terça-feira, janeiro 23, 2007

Vida para além da treta.

Em 2003, os conhecidos videntes americanos Sylvia Browne e James Van Praagh contactaram o espírito de Shawn Hornbeck, um rapaz de 11 anos que tinha desaparecido no ano anterior (1). Sylvia Browne disse aos pais que ele já não estava entre nós, que o corpo estava enterrado numa floresta, que foi raptado por um homem alto de pele escura, com um carro azul. Os pais da criança também foram ao programa de televisão de Van Praagh, que disse que o corpo poderia estar escondido num vagão, e que o rapaz tinha sido morto por alguém que trabalhava com comboios.

No passado dia 12 a polícia encontrou Shawn e prendeu Michael Devlin (2). Devlin foi acusado de rapto. É branco, gordo, e na altura conduzia uma carrinha branca. Exactamente como Sylvia Browne descreveu, só que não. Também não consta que tenha algo a ver com comboios. E o miúdo, felizmente, está muito bem de saúde para quem esteve enterrado numa floresta com o corpo escondido num vagão.

A nossa sociedade aceita que se faça dinheiro a enganar pessoas desesperadas, e por muito que esta gente falhe encontra sempre alguém que, por dor ou desespero, não está capaz de se defender da burla. Como se respeita mais crenças que pessoas, basta o burlão alegar que acredita para poder burlar à vontade.

1- James Randi Foundation Newsletter, Another Fabulous Failure
2- Time, 15-1-07, The Kidnapping Suspect: "A Big Friendly Marshmallow"

7 comentários:

  1. Ao menos acabou relativamente bem, e por isso podemos rir-nos da coisa.

    Ter o descaramento para dizer isso a pais desesperados é que não tem graça nenhuma.

    A propósito de tretas, enviei uma carta ao provedor do telespectador da RTP a queixar-me do tempo de antena da Astrologia nos programas da manhã. Disseram-me que é um momento lúdico... Realmente às vezes até dá vontade de rir.

    ResponderEliminar
  2. Concordo que este caso é uma grande treta, e quem se aproveitou da situação deveria ser castigado, mas existem relatos e registos de casos em que houve de facto ajudas por parte de pessoas ditas videntes ou lá o que quiserem chamar. É pouco provável que sejam meras coincidências. Estas manifestações não têm nada de transcendente, pois basta ver o caso da telepatia que está bastante estudado. O nosso cérebro é ainda uma caixa de surpresas para todos nós, para alguns agradável, para outros nem tanto. Sim também acredito em E.T.(mas sem luz no dedo).

    ResponderEliminar
  3. acho que talvez valha a pena salientar que quando se ouvem vozes na cabeça não se sofre de telepatia. sofre-se de esquizofrenia.

    ResponderEliminar
  4. Se utilizar um auricular já pode chamar tecnologia.:)

    ResponderEliminar
  5. Por falar em treta, ver os últimos posts do blog

    http://dragaodagaragem.blogspot.com/

    Vai de alguma forma ao encontro do que aqui foi dito, mas a uma escala muito maior.

    ResponderEliminar
  6. Ontem (29 de agosto de 2007) passou no canal Infinito na TV Cabo portuguesa o programa do James Van Praagh onde ele falou com os pais do Shan Hornbeck. Eu vi o programa. O que ele disse foi que ele não estava morto, que não era a única criança no sítio onde estava e que o nome do homem q o levou tinha um E-D (q ele interpretou como Ed, Edd ou assim). Tb disse para eles seguirem a autoestrada com o 5 para um sítio com um nome k-r-k qq coisa. Os pais é q falaram na auto-estrada 55 e em Heads Creek, onde não encontraram nada. Na realidade, o filho foi encontrado em Kirkwood, onde se chega pela auto-estrada 50, vindos da terra deles (podem confirmar em www.viamichelin.com o caminho de Richwood, Missouri - casa do miúdo - para Kirkwood, Missouri - onde morava o raptor e onde o Shawn foi encontrado). Tudo isto é confirmável e a verdade é que as interpretações foram feitas tanto pelos pais e pela detective encarregue do caso, como por ele. Eu também não acredito em toda a gente q diz q apanha energias e fala com espíritos e não sei quê, mas neste caso particular, ao ver o programa, pensei q havia de procurar na internet a história do miúdo - e foi assim q encontrei este post. E por acaso este post, como várias outras coisas que estão na net, não têm nada a ver com o q se passou no programa.
    Quem de facto errou largo! foi a Sylvia Browne - essa, sim, claramente às aranhas. Procurei no youtube para vocês poderem ver por vocês pps o programa do James Van Praagh, mas tenho a certeza q se contactarem o canal será possível obterem a informação.

    ResponderEliminar
  7. Cara Beta,

    Pelo que encontrei até agora, os relatos são unanimes: Van Praagh disse que o rapaz tinha morrido, e até disse que o corpo estava num vagão num combóio.

    Lembre-se que é trivial editar partes do programa para mostrar só aquilo que está mais perto do caso. O erro mais flagrante é que ambos os videntes disseram que o rapaz estava morto, alegadamente porque são capazes de comunicar com os espíritos dos falecidos.

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.