
  14. Ludwig
    Espero que não se importe mas coloquei o seu link no meu blog com um pequeno comentário. Se quizer eu tiro!!
    Mas fico triste:)

    ResponderEliminar
  15. Joaninha,

    Não tira nada! Agora já está, tem que ficar :)

    Só espero que não se arrependa, he he he...

    Ricardo,

    Há muita treta na coisa dos memes. Enquanto não se conseguir bons modelos quantitativos nunca vai chegar aos genes, é claro.

    Mas tem algumas ideias importantes. Por exemplo, que para a propagação de uma ideia também é importante as características que a ajudam a propagar, por vezes mesmo a despeito de ser uma ideia prejudicial ao hospedeiro.

    Mas é um bom tema para um post, quando tiver mais tempo.

    Joana e Catellius,

    Obrigado pelos comentários e elogios.

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.